terça-feira, 26 de junho de 2012

Aprovaremos a cidadania italiana para quem nasce na Itália, afirma Bersani

Será a nossa primeira medida quando chegarmos ao governo”, diz o secretário do PD
 
"Proponho de encerrarmos a nossa assembléia com o compromisso de que nossa primeira medida quando chegarmos ao governo será fazer com que todas as crianças que hoje não são nem imigrantes nem italianos tornem-se italianos”. A afirmação é Pierluigi Bersani, secretário do Partido Democratico, e foi feita no último fim de semana. “Vamos aprovar a lei de cidadania com base no princípio ius soli (direito à cidadania do país onde se nasce)”, afirmou Bersani.

O senador Ignacio Marini, do PD, diz que a afirmação de Bersani é “satisfatória”, mas que a reforma da lei de cidadania “não pode esperara até a próxima legislatura”. "Li com satisfação a declaração de Pierluigi Bersani sobre a concessão da cidadania aos filhos de imigrantes. Fico feliz com isso, como em muitos outros temas, como a energia nuclear, o testamento biológico e os direitos de casais homossexuais. O secretário do meu partido está adotando o ponto de vista que temos defendido juntos há algum tempo. Mas não entendo porque devemos esperar a próxima legislatura para conceder o direito à cidadania para os imigrantes de segunda geração”, disse Marini.

"No Senado já existe um projeto de lei sobre o ‘ius soli’, apresentado por mim e assinado por pelo menos 115 colegas, ou seja, mais de um terço do total de senadores. O texto tem um único artigo e afirma que uma criança nascida na Itália é italiana. Isso significa que o consenso político é amplo e vai além do Partido Democrático", observa ele. "Seria realmente útil e significativo poder aprovar rapidamente este projeto, assim como o texto contra a homofobia, antes das próximas eleições ao invés de nos limitarmos a a ratificar as ações do governo com sucessivos votos de confiança", acrescentou.

"Reconhecer a cidadania às crianças nascidas na Itália e que passaram suas vidas em nosso país é definitivamente um ato de civilidade que, em nossa opinião, deve ser uma prioridade do governo atual. Com maior razão deverá ser a prioridade do próximo governo que, esperamos, será de "centro-esquerda", afirmou o líder do partido IDV no Senado, Massimo Donadi.

www.agoranoticias.net

Nenhum comentário: