terça-feira, 26 de junho de 2012

Sampietrini, novo objeto de desejo dos turistas

Roma - Os sampietrini, que já foram alvo de muitas polêmicas na Itália, além de mosaicos datados dos séculos I e III a.C., são surrupiados por turistas estrangeiros ao longo das ruas e nas áreas arqueológicas da capital, e considerados como 'lembranças' das férias em Roma. Esta é a última moda de muitos viajantes estrangeiros, particularmente dos provenientes do norte da Europa, descoberta pela Polícia de Fronteira no aeroporto de Roma.

       Parece mentira, mas os pesados blocos de pedra (leucite, um tipo de rocha ígnea, típica de áreas vulcânicas do Lazio, historicamente utilizadas para pavimentar ruas e praças romanas), estão há algum tempo entre os objetos apreendidos pelos agentes da polícia dos turistas que retornam ao seu país de origem.
     Para os passageiros flagrados com esses objetos, é apresentada uma denúncia por furto, enquanto as pedras retornam para o município de Roma. 

      "É um fato curioso que se repete com mais frequência, admite o chefe da V Zona da Polícia Alfandegária, Antonio Del Greco, que enfatiza que o fenômeno predomina entre os passageiros que utilizam companhias aéreas low cost e especialmente entre aqueles que, no fim de sua viagem na capital italiana, voltam para um dos países do norte da Europa".

      "Estas pedras de pavimentação, antigas e modernas, e outros objetos arqueológicos apreendidos - incluindo algumas peças de mosaicos da época dos romanos e fragmentos de rocha vulcânica, escondidos na mala entre as roupas e objetos pessoais, não são detectados pelos aparelhos de raios X supervisionados pelos oficiais de segurança do aeroporto. "Mas é graças ao empenho de nossos homens, em colaboração estreita com os agentes de segurança da ADR Security, que conseguimos descobri-los", reforça o chefe adjunto da Polícia Judiciária, Roberto Mattei

www.ansa.it

Nenhum comentário: