quinta-feira, 23 de abril de 2015

Filme de brasileiro recorda libertação italiana

São Paulo - No aniversário de 70 anos da libertação italiana da ocupação nazi-fascista durante a Segunda Guerra Mundial, o filme de um diretor brasileiro chega aos cinemas do país para contar um episódio até então pouco conhecido do grande público e que envolve os pracinhas do Exército que participaram do conflito.

    A obra se chama "A Estrada 47" e é de autoria de Vicente Ferraz, que a filmou em 2013. No entanto, o longa estreia nas salas da Itália nesta quinta-feira (23), justamente para aproveitar o gancho do aniversário da libertação do país, comemorado em 25 de abril. No Brasil, ele participou de festivais e venceu alguns prêmios no ano passado, mas tem data de lançamento marcada para 7 de maio de 2015.

    O filme é ambientado nas montanhas da Toscana e da Emilia-Romana, locais para onde foram enviados os 25 mil soldados brasileiros convocados para combater na Segunda Guerra Mundial ao lado das tropas aliadas, a maioria de origem humilde e despreparada.

    Ao chegarem no Monte Castelo, perto de Bolonha, alguns pracinhas têm um ataque de pânico coletivo e tentam descer a montanha, mas acabam se perdendo. Ao se reencontrarem, eles conhecem um jornalista, que conta sobre um campo minado ativo, então os militares enxergam uma oportunidade de se redimir.

    Ferraz reconhece que essa é uma história menor se comparada a outros episódios daquele conflito, mas diz que é um caso até "estranho" e curiosamente esquecido pela história oficial. Segundo o diretor, os relatos da libertação de grandes cidades, como Roma, já é bastante conhecido, mas em vários vilarejos italianos os soldados brasileiros são lembrados até hoje. (ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Nenhum comentário: