sexta-feira, 29 de julho de 2011

Assintauras pedirão que Louvre empreste Mona Lisa a Florença

Florença - Registrou-se hoje oficialmente o abaixo-assinado para o Museu do Louvre emprestar o quadro Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, para Florença em 2013, 100 anos depois de ter sido encontrado após um furto.

A primeira gestão para a mudança foi realizada ontem (27) pelo comitê promotor do empréstimo na praça Santa Maria Novella, em Florença, e em outras cidades em que há grupos apoiadores da petição, como Turim, Roma, Bolonha, Genova, Ravenna e Parma.

Os grupos que apoiam a causa também estão espalhados em outras cidades do mundo, como Moscou e São Petersburgo na Rússia, e Paris, onde um grupo de história da arte se mobilizou.

"O objetivo era coletar 100 mil assinaturas em seis meses para entregar aos ministros da Cultura de Itália e França e ao Museu do Louvre", explicou o presidente do comitê, Silvano Vincenti.

Segundo ele, "o grosso do recolhimento [de assinaturas] ocorrerá na internet, envolvendo importantes blogs, inclusive nos Estados Unidos".

A campanha é apoiada pela Província de Florença, como recordou o assessor do governo local Stefano Giorgetti, responsável pela pasta do Patrimônio, Construção, Defesa Civil, Transportes e Mobilidade.

"Estamos avaliando como fará o Museu de Leonardo Pittore no convento de Santa Úrsula, mesmo lugar em que estão em curso as escavações para encontrar os restos de Lisa Gherardini [que supostamente inspirou a Gioconda], e como fazer um itinerário até Vinci onde está o museu com as máquinas de Leonardo".

Giorgetti disse que pediu ao prefeito de Florença, Matteo Renzi, defender a mudança baseando-se no fato de que a cidade italiana "foi o local de formação de Leonardo como pintor" e se espera da Prefeitura "um ato histórico, ao aderir à iniciativa, também para incentivar o turismo cultural".

"O nosso comitê pode mobilizar as pessoas, mas as instituições - entre as quais o governo - também devem agir, especialmente na negociação com o Louvre para pedir oficialmente o empréstimo da Gioconda", finalizou.

Nenhum comentário: