sábado, 29 de setembro de 2012

Notícias

clique nos links para ler as nototícias

Vaticano, processo separato per Gabriele

Fermati 4 giornalisti italiani a Cuba

Napolitano: non sono solo malcostume

Sisma: e' tornata libera la volpe salvata dal crollo




Julgamento de ex-mordomo do papa vai ignorar investigação de cardeais

Juiz afirmou que só levará em conta informações de policiais e promotores.
Paolo Gabriele é acusado de roubar e vazar dados sigilosos.

Do G1, com agências internacionais

A corte do Vaticano decidiu neste sábado (29) que o julgamento de Paolo Gabriele, ex-mordomo do papa Bento XVI, e de Claudio Sciarpelletti, técnico em informática do Vaticano, se baseará apenas nas investigações feitas por policiais e promotores do Vaticano.

Os dois são acusados de roubar e publicar documentos confidenciais da Santa Sé, em um escândalo que ficou conhecido como “Vatileaks”. Com a decisão do magistrado, investigações independentes conduzidas por cardeais, que a defesa pretendia usar, serão ignoradas.

O tribunal, que teve início neste sábado, voltará a se reunir na próxima terça-feira. Ficou decidido também que os dois acusados passarão por julgamentos separados.

Paolo Gabriele, à direita, durante o primeiro dia do julgamento (Foto: AFP/L'Osservatore Romano) 
Paolo Gabriele, à direita, durante o primeiro dia do julgamento
 (Foto: AFP/L'Osservatore Romano)
 
O principal acusado do crime é Paolo Gabriele, que pode pegar até quatro anos de prisão por vazar os documentos. A acusação a Sciarpelletti é de acobertar Gabriele, o que pode resultar em um ano de cadeia.

Gabriele já chegou a se declarar culpado, mas fontes judiciais do Vaticano disseram que isso não deve ser levado em conta no processo, já que ele pode estar fazendo isso para encobrir outras pessoas. Neste sábado, ele esteve presente à sessão, mas não prestou nenhum depoimento.

O papa, como chefe soberano do Vaticano, pode exercer em qualquer momento sua prerrogativa de perdoar o mordomo, mas se não fez isso até agora é sinal de que espera que o julgamento vá até o final.

O secretário particular de Bento XVI, monsenhor Georg Ganswein, superior direto do mordomo do Papa, será convocado como testemunha. Ganswein, de 56 anos, considerado por alguns como a eminência parda do Sumo Pontífice, era a única testemunha citada com nome e sobrenome nos documentos processuais.

Também podem ser chamadas várias outras testemunhas, já que na investigação aparecem eventuais cúmplices que se ocultam sob as letras "B" (aparentemente um sacerdote espiritual de Gabriele), "X" e "W".

O escândalo do vazamento de documentos do papa e da Santa Sé veio à tona no início do ano, quando uma televisão italiana revelou cartas enviadas a Bento XVI pelo núncio nos EUA, o arcebispo Carlo Maria Viganó, nas quais ele denunciava a "corrupção, prevaricação e má gestão" na administração do Vaticano.
Em 19 de maio foi publicado um livro com uma centena de novos documentos secretos do Vaticano que revelam supostas tramas e intrigas no pequeno Estado. Gabriele foi detido em 24 de maio e ficou 53 dias nessa condição, até ser colocado em prisão domiciliar. Sciarpelletti foi preso um dia depois, mas 24 horas depois foi liberado.

In arrivo 'Arpia', maltempo a tenaglia

L’Italia è ancora divisa e sono 18 i gradi che separano il nord dal sud, dai 18°C di Torino e i 36 di alcune zone della Sicilia.

Al nord e sulla Toscana è già autunno con pioviggini in intensificazione, mentre al sud e sulla Sicilia si può tranquillamente continuare la stagione estiva con 35 su molte zone interne e 30°C lungo le coste, complice l’azione dello scirocco.

Nella notte tra Sabato e Domenica è atteso un forte peggioramento anche sulla Sardegna.

Antonio Sanò direttore del portale web www.ILMETEO.IT avverte che nel corso della giornata di Domenica ci sarà un ulteriore peggioramento per l’arrivo di ARPIA, una insidiosa e intensa perturbazione, l’ultima del mese: i forti rovesci dalla Sardegna punteranno subito verso il Lazio, Roma e il resto del centro e le piogge dal nordovest si estenderanno al resto delle regioni settentrionali.

Una tenaglia che avrà come conseguenza l’apice del maltempo nel pomeriggio su Toscana, Umbria, Lazio ed entro sera sul nordest in particolare forti rovesci dall’Emilia si porteranno su Lombardia orientale Triveneto.

Lunedì ci saranno ancora piogge al centronord, mentre ancora al sud e sulla Sicilia le temperature toccheranno i 34°C. Bisognerà aspettare la giornata di Martedì con l’arrivo di venti più freschi per porre fine il caldo anomalo che insiste da settimane nel Mezzogiorno. Il resto della prossima settimana non sarà piovoso e sarà ancora mite tra i 22 del Piemonte e i 30-32 della Sicilia.

www.ansa.it

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Astro do telecatch Ted Boy Marino morre no Rio

Do G1 Rio

Morre Ted Boy Marino. O ex-ator e lutador de luta livre Mario Marino, conhecido como Ted Boy Marino, morreu no início da noite desta quinta-feira, após uma cirurgia de emergência de trombose, no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, na Zona Sul. Aos 72 anos (Foto: Agência O Globo / Hipólito Pereira) 
Ted Boy Marino nasceu na Calábria, região da Itália
(Foto: Agência O Globo / Hipólito Pereira)
 
Mario Marino, conhecido como Ted Boy Marino, um dos astros do telecath brasileiro na década de 1960, morreu nesta quinta-feira (27), aos 73 anos, durante uma cirurgia emegencial no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, na Zona Sul. O enterro será nesta sexta-feira (28), às 9h, no Cemitério São Batista, em Botafogo, também na Zona Sul.

Segundo o Pró-Cardíaco, Marino deu entrada no hospital pela manhã com insuficiência vascular aguda, que levou à cirurgia, e teve uma parada cardíaca às 19h.

Marino nasceu na Calábria, região da Itália, em 18 de outubro de 1939. Foi para Buenos Aires em 1953, no porão de um navio, aos 12 anos de idade, junto com os pais e cinco irmãos. Em 1962, começou a participar de programas de telecatch na Argentina e no Uruguai. Em 1965, chegou ao Brasil e logo foi contratado pela antiga TV Excelsior.

Conquistou muitos fãs, pois além de lutar e derrotar astros desse esporte, como Verdugo, Rasputim, Barba Negra, Múmia, Ted era o "bonitão".

Ted foi convidado para entrar em um programa humorístico, como companheiro de Wanderley Cardoso, com direção de Wilton Franco.

Wanderley era o ídolo das garotas e Ted também conseguia muitas admiradoras. Wilton Franco escalou também o cantor e ator Ivon Cury, para dar mais segurança ao texto e o programa fez sucesso. Foi quando foi escalado também um humorista novo, no qual Wilton Franco confiou. Ele se chamava Renato Aragão. 
Logo depois, surgiu o quarteto que chegava a 50 e a 60 de ibope. Ted e Aragão estrelaram o filme: "Dois na Lona", em 1968. Aí nasceram "Os Trapalhões".

Ted Boy Marino participou de diversos filmes, entre eles "Os três palhaços e o menino", em 1982, "Os paspalhões em Pinóquio 2000", em 1980. Em 1992, ele esteve no ar em  "Você decide", na TV Globo. Sua última participação na televisão foi na novela "Bang bang", também da Globo, em 2005.

Ted fazia, também na TV Globo, o "Sessão zaz trás". Todas as noites, antes do Jornal Nacional, entrava na novelinha "Orion IV x Ted Boy Marinho" e às terças-feiras, fazia o "Que delícia de show", onde era apresentador de um programa de variedades. Aos sábados era exibido o Telecatch.

Telecach
O Telecatch Montilla era a versão brasileira das lutas-livres e foi um dos programas responsáveis por alavancar a audiência da TV Globo na década de 1960.

No programa, aproveitando a distração do juiz, o vilão batia no mocinho, e o público, com raiva, gritava e jogava sapatos e guarda-chuvas no ringue. Na luta encenada, valia tudo: mordida, dedos nos olhos, tijoladas na cabeça, limões espremidos nos olhos, supercílios cortados com gilete e até bater no juiz. Quando tudo parecia perdido, o bonzinho recuperava as forças, aplicava uma série de tesouras voadoras no malvado e vencia a luta.

O Telecatch  foi originalmente criado na TV Excelsior e passou a ser exibido pela Globo em 1967. Era transmitido ao vivo do auditório da emissora, aos sábados, inicialmente às 20h. Dois anos depois, o programa passou a ser exibido na TV Tupi. Saiu do ar em 1972. Na TV Globo, o programa tinha a direção de Renato Pacote e Teti Alfonso. A narração era de Tércio de Lima e o anunciador das lutas era Jayme Ferreira.

Ted Boy Marino era um galã loiro e tinha muita popularidade entre as crianças e o público feminino. Ele contou, na época, que chegou a receber mais de duas mil cartas por semana e que precisava entrar com seguranças na TV Globo devido ao assédio dos fãs.

Mas o programa foi interrompido pela censura, que tirou a luta-livre do horário nobre e, depois, da grade de programação. O espetáculo-marmelada fazia muito sucesso e ainda voltou em várias versões nas décadas de 1970 e 1980 em outras emissoras.

Ted Boy disse, na época, que para lutar era preciso habilidade e muito treino, para saber cair. Mas, apesar do seu know-how, ele se acidentou diversas vezes: quebrou joelho, tornozelo, braço, ombro e costelas.

Depois que o gênero saiu de moda, o lutador passou a se apresentar em clubes e teatros do interior.

Os outros personagens conhecidos como os reis do ringue eram: o traiçoeiro Mongol, o exótico Leopardo, o extraordinário Tigre Paraguaio, o misterioso Verdugo, o impagável Tony Videla, o irritante Rudy Pamias, o violento Rasputin Barba Vermelha, o campeão Caruso e os irmãos estilistas Beto e Sergio.

"Mona Lisa jovem" é exposta em Genebra

Por Robert Evans
GENEBRA,  (Reuters) - Uma fundação artística da Suíça apresentou ao mundo na quinta-feira o que diz ser a versão original da "Mona Lisa", de Leonardo da Vinci.

Amparando-se em pareceres de um físico dos EUA, de um perito em imagens e de um especialista italiano na obra de Da Vinci, membros do grupo disseram, numa concorrida entrevista coletiva em Genebra, que o retrato de uma mulher que parece ser dez anos mais jovem que a Mona Lisa exposta no Louvre, em Paris, só pode ser obra do gênio renascentista.

"Os fatos são esmagadores, e claramente provam a autenticidade da obra-prima", disse o advogado suíço Markus Frey, presidente da Fundação Mona Lisa, entidade privada que garante não ter interesse financeiro na obra.

Stanley Feldman, historiador da arte e membro do grupo, disse que os críticos que rejeitaram a ideia de que essa "Mona Lisa jovem" possa ser de Da Vinci nunca a viram. "Convidamo-los a Genebra para estudá-la por si mesmos", acrescentou.

"Está absolutamente claro que nem esta nem a do Louvre são cópias", disse ele, numa clara resposta ao estudioso britânico Martin Kemp, especialista em Da Vinci, que disse na semana passada a um jornal londrino que "muita coisa está errada" com a pintura da fundação, inclusive o fato de ela ser pintada sobre tela, e não sobre madeira, suporte favorito do artista.

Numa luxuosa publicação dedicada a 30 anos de pesquisa sobre a obra, conhecida durante muito tempo como "Mona Lisa de Isleworth", a fundação argumenta que ela foi pintada entre 1503 e 1505 em Florença, e que nunca foi concluída.

Alessandro Vezzosi, diretor do Museu Leonardo, na cidade italiana de Vinci, terra natal do artista, disse que há muito tempo acreditava na existência de duas Monas Lisas.

A versão da fundação - pertencente desde 2008 a um consórcio privado - provavelmente é a que foi registrada num recém-descoberto documento de 1503, segundo Vezzosi.

Ligeiramente maior que o retrato exposto em Paris, amplamente apontado como a pintura mais famosa do mundo, a obra em Genebra mostra uma mulher numa pose idêntica, com o mesmo sorriso enigmático, e as mesmas proporções geométricas.

Fini: Conhecimento do idioma como instrumento de integração

alt“O ensino de italiano promove a integração social e cultural das comunidades imigrantes”, diz o presidente da Câmera

“Investir recursos na cultura com mais convicção e maior determinação do que foi feito até agora, tendo em conta não apenas as significativas vantagens econômicas que este tipo de investimento normalmente produz para o país, mas principalmente em consideração ao fato que a força da língua como fator primário da identidade nacional dependente estritamente da vitalidade cultural que a língua em si é transmitida e da qualidade das idéias que são veiculadas na mesma".
A afirmação é do presidente da Câmara, Gianfranco Fini, e foi durante a conferência “A língua italiana na Europa, a língua como recurso”, realizada na Câmera em homenagem ao aniversário de 20 anos da morte do linguista e filólogo Gianfranco Folena.

"A celebração da memória do ilustre estudioso é uma oportunidade para uma reflexão, inclusive de natureza política, sobre a necessidade de promover a nossa língua nos processos de integração social e cultural provocados pela globalização e intimamente ligados ao processo de construção de uma Europa unida'’, sublinhou Fini.

Para o presidente da Câmera, é “necessário não apenas promover o conhecimento e o estudo da língua italiana no mundo , mas também relançar o ensino da língua no nosso próprio país”. O ensino de italiano na Itália, segundo Fini, teria um duplo objetivo:  “por um lado combater o empobrecimento do idioma escrito e falado e, por outra parte, difundir o conhecimento da nossa língua entre os novos italianos, a fim de promover o processo de integração social e cultural das comunidades imigrantes, de modo que eles possam sentir-se cidadãos italianos inclusive na capacidade de expressarem-se corretamente na nossa língua”.
 
www.agoranoticias.net
 

Coldiretti, 1 piatto su 4 da antichi romani

Coldiretti, 1 piatto su 4 da antichi romani  
Coldiretti, 1 piatto su 4 da antichi romani
 
ROMA - Almeno un piatto Made in Italy su quattro deriva - totalmente o in parte - da ricette degli antichi romani, "a testimoniare il forte legame che unisce la gastronomia nazionale alla storia millenaria del Paese". E' quanto afferma Coldiretti in occasione dell'inaugurazione del Festival nazionale di Campagna Amica "Cibi d'Italia" al Circo Massimo a Roma dove è stata effettuata una ricostruzione della tavola dell'antica Roma, allestita alla presenza del ministro dell'Istruzione Francesco Profumo e di migliaia di scolari.

Dal Garum, oggi noto come colatura di alici, che Apicio annovera in quasi tutte le sue ricette nel famoso libro "De re coquinaria", al Libum, il pane più antico la cui ricetta è descritta minuziosamente da Catone nel celebre "agri cultura liber", e ancora dai Basynias, antenati degli struffoli citati da Ateneo nella sua storica opera "Deipnosophistai", alle Lagane e tracta, le squisite tagliatelle alla bolognese, citate nelle Satire di Orazio, sono solo alcune delle specialità citate nelle popolari opere dei più celebri autori latini.

"Quello tramandato dai grandi autori del passato - afferma il presidente della Coldiretti Sergio Marini - testimonia l'immenso patrimonio enogastronomico nazionale che solo l'Italia, come unico Paese al mondo, può vantare di aver custodito e trasmesso, seppur con qualche piccola variante acquisita nel corso dei secoli, fino ai giorni nostri". Infatti leggendo e confrontando le ricette dell'antica Roma con quelle attuali - afferma la Coldiretti - si viene a sapere che l'amata cassoeula dei milanesi è una ricetta ereditata dagli antichi romani col nome di Pulmentarium ad ventrem, la famosa porchetta di Ariccia è in realtà una golosità già molto apprezzata dai loro antenati col nome di Porcellum elixum farsilem e la caratteristica pizza bianca romana aveva già in passato il nome di Artolaganaus. E poi l'Esicia plena, a noi arrivate come polpette fritte, non sono un'invenzione della nonna e, infine, la squisita cassata siciliana era già considerata una golosità assoluta.


www.ansa.it/terraegusto

GdF in gruppi consiglio Piemonte

TORINO - Una quindicina di uomini della Guardia di Finanza è negli uffici dei gruppi politici del Consiglio Regionale del Piemonte per acquisire documentazione relativa alle spese degli stessi gruppi. L'acquisizione avviene nell'ambito di un'indagine conoscitiva avviata nei giorni scorsi dalla Procura di Torino.

L'acquisizione dei documenti sta avvenendo negli uffici di tutti i gruppi consiliari e - da quanto si è saputo - riguarda le spese sostenute dai gruppi a partire dal primo gennaio 2008. Nell'operazione sono impegnati gli uomini del Nucleo di Polizia Tributaria di Torino della Guardia di finanza, ai quali i pm Andrea Beconi ed Enrica Gabetta, titolari dell'inchiesta, hanno delegato le indagini. L'inchiesta riguarda i bilanci dei gruppi del Consiglio regionale del Piemonte ed è nella fase iniziale. Al momento - da quanto è trapelato - i pm non hanno formulato ipotesi di reato e non vi sono persone sottoposte a indagini. Il senso degli accertamenti è verificare se ci sono casi di malversazione dei fondi o di irregolarità nella rendicontazione di spese e nelle richieste di rimborso, o di percezione irregolare di benefit.

www.ansa.it

Passeio à Fazenda do Paraíso, Rio das Flores-RJ no dia 20 de outubro





O Colégio Brasileiro de Genealogia convida amigos e e interessados,
a participar da visita à

Fazenda do Paraíso - Rio das Flores RJ
Dia 20 de outubro, sábado
 
SAIBA SOBRE A FAZENDA AO FINAL DESTA MENSAGEM
O PASSEIO INCLUI
- trajeto em ônibus de turismo confortável com som, dvd, serviço de bordo
- acompanhamento de guia credenciado Embratur
- visita guiada na Fazenda pelo Prof. Adriano Novais, ex-associado CBG
- brunch na Fazenda, ao fim da visita
- city tour guiado em Rio das Flores e Valença
=================================
ROTEIRO
 
EMBARQUE
Horário - 8h
Local - Tijuca, Rua Barão de Mesquita
lateral da Igreja Santo Afonso em frente ao Banco do Brasil

SAÍDA - 8h 30min pontualmente
 
. Seguiremos pela rodovia BR 040 com destino a Rio das Flores.
. Parada em Petrópolis na Casa do Alemão.
. Encontro com o guia Adriano Novaes em Rio das Flores, na fazenda.
. Visita às instalações
. Brunch
. tour com Adriano em Rio das Flores, sem parada (a matriz está em obras)
. seguiremos para Valença
. tour com Adriano em Valença, pelas ruas e praças
. parada/visita à Catedral de N. S. da Glória, de 1820, e ao Museu de Arte Sacra instalado no seu interior. 
 
Se o grupo aprovar:
- antes de retornar: rápidas compras no “O Armazém”, que fica próxima à catedral - produtos da terra (queijos, manteiga, doces, linguiças etc...) 
 
SAÍDA PREVISTA: 16 h
. retorno, pela Via Dutra, ao Rio de Janeiro
 
DESEMBARQUE: mesmo local do embarque, na Tijuca
========================================================
VALOR: R$ 98,00 por pessoa
(ver adiante preço diferenciado para associados CBG)
. Poderá ser pago em 2 parcelas de R$ 49,00
- a primeira parcela até o dia 10 do mês de outubro
- a segunda parcela - cheque pré-datado para 8 de novembro
 
Adesões ao passeio serão aceitas até o dia 15.
 
Importante: após o dia 10, só pagamento integral.
 
ATENÇÃO: VALOR DIFERENCIADO PARA ASSOCIADOS CBG
R$ 50,00 para pagamento até o dia 10.
 
Importante:
o associado CBG que aderir ao passeio após o dia 10,
com prazo limite também 15 de outubro.
pagará igualmente 98 reais de forma integral.
====================================================== 
 
Contatos: Glória Marins
Glória Turismo www.gloriaturismo.com.br
(21) 2205 9043 - 2236 3642
8634 3099 - 8636 9142
Email: gloria@gloriaturismo.com.br
 
Ao fazer contato com a prestadora, o interessado receberá todas as demais instruções sobre de que modo efetuar o pagamento, havendo, inclusive, a possibilidade de haver recolhimento dos cheques em local indicado (dentro de determinado perímetro).
 
No contato, também, será necessário informar:
- nome completo do participante
- nº RG e órgão emissor
- telefone de contato

Podemos adiantar, cfe. informação da Glória Turismo:
pagamento à vista pode ser efetuado no Banco Itaú
- Ag 0408
- Conta corrente 52834- 7
- Gloria Turismo 
 
DESDE QUE SEJA ESTABELECIDO CONTATO PARA A INFORMAÇÃO DO DEPÓSITO
E TAMBÉM DOS DADOS NECESSÁRIOS

Resumo:
- passeio - não associado: 98 reais
- possível pagar em duas vezes de 49 reais:
1ª - até o dia 10 outubro ;
2ª - cheque para 8 de novembro
- passeio - associado CBG até o dia 10: valor - 50 reais
- qualquer um depois do dia 10: 98 reais de uma vez
- prazo final de adesão: 15 de outubro
*******************************
 
 
As terras da Fazenda Flores do Paraízo, como era denominada inicialmente, foi adquirida em 1824, por Domingos Custódio Guimarães, futuro barão e visconde do Rio Preto. Rio Preto transformou a Flores do Paraízo em uma das mais prósperas fazendas de café do vale do Paraíba e um dos mais bem planejados complexos cafeeiros de sua época. Talvez a única fazenda construída em uma só vez, em 1853, caso não muito comum no vale, pois a maioria das fazendas da região iam sendo ampliadas conforme as necessidades de acréscimo e ascensão econômica do proprietário. 
 
Sua unidade de produção foi pioneira em modernidade no Vale. Além de um moderno maquinário de beneficiamento de café, importado dos Estados Unidos, foi nesta fazenda que pela primeira vez se utilizou iluminação a gás no Brasil, quando o Império ainda desconhecia o sistema. Conheceu no passado inigualável esplendor econômico e social, sendo palco de festas suntuosas com presença da Princesa Isabel e do Conde D’Eu. No campo social, Flores do Paraízo também se destacou, pois havia nela uma banda musical composta por escravos, que fazia apresentações em festividades da fazenda e em Valença, com rico repertório. 
 
Quando do falecimento do visconde do Rio Preto, ocorrido no dia 7 de setembro de 1868, durante as festividades de inauguração do ramal da Estrada União e Indústria, obra para a qual muito contribuíra, as plantações em suas fazendas e chácaras somavam 1.215.000 pés de café, dos quais 319.000 somente na Flores do Paraízo.
 
A casa tem dois andares divididos em quatro alas (comercial, social, íntima e de serviço). Internamente, Paraízo preserva quase todo o mobiliário original, importado da França, da época da sua construção. Na parede de um dos salões, está pintada a obra "Baía de Guanabara 1800", do catalão José de Villaronga. Outro ponto conservado é o aqueduto, por onde saía a água usada na produção do café. 
 
Foi a primeira fazenda a ter iluminação a gás no país. Propriedade do casal Simone e Paulo Roberto Belfort.

End.: Estrada Rio das Flores – Paraibuna, 9,3 km após Rio das Flores- RJ
Tel.: (24) 2458-0093
=======================================================

Venha visitar a Fazenda Paraíso com o CBG!!!!!!
www.cbg.org.br
 

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Filme dos Taviani concorre ao Oscar


O filme "César deve morrer" dos irmãos italianos, Paolo e Vittorio Taviani, será o representante da Itália no Oscar de 2012, é o que informa a Associação Nacional da Industria Cinematográfica Audiovisual e Multimidia (Anica).


     "Estamos felizes e é só o começo de uma bela viagem. Ainda tem muita estrada pela frente", comentaram os irmãos Taviani, quando receberam a notícia de que iriam concorrer ao Oscar.


     O filme-documentário é uma adaptação da obra "Júlio César", de Shakespeare, e foi interpretada por detentos da prisão de segurança máxima de Rebibbia, na Itália.


     Nele, os diretores mostram como os detentos se envolvem com a obra, mostrando a tragédia e descobrindo, ao mesmo tempo, o andamento da vida de condenado.


     Em fevereiro, os Taviani ganharam o prêmio Urso de Ouro pelo longa, escolhido como melhor filme na 62ª edição do Festival de Cinema de Berlim. 


www.italianos.it

Scosse di terremoto vicino a Benevento, la maggiore di 4.1

Scossa nel Sannio

Scossa nel Sannio
 
 
ROMA - Un terremoto di magnitudo 4.1 e' stato registrato alle 3.08 nel Sannio, in provincia di Benevento. Lo fa sapere la Protezione civile, precisando che al momento non risultano danni a persone o cose. La scossa - riferisce la protezione civile - e' stata avvertita dalla popolazione tra i Comuni di Paduli, Pietrelcina e Sant'Arcangelo Trimonte, in provincia di Benevento. Dalle verifiche effettuate dalla sala situazione Italia del dipartimento della Protezione civile non risultano danni a persone o cose. Secondo i rilievi registrati dall'Istituto nazionale di Geofisica e vulcanologia - riferisce ancora la nota del dipartimento - l'evento sismico si e' verificato alle 3.08 (1.08 ora Utc), con magnitudo 4.1. Sul sito dell'Ingv si evidenziano due successive scosse: una del 2.1 alle 3.18 nella Valle dell'Aterno, vicino L'Aquila, e l'altra del 2.2 alle 3.23 nel Sannio. La scossa del 4.1 nel Sannio era stata preceduta da altre due del 2.4 nella stessa zona, a distanza di pochi minuti.

Altre due scosse ancora, senza danni a persone o cose, dopo quella del 4.1 registrata poco dopo le 3 di stanotte, si sono state verificate nella provincia di Benevento, fa sapere la Protezione civile. Alle 5.47 e' stato registrato un movimento con magnitudo 3.5 e un altro del 2.5 alle 6.02. I due eventi sismici sono stati avvertiti dalla popolazione dei Comuni di Paduli, Apice e Sant'Arcangelo Trimonte, tutti in provincia di Benevento.

La scossa di 4.1 e' stata abbastanza superficiale. Secondo le analisi dell'Istituto Nazioanale di Geodifica e Vulcanologia (Ingv) il terremoto e' avvenuto infatti alla profondita' di 11,4 chilometri ed e' localizzato quindi nella fascia piu' superficiale della crosta terrestre. Terremoti che avvengono a profondita' confrontabili a questa sono i piu' frequenti lungo l'Appennino, spiega il sismologo Alessandro Amato, dell'Ingv. Le zone piu' vicine all'epicentro (entro un raggio di 10 chilometri) sono Benevento e i seguenti paesi che si trovano nella provincia: Apice, Calvi, Paduli, Pago Veiano, Pietrelcina, San Giorgio del Sannio, San Martino Sannita, San Nazzaro, San Nicola Manfredi, Sant'Arcangelo Trimonte.

Secondo le prime analisi degli esperti dell'Ingv il meccanismo che ha generato il terremoto e' di tipo estensionale, lo stesso all'origine del terremoto dell'Aquila del 2009. Vale a dire che la crosta terrestre si e' deformata ai lati dell'Appennino, con un movimento perpendicolare rispetto alla catena montuosa, come un dolce che si gonfia al centro e si collassa ai lati, spiega il sismologo Claudio Chiarabba. Tuttavia, ha aggiunto, la zona colpita dal sisma e' molto articolata e soltanto nelle prossime ore sarà possibile avere un quadro piu' completo.

www.ansa.it

Anche Snoopy sfila a Milano con la sua Belle

Camicie rosse come Garibaldi
 Da Ansa - Anche Snoopy e Belle festeggiano il Made in Italy per la settimana della Moda milanese con una mostra. Dieci studenti dell'istituto europeo di Design venerdi' 28 settembre espongono dieci coppie di peluches del simpatico  bracchetto vestite con loro creazioni esclusive ispirate all'Italia e al Made in Italy. Si puo' anche votare fino al 30 novembre sul sito www.snoopybelleinfashion.it. la coppia piu'  fashion

L'esposizione a Milano, presso l'Hotel Nhow. La mostra ripercorre l'esperienza fatta nel 1990 quando i maggiori stilisti internazionali - fra i quali Versace, Armani e Lagerfeld - furono invitati a interpretare con il loro stile Snoopy e Belle diventati pezzi unici, esposti al Museo del Louvre di Parigi, e ora custoditi nel Charles M. Schulz Museum and Research Center in California e in parte in Italia presso lo show-room della BIC Licensing.

L'iniziativa si inserisce nel contesto delle celebrazione dei 60 anni dei Peanuts, i simpatici personaggi nati dalla matita di Schulz e diventati un fenomeno mondiale. Tema del progetto su cui i ragazzi dello Ied si sono concentrati per creare la loro speciale collezione per Snoopy e Belle è l’Italia con la sua storia, le sue tradizioni, la sua cucina, e non ultima la sua moda. 

Troviamo quindi rappresentati gli italiani celebri (dalle camicie rosse ispirate a Giuseppe e Anita Garibaldi agli occhialini e giubbotti in pelle di Tazio Nuvolari), l’amore per la pasta (con materiali sartoriali che richiamino forme e colori di fettuccine e spaghetti), l’arte (modelli coi colori e le suggestioni dei nostri monumenti più famosi, dalle cupole rinascimentali ai mosaici di Ravenna), gli eccessi creativi del Futurismo (con forme, colori e parole in libertà), la poesia e la letteratura (in fondo Snoopy è uno scrittore un po’ sognatore, proprio come Dante Alighieri), l’emigrazione (in una coppia Snoopy e Belle diventano due emigranti con tanto di coppolina e foulard che fanno riferimento alle nostre tradizioni del sud e del nord e in un’altra sfoggiano perfino l’immancabile valigia di cartone ricolma di sogni e speranze), l’inguaribile esterofilia (un modello un po’ americanitaly style ispirato alla canzone Tu vo’ fa’ l’americano) e, infine, la voglia di farcela sempre e comunque (con una coppia di Snoopy e Belle tricolori che nascondono una storia tutta da raccontare).

Le dieci coppie di Snoopy e Belle sono destinate a girare il mondo. Quella di Milano è infatti solo la prima tappa di un lungo tour che le porterà ad essere protagoniste di mostre,eventi e iniziative nelle principali città mondiali per terminare poi con un’esposizione a New York. Successivamente andranno ad arricchire la Fashion Gallery di Snoopy & Belle a Santa Rosa in California presso il Museo dedicato ai Peanuts. La collezione originale delle 10 coppie sarà donata per volontà della Peanuts Worldwide e di BICLicensing all'Associazione Italiana per la Lotta al Neuroblastoma per la raccolta fondi a favore della ricerca oncologica 
infantile.



Cancellieri: “Não é a clássica ‘sanatoria’ . O governo agirá com seriedade”

alt

“Regularização é uma chance de emersão no mais absoluto respeito das regras”

“Trata-se de um procedimento de emersão verdadeiro e não da clássica sanatoria” – afirmou a ministra do Interior, Annamaria Cancellieri, durante uma audição com membros da comissão Schengen. Ela complementou que o governo está adotando a máxima seriedade, inclusive com a emanação de diretivas muito precisas aos órgãos competentes.

Indagada por um dos comissários sobre a hipótese que 100 mil imigrantes possam ser regularizados, a ministra não soube precisar. “Não sei quantos requerimentos serão enviados até o final do procedimento”, disse  Cancellieri, enfatizando que todos os pedidos serão avaliados com a máxima seriedade.  “Esta não deve ser uma sanatoriaou a ocasião para continuar na Itália ilegalmente, mas uma chance de emersão no mais absoluto respeito das regras”, disse.

Desembarques em 2012 –Desde 1 de janeiro deste ano até hoje, desembarcaram 8.884 migrantes na costa italiana. Os desembarques, durante todo ano de 2011, foram 62.692. “Estamos distantes dos dados numéricos das fases mais agudas da emergência, mas a tragédia de 6 de setembro passado nas águas de Lampedusa confirma que estamos lidando com um fenômeno que não permite deixar de interrogar as nossas consciências e procurar ações capazes de conjugar o rigor e as exigências humanitárias”, concluiu a ministra.

www.agoranoticias.net
 

Prazo para pedir cidadania por casamento depende do país de residência


alt

Sou casada com um italiano e gostaria de saber quanto tempo devo esperar para pedir a cidadania italiana?

O estrangeiro cônjuge de um cidadão italiano tem a faculdade de pedir a nacionalidade italiana depois de um determinado período, que pode variar em função da sua residência, na Itália ou no exterior. Em 2009, para combater os casamentos de conveniência, o Governo italiano introduziu modificações ao prazo necessário para poder pedir a cidadania. Atualmente o requerimento pode ser encaminhado dois anos depois do casamento, se o estrangeiro tem residência na Itália. Já para o requerrente com residência no exterior, o prazo  é de três anos. Em presença de filhos nascidos ou adotados pelos cônjuges, os prazos são reduzidos pela metade.

Apresentação do pedido – O requerimento deve ser apresentado junto aos departamentos da “Prefettura” do local de domicílio ou à Autoridade Diplomática – Consulado – se a residência é no exterior. Dependendo da cidade onde o requerente mora, a apresentação do pedido é permitida somente mediante prévio agendamento que, em alguns casos, pode ser efetuado apenas telematicamente. É aconselhável, portanto, consultar a seção dedicada ao assunto no site do Ministério do Interior (wwww.interno.it  - ao link “come fare per”; seção “cittadinanza”) para verificar as corretas modalidades de apresentação ou então procurar diretamente os departamentos da “Prefetture” para obter informações pertinentes.

O elenco dos documentos a serem anexados ao pedido é presente no site do Ministério do Interior. Caso a documentação anexada for considerada insuficiente será solicitado uma integração que o estrangeiro deve entregar dentro de um determinado período. Se no vencimento deste prazo, o requerente não tiver providenciado os documentos, o pedido pode ser considerado inadmissível.

Para poder apresentar o requerimento, é necessário pagar junto ao correio, por meio de um boleto, uma contribuição de € 200,00. Além disso, também é preciso pagar o selo (“marca da bollo”) no valor de € 14,62 que deve ser fixado ao pedido.

Prazo do procedimento e decreto –O prazo para a conclusão do procedimento é de 730 dias e decorre a partir da apresentação do pedido e de todos os documentos necessários. O cônjuge estrangeiro que não obter uma resposta no referido período ganha o direito objetivo à concessão da nacionalidade. Decorrido o prazo de 730 dias sem que tenha sido aplicado a lei para o exame do pedido de cidadania por casamento, o requerente adquire um verdadeiro e próprio direito à concessão da cidadania. A normativa foi interpretada neste sentido várias  vezes pela Jurisprudência. Em particular, afirmou-se  que “em matéria de aquisição da cidadania italiana, o direito subjetivo do cônjuge de cidadão italiano, estrangeiro ou apátrida,  vira interesse legitimo somente em presença do exercício, por parte da Administração Pública, do seu poder autônomo de avaliar a existência de motivos que podem impedir esse direito – como diz o artigo 6 da lei n° 91 de 1992 - dentro de um determinado prazo.

A perda do poder de exercício, por desrespeito ao prazo para conclusão do procedimento fixado pela lei (dois anos a partir da data de apresentação do pedido) gera, como conseqüência à PA,  o direito objetivo para obter a emanação do ato de concessão da cidadania. Neste caso, o sujeito interessado pode requerer perante

Desde 1 de junho de 2012, a competência dos processos em matéria de concessão ou recusa da nacionalidade aos cidadãos estrangeiros cônjuges de italianos é do “Prefetto”.

No caso que cônjuge estrangeiro tenha residência no exterior, a competência passa para o Chefe do Departamento para as  Liberdades Civis e Imigração e, finalmente, se existirem razões inerentes à segurança da República,  para o Ministério do Interior.

Quando o procedimento conclui positivamente, a concessão da nacionalidade italiana será notificada ao interessado pela “Prefettura”, no caso de residência na Itália, ou pela autoridade diplomático-consular se a residência for no exterior.

A aquisição da cidadania italiana é subordinada ao juramento que será efetuado, dentro de seis meses a partir da data de notificação do decreto, junto à prefeitura municipal, para quem  reside na Itália, ou perante à autoridade diplomática consular, se o cônjuge estrangeiro possui residência no exterior. Para mais informações, consultar o site do Ministério do Interior (seção “cittadinanza”).

Dr. Andrea De Rossi
www.agoranoticias.net

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Nasce il gelato alla Mela Rosa dei Sibillini

 MONTEDINOVE (ASCOLI PICENO)  - Presto si potra' gustare un nuovo gelato: il Gelato alla Mela rosa dei Sibillini. L'annuncio viene dalla presidente dell'Associazione produttori della Mela rosa Graziella Traini, che riunisce 20 aziende di 11 comuni montani delle Province di Ascoli Piceno e Fermo.

Questa varieta' di frutto, che ora punta alla Dop, stava per scomparire ma il Consorzio ha rivitalizzato la produzione, coinvolgendo giovani titolari di aziende agricole. Nonostante la siccita' dell'ultima estate, spiega Traini, la produzione di Mela rosa ''e' in crescita, con un aumento del 10% degli impianti''. Un bando regionale favorira' nuovi investimenti diretti e di filiera.

Il gelato verra' realizzato da un'azienda di Varese, e sara' presentato a Montedinove (Ascoli Piceno), nell'iniziativa ''Sibillini in rosa'', in programma il 3 e 4 novembre prossimi. Una due giorni di cene d'autore a base di mela rosa, in collaborazione con la Pro Loco e Slow Food. 

www.ansa.it/terraegusto
 

Cioccolato Streglio passa a bresciana Ghirardini

Cioccolato Streglio passa a bresciana Ghirardini 
Cioccolato Streglio passa a bresciana Ghirardini
 
TORINO - La fabbrica di cioccolato Streglio di None (Torino) appartenente alla famiglia dell'imprenditore piemontese Livio Costamagna, è stata venduta al Gruppo Ghirardini di Brescia, industria dolciaria e di liquori. La Streglio è stata fondata nel 1924 da Pietro Arturo Streglio e ad inizio del 2011 era stata rilevata, dopo il fallimento nell'aprile dell'anno prima, da Costamagna, imprenditore che ha fondato la V2 Elettronica di Racconigi, azienda di domotica ed automazione.

"Le sfide da affrontare immediatamente - ha detto Franco Ghirardini - sono la continuazione dello sviluppo dei mercati esteri insieme all'implementazione e alla diversificazione del mercato nazionale - oltre che al miglioramento della competitività aziendale".

www.ansa.it/terraegusto

Bambini in festa

Bimbi in festa  
 
Bimbi in festa
 
Chi l’ha detto che organizzare una festa per i bambini debba per forza essere uno stressante tour de force per la mamma? Il vero party puo'  iniziare già dai preparativi da fare con i  figli, che saranno coinvolti fin dalla realizzazione delle ricette. Vuoi mettere la soddisfazione di dire ''questo l'ho fatto io''.

L'agile volume non e' solo un ricettario, Bambini in festa (Edizioni Gribaudo, 160 pagine, 14,90 euro) di Natalia Cattelani, conosciuta per la sua partecipazione alla trasmissione televisiva La prova del cuoco e per il suo blog ( www.tempodicottura.it )  per bambini e ragazzi in rete dal 2008: è una vera e propria guida per imparare a trascorrere del tempo sano con i propri bambini, senza stress. Divertendosi tutti insieme.

Dai pigiama party e cinema party alla festa sulla luna, dalla festa delle principesse a quella dei mostri con tanto di topolini di patate, passando per Pasqua e Carnevale: il libro di Natalia Cattelani è davvero una fucina di idee originali. Tutte da copiare. E ben illustrate dalle fotografie di Umberto Agnelio.

Il manuale, infatti, è suddiviso per occasioni. E per ogni evento vengono proposte tante ricette golose facili da preparare, presentate in modo insolito e divertente, con un risultato di sicuro effetto. Dai cucchiai ricoperti di cioccolata al goloso albero della “cuccagna”: alcune preparazioni, contrassegnate da un simbolo, sono così semplici da poter essere realizzate anche dai bambini da soli. Per far provare loro l’ebbrezza e la soddisfazione di aver creato qualcosa con le proprie mani. Lasciando libero sfogo alla loro creatività. Pagina dopo pagina, immagine dopo immagine, niente è lasciato al caso. La gestione del tempo, per esempio: attraverso simboli ad hoc, vengono indicate le ricette che possono essere preparate il giorno prima della festa e quelle che possono essere congelate. Poche le regole, perche' ''una festa e' bella se e' sicura'' ma tanti i consigli, dal numero dei baby invitati alle porzioni di frutta, da proporre sempre. Magari sotto una torta missile o dopo i ragnetti dispettosi, che altro non sono che panini rotondi con cioccolato e lacci di liquirizia.

E poi, non mancano i suggerimenti per creare in casa l’atmosfera più adatta al tema della festa. “Cucino con garbo, sperimento – racconta l’autrice sul suo blog tempodicottura.it – metto insieme”. Perché è proprio in tavola che si riesce a “tessere il nostro enorme mondo di relazioni, prestare attenzione o riceverla”.  Tra i dolci della ricorrenza una golosa ghirlanda di caramelle e la carta modello per il dolce Babbo Natale.

www.ansa.it/terraegusto

Oltre due terzi delle lingue europee a rischio di 'estinzione digitale'

La mappa delle lingua europee (fonte: Spiridon Manoliu) 
 La mappa delle lingua europee (fonte: Spiridon Manoliu)
 
 
Sono a rischio di 'estinzione  digitale' ben 21 lingue europee su 30: e' quanto segnala la rete   europea Meta Net, riferendosi alle lingue per le quali il supporto digitale è molto scarso per poterne assicurarne la sopravvivenza sul web. Le lingue piu' a rischio sono islandese,   latviano, lituano e maltese. L'italiano, con il francese,   l'olandese, e il tedesco sono in una fascia di rischio   intermedio.

I dati vengono presentati in occasione della Giornata europea   delle lingue, che si celebra il 26 settembre: un giorno che   riconosce l'importanza di promuovere e sviluppare il ricco   patrimonio linguistico e culturale del continente europeo.

 Lo studio indica inoltre che, nNonostante l'inglese abbia il miglior supporto linguistico   digitale tra le lingue europee, non puo' ancora essere considerato come una lingua con un   ''eccellente supporto'', ma solo con un ''buon supporto'' digitale. Secondo la ricerca senza supporti digitali, come  correttori ortografici e grammaticali, assistenti interattivi  sugli smartphone, sistemi di traduzione automatica su telefoni   cellulari e motori di ricerca web, molte lingue europee non   saranno in grado di sopravvivere nel mondo digitale di oggi.

www.ansa.it

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Liga Norte contrária à legalização de imigrantes


altPara o canditato à prefeitura de Bolonha, Manes Bernardini, a ‘sanatoria’ é um dano para o país

“O atual processo de regularização de imigrantes é mais um dano causado pelo autal governo, cujos representates demonstram, mais uma vez, estarem destacados da realidade”. A afirmação é do conselheiro regional da Liga Norte e candidato a prefeito da cidade de Bolonha, Manes Bernardini.

“Enquanto nossos operários perdem o emprego, nossas empresas são obrigadas a fecharem as portas porque o Estado não lhes paga o que deve, além de cobrar impostos insustentáveis, o ministro Andrea Riccardi [da Integração] pensa em garantir um percurso privilegiado para os imigrantes clandestinos”, afirma Bernardini.

“Em um país que está afundando, o ministro Riccardi embarca novos pobres, aumentando os gastos sociais suportado pelos contribuintes que, em sua quase totalidade, encontram-se e no norte da Itália”, afirma o leguista.

www.agoranoticias.net

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A San Vito Lo Capo il cous cous fest

Mama Africa chef costa d avorio.jpg 
Mama Africa chef costa d avorio.jpg
 
Prende il via martedi' a San Vito Lo Capo (Trapani) la 15/esima edizione del Cous Cous Fest, il Festival internazionale dell'integrazione culturale. L'evento promuove un confronto tra paesi dell'area euro-mediterranea e non solo, prendendo spunto dal cous cous, il ''piatto della pace'' comune a moltissime culture. La manifestazione, che ha il patrocinio del Ministero delle Politiche agricole, alimentari e forestali e dello Sviluppo economico, e' organizzata dal Comune di San Vito Lo Capo in collaborazione con l'agenzia di comunicazione Feedback ed e' finanziato dagli Assessorati regionali al Turismo e alle Politiche agricole e forestali oltre che da numerosi sponsor. Fino a domenica la cittadina sara' il palcoscenico di degustazioni, una gara gastronomica internazionale tra chef di nove paesi, momenti di approfondimento dedicati ai cous cous del mondo, talk show, concerti e spettacoli gratuiti. I paesi in gara quest'anno sono Costa d'Avorio, Egitto, Francia, Israele, Italia, Marocco, Palestina, Senegal e Tunisia. Oltre ad essere votati da una giuria tecnica, guidata da Paolo Marchi, i piatti saranno valutati anche dalla gente comune: una giuria popolare votera' il proprio preferito. E quest'anno sara' premiata anche la ricetta ''cheap and tasty'', ovvero la piu' saporita ma anche la piu' economica da preparare. ''Anche quest'anno - dice il sindaco di San Vito Lo Capo Matteo Rizzo - ci aspettiamo di bissare il successo della scorsa edizione, che ha visto la presenza di oltre 250mila visitatori, grazie ad un programma di appuntamenti qualificati e alla presenza i grandi ospiti come Edoardo Bennato, Fiorella Mannoia, Goran Bregovic e Mario Venuti ma anche Vladimir Luxuria e Andy Luotto''.

www.ansa.it/terraegusto

Consumo birra in italia sempre piu' 'rosa'

>>>ANSA/ APRE L'OCTOBER FEST: MONACO INVASA DA FIUMI DI BIRRA 
ANSA/ APRE L'OCTOBER FEST: MONACO INVASA DA FIUMI DI BIRRA
 
Mentre in Germania sotto le tende dell'Oktoberfest scorreranno fiumi di birra, in Italia prevale la moderazione: secondo AssoBirra, nei 15 giorni tra il 22 settembre e il 7 ottobre saranno spillati nel nostro Paese circa 700mila ettolitri di birra. Ogni italiano berrà in media 2-3 bicchieri a settimana, soprattutto a pasto o per aperitivo. Capofila di questa tendenza le donne: il popolo delle consumatrici di birra conta 16 milioni di appassionate (+25% in 10 anni). Secondo una ricerca Ispo-AssoBirra, il 71% degli italiani si dichiara consumatore di questa bevanda. Una base di consenso che posiziona la birra quasi sullo stesso piano - riporta sempre una nota di AssoBirra - del vino, i cui bevitori dichiarati sono solo l'8% in più (78,6%). "Nel nostro Paese sono stati consumati l'anno scorso circa 29 litri procapite, una media ben al di sotto di quella tedesca, prossima ai 100 litri - spiega Alberto Frausin, presidente di AssoBirra -. Ma questa bevanda si é resa protagonista di una rivoluzione culturale che sta conquistando una base di consenso sempre più ampia, tanto che oggi è la bevanda alcolica preferita dagli under 54". 
 
www.ansa.it/terraegusto

Ministro da Integração quer combater o racismo na web


alt
Depois de ouvir imigrantes e hebreus, o ministro Andrea Riccardi iniciou discussões com a ministra da Justiça para encontrar medidas para combater o ódio racial disseminado por meio da internet 

Preocupado com o aumento dos fenômenos racistas e de intolerância na internet, o ministro da Integração, Andréa Riccardi, está discutindo com a ministra da Justiça, Paola Severino, medidas para “limitar a disseminação do ódio racial pela web”.“A rede não deve ser demonizada. É um instrumento imprescindível de comunicação e liberdade, mas o alarme ao ódio racial cresce de maneira exponencial, sobretudo num momento delicado como este que estamos vivendo. Depois de ter ouvido associações de imigrantes e as comunidades hebraicas, considero importante começar a discutir com a ministra Severino ações para conter o ódio racial na web”, disse.

“Temos uma série de instrumentos no país para atingir a propaganda racista feita por meio de manifestos, faixas, jornais, declarações públicas e sites registrados na Itália. Mas é complicada uma intervenção em sites e blogs com conteúdos racistas, xenófobos e antisemitas, em língua italiana e frequentemente acessados por usuários italianos, que são hóspedes de provedores com sedes no exterior, em países com uma legislação diferente”.

“Para outros crimes odiosos, como a pedopornografia, foram desenvolvidos instrumentos que permitem limitar o fenômeno, punindo também os freqüentadores não ocasionais, por meio de acordos de cooperação internacional entre as polícias de diversos países. Isso permite limitar também o acesso desses sites na Itália. Agora se trata de entender, a nível técnico e jurídico, como essa experiência possa ser transferida para atingir os semeadores de ódio e violência na web”, finalizou.


www.agoranoticias.net