terça-feira, 30 de junho de 2009

"Quel treno correva e faceva scintille

Viareggio, treno esplode in stazione, 14 morti, 16 gravissimiIl racconto: "Una nuvola bianca... Poi è scoppiato tutto"

La Repubblica


clique para ler a notícia atualizada

Inferno alla stazione, i testimoni:



La Stampa


clique para ler a notícia

Itália: a era do passaporte eletrônico


Pela primeira vez na Itália, serão tiradas as impressões digitais de todos os que solicitarem um novo passaporte eletrônico, exceto menores de 12 anos. Esta "nova era" começa em duas cidades, Grosseto (região da Toscana) e Potenza (Basilicata), mas logo o sistema se estenderá em toda a Itália. Este procedimento está previsto pelo regulamento europeu de 2004, pelo qual todos os passaportes eletrônicos devem conter a fotografia em versão eletrônica e as impressões digitais do titular. A maioria dos Estados-membros da União Europeia (UE) já introduziu a fotografia e até junho de 2009 se introduzirão as impressões. O passaporte eletrônico, explicou o Departamento de Segurança Pública, não mudará sua aparência, mas o microchip interno conterá o foto e as impressões digitais em uma modalidade protegida. Com o novo procedimento, só as delegacias e os comissariados estarão habilitados para revelar as impressões, enquanto permanecerão imutáveis as competências de cidades e carabineiros para a aceitação das instâncias e dos relativos passaportes. "Estamos prontos", afirmam as chefaturas de polícia de Grosseto e de Potenza, destacando que não existe nenhum risco para ao dados sensíveis. "As impressões, explicam os policiais de Grosseto, serão apagadas dos arquivos da polícia após uma semana da emissão do documento". Já a polícia de Potenza lembra que a emissão do novo passaporte não obriga a substituição daqueles emitidos antes de 29 de junho e ainda válidos.

Ansa

Com selo italiano

Prefeitura de Manaus fecha parceria com Cooperativa Archeologia, da Toscana, para formação de restauradores. Aulas começam em agosto

A experiência italiana no campo da restauração de obras consideradas verdadeiros patrimônios históricos está fazendo escola no Brasil. Mais precisamente no Amazonas. Uma parceria entre a prefeitura de Manaus, a Cooperativa Archeologia, da Toscana, eo Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas Empresas (Sebrae) oferecerá, a partir de agosto, cursos para profissionais interessado sem trabalhar na recuperação de imóveis centenários. A primeira oficina-escola do projeto se destina à formação de mão-de-obra especializada. O foco são as obras do Mercado Municipal Adolpho Lisboa e do Paço Municipal, construídos entre 1874 e 1883. O trabalho está paralisado desde março, quando a administração pública rompeu o contrato com a empresa que haviaganhado a licitação para fazera restauração.

Além de ministrar o curso, a Cooperativa pode vir a ser contratada pela prefeitura para dar continuidade à própria obra cujo orçamentoé de 6 milhões de reais. De acordo com o subsecretario municipal de Cultura, Renato Seyssel, para o contrato ser firmado com o grupo italiano falta o aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Ipham):

— A empresa contratada pela administração passada fez medições equivocadas do prédio e não comprovou capacidade técnica. Por isso, as obras foram embargadas pelo Iphan — explica Seyssel.

Ele conta que a prefeitura de Manaus “chegou” à Itália para resolver essa questão por intermédio de Luca Senesi, do Instituto Itália Brasil, no ano passado. O Instituto tem como objetivo divulgar a culturaitaliana em Manaus.

— Os italianos são os melhores do mundo nesse serviço e acreditamos que outras construções nossas serão beneficiadas com essa parceria — explica Seyssel — Vamos investir na formação da base, das pessoas que trabalham diretamente com a restauração. São mestres de obras, pedreiros e gesseiros que colocam a mão na massa e precisamser treinados para manusear cuidadosamente esse tipo de material. Afinal, uma restauraçãonão é igual a uma obra nova.

Ainda segundo Seyssel, os interessados em participar do curso devem encaminhar seus currículos à prefeitura. Em março,um projeto-piloto reuniu 35 profisionais da construção civil. Na ocasião, o diretor comercial da cooperativa, Fábio Faggella, e o prefeito da cidade de Pelago, na região metropolitana de Florença, Marcello Ulivileri, conheceram detalhes do projeto da ofi cina-escola cujos cursos terão duração de220 horas, sendo 180 destinadas às práticas de restauração.

A busca pela Cooperativa se deve a um currículo que inclui a recuperação de mais de 900 patrimônios históricos em 11 países, como China, Rússia e Grécia. Há 30 anos no mercado, o grupo emprega mais de 200 profissionais e tem em sua lista de restauroa recente recuperação da Torre de Pisa, o monumento mais famoso da cidade, localizado na região da Toscana. O diretor comercial da Cooperativa Archeologia, Fábio Faggella, sabe que a Itália ostenta um patrimônio considerável a ser preservado.

— Os templos subterrâneos, localizados na região da Sicília, nosul da Itália, construídos cinco séculos antes de Cristo, representam uma das obras mais incríveis que restauramos — aponta Faggella.

Restauração em alta Levantamentos preliminares dosenvolvidos no acordo indicam que em Manaus há pelo menos 1,6 milimóveis de interesse de preservação. O curso oferecido pela Cooperativa Archeologia e o Sebrae será dividido em três níveis – básico, intermediário e avançado. O módulo avançado será delineado ao longo de três anos. Ainda poderá ser criado um curso de nível superior, com duração de cinco anos,para a formação de restauradores.

— Formaremos profissionais que conheçam as técnicas de restauro porque esse é um mercado promissor. Vamos incentivar inclusive a abertura de empresas especializadas nesse tipode trabalho — destaca o gerentede Planejamento do Sebrae/Am, Vicente Schettini.

Por Silvia Souza

Território italiano pode mudar


Os limites territoriais da Itália podem se alterar devido ao derretimento de geleiras – o Norte do país, na altura da fronteira com a Suíça, pode ficar menor ou maior. As geleiras que têm retrocedido são as do Platô Rosa do Monte Cervino, do Monte Rosa e do Pizzo Bernina. O ministro das Relações Exteriores, Franco Frattini, planeja criar uma equipe formada por pesquisadores, cartógrafos, geógrafos e militares para rever os limites italianos.

I confini territoriali italiani possono essere alterati a causa dello scioglimento dei ghiacciai – il Nord del paese, nelle prossimità del confine svizzero, può diventare minore o maggiore. I ghiacciai che sono retrocessi sono quelli del Plateau Rosa del Monte Cervino, del Monte Rosa e del Pizzo Bernina. Il ministro degli Affari Esteri, Franco Frattini, pianeggia creare una equipe formata da ricercatori, cartografi, geografi e militari per rianalizzare i confini italiani.


Il Mondo Italiano

Seminário sobre imigração italiana em Minas Gerais


clique para ampliar

www.ponteentreculturas.com.br

Fabio Porta partecipa a prima riunione ufficiale della “Euro-Latin American Network of Parliamentarians for Development Effectiveness”



Unico parlamentare italiano presente, l’esponente del PD eletto in Sudamerica è tra i soci fondatori di una grande rete di deputati e senatori dei Parlamenti europei e latinoamericani .

Si è svolta a L’Aia (Olanda) la prima riunione ufficiale della “Euro-Latin American Network of Parliamentarians for Development Effectiveness”, una vera e propria rete permanente costituita da parlamentari europei e latinoamericani impegnati nei propri Stati e a livello internazionale a sostenere politicamente il rafforzamento delle relazioni tra i due continenti.

La riunione, svoltasi il 28 maggio presso il Parlamento olandese, era stata preceduta il giorno prima dall’Encuentro Latino Europeo 2009, una Conferenza internazionale promossa dal Banco Interamericano di Sviluppo proprio sui temi dell’integrazione euro-latinoamericana e delle relative politiche nazionali e sovranazionali.

All’Encuentro Latino Europeo aveva partecipato come relatore il coordinatore della prossima Conferenza Italia-America Latina Donato Di Santo, già Sottosegretario agli Esteri nel governo Prodi; altro italiano presente l’ex Senatore Gilberto Bonalumi, da molti anni attivo nei rapporti tra Italia e America Latina.

Presenti parlamentari dei maggiori Paesi dell’Unione Europea e molti deputati e senatori latinoamericani.

“Si tratta – ha dichiarato l’On. Fabio Porta – di un progetto inedito e ambizioso: quello cioè di favorire lo scambio di buone pratiche tra i rispettivi Paesi, confrontandosi sullo sviluppo possibile delle relazioni tra Europa e America Latina con particolare riferimento ad alcune specifiche aree tematiche: cooperazione allo sviluppo, scuola e cultura, politiche migratorie, per fare solo alcuni esempi”.

Secondo l’On. Porta “l’incontro de L’Aia ha voluto porre le basi di una vera e propria organizzazione parlamentare che, pur mantenendo il proprio carattere flessibile e informale, ha la pretesa di influenzare le scelte e quindi le politiche dei Parlamenti nazionali e sovranazionali in relazioni ad alcune importanti questioni di carattere multilaterale e transnazionale”.

Mineiros de Emilia-Romagna no Brasil: uma história que começa a ser resgatada

Associação Emiliano-Romagnoli de Minas Gerais desencadeia pesquisa pra resgatar a história dos mineiros da região que foram trabalhar em Mariana.


A associação dos Emiliano-Romagnoli de Minas Gerais (ARE / MG) e a Associação cultural Italo Brasileiro Minas Gerais (ACIBRA / MG) estão convidando os seus membros e todos os ítalo- descendentes de Belo Horizonte para participar do projeto “Da Formignano a Passagem de Mariana”, uma pesquisa sobre a emigração de mineiros romagnoli e suas famílias nas minas de ouro do Estado. A reunião terá lugarno dia 3 julho, às 20h, na Casa Amarela, rua Pernambuco, 712, no bairro Savassi, em Belo Horizonte.

A programação inclui, além da apresentação do projeto, uma conferência do professor Ruy Machado Magnani e a proje ção de um filme produzido pela Montedison ,em 1925, na mineração romagnoli.

A Associação de Emilia-Romagnoli já iniciou uma pesquisa sobre os mineiros de Cesenate, que emigraram para o Estado de Minas Gerais entre os anos de 1894 e 1896. Naquela época havia uma crise de enxofre, que causou a demissão de centenas de mineiros que trabalhavam na Società delle Miniere Sulfuree de Emilia Romagna. Os emigrantes que partiram de Cesena, com destino desconhecido, foram cerca de 700, das quais uma parte se encaminhou para a Mina da Passagem, na cidade de Mariana. Suas histórias ainda não são muito conhecidas, muitas famílias foram divididas e dispersas, sem deixar vestígios.

Para chamar a atenção sobre o assunto, o Professor Ruy Machado Magnani, neto de Leopoldo Magnani, um imigrante mineiro, publicou um artigo intitulado "A história da mineração e emigrantes Romagnoli ", na publicação "La Voce di Romagna", em 2007.

A iniciativa da AER /MG conta com a colaboração da Associação Ítalo-brasileira de Minas Gerais, do Consulado da Itália em Belo Horizonte, d a Faculdade de Artes e do Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais, do município de Mariana, e do jornal O Tempo, da Sociedade para a Investigação da história da mineração Romagnoli, do município de Cesena e da Consulta Emiliano-Romagnoli no mundo.

Os primeiros resultados da investigação serão apresentado em outubro, em Belo Horizonte, no V Seminário sobre Migração italiana em Minas Gerais.
Revista Eletrônica Oriundi

Airbus de aérea do Iêmen cai com cerca de 150 no Índico


Globo on line

La Repubblica


BBC

clique para ler

Napolitano: 'Stop polemiche'


La Repubblica


clique para ler a notícia

Treno esplode alla stazione di Viareggio


Descarrilamento de trem e explosões de vagões matam aos menos 10 na Itália


Chamas atingiram carros que estavam perto do trem (Foto: AFP)

O descarrilamento de um trem que estaria carregando tanques de gás GLP causou explosões, matou ao menos 10 pessoas na região de Viareggio, de 50 mil habitantes, ao norte da Itália. O acidente deixou ainda cerca de 50 feridos, segundo balanço do Corpo de Bombeiros. Poucos minutos depois da explosão, a Defesa Civil declarou estado de emergência na região. Equipes de resgate da Toscana, Liguria e Roma, com 300 homens, estão no local para controlar o fogo e procurar vítimas. Segundo os bombeiros, um hospital está cheio de feridos e um acampamento foi erguido na praça do município para dar sequência ao atendimento médico. Segundo as agências internacionais de notícias e a imprensa italiana, a maior parte dos feridos está em estado grave. O Centro de Coordenação dos Bombeiros de Roma, também no norte do país, considera o acidente “muito grave” e contabilizou 37 feridos em estado “muito grave”. O comandante-chefe dos bombeiros, Antonio Gambardella, informou que o número de vítimas não é definitivo e pode aumentar, pois dois imóveis desabaram e pode haver pessoas desaparecidas entre os escombros. Outras residências da região foram esvaziadas por medo de novas explosões. O jornal “Corriere della Sera” diz que o acidente aconteceu por volta de meia-noite (19h pelo horário de Brasília). O trem com 14 vagões ia do porto de La Spezia para Pisa quando dois vagões descarrilaram e provocaram a explosão.

G1 com informações das agências de notícias de Efe e France Presse

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Encontros de Familia resistem ao rigor do inverno

Este fim de semana registrou mais um encontro de família, seguido de outros dois no primeiro domingo de julho. Todos os encontros são sistematicamente divulgados através do programa radiofônico AHAI por 20 emissoras em quatro Estados, pelo portal BrasilAlemanha e pelo informativo Neues para mais de 43.600 assinantes.

E já se pode conferir encontros marcados para janeiro e fevereiro e até abril de 2010 - uma forma inteligente de colocar o nome da família por mais tempo na vitrine do maior quadro de Encontros de Família de toda a Internet.

A sugestão agora aos organizadores é que comecem a divulgar desde já os próximos encontros com uma antecedência de até dois anos - isto é, a partir do momento da definição de local, data e organizadores, o que geralmente ocorre no encontro anterior. Assim, a prolongada exposição planetária facilita o planejamento dos participantes e otimiza o tão importante marketing familiar na maior vitrine temática da Internet.Confira, a seguir, os Encontros programados e a forma de organizar e divulgar também o seu Encontro de Família, conforme divulgação no link Encontro de Família no portal http://www.brasilalemanha.com.br/

ENCONTROS PROGRAMADOS - 2009/2010

ANDERS
- 1º Encontro da Família Anders. Data: 28 de junho de 2009. Localidade: Linha Pinheiro Machado, município de Brochier, RS. Confirmações até 10 de junho com Arsildo Anders - tel. (54) 3330 1413 ou (51) 3568 3737.
GAELZER
- 1º Encontro da Família Gaelzer.Data: 05 de julho de 2009.Localidade: Campestre Alto, mun. de São Pedro da Terra, RS. Local: Sociedade União de Campestre Alto.Contatos: Edson e Carla Gaelzer - (51) 9696 3369; Ari Miguel Weschenfelder - (51) 3645 1108 - 9866 7597. E-mail: arimiguelw@gmail.com
SIPP 150 Anos
- Família Sipp há 150 Anos no Brasil. Data comemorativa: 05 de julho de 2009.Local: Linha General Neto, Barão, RS. Contatos: Valdomiro Sipp - (51) 9976 7476 - E-mail: valdomirosipp@ibest.com.br

GLAESER
- 3º Encontro da Família Glaeser.Data: 16.08.2009. Localidade: Escadinhas, distrito de Feliz, RS. Local: Sociedade Escadinhas.Contatos: Digo Glaeser - (51) 3637 2722 - (51) 9725 6901 (Programa - aguarde!).
BOHN
- 9ª Bohn Fest.Data: 22 de agosto de 2009.Local: Joinville- SC.Contatos: Elsa Bohn - tel.: (47) 3455-0900 - e-mail: elsabohn@hotmail.com; Cristina Bohn Tiergarten (47) 3455-0685 (Confira o Convite para a festa).
HAAS
- 6º Encontro da Família Haas.Data: 06 de setembro de 2009.Localidade: Santa Cruz do Sul., RS. Contatos: Daniel Haas - (51) 3711 8027 - (51) 9282 3120. E-mail: swdani@gmail.com . Saiba mais
KIRINUS
- 2º Encontro da Família Kirinus.Data: 06 de setembro de 2009.Localidade: Agudo, RS.Contatos: Arvaldo - (55) 3265-8107 ou (55) 9602-4673

SCHAUREN
- 9º Encontro da Família Schauren.Data: 25 de outubro de 2009. Localidade: Nova Candelária - RS Contatos: Décio Schauren - (51) 3250 2082 - (51) 9955 9547. E-mail: decioschauren@terra.com.br;

Valdomiro Baumbach - (55) 9122 3032.thielke_mondai@hotmail.com .

KIST
- 1ª Festa da Família Kist.
Data: 22 de novembro de 2009.
Local: Vila Arlindo, Venâncio Aires - RS.
Contatos: Alcides Ellert - (51) 8179-8284. E-mail: familiakistfest@gmail.com (Confira convite)

HECK

- 16º Encontro Internacional da Família Heck.Data: 09 e 10 de janeiro de 2010. Localidade: Santo Cristo, RS - Centro Social.Contatos: Emílio José Heck - (55) 3541 1006. E-mail: emilioheck@yahoo.com.br .

BEUTLER
- 2º Encontro da Família Beutler.Data: 07 de fevereiro de 2010. Localidade: Linha Winck - Teutônia, RS. Contatos: Derli - (51) 3762 1296. E-mail: derliwolf@certelnet.com.br

RADTKE
- 1º Encontro da Famíla Radtke.Data: 03 (três) de abril de 2010.Localidade: Gramado, RS. Motivo: comemoração dos 90 anos, no dia 29 de março de 2010, de WALLY LUISA RADTKE STOLZ, filha de OTTO RADTKE e LUISA SEIBERT RADTKE. Contatos: Marli Stolz - (54) 9915 0125 - (54) 3286 5717. E-mail: marlistolz@terra.com.br

Favor confirmar presença com antecedência.

Programa radiofônico AHAI A Hora Alemã Intercomunitária Die deutsche Stunde der Gemeinden Ouça os Encontros de Família no Programa AHAI - sábados/domingos


Encontro da sua Família:
Para fazer constar também o seu Encontro de Família, contate-nos pelo tel. (51) 3328 6198 das 15h às 22h ou pelo cel. (51) 9329 8909. Ou ainda pelo e-mail: contato@brasilalemanha.com.br

Cordialmente,Sílvio A. Rockenbach
www.brasilalemanha.com.br

2010

THIELKE
- 4° Encontro da Família Thielke, descendentes do imigrante Wilham Thielke.Data: 10 de janeiro de 2010. Localidade: Mondaí, SC. Local: Área de Lazer de Mondaí Contatos: (49) 3674-0717 (Hedi Helkel); (49) 3674-1130 (Hilario Thielke); (49) 8836-8529 (Nego Schirmann); (49) 8826-5853 (Hilario Thielke).

Central de Notícias BrasilAlemanha. Serviços: Deutsche Welle - A Voz da Alemanha; acidadeonline; A Ponte; Affonso Ritter; Agência Brasil; Ambiente Brasil; Brasil-Post; Correio do Povo; Folhablu; Gazeta do Sul; Gruposinos; Jornal de Chapada; Jornal do Comércio/POA; Jornal Ibiá; O Sul; Skt. Paulusblatt; Swissinfo.ch; Zero Hora.\ / Afebrae - Associação de Fomento a Estágios de Brasileiros no Exterior; Assessorias de Imprensa; Coordenação do Ensino da Língua Alemã no RS, SC e PR; Câmaras de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha; Deula Ijuí/DeulaBrasil; Embaixada e Consulados da Alemanha no Brasil; Embaixada e Consulados do Brasil na Alemanha; FECAB - Federação dos Centros de Cultura Alemã no Brasil e Filiados; Grupos de Danças Folclóricas; IFPLA - Instituto de Formação de Professores da Língua Alemã; Institutos Goethe no Brasil; Oktoberfestas – Blumenau, Santa Cruz do Sul; Prefeituras; Produtores culturais; Universidades; Assinantes Neues.
Notícia do portal www.brasilalemanha.com.br - um universo temático à sua espera.

Nota da Redação do Ale'Italia

Embora o Blog do Ale'Italia esteja voltado para notícias do Brasil e Itália, temos prazer em anunciar notícias importantes no Brasil e no mundo de outras nacionalidades. Caso deseje noticiar algo e, desde que esteja no nosso contexto, entre em contato conosco emails: blogdoaleitalia@gmail.com ou leila.ossola@gmail.com

domingo, 28 de junho de 2009

Brasil conquista a Copa das Confederações



Globo Esporte


clique para ler a notícia

Papa revela ter encontrado restos de São Paulo


Papa Bento XI (Foto: Tara Todras-Whitehill/AP)

O Papa Bento XVI encerrou neste domingo (28) o Ano Paulino e revelou que restos que estão na Basílica de São Paulo Extramuros, em Roma, pertencem ao Apóstolo dos Gentios.Diante de milhares de fiéis e representantes do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, reunidos na basílica dedicada ao apóstolo Paulo, o papa informou que recentemente uma sonda foi inserida no sarcófago que se conserva sob o altar maior local.

A sonda revelou a existência, no interior do sarcófago, de um precioso tecido de linho de cor púrpura laminado em ouro puro e outro de cor azul com fios de linho, assim como de grãos de incenso vermelho e substâncias protéicas e calcárias.

Também foram encontrados pequenos fragmentos ósseos, que foram submetidos a exames por "especialistas que desconheciam de onde provinham, e que deram como resultado pertencer a uma pessoa que viveu entre o primeiro e o segundo século", acrescentou o papa.

"Tudo parece confirmar a unânime e incontrastável tradição de que se tratam dos restos mortais do apóstolo Paulo, o que nos enche de profunda emoção", afirmou o pontífice.

Bento XVI, que dedicou este Ano Paulino às celebrações pelos 2 mil anos de nascimento de São Paulo, lembrou os vários escritos de Paulo de Tarso, entre eles as Cartas aos Romanos, nas quais fala do "homem novo".

O papa disse que o homem velho é aquele cujo pensamento só está no ter, no possuir, no bem-estar, na influência, na fama, "tudo muito limitado".

O "homem novo" deve ser, ainda de acordo com o papa, um homem renovado, valente, com uma fé adulta, "comprometido com a inviolabilidade da vida humana desde o momento da concepção, opondo-se ao princípio da violência, especialmente sobre os seres humanos mais desarmados".

"Faz parte da fé adulta reconhecer o casamento entre um homem e uma mulher para toda a vida, como ordenamento de Deus e algo restabelecido por Cristo", acrescentou o bispo de Roma, que acrescentou que o "homem novo" não se deixa arrastar por qualquer corrente" nem pelos "ventos da moda".

Bento XVI defendeu a verdade e disse que o poder do mal "é a mentira", e que o poder da fé, o poder de Deus, "é a verdade".

O pontífice encerrou o Ano Paulino um dia antes da lembrança oficial no Vaticano de São Pedro e São Paulo, os patronos da Igreja Católica.

EFE

sábado, 27 de junho de 2009

O Sarau Poético Brasil & Itália




Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, Memorial do Imigrante, Caffé Bistrô convidam :


Sarau Poético Brasil & Itália
dia 27 de junho de 2009


O Sarau Poético Brasil & Itália tem como finalidade levar ao público visitante, alguns momentos mágicos de Poesia brasileira e italiana.Você também poderá participar declamando poemas de sua autoria ou de outros poetas brasileiros ou italianos.


Coordenação: Poetisa Valdyce Ribeiro
27 de junho de 2009 (sábado)

Local: Caffé Bistrô do Imigrante
das 14h às 16h
Neste dia Entrada Franca

Bauernfest é aberta no antigo prédio da Bohemia


O prefeito Paulo Mustrangi falou sobre a importância da festa para Petrópolis, frisando que a cidade precisa reverenciar o Clube 29 de Junho.

A 20ª Bauernfest – Festa Alemã – foi aberta na noite de ontem, no prédio da antiga fábrica de cerveja Bohemia, desativada há décadas e que estava fechada até hoje. Durante dez dias, as pessoas que participarem da Bauernfest terão a oportunidade de conhecer as instalações da primeira cerveja do Brasil e ao mesmo tempo se divertir com as músicas e se deliciar com as comidas típicas.O prefeito Paulo Mustrangi falou sobre a importância da festa para Petrópolis, frisando que a cidade precisa reverenciar o Clube 29 de Junho, pois durante 50 anos vem mantendo vivas a cultura e a história alemã na cidade. “É um momento de alegria para comemorar a saga dos colonos alemães, pois deixaram uma herança que é única em toda a América Latina”. Sobre o espaço da cervejaria, o prefeito agradeceu à Ambev por ter aberto o prédio para realização da festa alemã. Ele disse que vai trabalhar para que a empresa se sensibilize e abra o prédio, dando a ele um destino econômico. “Hoje estamos realizando uma festa onde promovemos o encontro da tradição e da cultura, num prédio que é histórico para a cidade”. Emigdia Hoelz M. Lyrio, presidente do Clube 29 de Junho, falou sobre a importância dos 50 anos da entidade, lembrando que a Bauernfest foi uma conquista e seu objetivo é prestar uma homenagem aos colonos alemães. Ela falou que ao longo dos anos a festa transformou-se num evento turístico cultural. O presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Charles Rossi, disse que todas as pousadas da cidade estão cheias, com grande movimento na cidade. A abertura da festa teve ainda a sangria do primeiro barril de chope e contou com a participação do Coral Municipal de Petrópolis e da Banda do 32º Batalhão de Infantaria Motorizado de Petrópolis. Durante toda a Bauernfest, será realizado o tradicional Concurso de Tomadores de Chope, Bauernband e outras apresentações no Salão de Baile da Cervejaria. No Palácio de Cristal, haverá Contos Medievais Alemães com o grupo ShowCanteQueEncante, História da Bauernfest para crianças com o Grupo Faz de Conta, apresentação de corais, teatro, show e dança, e contação de histórias com As Bisbilhotecárias e As Vovós da Praça Koblenz.

Rogério Tosta
Redação Tribuna

Veneza ganha sua primeira gondoleira


Giorgia Boscolo, primeira gondoleira mulher 'certificada', posou sobre gôndola nesta sexta-feira (26) na cidade italiana de Veneza. Primeira gondoleira em mais de 900 anos na cidade, ela passou por um teste para garantir a vaga. Giorgia tem 23 anos, é casada, tem dois filhos e 'herdou' a profissão de seu pai, também gondoleiro. (Foto: Reuters)

Começa o Festival Folclórico de Parintins


Os bois Garantido e Caprichoso (de azul) (Foto: Glauco Araújo/G1)


Cerca de 70 mil turistas são esperados no Amazonas, a partir desta sexta-feira (26), para acompanhar o 44º Festival Folclórico de Parintins, que vai até domingo (28). Na Arena dos Bois, os adversários são o Garantido e o Caprichoso. O resultado será divulgado na segunda-feira (29).

O bumbódromo, apelido popular dado para a arena, tem capacidade para 35 mil pessoas e é dividida em duas alas, a vermelha, para quem torce para o Garantido, e a azul, para quem torce para o Caprichoso.

A rivalidade entre os bois, inspirados no bumba-meu-boi de São Luís, cresceu a cada ano e passou a ser disputado de maneira mais organizada, sobre um tablado. Em 1988, o atual bumbódromo ganhou corpo e hoje é palco para o Garantido e Caprichoso mostrarem suas forças. O local passou por reforma para ampliação da área de passagem das alegorias.

Muita tecnologia hoje usada nos carros alegóricos que desfilam na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, e no Anhembi, em São Paulo, é importada do Amazonas. A forma de apresentação também difere muito dos carnavais do país. Os bois Garantido e Caprichoso se apresentam como se estivessem em uma ópera ao ar livre. O repertório de cada um tem pelo menos 20 músicas oficiais, o que não impede a agremiação de puxar sucessos do passado.

Avaliação

Encenações sobre lendas amazônicas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos dão o tom do espetáculo. No total, os dois bois realizam 15 horas de apresentações durante os três dias de festival. Por noite, cada um deles é avaliado em 21 quesitos e por nove jurados. O Boi Garantido tem como tema "Emoção" e o Caprichoso, "Onde o verde encontra o azul", numa alusão à junção da floresta com o boi azul.

G1 com informações do Portal Amazônia

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Le Dolomiti



La Repubblica


clique para ler a notícia

Addio a Michael Jackson



La Repubblica


clique para ler a notícia

Video do Dia - Ben com Michael Jackson

Homenagem ao paisagista Glaziou


No dia 29 de junho, às 17 horas, a Fundação Casa de Rui Barbosa promove um evento em homenagem ao paisagista e botânico francês Auguste François Marie Glaziou (1833 –1906).

Na ocasião, será lançado o site Glaziou – O Paisagista do Império e acontecerá a mesa-redonda Presença de Glaziou: o legado paisagístico de Glaziou e o desafio de gestão destes jardins históricos, com a participação dos arquitetos Carlos Fernando de Moura Delphim – IPHAN, Márcia Nogueira – Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas Rio e Claudia Brack – Fundação Parques e Jardins do Rio de Janeiro. A entrada é franca.

Fundação Casa de Rui Barbosa
Rua São Clemente, 134 - Botafogo - Rio de Janeiro
Sala de Cursos
Informações: 3289-4664

Sobre o site
Glaziou, o paisagista do império é dedicado à obra de Auguste François Marie Glaziou, um dos mais influentes paisagistas do Brasil no século XIX. Nascido na França, Glaziou veio para o Brasil em 1858, convidado pelo Imperador D. Pedro II, para dirigir os Parques e Jardins da Casa Imperial. O paisagista acabou por criar aqui um novo estilo de paisagismo, adotado em jardins públicos e residenciais do século XIX, como o que se vê em certas áreas do jardim do Museu Casa de Rui Barbosa. O site apresenta resumo bibliográfico, cronologia das realizações e os principais projetos desse notável paisagista, bem como aponta outras referências – sites, livros, artigos e documentos, na expectativa de contribuir para novos estudos sobre o tema.

O projeto é uma parceria da Fundação Casa de Rui Barbosa, da Biblioteca Nacional e do Arquivo Nacional, e conta com colaboração de várias instituições e pesquisadores.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Banco central italiano prevê que PIB cairá 5% em 2009

Roma, 25 jun (EFE).- O presidente do Banco da Itália, Mario Draghi, afirmou hoje que mesmo se o Produto Interno Bruto (PIB) italiano frear sua queda, a contração do indicador ao final do ano ficará "em torno de 5%".A previsão de Draghi é mais pessimista que a do Governo, que calcula que, em 2009, o PIB italiano se contrairá 4,3%, mas mais otimista que a de alguns centros de estudos econômicos.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Petrópolis mobiliza-se para comemorar 20ª Bauernfest


No ano em que a cidade de Petrópolis, RJ, comemora 164 anos de colonização alemã, todas as atenções se voltam aos festejos da 20ª Bauernfest - Festa do Colono. Em 19 edições a festa foi realizada no interior do Palácio de Cristal e seus jardins imperiais.

A Bauernfest neste ano acontecerá em novo local, isto é, em novas instalações, já que o local permanece o mesmo: o "Quarteirão Nassau" a poucos metros do Palácio de Cristal.Com a interdição do Palácio de Cristal, para fins de restauração, pelo IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a Bauernfest deste ano, que terá início dia 26 de junho, será realizada nas instalações históricas da antiga Cervejaria Bohêmia. Esta mudança vem causando grande expectativa e ansiedade, pois a promessa é de que esta será uma das mais belas edições. Com o palco das danças folclóricas sobre o rio e os bailes com a Banda Germânicos de Blumenau e mais tres bandas petropolitanas no interior do prédio, com o artesanato presente em instalações confortáveis, a festa oferecerá ainda algumas surpresas aos seus frequentadores.No jardim do Palácio de Cristal será celebrado o tradicional Culto ecumênico no dia 29 de junho (Dia do Colono), feriado em Petrópolis, e nos dois domingos, dias 28/06 e 05/07, haverá os tradicionais desfiles pelo centro histórico.

A saga dos colonos

- pedalada Saída da Praça Paulo Carneirodia 28/06 - 7h - Gratuito

"Descendo pela estrada que os imigrantes ajudaram a construir, percorreremos todo o Sítio Histórico no caminho para a futura Petrópolis. Visitaremos o Porto, a Igreja, a Hospedagem, o Cemitério..."

A terceira edição deste evento conta com a versão Pedalada que, indo além da caminhada, resgata toda a trajetória dos imigrantes germânicos na marcha rumo ao desconhecido.

Evento oficial:

Fundação de Cultura e Turismo e Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis

Condução/contato: Amauri Antonio Telles de Menezes 24.9252.0321 ou Elisabeth Graebner pelo e-mail: kaiserkult@gmail.com

Mais detalhes e programação completa estão disponíveis no site

Fonte: Elisabeth Graebner

Música pode ajudar circulação e coração

Pesquisadores da Universidade de Pávia, na Itália, afirmam que o tipo certo de música pode desacelerar o coração e abaixar a pressão sanguínea.

Músicas vibrantes como Nessun Dorma, de Puccini, que é cheia de crescendos e diminuendos, são melhores para ajudar na reabilitação em casos de derrames, de acordo com os estudiosos.


Melodias com ritmo mais acelerado aumentam os batimentos cardíacos, o ritmo respiratório e a pressão sanguínea. Já a música com ritmo mais lento gera o efeito contrário nos pacientes, segundo os pesquisadores.

A música já é usada em muitos hospitais britânicos por uma terapia barata e fácil de aplicar e também por gerar efeitos físicos perceptíveis no organismo, além de ter um impacto positivo no humor do paciente.

O estudo dos pesquisadores italianos foi publicado na revista especializada Circulation.

Respostas às músicas
O médico Luciano Bernardi e sua equipe de pesquisadores da Universidade de Pávia pediram a 24 voluntários saudáveis que ouvissem cinco faixas de músicas clássicas, escolhidas aleatoriamente, e monitorassem as respostas de seus corpos.

Entre as músicas escolhidas estavam a Nona Sinfonia de Beethoven, uma área de Turandot, de Puccini, a Cantata nº 169 de Bach, Va Pensiero, da ópera Nabuco, de Verdi, e Libiam Nei Lieti Calici, de La Traviata, também de Verdi.

Cada crescendo destas músicas, um aumento gradual do volume, "estimulava" o corpo e levava ao estreitamento dos vasos sanguíneos abaixo da pele, aumentando a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos, além de provocar um aumento das taxas respiratórias.

Por outro lado, os diminuendos, diminuição gradual do volume, causavam o relaxamento, diminuindo os batimentos cardíacos e diminuindo também a pressão sanguínea.

"A música leva a uma mudança dinâmica e contínua - e previsível, até certo ponto - no sistema cardiovascular", afirmou Bernardi. "Essas descobertas aumentam nossa compreensão de como a música pode ser usada na medicina de reabilitação."

Música e silêncio
Os pesquisadores testaram várias combinações de música e silêncio nos voluntários e descobriram que as faixas que alternam entre ritmos rápidos e mais lentos, como óperas, parecem ser as melhores para a circulação e para o coração.

As árias de Verdi, que seguem frases musicais de dez segundos, parecem se sincronizar perfeitamente com o ritmo cardiovascular natural, de acordo com o estudo.

"Observamos grandes benefícios (do uso da música) para pessoas que sofreram derrames ou ataques cardíacos. O poder da música é simplesmente incrível", afirma Diana Greenman, diretora executiva da organização Music in Hospitals.

A instituição de caridade britânica especializada em levar música ao vivo a hospitais, asilos e casas de repouso, foi criada logo depois da 2ª Guerra Mundial para ajudar os veteranos feridos.

"Já observamos, em pesquisas anteriores, um estado emocional positivo, que pode ser desencadeado ao ouvir música, e que pode ajudar sobreviventes de derrames", disse um porta-voz da associação britânica especializada em tratamento de derrames, Stroke Association.


BBC

Nunca paguei por uma mulher, diz Berlusconi a revista italiana

O premiê da Itália, Silvio Berlusconi, chega para reunião política em Bruxelas, na Bélgica, no último dia 18. (Foto: AFP)

Premiê da Itália é suspeito de indução à prostituição.Ele nega as acusações é vê complô para derrubá-lo.

Da EFE, em Roma

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, que está sendo investigado pela Justiça por suspeita de indução à prostituição no caso das jovens convidadas para festas em suas propriedades na Sardenha e em Roma, afirmou que nunca pagou por uma mulher.

"Nunca paguei por uma mulher. Nunca entendi que satisfação pode existir se não existe o prazer da conquista", declarou o político à revista italiana "Chi".

A entrevista com o premiê só vai ser publicada na quarta-feira (hoje), mas nesta terça (23)(ontem) foram divulgados alguns trechos da reportagem.

Nela, Berlusconi comenta pela primeira vez o escândalo surgido após as declarações da jovem Patrizia D'Addario, que disse ter cobrado mil euros para ir a um jantar na casa do chefe do governo.

À publicação, o premiê afirmou que se tivesse suspeitado de que havia prostitutas de luxo à sua volta, teria ficado a milhas de distância.

"Meus convidados nunca foram submetidos a uma revista pessoal. Se algum deles depois abusa da minha cortesia e da minha boa-fé e viola minha privacidade, este é um comportamento que desqualifica ele, não a mim", disse.

"Por trás da investigação (da Promotoria) de Bari está alguém que deu uma ordem muito específica e muito bem retribuída a esta senhora D'Addario", acrescentou Berlusconi, que voltou a insistir na teoria do "projeto subversivo" para derrubá-lo.

O chefe do governo também disse que não há nada pelo que tenha que pedir desculpas, algo que, frisou, muitos diretores de jornais não podem dizer.

Depois da publicação de parte da entrevista, Patrizia desmentiu, em declarações dadas à imprensa italiana, ter recebido ordens ou dinheiro para falar e insistiu que o primeiro-ministro apresentasse provas para a Justiça.

Em outro trecho da entrevista, Berlusconi falou sobre o empresário Giampaolo Tarantini, que a Promotoria de Bari também investiga.

"Conheci-o no verão passado (2008), em Sardenha. Ele foi apresentado como um empresário sério e estimado. Agora que está no centro de uma investigação, penso que para ele, como para qualquer cidadão implicado numa ação judicial, deve valer a presunção de que é inocente", afirmou o premiê.

Sobre as repercussões do escândalo na família, Berlusconi disse que "a dor pela lama" que tentaram jogar nele e nas pessoas mais próximas uniu todos ainda mais.

Pela primeira vez, o político também falou do pedido de divórcio feito pela segunda mulher, Verónica Lario, depois que esta descobriu que o marido tinha ido à festa de aniversário de 18 anos da jovem Noemí Letizia, cuja relação com Berlusconi ainda não ficou clara.

A separação de Verónica causou "uma ferida muito dolorosa. Não sei se o tempo conseguirá cicatrizá-la", declarou o premiê, que disse estar "triste, mas sereno".

"O que é certo é que a nossa foi uma grande história de amor. E as verdadeiras histórias de amor não se apagam nunca".

Bandeirinhas coloridas, Fogueira, Comidas Típicas, Balões…


O mês de junho chegou e com ele além do frizinho as tradicionais festas juninas se espalham em escolas, chácaras, paróquias, por todo o Brasil. Uma forte tradição de festejar o folclore e os santos populares da época nos contagia. Pipoca, paçoquinha, milho verde, canjica e todos os deliciosos quitutes deixam as crianças alvoroçadas para saborear tudinho, mas será que são só as crianças??? Imagina, os adultos adoram!!! Os festejos Festas juninas ou Festas dos santos populares são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 24 de junho, segundo o calendário Juliano (pré-gregoriano) e cristianizada na Idade Média como “festa de São João”.

Essas celebrações são particularmente importantes no Norte da Europa - Dinamarca, Estônia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Noruega e Suécia -, mas são encontrados também na Irlanda, partes da Grã-Bretanha (especialmente Cornualha), França, Itália, Malta, Portugal, Espanha, Ucrânia, outras partes da Europa, e em outros países como Canadá, Estados Unidos, Porto Rico, Brasil e Austrália.

As tradições Populares
As festas juninas brasileiras podem ser divididas em dois tipos distintos: as festas da Região Nordeste e as festas do Brasil caipira, ou seja, nos estados de São Paulo, Paraná (norte), Minas Gerais (sobretudo na parte sul) e Goiás. No Nordeste brasileiro se comemora, com pequenas ou grandes festas que reúnem toda a comunidade e muitos turistas, com fartura de comida, quadrilhas, casamento matuto e muito forró. É comum os participantes das festas se vestirem de matuto, os homens com camisa quadriculada, calça remendada com panos coloridos, e chapéu de palha, e as mulheres com vestido colorido de xita e chapéu de palha. No interior de São Paulo ainda se mantêm a tradição da realização de quermesses e danças de quadrilha em torno de fogueiras. Em Portugal há arraiais com foguetes, assam-se sardinhas e oferecem-se manjericos, as marchas populares desfilam pelas ruas e avenidas, dá-se com martelinhos de plástico e alho porro nas cabeças das pessoas principalmente nas crianças e quando os rapazes se querem meter com as raparigas solteiras.

No Brasil, recebeu o nome de junina (chamada inicialmente de joanina, de São João), porque acontece no mês de junho. Além de Portugal, a tradição veio de outros países europeus cristianizados dos quais se oriunda as comunidades de imigrantes, chegados a partir de meados do século XIX. Ainda antes, porém, a festa já tinha sido trazida para o Brasil pelos portugueses e logo foi incorporada aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. Por ser uma região árida, o Nordeste agradece anualmente a São João, mas também a São Pedro, pelas chuvas caídas nas lavouras. Em razão da época propícia para a colheita do milho, as comidas feitas de milho integram a tradição, como a canjica e a pamonha.

A Fogueira
De origem européia, as fogueiras juninas fazem parte da antiga tradição pagã de celebrar o solstício de verão. Assim como a cristianização da árvore pagã “sempre verde” em árvore de natal, a fogueira do dia de “Midsummer” (24 de Junho) tornou-se, pouco a pouco na Idade Média, um atributo da festa de São João Batista, o santo celebrado nesse mesmo dia. Ainda hoje, a fogueira de São João é o traço comum que une todas as festas de São João européias (da Estônia a Portugal, da Finlândia à França). Estas celebrações estão ligadas às fogueiras da Páscoa e às fogueiras de Natal. Uma lenda católica cristianizando a fogueira pagã estival afirma que o antigo costume de acender fogueiras no começo do verão europeu tinha suas raízes em um acordo feito pelas primas Maria e Isabel. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel teria de acender uma fogueira sobre um monte.

Festa junina


O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do Dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre entre os dias 23 e 24, o Dia de São João. Durante os festejos acontecem as quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos caipiras.

A tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diversos feriados municipais: Santo Antônio, em Lisboa; São Pedro, no Seixal; São João, no Porto, em Braga e em Almada. O nome “junina” é devido à sua procedência de países europeus cristianizados. Os portugueses foram os responsáveis por trazê-la ao Brasil, e logo foi inserida aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras. A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. Em Campina Grande, na Paraíba, a festa junina atrai milhares de pessoas. A canjica e a pamonha são comidas tradicionais da festa na região, devido à época ser propícia para a colheita do milho. O lugar onde ocorrem os festejos juninos é chamado de arraial, um espaço ao ar livre cercado ou não, e onde há barracas ou um galpão adaptado para a festa. As festas de São João são ainda comemoradas em alguns países europeus católicos, protestantes e ortodoxos. Em algumas festas européias de São João são realizadas a fogueira de São João e a celebração de casamentos reais ou encenados, semelhantes ao casamento fictício que é um costume no baile da quadrilha nordestina.

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

Foto falsa de professora em pose erótica suspende 4 alunos

Alunos utilizaram 'Photoshop' para criar a foto falsa da professora em pose erótica. (Foto: Reprodução/Il Gazzettino)


Estudantes de uma escola em Pádua, na Itália, foram suspensos após modificar a foto de uma professora de 24 anos, para que ela parecesse estar com a lingerie à mostra enquanto escrevia na lousa, segundo reportagem publicada pelo jornal italiano "Il Gazzettino". Os alunos, que tinham por volta de 14 anos, utilizaram o "Photoshop", programa de tratamento de imagens, para criar a foto falsa da professora em uma pose erótica. Depois, eles a publicaram no Facebook (site de relacionamentos) e compartilharam com os colegas da escola. No entanto eles se deram mal, pois a direção do colégio tomou conhecimento da história. O diretor Renato Varriale suspendeu quatro alunos devido ao incidente. Colegas consideraram exagerada a punição, pois a foto tinha sido colocada apenas no Facebook.

G1

terça-feira, 23 de junho de 2009

Paura nella notte a L'Aquila


Il centro storico di L'Aquila



Paura nella notte a L'Aquila
Nuove forti scosse di terremoto
L'Aquila - Torna la paura nella città abruzzese. Nella notte una nuova serie di scosse ha fatto tremare la città sconvolta dal sisma del 6 aprile scorso. La più forte, avvertita anche a Roma, alle 22.58 con magnitudo 4,5 della scala Richter ed epicentro a Pizzoli. Altre sette scosse, di intensità minore, sono state registrate dopo la mezzanotte. E la terra ha tremato di nuovo stamattina alle 10.35, magnitudo 3,5. La Protezione Civile ha subito effettuato dei controlli da cui è emersa l'assenza di danni alle cose e alle persone. Migliaia di aquilani hanno trascorso la notte all'aperto e sotto la pioggia. Circa duecento persone, da poco rientrate nelle loro abitazioni, si sono immediatamente riversate in strada. Le ultime scosse non cambiano i programmi delle autorità locali per quanto riguarda l'iter della ricostruzione. Il prefetto dell'Aquila, Franco Gabrieli, ha confermato l'autorizzazione concessa ai pedoni per il transito e l'accesso a Piazza Duomo. Il permesso è valido dalle 8 alle 22. "Quanto accaduto ieri sera e stamattina riduce di certo la voglia di rientrare nelle case - ha dichiarato Massimo Cialente sindaco de L'Aquila - Certo non è un iniezione di fiducia ma bisogna andare avanti". L'attività sismica della scorsa notte non comporterà una nuova ispezione alle case perché "la situazione andrebbe rivista solo se ci fosse una scossa superiore a quella del 6 aprile", ha concluso il primo cittadino del capoluogo abruzzese precisando che in ogni caso saranno "attivati dei controlli a campione soprattutto sulle emergenze e sulle criticità che già conoscevamo". All'Aquila ci sarà anche una ricostruzione digitale. Il ministro per l'Innovazione Renato Brunetta ha annunciato che entro la fine dell'estate "l'intera città sarà dotata di un sistema wireless per Internet". Il progetto partirà dall'Università aquilana, dove sorgerà anche un centro di competenza per altre amministrazioni locali.

La città si prepara intanto al G8 di luglio. Il ministro Maroni rassicura sulle misure di sicurezza predisposte: "Siamo organizzati da tempo". Con l'avvicinarsi del vertice, si moltiplicano le iniziative in qualche modo di protesta. Crescono ad esempio sul web le adesioni all'appello lanciato dalle universatarie italiane alle firs lady affinché disertino il summit. "Siamo profondamente indignate per il modo in cui il presidente del Consiglio italiano Silvio Berlusconi tratta le donne sulla scena pubblica e privata e chiediamo alle First Ladies di disertare il G8 in segno di solidarietà alle donne italiane", si legge nell'appello.
La Repubblica
(23 giugno 2009)

Briga de magnatas: Rupert Murdoch e Silvio Berlusconi trocam acusações na mídia

Quando Rupert Murdoch e Silvio Berlusconi entram em conflito, não é nenhuma surpresa que a disputa aconteça em múltiplas plataformas.Na Itália, o primeiro-ministro Berlusconi usou uma entrevista em um de seus canais de televisão para acusar Murdoch de lançar um ataque pessoal contra ele através de um jornal da News Corp., a gigante da mídia global que pertence a Murdoch.Os artigos e editoriais em questão, publicanos no "The Times" de Londres, examinam o relacionamento entre Berlusconi, 72, e a modelo de 18 anos Noemi Letizia. Murdoch, apareceu num canal de televisão de Nova York, de propriedade da News Corp., para revidar as acusações de ataque pessoal de Berlusconi, dizendo que elas são insólitas e que outros jornais, que não pertencem à sua companhia, foram ainda mais críticos.


Silvio Berlusconi

Nesse nível, a disputa pode parecer tão burlesca quanto as estranhezas de um show de variedades italiano. Mas em outro nível, a rivalidade entre os dois homens é séria, e está esquentando.Berlusconi está "com medo do que Murdoch possa fazer na Itália", diz Fabrizio Perretti, professor da Universidade Bocconi em Milão que estuda a mídia italiana. "E é por isso que ele acusou Murdoch, mesmo que na verdade ele não seja culpado."A News Corp. é dona da Sky Italia, uma transmissora via satélite que dominou o negócio de TV paga na Itália desde que foi criada em 2003. A empresa familiar de Berlusconi, a Fininvest, está tentando desafiar o domínio da Sky na TV paga. Apesar da forte posição da Sky - com mais de 4,7 milhões de assinantes, atingindo cerca de um quarto dos lares italianos - os analistas da mídia dizem que mudanças no mercado nacional podem criar uma abertura para a Mediaset, uma empresa controlada pela Fininvest."A competição chegará a um novo nível de intensidade na segunda metade desse ano", disse o analista da Screen Digest in Londres, Tim Westcott.A televisão italiana é diferente porque o país praticamente não tem serviço de cabo, e os serviços noticiosos que enviam programação através de conexões de internet de banda larga - uma tecnologia que está crescendo rapidamente em todo o resto da Europa - estão demorando para engrenar.Pouco depois que a Sky Italia foi criada, a Mediaset estreou um serviço de TV paga, usando sinais encodados transmitidos digitalmente, através de ondas aéreas comuns. Com conversores e cartões pré-pagos, como os que muitos italianos usam para serviços de telefonia celular, os telespectadores podem decifrar os sinais, que incluem transmissões dos principais jogos de futebol.Esses consumidores normalmente pagam bem menos do que os assinantes da Sky, e a maior parte do lucro com TV da Mediaset continua sendo através de anúncios em seus canais gratuitos. Mas com o declínio da propaganda, ela cobiça o fluxo estável de renda que os assinantes da TV paga fornecem, e montou uma estratégia para transformar seus 2,9 milhões de portadores de cartões em assinantes de longo termo, e para atrair novos clientes.



Rupert Murdoch

À medida que a televisão italiana migra para os sinais digitais, dizem os analistas, pode ser mais fácil para a Mediaset transformar seus telespectadores em clientes pagantes, porque eles já terão a tecnologia necessária instalada, enquanto o serviço da Sky necessita da instalação de uma antena parabólica.Mas a Sky não está parada. Assim como em outros mercados, como na Inglaterra, onde a companhia comanda um bem sucedido negócio de televisão paga, a Sky está apostando em conteúdo numa tentativa de manter seu domínio.Berlusconi diz que a briga com Murdoch aumentou depois uma decisão do governo italiano em dezembro de dobrar o imposto sobre o valor agregado da Sky em 20%."Não quero ser ofensivo, mas infelizmente depois do episódio do imposto houve um colapso nas relações com o grupo Sky e o grupo Murdoch, que publicou uma série de artigos muito críticos me atacando", disse Berlusconi numa entrevista ao Canale 5 da Mediaset.Ele parecia estar se referindo a artigos e editoriais do jornal "The Times", um deles com a seguinte manchete: "Cai a máscara do palhaço".Murdoch retrucou na semana passada numa entrevista na Fox Business Network. "Não controlo o que o editor do 'The Times' diz em Londres ou o que falam os economistas que o têm atacado, dizendo que foi uma desgraça tê-lo como primeiro-ministro durante os últimos cinco anos", disse ele.Talvez o mais surpreendente seja que a disputa levou muito tempo para se desenvolver, dados os interesses superpostos e as personalidades gigantescas dos dois homens.Nos anos 90, entre o primeiro e o segundo mandato de Berlusconi como primeiro-ministro - ele está atualmente em seu terceiro mandato - foi amplamente noticiado o fato de que ele discutiu a venda da Mediaset para Murdoch, mas os dois não conseguiram concordar em relação ao preço. A criação da Sky Italia, através da fusão de duas companhias de satélite, ocorreu durante o segundo mandato de Berlusconi.Outros países europeus acharam difícil sustentar mais do que uma grande operadora de TV paga, o que resultou numa onda de fusões.Conforme a competição aumenta na Itália, os analistas dizem que é improvável que as tensões atuais entre Murdoch e Berlusconi sejam as últimas."A Itália, durante os próximos anos, será um mercado muito interessante para a televisão, tanto por motivos econômicos quanto por motivos políticos", disse Augusto Preta, gerente geral da ITMedia Consulting em Roma.




The New York Times
Por Eric Pfanner
Tradução: Eloise De Vylder

Berlusconi risponde al Pd



IlGiornale.it


clique para ler a notícia

Cemitérios entram em roteiro turístico de Porto Alegre


Caminhada visita Cemitério da Santa Casa e Cemitério Evangélico (Foto: Tarsila Pereira/PMPA)


Com duas horas de passeio, o roteiro do Viva o Centro a Pé, que percorre pontos turísticos de Porto Alegre no próximo sábado (27), vai visitar dois cemitérios da cidade. De acordo com a prefeitura, o percurso será orientado pela pesquisadora de Arte Funerária Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho, especialista em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Ainda segundo a prefeitura, o roteiro terá saída às 10h da Rua Demétrio Ribeiro. Serão visitados o Cemitério da Santa Casa e o Cemitério Evangélico. As caminhadas do Viva o Centro a Pé ocorrem duas vezes por mês. Em caso de chuva, o evento será transferido para o sábado seguinte.

Para se inscrever no passeio basta mandar um email para o endereço vivaocentroape@gmail.com, até 26 de junho, às 14h. O valor da inscrição é um 1 kg de alimento não perecível.

G1

Os maiores impostos da UE estão na Itália

A Itália é o país da União Europeia (UE) com os maiores impostos sobre o trabalho e o quinto por pressão fiscal global, anunciou nesta segunda-feira o Instituto Europeu de Estatística (Eurostat). Segundo a fonte, em 2007 os impostos e tributos sociais representaram na Itália 44% do custo do trabalho, frente aos 42,3% de Suécia e Bélgica. Com isso, a Itália é o quarto país no que se refere à taxação de renda das empresas, precedido por Malta (35), França (34,4) e Bélgica (34). Dentro da União Europeia, a Itália é o segundo país por taxação do capital (36,2) e um dos últimos por impostos sobre os consumos (17,1). Enquanto o imposto máximo sobre as rendas das pessoas passou na Itália dos 45,9 em 2000 para 44,9 em 2008, este país ocupa o quinto lugar na UE por pressão fiscal global (43,3%), estando 5,1% acima da média.


Ansa

Newsletter anno X n. 24


Newsletter Anno X n. 24 del 23 giugno 2009


Audio newsletterAscolta la Newsletter (mp3)

Colaboração Lea Beraldo

CEPESLE NEWS - Revista Eletrônica de História , Genealogia e Afins


CEPESLE NEWS - Revista Eletrônica de História , Genealogia e Afins
Espaço destinado ao resgate histórico-genealógico, à publicação de notícias veiculadas em antigos periódicos e órgãos oficiais, Arquivologia e assuntos afins.


Imigrantes em Leopoldina, MG
Imigrantes em Leopoldina, MG
Imigrantes em Leopoldina, MG
Contagem Regressiva nr. 1
Imigrantes em Leopoldina, MG
Imigrantes em Leopoldina, MG
Dicionário dos Italianos Estantes em Portugal
Notícias da Revista de História da BN
USP coloca livros raros na web

http://cepesle-news.blogspot.com

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Referendo: apenas 16% vão às urnas no primeiro dia

Roma, 22 jun, Ansa - O referendo sobre mudanças na legislação eleitoral da Itália, que é realizado entre ontem e hoje em todo o país, contou com pouco mais de 16% de participação popular no primeiro dia de votação. Para que o pleito seja validado, é preciso que ao menos 50% dos eleitores compareçam às urnas. O ministro da Defesa, Ignazio La Russa, considera que "é quase certeza que não se chegará nem mesmo a 30%" de votos. Isto porque ontem as urnas foram abertas à votação por 14 horas (das 8h às 22h). Já hoje, o período de votação será de apenas oito horas (das 7h às 15h). O voto para o referendo no país não é obrigatório. Os italianos votam nestes dois dias pelo fim das coalizões em eleições legislativas e para que seja proibido que uma pessoa se candidate ao Parlamento simultaneamente por mais de uma região. Para o primeiro quesito, compareceram às urnas 16,4% dos eleitores, ao passo que, o segundo registrou frequência de 16,7%. Na manhã de hoje, o presidente da Câmara dos Deputados da Itália, Gianfranco Fini, compareceu às urnas na capital italiana. Quem também votou nesta segunda-feira foi o secretário do Partido Democrata (PD, de oposição), Dario Franceschini. Ao chegar ao seu colégio eleitoral, também em Roma, o líder da oposição quis se informar sobre a frequência dos eleitores. Até aquele momento, apenas 11% tinham ido votar hoje. Depois do voto, Franceschini não deu declarações, dizendo apenas que falará após o encerramento do referendo.

Já o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, havia votado ontem. O mandatário não fez campanha para o referendo, mas não escondeu seu voto em favor das mudanças na legislação eleitoral. Enquanto esteve no colégio eleitoral, Berlusconi disse que é favorável a uma mudança política na Itália, para que seja adotado o presidencialismo, mas disse que, para isso, é necessário que "a maioria do país esteja decidida a ir nessa direção". A Itália é uma república parlamentarista em que o Poder Legislativo é exercido por um parlamento bicameral. Entre ontem e hoje também acontece o segundo turno das eleições para o Executivo e Legislativo de algumas províncias italianas. Há duas semanas foi realizado o primeiro turno, e os italianos foram às urnas para escolher seus representantes municipais e provinciais.

Ansa