Odone morreu após complicações decorrentes de infecção pulmonar.
Ele criou produto para salvar a vida do filho, Lorenzo.
Morreu nesta quinta-feira (25) na Itália, aos 80 anos, o ex-economista do Banco Mundial Augusto Odone, que ficou mundialmente conhecido ao desafiar os cientistas e inventar um tratamento para salvar a vida de seu filho.
Odone e sua mulher, Michaela, morta em 2000, batalharam para desenvolver uma mistura derivada de óleos alimentares naturais para o filho, Lorenzo, portador de adrenoleucodistrofia (ALD), uma doença que causa mutações genéticas que provocam a destruição do sistema neurológico. A enfermidade causa, normalmente, uma falha cerebral e morte.
Os médicos fizeram uma previsão que a criança morreria aos seis anos, mas graças aos pais, Lorenzo viveu até os 30 anos. Ele morreu em 2008.
De acordo com a agência Associated Press, Augusto Odone aprendeu sozinho a fazer a mistura conhecida como “óleo de Lorenzo”. Estudos posteriores sugeriram que o produto atrasa os sintomas da ALD.
O tema foi retratado em um filme de 1992, com Nick Nolte e Susan Sarandon no papel do casal Odone. Augusto morreu em decorrência de uma infecção pulmonar.
Imagem Odone e seu filho Lorenzo em 2008
http://www.telegraph.co.uk
Nenhum comentário:
Postar um comentário