Bento XVI disse que técnicas como "o congelamento dos embriões humanos, a diagnose pré-implantação, a pesquisa sobre as células embrionárias e as tentativas de clonagem humana" infringiram a barreira que permeia a dignidade humana. O papa também considerou que a "fecundação extra-corpórea (in vitro)" ameaça a dignidade humana. A técnica é considerada pela medicina como a "ultima oportunidade" para as mulheres que sofrem de esterilidade ou possuem anticorpos que destroem os espermatozóides. Segundo o pontífice, estas técnicas prevêem "que seres humanos no estado mais frágil e indefeso de sua existência sejam selecionados, abandonados, assassinados ou usados como material biológico".
quinta-feira, 31 de janeiro de 2008
Papa afirma que fecundação in vitro infringe dignidade humana
Bento XVI disse que técnicas como "o congelamento dos embriões humanos, a diagnose pré-implantação, a pesquisa sobre as células embrionárias e as tentativas de clonagem humana" infringiram a barreira que permeia a dignidade humana. O papa também considerou que a "fecundação extra-corpórea (in vitro)" ameaça a dignidade humana. A técnica é considerada pela medicina como a "ultima oportunidade" para as mulheres que sofrem de esterilidade ou possuem anticorpos que destroem os espermatozóides. Segundo o pontífice, estas técnicas prevêem "que seres humanos no estado mais frágil e indefeso de sua existência sejam selecionados, abandonados, assassinados ou usados como material biológico".
Marini diz que formar Governo italiano é difícil, mas "não impossível"
Conhecido no país como um homem de consenso e avaliado por sua determinação nas negociações durante seu passado como líder sindical, o presidente do Senado italiano assegurou que "pode existir esperança com a boa vontade e com discursos claros". Os chamados partidos "nanicos" expressaram hoje suas dificuldades de apoio a uma nova lei eleitoral e se juntaram à resistência do líder da oposição, Silvio Berlusconi - partidário de convocar eleições e de ser contra qualquer diálogo -, divulgada na última quarta."Espero um acordo verdadeiro sobre a lei eleitoral, baseado em um consenso amplo e político", acrescentou o presidente do Senado, rejeitando maiorias formadas graças "ao apoio de alguns poucos indivíduos". No entanto, as legendas da coalizão de centro-direita, convencidas de sua vitória em possíveis eleições, continuam afirmando que a tarefa de Marini é "perda de tempo" e que a única solução é ir às urnas.
Roberto Calderoli, membro da Liga do Norte, aliada de Berlusconi, anunciou que seu partido não comparecerá à reunião com o chefe da câmara alta italiana. O líder da direitista Aliança Nacional (AN), Gianfranco Fini, garantiu hoje que nunca apoiaria um Governo, mesmo transitório, "no qual existam pessoas como Alfonso Pecoraro Scanio e Vicenzo Visco", ministro do Meio Ambiente e vice-ministro de Economia da Itália, respectivamente. Fini chegou a marcar datas: "Nos dias 6 ou 13 de abril haverá eleições. Não existe uma maioria parlamentar, portanto, um pleito deve ser convocado". Os partidos "nanicos", que se reuniram hoje com Marini, demonstraram claras divisões quanto à escolha de algum dos sistemas eleitorais propostos ultimamente. "Acho que o melhor é ficar perto das gráficas para imprimir os cartazes da campanha eleitoral", disse Francesco Storace, secretário do "La Destra", partido nascido de um cisma no AN, depois de se reunir com o presidente do Senado italiano.
A pequena legenda Democracia Cristã para as Autonomias (DCA) expôs a Marini um pensamento com o qual muitos analistas políticos concordam: "Se não foi possível entrar em acordo para mudar a lei eleitoral durante estes 20 meses, como será possível fazê-lo em algumas semanas?". O único partido que pode romper os equilíbrios é a União de Democratas Cristãos e de Centro (UDC), dirigida por Pier Ferdinando Casini, e que manteve até agora uma posição ambígua, mesmo demonstrando que está a favor de mudar a legislação eleitoral.Casini se reuniu na noite de quarta-feira com Berlusconi, no que parece ter sido uma reconciliação, e agora pode se inclinar a favor das eleições antecipadas solicitadas pela direita.Marini continuará a se encontrar com políticos nos próximos dias, mas antecipou que também terá reuniões com os representantes do comitê promotor do plebiscito para mudar a legislação (previsto para abril ou maio), além de representantes sindicais e empresários.
A todas as propostas e opiniões se uniu a do vice-primeiro-ministro italiano e expoente do Partido Democrata, Massimo D'Alema, que pediu que o plebiscito seja realizado antes das eleições caso não haja um acordo.
Pitbull e cobras guardando drogas
Italiana sequestrada na Venezuela
Mônaco analisa pedido de extradição de Cacciola
Com informações do Globo on line
Aumenta o índice de casais mistos na Itália
Carnaval 2008 - Foliões tomam as ruas na Europa
Os atores Gerard Depardieu e Sophia Loren conversam durante a eleição da rainha do carnaval de Santa Cruz de Tenerife, na Espanha (Foto: Arturo Rodriguez/AP)
A chanceler alemã Angela Merkel aplaude a performance de Anna-Ellena Blatz durante cerimônia carnavalesca em Berlim, no último 29 de janeiro (Foto: Miguel Villagran/AP)
Vestidos sabe-se-lá-do-quê, alemães festejam o carnaval na Cologne Cathedral, na Alemanha (Foto: Roberto Pfeil/AP)
Do Globo on line
Carnaval de Veneza - meta preferida
Ruptura de cabo deixa Índia e Oriente Médio sem internet
As causas do rompimento dos cabos e sua localização exata não foram divulgadas, mas há informações de que o problema teria sido causado pela âncora de um navio perto do porto de Alexandria. O Ministério das Telecomunicações do Egito afirmou que é provável que a normalização dos serviços de internet no país demore vários dias.Os cabos submarinos são operados pela FLAG Telecom, que opera o cabo Fiber-Optic Link Around the Globe (FLAG), de 28 mil quilômetros, e pelo SEA-ME-WE 4, um sistema de cabos submarinos que liga o Sudeste Asiático à Europa, passando pela Índia e pelo Oriente Médio.
Mãe de Ingrid Betancourt vai se encontrar com Bento XVI
Ingrid Betancourt foi seqüestrada pelas Farc em fevereiro de 2002 na floresta do Caquetá, junto com sua candidata a vice-presidente, Clara Rojas, libertada no dia 10 de janeiro graças a gestões do presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Betancourt é uma das 44 pessoas que fazem parte de uma lista de seqüestrados, junto com três norte-americanos e dezenas de políticos, policiais e soldados, que as Farc pretendem trocar por 500 rebeldes presos.
quarta-feira, 30 de janeiro de 2008
Itália: Berlusconi rejeita a reforma da lei eleitoral
O chefe do Estado italiano, Giorgio Napolitano, havia encarregado nesta quarta-feira o presidente do Senado, Franco Marini, de examinar a possibilidade de um acordo sobre uma reforma eleitoral. "Pedi ao presidente do Senado que verificasse a possibilidade de conseguir um consenso sobre uma reforma da lei eleitoral e (a existência) de um apoio a um governo encarregado de tal reforma", declarou Napolitano, o único que tem o poder no país para dissolver o Congresso e convocar eleições antecipadas."Dissolver o Parlamento em menos de dois anos seria uma decisão grave", reconheceu o presidente.
Marini, por sua vez, afirmou que aceita "esse difícil e grave papel e comprometo-me a cumprir minha tarefa com determinação". Napolitano decidiu encarregar Marini após ouvir as propostas do ex-primeiro-ministro conservador Silvio Berlusconi e do líder de centro-esquerda Walter Veltroni.
Berlusconi exige a antecipação das eleições, enquanto Veltroni pede que elas sejam adiadas por alguns meses, possivelmente até 2009, para reformar previamente a lei eleitoral. A Itália enfrenta uma crise política após a renúncia, na semana passada, do chefe do governo Romano Prodi, que perdeu o apoio do Senado.
Presidente italiano encomenda governo de transição à Franco Marini
Segundo jornais italianos, a oposição conservadora - liderada pelo ex-premiê Silvio Berlusconi - rejeitou a saída política para a crise e continua a insistir na convocação de novas eleições."Não há necessidade de mudar a lei eleitoral. Não há espaço para o diálogo. Pedimos eleições imediatas", declarou Berlusconi ao ser informado do final da crise política proposta pelo chefe de Estado, Giorgio Napolitano.
Após quatro dias de consultas com os representantes políticos, o presidente da República escolheu a fórmula do "mandato de prospecção" para solucionar a crise de Governo iniciada após a renúncia do primeiro-ministro, Romano Prodi. O chefe de Estado justificou sua decisão ao explicar que "a crise de Governo começou quando tinham começado uma série de negociações no Parlamento entre as forças políticas para uma modificação da lei eleitoral e de algumas normas importantes da Constituição". Napolitano afirmou que existe uma preocupação no país "que sem estas reformas não se possa chegar à necessária estabilidade política" e acrescentou que o pedido de uma reforma da lei eleitoral "foi claramente apresentada no seio da opinião pública e por uma significativa representação do mundo econômico".
Além disso, lembrou que existe a demanda de convocar um plebiscito, aprovada pelo Tribunal Constitucional, para uma modificação desta lei. Já Marini reconheceu que se trata de um "empenho difícil e trabalhoso" e afirmou que "existe uma forte esperança de reformar para a lei eleitoral entre os cidadãos". O presidente do Senado, de 75 anos, explicou que tentará concluir sua missão "o mais rápido possível", visto que Napolitano não colocou uma data limite para que se alcance um resultado.
(*) Com Efe e France Presse
Protesto de taxistas paralisa Paris
UE suspenderá na quinta-feira importações de carne bovina do Brasil
Bento XVI: "Quem está longe de Deus, está longe de si mesmo, está alienado"
O pontífice acredita que a presença de Deus no homem é profunda e misteriosa. "Quem está longe de Deus, está longe de si mesmo, está alienado, e só pode se encontrar, se encontrar Deus", afirmou. O papa explicou que, de acordo com Santo Agostinho, "o ser humano é social por natureza mas também anti-social por vício e está salvo por Cristo, único mediador entre Deus e a humanidade e único caminho para a liberdade e a salvação".
Bento XVI lembrou que o papa João Paulo II se perguntava o que Santo Agostinho poderia dizer hoje aos homens, e acrescentou que o santo sempre dizia "que se deve reconduzir os homens à esperança de encontrar a verdade".
Cooperação entre Cuba e Trento
Óculos futuristas de Pucci
UE exige mais esforços da Itália para reduzir déficit público
Tribunal de Milão absolve Berlusconi em caso de falsificação de balanços
A acusação principal era baseada em uma transferência de US$ 434 mil das contas de Cesare Previti, amigo pessoal e advogado de Berlusconi, ao juiz Renato Squillante, que julgou a venda da SME.Por este caso, Previti foi condenado a cinco anos de prisão, pena que cumpre em regime domiciliar, por causa de sua idade avançada. Berlusconi já tinha sido absolvido em primeira instância em 2004, embora então sob a alegação de que o delito tinha prescrito. O ex-presidente do Governo tem ainda responde a um outro processo, no qual é acusado de ter pago o advogado britânico David Mills para que prestasse falso testemunho a seu favor, no caso sobre supostas irregularidades na compra e venda de direitos televisivos por parte de uma de suas sociedades, Mediaset.
Grandes jornais italianos recebem ameaças de morte
terça-feira, 29 de janeiro de 2008
Presidente italiano adia decisão sobre os rumos do governo
O presidente iniciou no sábado consultas cruciais para solucionar a crise e recebeu nesta terça o líder da direita, Silvio Berlusconi, e Walter Veltroni, prefeito de Roma e líder do Partido Democrata (PD). O conservador e ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi exigiu que as eleições fossem antadas, enquanto seu principal rival, Walter Veltroni, pediu o adiamento dos comícios em alguns meses, possivelmente até 2009.As duas grandes forças políticas italianas tomaram posições completamente diferentes para resolver a situação de crise iniciada após a renuncia do chefe de governo Romano Prodi.Berlusconi rejeitou criar um governo provisório que se encarregue de reformar a lei eleitoral. "O único caminho é o das urnas, para que o país conte com um governo operativo", reiterou Berlusconi, que segundo as pesquisas conta com uma vantagem de 10 a 12 pontos sobre a coalização de centro-esquerda que governo a Itália nos últimos 20 meses. Tudo parece indicar que Napolitano não conseguiu convencer Berlusconi a apoiar a formação de um governo provisório.
O prefeito de Roma e líder do Partido Democrata, Walter Veltroni, considera necessário reformar a lei eleitoral antes de convocar novas eleições, e para isso apóia a formação de um governo de transição com a "participação de todas as forças políticas". Napolitano irá encerrar a rodada de consultas com a convocação dos ex-presidentes da República e não há limite de tempo para que tome sua decisão. Veltroni propôs duas saídas: um governo provisório que reforme apenas a lei eleitoral e convoque eleições ou um governo que realize uma reforme geral das instituições e então organizar eleições em 2009. A imprensa italiana considera que Napolitano examina a possibilidade de designar uma personalidade política, como Franco Marini, presidente do Senado, ou Giuliano Amato, ministro do Interior, duas vezes primeiro-ministro, para formar um governo de transição.Contudo, a idéia de formar um governo sem apoio de Berlusconi gera bastantes incertezas. "Um governo provisório deve contar com uma ampla maioria no Parlamento e Berlusconi é que a tem; Napolitano não possui um grande poder de persuasão", comentou à agência de notícias France Presse o editor Sérgio Romano.
A única força da oposição de direita favorável a um governo de transição formado por personalidades é a União Democrática de Centro (UVD), que defende a idéia de "pacificar" politicamente o país. Boa parte da esquerda, como o Partido da Refundação Comunista, pede a formação de um governo provisório que reforme a lei eleitoral, indicada como a responsável pela paralisia política que atinge o país. A influente Confindustria, a associação de empresários, assim como as três centrais sindicais, apóiam essa opção.Muitos bispos católicos se declararam favoráveis a um governo de "solidariedade nacional", que de prioridade "ao bem comum e deixe de lado os interesses próprios".
Carnaval no Rio está aberto oficialmente
Veja a galeria de fotos
A abertura foi precedida de um desfile que percorreu ruas do Centro do Rio até chegar à Cidade do Samba, na Zona Portuária da cidade. O público assistiu à passagem de cavalos puxando carruagens da Confraria do Garoto, com o Rei Momo, a Rainha e as Princesas do carnaval e ainda da Família Real - atores caracterizados de Dom João VI, Pedro I e outros personagens históricos. A primeira carruagem foi ocupada pela realeza do carnaval: Rei Momo, rainha e princesas.
As carruagens conduzindo os principais personagens da folia saíram da Praça XV, passaram pela Rua 1º de Março, seguiram pela Igreja da Candelária e de lá, o cortejo seguiu pela Avenida Presidente Vargas, alcançando a Praça Cristiano Ottoni (Palácio Duque de Caxias). O desfile atravessou o Túnel João Ricardo e chegou até a Cidade do Samba.Durante o desfile, apenas um contratempo, segundo a prefeitura: a roda da carruagem que conduzia os integrantes da Confraria do Garoto se soltou, e o veículo teve de ser retirado do cortejo. Ninguém se feriu, e os confrades seguiram o desfile num caminhão do Exército.
Do Globo on line
Bento XVI diz que caridade deve ser feita "em segredo", sem "alarde"
Fotos: festa do Oscar do futebol italiano
Presidente italiano realiza últimas consultas sobre crise política
Grillo, o "Michael Moore" italiano
Bento XVI diz que ciência não pode ser o único critério do bem
Bento XVI acrescentou que o homem deve ser respeitado como o centro da criação e não pode se transformar em "objeto de manipulações ideológicas, de decisões arbitrárias, nem de abuso por parte dos mais fortes sobre os fracos".O papa acrescentou que os "danos" causados por essas manipulações e decisões arbitrárias foram "comprovados ao longo dos séculos e especialmente no século XX".Bento XVI destacou que o ser humano tem uma capacidade específica, que é a de discernir o bom e o bem, e que nenhuma ciência pode dizer "quem é o homem, de onde vem e para onde vai".O Papa acrescentou que o homem "é muito mais do que se vê ou se percebe pela ciência", e reiterou que é preciso salvaguardar sua dignidade desde o "período embrionário até a morte natural".
Biblioteca Britânica oferecerá 'Banquete Futurista'
A Biblioteca Britânica (British Library), em Londres, está organizando um banquete Futurista nos moldes de um evento realizado pelo artista italiano Filippo Tommasso Marinetti em 1932. O banquete é parte da exposição Breaking The Rules:The Printed Face of the European Avant Garde 1900-1937, que celebra a arte de vanguarda produzida na Europa entre 1900 e 1937.Além da refeição em si, o evento inclui uma variedade de surpresas programadas para estimular todos os sentidos: aromas, projeções, objetos para estimular o tato, efeitos sonoros, música de vanguarda, uma banda tocando jazz da década de 30 e leitura de textos futuristas.
O banquete acontece no dia 18 de março e está sendo realizado em parceria com a Accademia Italiana Della Cucina.Em 1932, o futurista Filippo Tommasso Marinetti - poeta, romancista e crítico que ficou conhecido por desafiar a opinião pública com idéias grandiosas e radicais - decidiu voltar sua atenção para o mundo sagrado da cozinha burguesa italiana. Em seu revolucionário livro de receitas futuristas, ele publicou um manifesto propondo a revitalização da preguiçosa cultura italiana por meio de uma mudança na forma como os italianos comiam.Entre outras idéias, o manifesto propunha a abolição do macarrão da dieta do país, já que, segundo Marinetti, o alimento induzia a letargia, o pessimismo e a nostalgia, entre outros efeitos.
O documento, interpretado por alguns como uma piada artística, também propôs a incorporação de inúmeras sensações à comida: velocidade, tecnologia, cor, esculturas, performances, barulhos e prazeres táteis.As idéias de Marinetti continuam a reverberar hoje, por exemplo, na ênfase ao aspecto estético da comida na nouvelle cuisine francesa, nas dietas com baixa quantidade de carbohidratos e na aplicação de técnicas científicas no preparo dos alimentos (uma tendência vista hoje na cozinha do renomado chef britânico Heston Blumenthal).
O cardápio do Banquete Futurista na Biblioteca Britânica incluirá alguns dos pratos mais marcantes do livro de Marinetti, selecionados pelo chef italiano Giorgio Locatelli.
Os ingressos para o evento custam cerca de R$ 300 reais por pessoa. Os organizadores são rigorosos quanto à apresentação dos participantes: eles devem vestir roupas clássicas ou em estilo 1930 com "um viés futurista". Jeans e roupas esportivas não serão bem-vindos.Do Globo on line
Maceió - Carnaval 2008
Em Maceió, Alagoas, o primeiro bloco a esquentar o povo foi o “Pinto da Madrugada”, afilhado do tradicional Galo da Madrugada do Recife.
Da Redação do AI
Capital de Cuba ganha escultura de Oscar Niemeyer
segunda-feira, 28 de janeiro de 2008
Vaticano proíbe barulho de torcida em torneio de futebol
Os organizadores da Clericus Cup afirmam que a intenção da Igreja com o campeonato é incentivar a socialização entre os religiosos que fazem sua formação nos diversos colégios e universidades pontifícias romanas, além de sensibilizá-los para a importância educativa e pastoral do esporte. Segundo as regras do campeonato, cada instituto religioso pode inscrever mais de um time para a competição e a participação é gratuita. Cada time tem no mínimo 16 jogadores e, no máximo, 24.As regras se baseiam no regulamento da Federação Italiana de Futebol, com algumas diferenças: as partidas têm duração de apenas 60 minutos e para expulsar um jogador de campo o árbitro usa um cartão azul em vez do vermelho. A expulsão dura apenas cinco minutos. Mas talvez a maior diferença agora seja o comportamento das torcidas.O brasileiro Francisco André Balieiro da Costa, do time do Colegio Caprinica, disse esperar que os torcedores se manifestem com ânimo, apesar das restrições impostas neste ano."A torcida é bem animada e isso nos incentiva muito. Dá um certo clima, mas sempre com respeito" disse o estudante de Teologia."Acho dificil que os torcedores fiquem muito quietos, e espero mesmo que não fiquem."
Os jogos acontecem aos sábados e domingos a cada 15 dias, no campo do Oratório São Pedro. O local, que tem vista para a Basília de São Pedro, fica no bairro residencial Aurelio, logo atrás dos muros que circundam a cidade do Vaticano.A competição começou em outubro do ano passado. As quatro equipes que vencerem as próximas partidas vão para as quartas de final, que serão realizadas depois da Páscoa. A final acontece no dia 3 de maio.
Kaká leva mais dois prêmios na Itália
Melhor Jogador: Kaká (Milan)
Aumentam possibilidades de eleições antecipadas na Itália
"Quanto mais se adiar as eleições, mais dano se causa ao país", assegurou no término do encontro Roberto Maroni, numero dois da Liga, formação que obteve 4,6% dos votos nas eleições legislativas de 2006. "Podemos dissolver o parlamento e dar voz aos eleitores", assegurou por sua parte Fini, líder da segunda força da direita, com 12,3%. A única força da oposição de direita que é favorável a um governo de transição formado por personalidades é a União Democrática de Centro (UCD), que com 6,7% dos votos, defende a idéia de "pacificar" politicamente o país.Boa parte da esquerda, como o Partido da Refundação Comunista, com 5,8% dos votos, pede a formação de um governo provisório que reforme a lei eleitoral, indicada como a responsável pela paralisia política que atinge o país.Além disso, sempre foi claro que o chefe de Estado se opõe a convocar eleições antecipadas com a lei vigente, adotada por Berlusconi seis meses antes das eleições de 2006 e apontada como prejudicial à esquerda.
Tudo parece indicar que Napolitano não conseguiu chegar a um consenso para um governo interino, cuja direção poderia ser confiada ao presidente do Senado, o ex-sindicalista católico Franco Marini.
Congresso gastronômico celebra 'cozinha pobre' na Itália
O italiano Gualtiero Marchesi combina macarrão com feijão. Um dos temas da edição deste ano é a valorização dos sabores da "pobreza". O Brasil foi convidado como um cartão de visitas para a cozinha da América do Sul. O Congresso propõe a sua redescoberta sob a ótica da gastronomia local."Esta sempre foi uma região do globo conhecida pela cozinha simples, férias baratas. Nunca a tomamos como uma cozinha importante, como a japonesa ou a espanhola", diz Paolo Marchi."O brasileiro Alex Atala vai nos mostrar quanta seriedade e ingredientes excepcionais existem na América do Sul, e como os europeus devem olhar com mais respeito para eles. É como se a gente reduzisse a cozinha italiana à pizza", afirmou o organizador.
O chef Alex Atala veio preparado com uma lição de culinária no seu menu de apresentação. Ele é um dos cozinheiros brasileiros que mais valorizam a cozinha do interior, no caso, a cabocla, do Amazonas. Sem perder de vista os ensinamentos dos europeus, ele lembra que não existe nada mais camponês do que a trufa, hoje um dos produtos mais caros do mundo. "Aqueles produtos que são pobres, simples, usados pelos caboclos, por exemplo, podem chegar num patamar mais elevado da gastronomia mundial. As frutas, as verduras, as ervas, as raízes... quero mostrar o quanto é complexo este bioma e o quanto ele pode acrescentar à gastronomia", disse à BBC Brasil Alex Atala. Para Atala, dar voz ao regionalismo significa alimentar a busca pelo novo sem deixar de olhar para trás. Na sua palestra ele apresenta o "Horto Amazônico", com o tucupi e a tapioca, entre outros produtos típicos.
O brasileiro propõe um prato de carne com chocolate no qual associa ainda o foie gras com o jambu, uma erva amazônica. O segundo é um prato que une os perfumes e sabores dos bosques europeus - nozes e cogumelos - com aqueles da floresta amazônica - castanhas-do-Pará, de caju e o tucupi da selva, além da castanha de Baru, do cerrado. De sobremesa, sorvete de jabuticaba com wassabi, ingrediente japonês.
Para o mestre da cozinha italiana Gualtiero Marchesi, não importa o tipo de cozinha, se rica ou simples, o importante é manter a integridade da matéria-prima. "Uns fazem a cozinha barroca, outros a cozinha moderna, eu faço a cozinha minimalista, quem sabe?! Eu amo muito o produto para estragá-lo e esta é a missão mais difícil", afirmou Marchesi. Para ele, o cozinheiro deve ter a inteligência, a paixão e o paladar como ingredientes fundamentais. Ou seja, além da matéria-prima tem que ter massa cinzenta.
Coletores param e lixo acumula em Nápoles
Desfile Naval comemora bicentenário da Abertura dos Portos
Eleições antecipadas ou 'governo técnico'?
Polícia italiana detém funcionários da saúde pública ligados à máfia
Segundo os investigadores, tinha sido criada uma ampla rede político-mafiosa da qual participavam diretores e funcionários dos serviços médicos da Calábria, que consistia em colocar pessoas nos postos de gestão da saúde pública, além de favorecer atividades e interesses privados. Entre estes, a rede favorecia as atividades da clínica particular da localidade de Melito di Porto Salvo que pertencia à família do assessor Crea.
Instituto italiano de Cultura - Dia da Memória
Chefe de Estado italiano inicia hoje consultas com grandes partidos
No sábado passado, o presidente da República italiana se reuniu com representantes de dez pequenos partidos, dos quais seis se mostraram favoráveis a um Governo de transição, três a convocar novo pleito e um a dar uma nova oportunidade a Prodi. Às vozes dos partidos políticos em favor de um Governo técnico de transição se somaram outras institucionais, como as dos presidentes do Senado, Franco Marini, e da Câmara dos Deputados, Fausto Bertinotti.As grandes legendas também estão divididas e assim o expressarão, entre hoje e amanhã, ao chefe de Estado.
A Liga Norte, Aliança Nacional e Forza Itália pedem novas eleições e inclusive o ex-presidente do Governo Silvio Berlusconi, que verá amanhã Napolitano, pressionou a favor das eleições ao anunciar que, se não forem convocadas, "milhões de pessoas irão pedí-las a Roma". O líder da UDC, Pier Ferdinando Casini, já antecipou que hoje expressará a Napolitano seu pedido de um Governo de transição, da mesma forma que o secretário de Refundação Comunista, Franco Giordano.
domingo, 27 de janeiro de 2008
Rapper americano é atração no carnaval de Veneza
O rapper americano Coolio participa do 'Vôo do Anjo' preso a um cabo durante o tradicional carnaval de Veneza, na Itália, neste domingo .
Foto: Luigi Costantini/AP
Papa, cercado de jovens, libera duas pombas como símbolos da paz
O Papa Bento XVI liberou neste domingo da janela de seu apartamento, com a ajuda de dois adolescentes italianos, duas pombas como símbolo da paz e pediu aos jovens que prossigam no compromiso contra a guerra, ao fim da benção do Angelus. "Queridos amigos, sei que vocês têm se comprometido com os jovens de vossa idade que sofrem com a guerra e a pobreza. Sigam pelo caminho que Jesus nos indicou para construir a verdadeira paz", disse aos jovens membros da Ação Católica reunidos na praça de São Pedro.
A ONG organiza a cada ano um mês da paz, durante o qual realiza seminários e encontros. Este período termina com uma "caravana da paz" que percorre as ruas do centro de Roma e acaba na Praça São Pedro no Vaticano. O Papa também dirigiu "afetuosas saudações" aos leprosos, por ocasião do Dia Mundial dos Enfermos de lepra.
Da AFP