sexta-feira, 25 de maio de 2012

Brigadas Vermelhas enviam carta à ANSA


Ancona - "Os nossos alvos certamente não são os estudantes e trabalhadores". "Novas ideias, mas objetivos inalterados". Este é o teor da carta assinada "Brigadas Vermelhas, Brigada Gino Liverani 'Diegò'", enviada pelo correio à sede da ANSA de Ancona. Investigações estão em curso para determinar a confiabilidade da carta, enviada pelos Correios de Ancona no último dia 23.


     A carta traz o logotipo da estrela de cinco pontas e cita o nome de uma suposta brigada intestada à memória do brigadista da coluna marchigiana Tommaso Gino Liverani, morto em Manágua (na Nicarágua) em 1985.

     "Apesar da tentativa astuciosa quanto enganosa de transferir responsabilidades inexistentes sobre aqueles que conduzem a luta contra o capitalismo e os poderes, defendidos por este governo fascista liderado por (Mario) Monti, com a cumplicidade de (Giorgio) Napolitano, por ocasião do atentado em Brindisi, os guardiões fiéis dos interesses dos patrões, que ditam as leis, continuam seu trabalho de desinformação! São completamente outros os objetivos dos combatentes! Patrões, elites, banqueiros prostitutas do Estado!! Em seus escritórios, funcionários fiéis cães de guarda, tiranos dos trabalhadores. Certamente não são os estudantes ou os trabalhadores os nossos alvos!! Vocês que viveram e vivem explorando e pisoteando, agora é a hora de olhar para trás! Retomamos a luta".

      A carta da Brigada Gino Liverani 'Diegò', escrita em letra de forma, com as margens comidas pela copiadora, continua: "Cientes do momento histórico, a queda de muros e ideologias, e junto com elas, como prevíamos, do capitalismo, o imperialismo após um sobressalto natural de onipotência, produziu o caos social que estamos vivendo. Os novos e velhos patrões se aproveitaram da fraqueza ideológica da massa para explorar e anular direitos conquistados com grande esforço pelos trabalhadores. Que sirva de lição. Diante disso, consideramos inadiável a retomada da luta armada para libertar o povo do jugo capitalista e da ditadura dos patrões. Do momento histórico aprendemos lições, novas são as ideias e a forma de linguagem, mas os objetivos continuam inalterados. Desta vez para o povo com o povo!". Assinado "Brigada Lino Liverani 'Diegò'".

     O setor da inteligência tem muitas dúvidas sobre a confiabilidade da carta recebida hoje (24) pela sede da ANSA de Ancona, observam os peritos da inteligência que estão analisando o texto.

     Outra carta com a sigla das BR, posterior a esta enviada à ANSA, foi interceptada e bloqueada no centro de triagem dos Correios da capital das Marche.

     As primeiras informações indicam que ela também continha o logo da estrela de cinco pontas, mas, neste caso, o texto, sucinto e escrito de forma quase elementar, não anuncia novas ações. O envelope, sem remetente, foi bloqueado antes de chegar ao destinatário, o "Diretor do Banco das Marche -Ancona".

     A Digos (Divisão de Investigações Gerais e Operações Especiais) investiga também este caso, mas os investigadores acreditam tratar-se de um gesto compulsivo ou de alguém interessado em criar confusão e alarme em um momento difícil na vida do país. 

www.ansa.it/www.italianos.it
 

Nenhum comentário: