segunda-feira, 31 de março de 2014

Fiat faz última assembleia de acionistas em Turim

Sede legal da empresa será transferida para a Holanda

Sergio Marchionne e John Elkann, CEO e presidente da Fiat, respectivamente, comandaram a última assembleia ordinária da empresa na Itália (foto: ANSA)
Sergio Marchionne e John Elkann, CEO e presidente da Fiat, respectivamente, comandaram a última assembleia ordinária da empresa na Itália (foto: ANSA)
 
 
Turim  - A Fiat realizou nesta segunda-feira (31) sua última assembleia ordinária de acionistas em Turim, na Itália, antes de transferir sua sede legal para a Holanda, medida que é resultado da fusão com a montadora norte-americana Chrysler. A reunião deliberou sobre o balanço da empresa em 2013.

    "Temos boas notícias desse ano. 2013 foi rico em satisfações para a Fiat. As perdas na Europa se reduziram e o desenvolvimento das marcas premium está dando resultados positivos muito concretos. Basta pensar na Maserati, que produz na Itália em uma fábrica que era morta e hoje dá trabalho a 2,2 mil pessoas", afirmou o presidente do grupo, John Elkann, ao abrir o encontro.
 
    O executivo também mencionou a América do Sul, onde a companhia vende mais automóveis do que no próprio continente europeu. "Apesar das dificuldades, alcançamos grandes sucessos, como demonstram os nossos lançamentos, entre os quais o do Novo Uno", acrescentou. Até o próximo mês de junho, a Fiat ainda deverá promover mais uma assembleia na Itália, mas desta vez extraordinária, para deliberar sobre o negócio com a Chrysler.
 
    Em janeiro deste ano, o grupo italiano concluiu a aquisição de 100% do capital da montadora dos Estados Unidos, dando origem à Fiat Chrysler Automobiles (FCA). Com isso, decidiu-se levar a sede legal da empresa da Itália para a Holanda, enquanto a base fiscal foi transferida para Londres (Reino Unido). Em 6 de maio de 2014 deverá ser apresentado em Detroit (antiga sede da Chrysler), nos EUA, o plano industrial da FCA para os próximos anos.
 
    Segundo o CEO da Fiat, Sergio Marchionne, a integração entre as duas companhias será concluída até o final de dezembro. "Eu seria um ingênuo se não soubesse que existem aspectos emotivos não apenas aqui na Itália, mas também do lado de lá do oceano. Em 2014 a Fiat completará 115 anos, a Chrysler fará 90 no próximo. Pode nascer a sensação de que se perde alguma coisa, mas a nossa força vem da união dessas duas realidades, e cada uma conservará a própria identidade", completou. (ANSA)
 
 
www.ansabrasil.com.br

Nenhum comentário: