quarta-feira, 23 de maio de 2012

Prosecco só que local é sucesso no Brasil


São Paulo - No Brasil no ano passado foram abertas 11 milhões de garrafas de vinho italiano, e ao lado de marcas famosas como o Brunello di Montalcino, começam a aparecer outros protagonistas como o Prosecco que, no entanto, a versão preferida é 'local'. Foi que afirmaram alguns especialistas durante uma das sessões da missão italiana em curso no país sul-americano, o Fórum Econômico Brasil-Itália, que começou dia 21 na Fiesp.


     De acordo com os números apresentados, a Itália detém 25% do mercado brasileiro de vinhos, precedida por outros países da América do Sul e França.

     Enquanto entre os vinhos italianos comprados os de maior sucesso são os toscanos, entre as variedades produzidas no Brasil a mais consumida é Lambrusco, com 72% do total, seguida justamente pelo Prosecco, que tem 12% da cota de mercado e cujo consumo aumentou 21% em 2011.

     No entanto, "é apenas da produção local", explicou Gianni Loreti, vice-diretor da agência de São Paulo do ICE (Instituto Italiano para o Comércio Exterior). "Neste caso, a imitação é produzida na 'boa fé', em sua maioria por descendentes de italianos que querem reproduzir um pedaço do país de origem". 

     O espaço para o vinho, e mais em geral para os produtos agroalimentares italianos, destina-se a aumentar. "O grande potencial está nos produtos da faixa alta do mercado, destinados à nova classe média brasileira, até porque neste setor há um forte protecionismo que faz os preços subirem", afirma Loreti. 

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