segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Pomodoro - foto do dia


E, falando no grande valor para a saúde que tem o tomate - pomodoro - a foto do dia hoje é da amiga e listeira do Gruppo Ale'Italia de Genealogia, Malu Bonavigo, que plantou as sementinhas do pomodoro de Lonigo aqui mesmo no Estado do Rio de Janeiro , fotografou todas as etapas de crescimento e agora nos mostra o que colheu. Parabéns Malu!


Redação do AI
Foto Malu Bonavigo

Un cuore rosso pomodoro


Inserire didascalia


Una pillola di Ateronon assunta ogni giorno puo' offrire gli stessi benefici per la salute della dieta mediterranea. Questa pillola al pomodoro sarebbe in grado di suddividere i depositi di grassi nelle arterie e di aiutare a prevenire le malattie cardiache e l'ictus. Secondo quanto riportato dal quotidiano Daily Mail, l'innovativa pillola potrebbe salvare milioni di vite. Una confezione, che dura un mese, costa 35 sterline.

La pillola contiene licopene, una sostanza chimica che si trova nella buccia dei pomodori maturi. Secondo gli scienziati, ogni pillola corrisponde a 3 chili di pomodori maturi. Alcuni studi precedenti hanno dimostrato che seguire o'a dieta mediterranea - a base di pomodori, pesce, verdura, noci e olio d'oliva - puo' ridurre significativamente il colesterolo e puo' contribuire a prevenire le malattie cardiache.

Ateronon e' stato sviluppata da Cambridge Theranostics, una societa' di biotecnologie che impiega gli scienziati della Cambridge University. In un trial iniziale, che ha coinvolto 150 pazienti affetti da una malattia cardiaca, la pillola al pomodoro assunta ogni giorno non solo ha fermato la malattia, ma ha addirittura invertito il processo di accumulo di depositi di grasso sulle pareti delle arterie in soli due mesi. Tutto questo senza effetti collaterali. Il prossimo anno inizieranno una serie di sperimentazioni che coinvolgeranno fino a 10 mila pazienti nel Regno Unito, cosi' come negli Stati Uniti, in Italia e in Finlandia.
Rainews24.it

Lourdes, Alemanno in pellegrinaggio

Saranno presenti anche 2. 000 romani


Ansa, Rpma, 31 ago - Iniziera' domani il pellegrinaggio a Lourdes organizzato dall'Opera Romana Pellegrinaggi cui partecipera' anche Gianni Alemanno. Anche 2.000 romani parteciperanno all'iniziativa per percorrere il cammino di Bernadette. Il sindaco di Roma ha sottolineato che sara' 'pellegrino tra i pellegrini'. ''Saro' a Lourdes con la diocesi di Roma - ha detto Alemanno - proprio per testimoniare la continua vicinanza tra il Comune, l'istituzione civile, e l'esperienza religiosa''.

Inscrições abertas para oficina “Leitura Paleográfica de Documentos”


Estão abertas as inscrições para a oficina Leitura Paleográfica de Documentos – Módulo II, promovida pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo em conjunto com a Associação de Amigos do Arquivo.A oficina será realizada aos sábados, nos dias 3, 10, 17, 24 e 31 de outubro, no Arquivo Público do Estado e irá abordar o estudo dos tipos caligráficos e de escrita dos séculos XVI ao XIX. Para participar, é preciso ter cursado o 1º módulo da oficina ou ter conhecimentos básicos em paleografia. Quem ministra o curso é o professor Aparecido Oliveira da Silva, diretor do Núcleo de Assistência ao Pesquisador e paleógrafo do Arquivo Público do Estado de São Paulo.As vagas para a oficina são limitadas.

Para saber mais detalhes e realizar a sua inscrição, acesse aqui.


Maroni: avanti con respingimenti

Ministro Interno: nei Cie non c'e' situazione di emergenza


Ansa, Milano, 31 ago - Il ministro dell'Interno Roberto Maroni assicura che proseguiranno i respingimenti degli immigrati che arrivano in Italia dalla Libia. Maroni precisa anche che il respingimento dei clandestini verso la Libia 'fa parte di un protocollo sottoscritto da un precedente governo quando ministro dell'Interno era Giuliano Amato'. Il ministro dell'Interno ha negato che nei Centri di identificazione ed espulsione (Cie) vi siano situazioni di emergenza causate dalle proteste degli immigrati.

Itália passa comando marítimo da Finul à Alemanha

Beirute, 31 ago (EFE).- O contingente italiano da Força Interina das Nações Unidas para o Líbano (Finul) passou hoje o comando da força marítima ao almirante alemão Jürgen Mannhardt. Em comunicado, a Finul indicou que a entrega da chefia ao almirante alemão foi feita por seu colega italiano Ruggiero Di Biase a bordo da embarcação italiana "Scirocco". A cerimônia teve a presença do chefe dessa força de paz multinacional, general Claudio Graziano, do comandante-em-chefe da Marinha italiana, almirante Luigi Binelli Mantelli, de oficiais libaneses e representantes diplomáticos dos países que contribuem com homens para esta missão. Em discurso, Graziano atribuiu o êxito da Finul à cooperação entre as forças marítima da ONU e da Marinha libanesa. Afirmou que, graças ao acompanhamento das duas forças, que exercem "um papel de dissuasão importante, se contribuiu não só para afastar o tráfico de armas, mas também para criar uma atmosfera segura para os navios comerciais que vêm ou saem do Líbano". Di Biase comemorou em seu discurso de despedida o fato de que a força naval libanesa "tome parte direta na vigilância e nas operações marítimas da Finul". A Finul marítima é formada por unidades navais da Alemanha (quatro navios), Grécia, Indonésia, Itália e Turquia (cada um destes países com um navio).

Após restauração, águia volta ao topo do Teatro Municipal


A águia, que é símbolo do Teatro Municipal, é levada de volta para a fachada do prédio, no Centro do Rio (Foto: Camilla Maia / Agência O Globo)

A águia, símbolo do Teatro Municipal, no Centro do Rio, foi recolocada neste domingo (30) no topo do prédio, após um trabalho de restauração. Segundo a assessoria de imprensa do governo do estado, mais de 20 pessoas ajudaram a devolver o monumento à fachada. Com 2,8 metros de comprimento, seis de envergadura e 350 kg, a peça foi recuperada pelo francês Fabrice Gohard, responsável por restaurar a tocha da Estátua da Liberdade, em Nova York. O trabalho no Rio durou quatro meses e foi realizado em um espaço ao lado do prédio.
No próximo mês, Gohard fará os retoques finais, já com a águia no seu lugar. A escultura é composta por oito mil folhas de ouro de 23 quilates, material que veio da Europa. A restauração faz parte da reforma da casa de espetáculos - orçada em R$ 60 milhões - que marca o seu centenário. O local está fechado desde outubro de 2008 para as obras de modernização. A expectativa é que o trabalho esteja concluído na segunda semana de dezembro.


G1

Filmes pernambucanos integram mostra especial do Festival de Cinema de Veneza


O premiado Superbarroco, de Renata Pinheiro, é uma das produções pernambucanas em exibição no Festival de Veneza.


Mesmo sem representante na seção oficial, o Brasil marca presença no Festival de Veneza em outras mostras que integram a programação .

O mais antigo e conceituado festival cinematográfico do mundo abre as portas para o audiovisual pernambucano. Entre os dias 4 e 9 de setembro, o 66 ª Festival de Cinema de Veneza (66ª Mostra Internazionale d’Arte Cinematográfica), na Itália, recebe a Mostra do Cinema Pernambucano, em que serão exibidas seis das mais recentes produções, entre curtas e longas-metragens. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e o Consulado Italiano no Recife.

A programação da mostra foi montada pela própria curadoria do evento, que selecionou dois curtas e quatro longas integrantes da nova safra audiovisual pernambucana, alguns, inclusive, já premiados em outros festivais do gênero. Foram escolhidos os filmes: Deserto Feliz (2007), dirigido por Paulo Caldas; Baixio das Bestas (2007), de Claudio Assis; Amigos de Risco (2007), de Daniel Bandeira; O Crítico (2008), documentário dirigido por Kleber Mendonça Filho; Superbarroco (2008), de Renata Pinheiro; e Nº27 (2008), de Marcelo Lordello.

Segundo a coordenadora de Cinema e Vídeo da Fundarpe, Carla Francine, a exibição de filmes pernambucanos em Veneza é uma ação de reciprocidade, já que nos últimos dois anos o estado recebeu a mostra Venezia Cinema Italiano, que trouxe filmes participantes do Festival. “A mostra em Veneza é muito significativa porque é uma maneira de o público de lá ter uma visão mais ampla do cinema que é produzido aqui no estado”, afirmou Carla. Além dos integrantes da mostra especial, Pernambuco também terá outro representante no Festival de Cinema de Veneza. O longa Viajo porque Preciso, volto porque te amo, de Marcelo Gomes integra a mostra Orizzonti, que reúne 37 filmes de diversas nacionalidades, tidos como as novas tendências do cinema mundial. A produção pernambucana junto com Insolação (SP), de Felipe Hirsch e Daniela Thomas, são os dois únicos representantes brasileiros na mostra competitiva do Festival, que acontece entre os dias 2 e 12 de setembro.


Município de Pequeri organiza maior festa da imigração italiana da Zona da Mata - MG 04 a 07 de setembro


Entre os dias 04 e 07 de setembro, o município de Pequeri abrigará aquela que promete ser a maior festa da imigração italiana da região.

É a concretização do projeto “Pequeri, tutti buona gente!”, idealizado pela administração municipal para resgatar as raízes da cidade, que foi um dos berços da imigração italiana na Zona da Mata. De acordo com o historiador Julio Cezar Vanni, Pequeri recebeu, entre o final do século 19 e início do século 20, mais de 600 famílias provenientes da Itália. O levantamento consta do livro “Tutti Buona Gente – Italianos na Zona da Mata”, que será lançado durante a festa. O autor do livro, Júlio César Vanni, será homenageado no sábado em ocasião dos 130 anos de imigração italiana na cidade.

O prefeito Raul Salles, para resgatar as raízes do município, implantou nas escolas municipais de Pequeri o ensino da cultura e língua italiana e promoveu cursos de capacitação sobre a culinária da Itália, entre moradores e comerciantes da cidade. O Carnevale é gratuito com diversas atrações culturais, shows, barracas de comidas típicas, apresentações teatrais, desfiles e muita animação.

Visite o site: http://www.pequeri.mg.gov.br/


Colaboração Lucimary Vargas - MG

domingo, 30 de agosto de 2009

Site explica a Língua Portuguesa para italianos

Sito spiega il Portoghese agli italiani


O site Portoghese.org ensina um pouco da Língua Portuguesa para os italianos. Escrito em Italiano, entre outras línguas, conta a história do Português, dá dicas traduzidas de frases (estrada, tempo, viagem, restaurante, na noite), tradução de palavras básicas, um pouco de gramática, literatura, gírias e metáforas.Il sito Portoghese.org insegna un po' della Lingua Portoghesa agli italiani. Scritto in italiano, tra altre lingue, racconta la storia del Portoghese, dà consigli di frasi tradotte (stradali, meteo, viaggi, ristorante, notte), traduzione delle parole di base, grammatica, letteratura, slang e metafore.


Vencedora do concurso rainha da Festa da Uva 2010


Tatiane Frizzo

Vincitora del concorso per la regina della Festa dell'Uva 2010

A Festa Nacional da Uva escolheu as soberanas para representar um dos maiores eventos de origem italiana do Brasil, em 2010. A rainha é Tatiane Frizzo. Para princesas foram selecionadas Aline Galvan Pereira e Kátia Weber. O concurso foi dia 29 de agosto de 2009, em Caxias do Sul, com 20 candidatas. A Festa da Uva é de 18 de fevereiro a 7 de março de 2010. Você concorda com a escolha? Comente abaixo.La Festa Nazionale della Uva ha scelto le sovrane per rappresentare uno dei più grandi eventi di origine italiana in Brasile, nel 2010. La regina è Tatiane Frizzo. Per principessas sono stati scelti Aline Galvan Pereira e Kátia Weber. La scelta è stata nel 29 agosto 2009, a Caxias do Sul, sud del Brasile, con 20 candidate. La Festa dell'Uva è di 18 febbraio a 7 marzo 2010. Sei d'accordo con la scelta? Commenti sotto.


Oito milhoes de pobres na Italia

Esses dias vi um artigo nos jornais italianos falando sobre a pobreza. Segundo os jornais, existem 8 milhões de pobres na Italia que representam 13% da população. No ano passado, quase 3 milhões de pessoas se encontravam na pobreza absoluta, principalmente no Sul da Italia, nas familias numerosas com desempregados e onde os chefes de familias são trabalhadores autônomos e com um baixo nível de escolaridade. Fico pensando...Quantos milhões de brasileiros vivem na pobreza absoluta? E no mundo, quandos bilhões de pessoas não teem o que comer amanhã? Será que algum dia a gente vai ter um mundo pouca diferença social? Onde o número de pobres e ricos não são tão diversos? Eu gostaria de acreditar que sim, umdia, mesmo que seja num futuro "lontano", teremos um mundo mais justo, com menos diferença social.


Ma che ingorgo sul Canal Grande


Nei canali veneziani aumentano infrazioni e impridenze

Scontri, gondole rovesciate e turisti inesperti. Venezia si ribella al traffico eccessivo in laguna

Venezia - Chissà se tra qualche tempo sarà necessario potenziare i semafori galleggianti, mettere dei vigili a ogni «incrocio » o magari il pedaggio. Nautico, ovviamente. I canali di Venezia paiono ormai delle vere e proprie autostrade. Il traffico aumenta, eccome: acque congestionate, tra chi riscopre il vecchio amore per il barchino di famiglia e chi sceglie la laguna per turismo. Insomma, guidare una barca è un must dell’estate 2009: guidano tutti, grandi e piccini, tanto che chi oggi conduce una barca probabilmente ha imparato da bambino a tenere la manetta del motore. Capita, però, che la folla diventi un problema: incidenti, gondole rovesciate, moto ondoso ancora sotto accusa. E addio tranquillità di chi si aggira con il proprio «topo», il piccolo mezzo che tanto piace ai nostalgici. Ma sono centinaia i controlli sulla velocità effettuati dalla polizia lagunare nel corso dei mesi estivi. In tutto 220 le persone identificate e 210 le imbarcazioni sottoposte ad accertamenti, con 71 sanzioni amministrative verbalizzate dagli agenti della squadra nautica della Questura e 2 denunce penali al Codice della navigazione. Le violazioni riguardano sempre più spesso taxi, mototopi e natanti da diporto. Con gli ovvi episodi singolari: come un turista tedesco che, avendo noleggiato un’imbarcazione da diporto, ha ammesso di non conoscere la normativa di navigazione in vigore a Venezia. Oppure i goffi tentativi di giustificare l’eccesso di velocità: dal classico parente all’ospedale al ritardo su un importantissimo appuntamento di lavoro. «La laguna è diventata ormai preda di tutti - si lamentano gli ambientalisti nei vari blog che cercano di catechizzare gli inesperti alla guida dei barchini - ma con l’ambiente non si scherza. E poi basta con tutta questa gente che a caso si mette alla guida di un qualsiasi mezzo nei canali».La regola era che si poteva g o v e r n a r e un’imbarcazione solo sotto l’occhio vigile di un esperto che se ne stava seduto vicino, pronto ad intervenire in caso fosse necessaria qualche manovra improvvisa. Così anche il novizio avrebbe imparato che cosa fare in situazioni di emergenza. Negli ultimi giorni, però, in bacino San Marco un bambino ha causato un incidente tra un barchino e un motoscafo Actv: stava guardando verso la riva anziché di fronte a sè mentre la mamma parlava con un’altra persona. Nell’ultimo anno si contano due morti per incidenti in laguna tra barchini, e soltanto pochi giorni fa una gondola si è rovesciata, facendo cadere in acqua i cinque malcapitati turisti. Anche i sindacati del trasporto pubblico guardano con sospetto al boom di barchini, soprattutto in relazione all’inevitabile aumento del moto ondoso. «Per raggiungere Treporti da Fondamenta Nuove il tempo di percorrenza in un anno è stato ridotto di 14 minuti, di giorno, perché si è detto che invece degli 11 km all’ora possiamo tenere i 14. Ma correndo si distrugge la barena », spiegano i sindacati. Ma un giro in laguna, ormai, non se lo nega nessuno. Turisti soprattutto, attirati dal giro «low cost» per osservare città e natura. E i nostalgici hanno contagiato anche le nuove generazioni: molti, infatti, gli appassionati di birdwathing a caccia di fischioni, alzavole, germani che noleggiano il barchino per mezza giornata. E poi non manca chi «corteggia » l’amico per scroccare qualche ora di svago, magari spingendosi fino al litorale jesolano (in futuro passando la barriera del Mose), dove ormai si fatica a trovar posto per stendere l’asciugamano.




Massimo Guerretta
La Stampa.it

Berlusconi a Napolitano: «Per la crisi rivedremo celebrazioni Unità d'Italia»

Il presidente del Consiglio Silvio Berlusconi (Emblema)


Roma, Corriere della Sera - Il programma per la celebrazione dell'Unità d'Italia sarà rivisto. Il Presidente del Consiglio dei Ministri, Silvio Berlusconi, ha risposto con una lettera al Presidente della Repubblica, Giorgio Napolitano, in merito alle celebrazioni dei 150 dell'Unità d'Italia. È quanto scritto in una nota diffusa da Palazzo Chigi.

LA NOTA - «Il Presidente Berlusconi ha osservato come sia opportuna una revisione dei progetti originari, proprio per non incorrere in quella che era stata definita la «celebrazione edilizia« dell'evento. La crisi economica e la qualità di molte opere hanno imposto, pertanto, una seria riflessione per valutare e correggere il progetto impostato dal precedente Governo». «Il Consiglio dei Ministri del 31 luglio - prosegue la nota- ha già avviato un ampio ed approfondito dibattito sull'argomento. Al termine del quale, il Presidente del Consiglio ha affidato al Ministro dei beni culturali, Sandro Bondi, il compito di elaborare i nuovi criteri per le celebrazioni. Criteri che terranno conto del dibattito delle ultime settimane, al quale hanno partecipato tante personalità della cultura e della politica italiana». «Una volta individuati i criteri, e prima di procedere all'elaborazione del programma definitivo, il Presidente Berlusconi si è impegnato per una verifica con il Capo dello Stato», conclude il comunicato.

Anita Garibaldi

Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi, (Morrinhos, Laguna, 30 de agosto de 1821Mandriole, Itália, 4 de agosto de 1849) foi a companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi, sendo conhecida como a "Heroína dos Dois Mundos". Ela é considerada, até hoje, uma das mulheres mais fortes e corajosas da época.

Anita Garibaldi, descendente de portugueses imigrados dos Açores à província de Santa Catarina no século XVIII, provinha de uma família modesta. O pai Benito era comerciante em Lages e casou-se com Maria Antônia de Jesus, com a qual teve seis filhos.Após a morte do pai, Anita cedo teve que ajudar no sustento familiar e, por insistência materna, casou-se, em 30 de agosto de 1835, aos catorze anos, com Manuel Duarte de Aguiar, na Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos da Laguna. Depois de somente três anos de matrimônio, o marido alistou-se no exército imperial, abandonando a jovem esposa.

Durante a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, o guerrilheiro italiano Giuseppe Garibaldi, a serviço da República Rio-Grandense, participa da tomada do porto de Laguna, na então província de Santa Catarina, onde conheceu Anita. Ficaram juntos pelo resto da vida de Anita, que seguiu Garibaldi em seus combates em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Uruguai (Montevidéu) e Itália. O casal teve quatro filhos, o primeiro dos quais, chamado Menotti Garibaldi, nasceu no estado do Rio Grande do Sul, na então vila e atual cidade de Mostardas.

Na batalha de Curitibanos, no início de 1840, Anita foi feita prisioneira, mas o comandante do exército imperial, admirado de seu temperamento indômito, deixou-se convencer a deixá-la procurar o cadáver do marido, supostamente morto na batalha. Em um instante de distração dos guardas, tomou um cavalo e fugiu. Após atravessar a nado com o cavalo o rio Pelotas, chegou ao Rio Grande do Sul, e encontrou-se com Garibaldi em Vacaria.

Em 16 de setembro de 1840 nasceu o primeiro filho do casal, que recebeu o nome de Menotti Garibaldi, em homenagem ao patriota italiano Ciro Menotti. Depois de poucos dias, o exército imperial cercou a casa e Anita fugiu a cavalo com o recém-nascido nos braços e alcançou o bosque onde ficou deitada por quatro dias, até que Garibaldi a encontrou.

Em 1841, quando a situação militar da República Riograndense tornou-se insustentável, Garibaldi solicitou e obteve do general Bento Gonçalves a permissão para deixar o exército republicano: Anita, Giuseppe e Menotti transferiram-se a Montevidéu, no Uruguai, onde permaneceram por sete anos. Em 1842 oficializaram sua união, casando-se na paróquia de San Bernardino.

No Uruguai nasceram os outros três filhos do casal: Rosa (1843), Teresa (1845) e Ricciotti Garibaldi (1847). Rosa faleceu aos dois anos de idade por asfixia, por causa de uma infecção na garganta.

Em 1847, Anita foi para a Itália com os filhos e encontrou-se com a mãe de Garibaldi, em Nizza (atual Nice, na França). O próprio Garibaldi reuniu-se a eles alguns meses depois.

Em 9 de fevereiro de 1849, presenciou com o marido a proclamação da República Romana, mas a invasão franco-austríaca de Roma, depois da batalha no Janículo, obrigou-os a abandonar a cidade. Com 3 900 soldados (800 deles a cavalo), Garibaldi deixou Roma. Em sua perseguição saíram três exércitos (franceses, espanhóis e napolitanos) com quarenta mil soldados. Ao norte lhes esperava o exército austríaco, com quinze mil soldados.

Anita, em estado avançado de gravidez, tentou não ser um peso para o marido, mas suas condições pioraram quando atingiram a República de San Marino. Ela e Garibaldi decidiram não aceitar o salvo-conduto oferecido pelo embaixador americano e continuaram a fuga. Com febre e perseguida pelo inimigo, foi transportada às pressas à fazenda Guiccioli, próximo a Ravenna, onde morreu em 4 de agosto de 1849.

Caçado pelos austríacos, sem nem sequer poder acompanhar o sepultamento da esposa, Garibaldi saiu outra vez para o exílio e, nos dez anos em que esteve fora da Itália, os restos mortais de Anita foram exumados por sete vezes. Por vontade do marido, seu corpo foi transferido a Nice. Em 1932, seu corpo foi finalmente sepultado no monumento construído em sua homenagem no Janículo, em Roma.


Considerada, no Brasil e na Itália, um exemplo de dedicação e coragem, Anita foi homenageada pelos brasileiros com a designação de dois municípios, ambos no estado de Santa Catarina: Anita Garibaldi e Anitápolis. Muitas cidades brasileiras possuem ruas com seu nome.




Com informações da Wikipédia

sábado, 29 de agosto de 2009

Intervalo de três horas para descanso ao meio-dia


Depois do almoço, hora de repousar

Dopo il pranzo, ora di riposare


Intervallo di tre ore di riposo a mezzogiorno

Depois do almoço, hora de repousarDopo il pranzo, ora di riposareQuando li sobre isto numa reportagem da revista Viagem, pensei se tratar de um exagero. A matéria falava que o melhor programa para se fazer na Itália entre 13h e 16h é absolutamente nenhum. Isso mesmo, praticamente tudo fecha neste intervalo de três horas. Vi até supermercados com os portões trancados. Meio inacreditável, mas é a pura realidade.Quando ho letto su questo argomento nella rivista Viagem, ho pensato che era una esagerazione. La materia parlava che il miglior programma per fare in Italia, tra 13h e 16h, è assolutamente nessuno. Esattamente, quasi tutto si chiude in questo intervallo di tre ore. Ho visto anche supermercati com le porte chiuse. Um po' incredibile, ma è la pura realtà.

Até a noite / Fino alla seraEm compensação, o comércio costuma começar o expediente diário por volta de 8h, algumas vezes até mais cedo. Depois do intervalo para a sesta, as lojas reabrem às 16h e ficam no mínimo até 20h. E não tem globalização que mude esta mania.In compenso, i negozi di solito iniziano l'attività diaria circa 8h, qualche volte prima di questo. Dopo la pausa per la siesta, riaprono le porte alle 16h e vanno almeno alle 20h. E non c'è globalizzazione che cambia questa abitudine.

Coliseu ganha proteção contra abalos sísmicos


O monumento mais precioso da antiguidade romana, o Coliseu, a partir de agora será protegido contra abalos sísmicos graças a um projeto especial idealizado pelo Insituto Nacional de Geofísica e Vulconologia.

Cinco sensores anti desmoronamento sísmico foram instalados no Coliseu: se tratam de sofisticados instrumentos capazes de medir “movimentos no terreno“, como afirmam os sismólogos. O terreno que hospeda o monumento é particurlamente interessante por apresentar dois tipos diferentes de subsolo, um mais estável e sólido e uma bacia sedimentar muito mais instável.

O projeto do INGV leva em consideração estas características como base da pesquisa. A idéia é aplicar o experimento em outros sítios arqueológicos menos problemáticos.

Dove siamo nel mondo - SMS Gratis para Italianos no mundo


Como funziona?

"Dove siamo nel mondo" é um serviço do Ministero degli Affari Esteri que consente aos italianos que se encontram temporariamente no exterior de assinalar voluntariamente os dados pessoais, afim de permitir all'Unità di Crisi, numa eventualidade que sejam verificadas situações de grave emergência. O serviço tem a finalidade de socorrer com maior rapidez e precissão os italianos que estão no exterior em caso de emergência e se necessário pedidos de socorro.

É possivel efetuar o cadastro em um banco de dados (de acordocom a vigente normativa da Privacy e proteção dos dados pessoais a partir de 30 dias antes da viagem. Os dados são cancelados automaticamente 2 dias depois data do fim da viagem.

É possivel fazer o cadastro através dos seguintes trâmites:



Os dados serão utilizados somente em casos comprovados e particularmente greves de emergência como calamidade natural, atentados terroristas, evacuações, etc.

O serviço è reservado somente para cidadões italianos.

Para os italianos residentes no exterior, o cadastro poderá ser feito a qualquer hora que o cidadão viage para um outro país que não seja aquele da sua residência.Para fazer o cadastro, acesse o site Dove Siamo nel Mondo.

Muito legal essa iniciativa do Governo Italiano em relação aos italianos que se encontra fora da sua patria. É sinal que o governo se preocupa com aqueles que se encontram fora do país. Essa é uma idéia que o Brasil poderia copiar, né?

Contatos:
Ministero Affari Esteri, SegreteriaGenerale – Unità di Crisi, Piazzale della Farnesina, 1 Roma.
Numeros Uteis:Tel: +39-06-36225Tel: +39-06-36911Fax: +39-06-36913858

Olhos em Sintra


olhos em sintra
de madalena braddell
na
Fundação SOUSA PEDRO




Exmos. Senhores
Meus Caros AMIGOS,

Em nome do Senhor Engº Carlos de Sousa Pedro, Presidente da Fundação SOUSA PEDRO e em meu nome pessoal, vimos CONVIDAR V.Exas., os Vossos Familiares e Amigos, para a Cerimónia de Inauguração da Exposição Individual de Desenho e Pintura “OLHOS EM SINTRA”, de MADALENA BRADDELL que se realizará com um “Porto de Honra”, na próxima Quinta-Feira, dia 3 de Setembro de 2009, a partir das 18.30 horas, no nosso Espaço Cultural Polivalente, da Rua Serpa Pinto, nº 10, ao Chiado, em Lisboa.

A mostra ficará patente ao público, até ao dia 25 de Setembro, de Segunda a Sexta-Feira, das 10.00 às 13.00 e das 14.30 às 19.00 horas.

Agora que Agosto está prestes a terminar mas o Verão teima, com tons fortes e quentes, em nos proporcionar excelentes ambientes de fim de tarde ou pôr-do-sol, a Fundação SOUSA PEDRO deixa-lhe o Convite para (re)descobrir os encantos de SINTRA – o mar, os moradores, as paisagens, as praias, as ruas e a serra – nas sugestivas e intimistas aguadas, aguarelas, acrílicos, caneta, lápis e marcador de MADALENA BRADDELL.

Agora que já veio de férias… CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA!

Com os nossos Melhores e Mais Cordiais Cumprimentos!

Vítor ESCUDERO
Secretário – Geral da
Fundação SOUSA PEDRO

Berlusconi processa La Repubblica


Silvio Berlusconi exige do La Repubblica um milhão de euros de indenização. O primeiro-ministro moveu uma ação legal contra o jornal de tendência de centro-esquerda por publicar todos os dias, desde há dois meses, dez perguntas sobre o escândalo que afeta o chefe de governo por alegado envolvimento com prostitutas e menores.

O matutino coloca questões como porque o chamam de papá as mulheres que ele convida para serem candidatas eleitorais ou se há contradições entre a sua vida privada a política de família que defende.

Berlusconi também terá processado o espanhol El Pais, o primeiro a publicar fotos íntimas de uma festa na Vila de Berlusconi na Sardenha. O francês Nouvelle Observateur também estará está na mira de Berlusconi, bem como um jornal britânico.

O escândalo rebentou quando Il Cavalieri compareceu na festa dos 18 anos, Noemi Letizia, uma modelo que o chamava de papá.

A mulher Veronica lário, rompeu o casamento acusando o marido de se envolver com menores e mentir frequentemente. Esta semana reeditou um livro, actualizado com detalhes do final da sua relação com Berlusconi.
Euronews.pt

;Storia delle Bocce


Le prime tracce di un'attività ludica, che probabilmente rappresentano la più antica testimonianza del gioco delle bocce, datano al 7000 A.C. con il rinvenimento, nella città neolitica di Catal Huyuk, in Turchia, di alcune sfere in pietra che mostrano chiaramente i segni di rotolamento su un terreno accidentato. Cinque millenni più tardi, in Egitto, oggetti simili, ma più finemente lavorati, furono rinvenuti nella tomba di un fanciullo. Nel Fayum esisteva una città, chiamata Madi, che risale alla XII Dinastia. Di questo periodo, i resti di un Tempio dedicato alla Dea delle messi Renenutet ed a Sobek, in cui si trovano dei bellissimi rilievi raffiguranti i sovrani di questa dinastia in adorazione degli Dei. Il Tempio venne poi, in periodo tolemaico, ampliato e dedicato ad Iside che i greci identificavano anche come Dea del raccolto. ...Il sito è ricco di reperti, vasi, strumenti in rame, vetri, ecc., soprattutto di epoca tolemaica, e rimase abitato fino al nono secolo d.C. Fu anche un centro cristiano, dato che vi si trovano anche i ruderi di numerose chiese. Una missione archeologica italiana che sta scavando nell'area ha ora ritrovato una stranissima struttura vicino ad un centro urbano, formato tutto da case bilocali con un ampio atrio. Si tratta di un grande blocco di calcare, perfettamente lisciato e rifinito, che presenta una scanalatura larga 20 cm. e profonda 10. A metà di questa, c'è un buco quadrato di 12 cm. di lato. Sono state trovate anche due biglie, sempre di calcare, che si adattano perfettamente una alla scanalatura, l'altra alla buca. Il reperto è di epoca tolemaica e l'ipotesi è che sia una specie di campo da bocce ante-litteram!Con le bocce (ovviamente stiamo parlando di un gioco che sicuramente non è quello attuale) si dilettavano anche greci e troiani durante le lunghe pause dell'assedio di Troia.


Uno dei primi documenti scritti che citano questo gioco è quello del medico greco Ippocrate che lo elogia e lo consiglia ritenendolo un'attività molto salutare.

Il salto di qualità delle bocce è comunque merito dei romani che adottarono, per primi, sfere di legno. Ovidio Nasone Publio ne fece il divertimento preferito durante l'esilio sul Mar Nero; vi si dilettò l'imperatore Augusto (che usava bocce di radica d'ulivo), Ponzio Pilato ed anche Claudio Galeno il quale, come il collega Ippocrate, lo consigliò a giovani e vecchi.

Le legioni romane fecero conoscere il gioco in Gallia dove, in seguito, ebbe uno sviluppo enorme.

Nel Medioevo questo gioco divenne una vera e propria mania. Si giocava per le strade, sulle piazze, nei castelli. Le bocce affascinarono tutti, nobili e diseredati. E non furono disdegnate dagli ecclesiastici e dalle gentildonne. Nel 1299, a Southampton, in Inghilterra, nacque quello che possiamo considerare il primo club boccistico: l'Old Bowling Green.

Ma l'esagerata pratica del gioco diede fastidio ai potenti. Il lavoro trascurato, le scommesse e, a volte, le furibonde liti, provocarono i primi divieti che accompagneranno il gioco delle bocce per lunghi secoli. Tra i più inflessibili a stroncare il gioco delle bocce, che "… storna il popolo da esercizi più convenienti alla difesa del reame…", troviamo Carlo IV il Bello (editto del 1319), Edoardo III d'Inghilterra, Carlo V il Saggio (1370) e, una ventina di anni più tardi, il re inglese Riccardo II.

Ma c'è, seppur timida, anche qualche voce a favore. I medici dell'Università di Montpellier, in Francia, erano convinti, infatti, che questo gioco fosse un eccezionale toccasana contro i reumatismi. Di buon occhio le bocce furono viste anche dall'umanista olandese Erasmo da Rotterdam (le chiamava "ludus globarum missilium"), dal teologo tedesco Martin Lutero, da Calvino (che era anche un accanito giocatore), dallo scrittore Rabelais che ci racconta come Gargantua si dilettasse alle bocce per digerire. Bruegel il Vecchio le ha immortalate nel suo famoso dipinto Giochi di fanciulli esposto alla Pinacoteca Nazionale di Vienna. Sir Francis Drake ne era un vero patito. Avvertito dell'arrivo della flotta spagnola, la famosa "Invincible Armada", continuò tranquillamente a giocare a bocce sulle banchine del porto di Plymouth deciso, prima di salpare a difendere l'Inghilterra, a terminare un'incertissima partita con il suo nostromo. Del gioco delle bocce parla anche William Shakespeare nel suo Riccardo II. Il gioco, però, continuò a preoccupare le autorità. Nel XVI secolo fu proibito da Enrico VIII, nel 1576 i Dogi di Venezia ne furono addirittura terrorizzati ed emisero un pesantissimo editto contro "… il pericolo grande delle balle…". Ma erano praticamente gli ultimi anatemi contro questo gioco che, oramai, si era diffuso in quasi tutta l'Europa occidentale. Infatti, verso la fine del Seicento, Carlo II d'Inghilterra lo legalizzò e, addirittura, fece predisporre una specie di regolamento. Nel 1753, a Bologna, uscì un volumetto, il "Gioco delle bocchie" di Raffaele Bisteghi, che ufficializzò questo gioco diffusissimo e, pur con innumerevoli varianti, anche regolamentato.



Il 1° maggio 1873 sorse a Torino la prima Società d'Italia che assunse la curiosa denominazione di Cricca Bocciofila. Fu il primo passo, il primo mattone della futura organizzazione nazionale. Un quarto di secolo dopo, nel 1897, un gruppetto di Società bocciofile piemontesi si riunì a Rivoli, vicino a Torino, e decise di fondare un organismo di coordinamento dell'attività sul territorio. Così, il 1° maggio 1898, sempre a Torino, in occasione dell'Esposizione Internazionale, nacque l'Unione Bocciofila Piemontese, praticamente la prima federazione da cui iniziò la fase moderna del gioco delle bocce.I progressi furono immediati.

Nel 1904 fu predisposto il primo regolamento tecnico di gioco. L'attività era ancora svolta unicamente all'aperto, sui campi non delimitati, con bocce di legno.
Nel 1919 nacque l'UBI, Unione Bocciofila Italiana, che era l'erede di quella piemontese. Il nuovo organismo, con sede a Torino, era guidato dall'avvocato Massimo Cappa.

Il 1924 fu un'altra data storica. Per la prima volta, con una presenza dimostrativa, le bocce approdarono alle Olimpiadi. I giochi si svolsero a Parigi dove, in contemporanea, si giocò un torneo tra squadre italiane, francesi e monegasche.

Nel 1926 la FIB si riunì in una rinnovata UBI ed il CONI riconobbe la nuova Federazione. Fu un grosso successo per le bocce che si videro equiparate alle altre discipline sportive. Ma l'euforia durò poco.

Nel 1929 un decreto ministeriale tolse le bocce dal CONI e le inserì nella molteplice organizzazione gestita dall'OND, l'Opera Nazionale Dopolavoro, ritenendole un'attività ricreativa. Nel nuovo contesto, pur declassate, le bocce trovarono una vera e sostanziale unificazione su tutto il territorio nazionale e nacque una capillare organizzazione periferica. Inoltre fu adottato un regolamento unico.

Nel 1929 ci fu un importante salto di qualità con la nascita della boccia "sintetica", una sfera impastata con segatura e colla.

Nel 1945, caduto il fascismo, si sciolse anche l'OND le cui funzioni, in seguito, passarono all'ENAL, Ente Nazionale Assistenza Lavoratori.
Nel dopoguerra le bocce ebbero una vita molto travagliata. Rinacque la FIB a Torino e risorse l'UBI a Genova. Un'altra FIB, legata all'ENAL, prese vita a Milano.
Nel 1948 tutte queste realtà, dopo vivaci traversie, trovarono un accordo e diedero vita all'UFIB, Unione Federazioni Italiane Bocce, che raggruppava i due principali sistemi di gioco praticati in Italia: la "raffa" diffusa praticamente su tutto il territorio nazionale, e che considerava anche l'assetto ricreativo del gioco, ed il "volo" che, saldamente radicato in Piemonte e Liguria, puntava soprattutto sull'aspetto agonistico. La sede centrale della federazione fu fissata a Genova e i due sistemi di gioco furono coordinati da due sezioni: la SeReNa, Sezione Regolamento Nazionale, per il gioco di "raffa" con sede a Milano, e la SeReInt, Sezione Regolamento Internazionale anche questa con sede a Genova, che gestiva il gioco di "volo".
Nel 1950 nacque l'organizzazione internazionale della "raffa", la FIB, Federazione Boccistica Iternazionale, con sede a Chiasso. Quattro anni prima era già sorta la FIB, Federation Internazionale de Boules, che raggruppava i Paesi praticanti il sistema di gioco del "volo". In quegli anni comparvero sulle corsie le prime bocce metalliche.
Nel 1979 tutti i bocciofili d'Italia videro premiata la loro volontà unitaria e le diverse federazioni sino ad allora operanti in Italia si unirono sotto un'unica sigla, l'UBI, che ottenne l'immediato riconoscimento del CONI. In seguito, nel 1986, arrivò anche la legittimazione del Comitato Olimpico Internazionale.
Nel 1991 le bocce adottarono un nuovo statuto, si fecero identificare da un moderno logo (boccia azzurra in movimento con riccioli tricolori) e ripresero la denominazione di FIB, Federazione Italiana Bocce.
Nel 1997 le bocce italiane hanno compiuto il loro primo secolo di vita "ufficiale". Una forza poderosa che, con la sua tenacia e volontà, è riuscita a cogliere, proprio nel suo Centenario di Fondazione, un traguardo ambiziosissimo: la partecipazione, in forma ufficiale, ai Giochi del Mediterraneo di Bari.

Fonte: http://www.arcicremanuova.it/storia_delle_bocce.html
Colaboração de Celso Marchesin
www.massolindefiore.com.br

Bagnasco: «Attacco disgustoso a Boffo»


Il cardinale ha difeso il direttore di Avvenire: «Si tratta di un fatto molto grave»
Roma, Corriere della Sera - Prima ha taciuto, per un giorno intero. Poi ha parlato. «L'attacco che è stato fatto al dott. Boffo direttore di Avvenire è un fatto disgustoso e molto grave» ha detto l'arcivescovo di Genova e presidente della Cei, cardinale Angelo Bagnasco, prima di celebrare la messa per la festa del santuario della Madonna della Guardia.

IL SILENZIO DI VENERDI' - L'arcivescovo di Genova e presidente della Cei, cardinale Angelo Bagnasco, non aveva voluto rilasciare alcuna dichiarazione ai giornalisti che lo aspettavano questa sera alla partenza del pellegrinaggio a piedi della vigilia della Festa della Madonna della Guardia alle pendici del Monte Figogna.

Festival Cururu Siriri em Mato Grosso


A cidade de Cuiabá realiza o 8º Festival Cururu Siriri no período de 28 até 30 de agosto. O evento surgiu em 2001, mas a dança existe há mais de 200 anos. A festa será realizada na Praça do Porto, a partir das 19h, com a apresentação da dança do grupo "Chorado". A organização espera um público de cerca de 40 mil pessoas durante os três dias.

O espaço reservado para a festa tem cerca de 6,4 mil m². Além das apresentações dos grupos folclóricos, os moradores e turistas podem aproveitar a gastronomia e o artesanto local.

O Cururu é uma dança folclórica típica da região Centro-Oeste do país, principalmente em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Segundo a organização, é tradicionalmente praticada por homens, que usam chapéu de palha. O Siriri é uma dança tipicamente protagonizada por mulheres, que usam saias rodadas, e também por crianças.

As duas danças surgiram da influência dos portugueses, bandeirantes paulistas e dos escravos africanos. O objetivo deles era dominar a fronteira Oeste do Brasil, principalmente por causa do ouro. A dança costuma sempre ser acompanhada por tocadores de viola.


Com informações do G1

Discovery parte para Estação Espacial


Após duas tentativas frustradas de lançamento no início da semana, o ônibus espacial "Discovery" finalmente decolou neste sábado (29) de Cabo Canaveral (Flórida, EUA) com destino à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) com sete astronautas a bordo.

A nave partiu pouco segundos antes de meia-noite, hora local (00h59 de Brasília), iniciando uma missão de 13 dias no espaço, e deve se acoplar à ISS no domingo (30).

O "Discovery" carrega quase sete toneladas de provisões e equipamento, além de seis ratos para experimentos sobre perda de massa óssea.

G1 com informações das agências de notícias EFE, France Presse e Reuters

Sineiros italianos se reúnem para defender profissão

Cerca de 150 sineiros provenientes de toda a Itália participarão hoje em Arrone (província de Terni, na Umbria) de um encontro nacional. Trata-se de uma iniciativa do Grupo de Sineiros de Arrone, constituído por 11 especialistas locais no uso do battocchio, o bordão usado para tocar os sinos. O objetivo do evento é valorizar e transmitir para as gerações futuras uma forma de comunicação com o uso do som dos sinos que, ao longo dos séculos, anunciaram cerimônias religiosas, guerras e alarmes, rompendo o ritmo do dia a dia. Os campanários de países, dos vales e das cidades - explicam os organizadores, representaram no passado - mas também nos dias atuais, "a voz do povo, o chamado de Deus, o ponto de referência para aglomerações urbanas".

Em Arrone, uma aldeia sugestiva da Valnerina ternana, se reunirão, entre outros, os sineiros de Nola, Avezzano, Isernia, San Sepolcro, Genova, Bergamo, Reggio Calabria; com a participação também do vice-presidente da Associação Italiana de Campanologia, Valerio Rasi.Na manhã do dia 29 de agosto, do campanário da igreja de San Giovanni os sineiros de Arrone, Ferentillo e Gubbio, saudarão os participantes. Na sequência, o professor de etnomusicologia da Universidade de Perugia, Giancarlo Palombini, dará uma conferência sobre o tema "Códigos e mensagens tradicionais".

À tarde, os vários grupos se exibirão em um caminhão especial, armado com vários sinos, que foi disponibilizado pelos sineiros de Grottanzolina (na região das Marche, centro da Itália).

Com informações da Ansa

Escolas do Veneto darão início ao ensino da história da emigração

Nas escolas vênetas serão ministradas aulas sobre emigração. No próximo ano escolástico pela vontade da Região do Vêneto, e em particular do Assessor de Fluxo migratório, Oscar De Bona, se estudará em sala de aula a história dos vênetos no mundo, será recontada a sua história e sua aventura, se descreverá a forte ligação que é mantida com a terra de origem. A medida foi anunciada dia 27, durante a apresentação da segunda edição da Giornata Veneti nel Mondo, em Asiago, de 29 a 30 de agosto.

"Em setembro, a experiência será avaliada conforme o previsto na legislação regional, nas escolas secundárias do Veneto – afirmou De Bona - e se a iniciativa for bem sucedida, o projeto será ampliado no próximo ano letivo para as escolas de todos os tipos e grau. "Na sala de aula estarão professores migrantes vênetos que testemunharão suas histórias de vida. Foram convidadas a colaborar as Associações de Treviso, Belluno e Vicenza no mundo, que já informaram sobre sua disponibilidade. Veneti nel mondo: nelle scuole della regione si fara’ lezione di emigrazione

Nelle scuole venete si farà lezione di emigrazione. Nel prossimo anno scolastico per volontà della Regione del Veneto, e in particolare dell’Assessore al Flussi migratori, Oscar De Bona, si studierà in classe la storia dei Veneti nel mondo, si racconterà la loro avventura, si descriverà il forte legame che è stato mantenuto con la terra d’origine.

Lo ha annunciato ieri (27) l’Assessore ai Flussi migratori, Oscar De Bona, in occasione della presentazione della seconda edizione della Giornata dei Veneti nel Mondo che si terrà quest’anno ad Asiago il 29 e 30 agosto.

“A settembre la sperimentazione sarà avviata così come previsto da una Legge Regionale nelle scuole medie e superiori delle città venete – ha detto l’Assessore – e se l’iniziativa avrà successo il progetto sarà esteso il prossimo anno scolastico alle scuole di ogni ordine e grado.” In classe ci saranno come docenti i migranti veneti che testimonieranno la loro vita. Sono state invitate a collaborare le Associazioni dei Trevigiani, Bellunesi e Vicentini nel mondo che hanno già dato grande disponibilità.




sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Festival celebra continente africano no Rio de Janeiro

O cantor africano Youssou N'Dour, um dos destaques do festival Back2Black, no Rio (Foto: Divulgação)


A África como berço da civilização, sua cultura e a estreita relação do continente com o Brasil serão celebrados, desta quinta-feira (28) até domingo, durante a primeira edição do Festival Back2Black, que será realizado na estação de trem da Leopoldina, no Rio de Janeiro. O evento vai contar com conferências, shows, apresentações de dança e projeções de filmes. O encontro abre espaço para a discussão e reflexão sobre temas que vão desde a atual situação no continente até o futuro da África, incluindo o desenvolvimento político-social a partir das artes.

Os painéis de debate serão formados por personalidades internacionais, como a ativista política moçambicana e esposa de Nelson Mandela, Graça Machel; o escritor, pintor e poeta sul-africano Breyten Breytenbach, considerado um dos artistas mais emblemáticos na luta contra o apartheid nos anos 60; o cineasta sul-africano Gavi
n Hood, vencedor do Oscar de filme estrangeiro por “Tsotsi” e diretor de “X-Men origens: Wolverine”; e Bob Geldof, cantor irlandês que ficou conhecido por organizar os megafestivais “Live aid” e “Live 8”, respectivamente em 1985 e 2005.Entre as atrações musicais, os destaques vão para o show do cantor e compositor senegalês Youssou N’Dour, que terá participação de Marisa Monte; uma apresentação acústica de Gilberto Gil; o rapper MV Bill; a banda Black Rio, que vai se juntar a Ed Motta e Mano Brown, entre outros, em uma homenagem a Tim Maia; o encontro entre o o funk carioca do DJ Sany Pitbull e o kuduro de Angola, representado pelo DJ Znobia; e uma celebração ao samba, que será comandada pela cantora Mart’Nália. A Estação Leopoldina será especialmente decorada pela cenógrafa Bia Lessa, que vai utilizar mapas, fotos e textos, distrubuídos pelo local, para representar uma pequena porção do continente. O evento será registrado e vai virar livro, exposição e um documentário cinematográfico. Parte desse material será encaminhado a escolas de ensino médio e fundamental em todo o país. Confira a programação completa: Sexta-feira, dia 28:20h às 21h30, conferência “Construindo utopias” Bob Geldof Breyten Breytenbach Mediador: José Eduardo Agualusa Shows: “As Vozes da África e do Brasil” 22h - Gilberto Gil (show acústico) 23h30 - Youssou N’Dour (participação: Marisa Monte) Sábado, dia 29:20h às 21h30, conferência “Cultura e desenvolvimento” Gavin Hood Youssou N’Dour MV Bill Mediadora: Kátia LundShows:22h – MV Bill 23h30 – Banda Black Rio, com show em homenagem a Tim MaiaConvidados especiais:Ed Motta Mano Brown (Racionais MCs) Ice Blue (Racionais MCs)1h – Encontro das Periferias

Funk Carioca:- DJ Sany Pitbull e bailarinos

Kuduro de Angola:- DJ Znobia e bailarinos - DJ Goofy - Miss Prissy - Deuce - Bad Newz - Out Law
Domingo, dia 30 17h às 18h30, conferência “A África na Construção do Mundo. O Futuro” Dambisa Moyo Graça Machel Gilberto Gil Mediador: Alberto da Costa e Silva Show: “Celebração do samba”, conduzido por Mart’nalia
19h - Mart’nalia

Brasil: - Dona Ivone Lara - Luiz Melodia - Marina Lima - Maria Gadú- Margareth Menezes - Rodrigo Maranhão

África: - Angelique Kidjo (Benin) - Paulo Flores (Angola) - Mayra Andrade (Cabo Verde)

Cuba: - Omara Portuondo

Serviço: Back2Black Festival Local: Estação Leopoldina Endereço: Rua Francisco Bicalho s/n Telefone: 2535-9848 Dias: 28, 29, 30 de agosto Horário: sexta e sábado, 19h; domingo, 16hPreços: Palestra + show, R$ 80; show, R$60 Combo 2 dias (palestras + shows): R$130 Combo 3 dias (palestras + shows): R$160 Estudantes e professores de rede pública pagam meia.
Classificação etária: 16 anos
Funcionamento de bilheteria para vendas antecipadas e na hora:
No dia do evento, a partir do meio-dia
Estacionamento: R$ 10, com manobrista Venda de ingressos pelo site
www.ingressorapido.com.br
.

G1

Berlusconi processa mídia local e estrangeira por difamação

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, está movendo ações legais contra órgãos de mídia da Itália e de outros países, incluindo Grã-Bretanha, França e Espanha, por calúnia na cobertura feita de sua vida privada, disse seu advogado na sexta-feira (28). O advogado de Berlusconi, Niccolo Ghedini, disse que ele e seus colegas no exterior já abriram processos legais contra jornais da Itália, França e Espanha, e instruíram advogados na Grã-Bretanha a estudar possíveis casos de calúnia nesse país. "Instruímos nossos colegas a avaliar, de acordo com as leis de seus países, os casos mais sérios de difamação real e verdadeira", disse Ghedini. Ele afirmou que advogados representando Berlusconi processaram o semanário francês "Nouvel Observateur" por um artigo intitulado "Sexo, Poder e Mentiras", além do jornal El País, da Espanha, por publicar fotos de convidados na mansão do premiê bilionário na Sardenha divertindo-se nus.

Na Itália, os advogados do premiê estão movendo ações contra o jornal "La Repubblica", incansável crítico do líder conservador, por reproduzir a matéria da "Nouvel Observateur" e por difamar Berlusconi ao repetir diariamente suas "Dez Perguntas" sobre a vida particular e as aspirações políticas do primeiro-ministro. Ghedini se negou a apresentar uma lista de outras publicações que podem ser alvos de ações legais, especialmente na Grã-Bretanha, onde jornais manifestaram interesse especial pelos escândalos suscitados pelo relacionamento de Berlusconi com uma adolescente e seu divórcio de sua segunda esposa.

Dono da maior emissora privada da Itália, a Mediaset, Berlusconi acusou seu concorrente na televisão, Rupert Murdoch, de lançar um ataque pessoal contra ele por meio do jornal londrino "The Times", pertencente à News Corporation, de Murdoch.


Globo on line

Dialetto in aula? Veneti dicono no


Quattro su cinque sono contrari alla proposta della Lega

Ansa, Venezia, 28 ago - Quattro veneti su cinque sono contrari alla proposta, avanzata dalla Lega, di inserire il dialetto tra le materie d'insegnamento a scuola. Anche se il 70% vede di buon occhio iniziative istituzionali per non perdere costumi e tradizioni locali. Lo rivela un'indagine dell'istituto di sondaggi 'Panel Data', svolta su un campione di 700 cittadini del Veneto. Nove veneti su 10, infine, si dicono contrari a cambiare l'Inno nazionale, e non hanno dubbi nel mantenimento di Fratelli d'Italia'.

Memorial do Imigrante passa a integrar o “Memória do Mundo” da Unesco


Os Livros de Registro do Memorial do Imigrante, instituição ligada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, foram inclusos no Registro Nacional do Programa Memória do Mundo da Unesco. A decisão foi divulgada em reunião realizada no último dia 19, no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro. A iniciativa foi criada para promover a preservação e a divulgação de documentos que possuem valor de patrimônio documental da humanidade. O Programa mantém comitês nacionais e regionais, os quais identificam acervos de interesse e dão suporte às candidaturas.

Os Livros de Registro do Memorial do Imigrante preservam e documentam a história de mais de 3 milhões de imigrantes e migrantes que passaram pela antiga Hospedaria. O acervo conta com 150 livros (microfilmados) de 1882 a 1962, compostos por informações da data de chegada, nome do imigrante, sobrenome, país de origem, parentesco e vapor em que chegou ao Brasil. Alguns também possuem o nome da fazenda de destino. As informações estão disponíveis ao público nos terminais multimídia e no site do Memorial do Imigrante.

Em 2009, o Programa Memória do Mundo recebeu 19 propostas de diversas instituições. Além do Memorial, foram escolhidas outras 09 proposições relevantes. Todas as organizações nacionais indicadas serão reconhecidas por portaria do Ministro de Estado da Cultura, e a cerimônia de diplomação será realizada na cidade do Rio de Janeiro ainda este ano.

Sobre o Memorial do Imigrante
O Memorial do Imigrante é responsável pela preservação, estudo e divulgação do acervo histórico referente à imigração no estado de São Paulo, nos últimos 120 anos. A sede da instituição, entre os tradicionais bairros do Brás e Mooca, ocupa a antiga Hospedaria de imigrantes, então um enorme conjunto de prédios destinados a abrigar os recém–chegados nos seus primeiros dias em São Paulo. Após a cansativa viagem, os imigrantes ficavam na Hospedaria por até oito dias. Em geral, esse prazo era suficiente para que acertassem os seus contratos de trabalho. Nesse período, utilizavam gratuitamente todos os serviços disponíveis. Lá eles dormiam, faziam as suas refeições, recebiam atendimento médico e conseguiam seus empregos.

Serviço
Local: Memorial do Imigrante
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca, perto do Metrô Bresser.
Tel.: (11) 2692.1866
Ingressos: R$ 4,00 e ½ entrada para estudantes (no último domingo a entrada é gratuita)Aberto: De terça a domingo (inclusive aos feriados)
Horário: 10h às 17h



quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Gianni Alemanno nega escalation omofobe a Roma

Giannni Alemanno


"Andro' a visitare il Gay Village prima della chiusura fissata per il 12 settembre. Non l'ho mai visto e dopo quello che e' successo lo ritengo doveroso". Gianni Alemanno nega escalation omofobe a Roma replicando secco a chi lo accusa di aver alimentato l'avversione per le diversita' (a cominciare dai rom): "Non ho mai fomentato lacultura della discriminazione ma mi sono impegnato - dice il sindaco della Capitale intervistato da Repubblica - su una cultura della legalita'. Questo vale per gli italiani, per gli stranieri, per i nomadi come per i violenti". Insomma, "i tempi sono cambiati. Solo chi ha ristagni culturali - controbatte Alemanno - puo' identificare la nostra ideologia come ispirata all'intolleranza e alla sopraffazione".

In realta', insiste il sindaco, "la sinistra cerca degli alibi alla sconfitta di un anno e mezzo fa in vecchi stereotipi", ma "io sono stato chiaro fin dall'inizio. La vittoria del centrodestra non doveva e non poteva essere assolutoria - dice Alemanno - nei confronti di chi ha comportamenti intolleranti".In altri termini, "anche se ci fosse qualche minoranza, qualche estremista violento non ha nulla a che fare con la destra istituzionale".

Rainews24.it

No di Sarkozy, Medvedev e Putin a Gheddafi . Il premier italiano Silvio Berlusconi, invece, sarà in Libia il prossimo 30 agosto

Tripoli, IlGironale.it - Da Tripoli, dopo il no inglese, arriva la lista degli invitati. Alla cerimonia di martedì a Tripoli per il quarantesimo anniversario della rivoluzione che ha portato al potere in Libia il colonnello Muammar Gheddafi ci saranno anche il presidente francese Nicolas Sarkozy, il presidente russo Dmitri Medvedev e il premier russo Vladimir Putin. Ma, a stretto giro, sia l'Eliseo sia il Cremlino fanno sapere di non poter presenziare all'anniversario. Il premier italiano Silvio Berlusconi, invece, sarà in Libia il prossimo 30 agosto in occasione del primo anniversario del Trattato di Amicizia italo-libico.

La smentita dell'Eliseo L’Eliseo ha smentito che il presidente Nicolas Sarkozy possa recarsi martedì a Tripoli per le celebrazioni dei 40 anni della rivoluzione che portò al potere il leader libico, Muammar Gheddafi. L’Eliseo ha smentito le notizie di uno degli organizzatori delle celebrazioni, secondo il quale Sarkozy, il presidente e il primo ministro russo, Medvedev e Putin, avrebbero partecipato. "Non è mai stato in discussione", hanno fatto sapere i collaboratori del presidente francese, aggiungendo che non è nemmeno prevista alcuna delegazione in partenza per Tripoli in occasione della festività. Parteciperà all’evento in rappresentanza di Parigi soltanto Francois Gouyette, l’ambasciatore di Francia a Tripoli.

Il "no" del Cremlino Anche il leader del Cremlino Dimitri Medvedev e il premier Vladimir Putin non hanno in programma di partecipare al 40° anniversario della rivoluzione libica. Una fonte del Cremlino ha precisato che in quella data Medvedev, pur avendo ricevuto un invito, "non andrà in Libia" perché la sua agenda era già impegnata. Quanto a Putin, il suo portavoce Dmitri Peskov ha ricordato che "il primo settembre prossimo il premier sarà a Danzica per una visita già concordata precedentemente".

Anniversario del Trattato La presidenza del Consiglio, tuttavia, ha reso noto nei giorni scorsi che Berlusconi sarà in Libia il prossimo 30 agosto in occasione del primo anniversario del Trattato di Amicizia italo-libico, ed escluso la presenza di rappresentanti italiani ai festeggiamenti per il 40esimo della rivoluzione.

Alitalia: Sindicato convoca greve


O sindicato de trabalhadores SDL, um dos mais fortes da companhia aérea Alitalia, convoca uma greve de 24 horas para 18 de setembro próximo de todo o pessoal do grupo Alitalia CAI, que foi suspenso em julho passado. Foi o que informou um comunicado dessa organização, para quem a direção da CAI está "lamentavelmente bem distante de garantir a total funcionalidade da empresa. Para atingir este objetivo, é preciso garantir a complementação das planilhas pactuadas; e é também necessário discutir alguns orçamentos equivocados, que estão na base de seu projeto empresarial". "Até o presente momento é muito difícil falar de paz social", acrescenta o sindicato, que também fala da necessidade de "entrar no mérito dos problemas que pesam no serviço que esta nova companhia oferece ao país".


Ansa.it

Italianos lamentam morte de Ted Kennedy


O governo italiano e políticos do país recordaram a figura do norte-americano Edward M. Kennedy, senador democrata de 77 anos, que faleceu , vítima de um câncer de cérebro.

"Morreu um grande protagonista da vida pública norte-americana, um combativo e coerente intérprete do papel do Congresso dos Estados Unidos, dotado daquela dialética democrática a daquelas garantias de liberdade que dão força e prestígio ao país. Neste sentido, a figura de Ted Kennedy deixa uma marca profunda e digna de homenagem de todo o mundo livre", disse o presidente italiano, Giorgio Napolitano.

Nascido em 22 de fevereiro de 1932, Ted Kennedy era o último filho vivo de Rose Fitzgerald Kennedy e de Joseph P. Kennedy e o mais novo dos três irmãos que ocuparam papel central na política dos Estados Unidos. John F. Kennedy foi eleito presidente em 1960 e assassinado em 1963. Robert Kennedy também foi morto quando era candidato à Casa Branca, em 1968.

Para o secretário do Partido Democrata italiano, Dario Franceschini, o senador era "um protagonista da política mundial, um dos inspiradores do progressismo, um democrata estimado e amado em todo lugar, uma parte da nossa memória".

"Ted, o último dos 'garotos Kennedy', sabia, com personalidade e originalidade, dar continuidade àquela extraordinária experiência que havia marcado a história norte-americana nos anos 60", expressou Franceschini.

"A cidade de Florença, comovida, chora a perda do senador Kennedy, que em um momento de grande dificuldade veio a Florença para ajudar, dar conforto e solidariedade", disse o prefeito Matteo Renzi, em referência a uma visita do democrata após a enchente no rio Arno, em 1966, que inundou a Biblioteca Nacional, destruindo centenas de obras de arte e livros raros.

"Naquela ocasião, Kennedy nos ajudou a ter consciência de quanto o mundo queria bem a Florença e, por isso, a cidade toda o recorda, hoje, como amigo de Florença e de seus cidadãos", relatou o prefeito.

Desde 2008, quando foi diagnosticado com um tumor maligno no cérebro, Kennedy passava por tratamentos. Em junho do último ano, ele sofreu uma intervenção cirúrgica, contudo, não deixou a vida política. No mesmo ano, Ted fez a abertura da Convenção Democrata de Denver, quando Barack Obama foi anunciado candidato do partido e também participou da cerimônia de posse do mandatário, que assumiu o governo dos Estados Unidos no dia 20 de janeiro deste ano.

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, enviou ontem ao presidente do Senado dos Estados Unidos e vice de Barack Obama, Joseph Biden, uma mensagem de pêsames pela morte do senador Edward M. Kennedy. "Senhor Presidente, lhe manifesto em nome do governo italiano o pesar pela morte do senador Edward Kennedy, o qual sempre acompanhamos e apreciamos", escreveu o primeiro-ministro. Para Berlusconi, o senador norte-americano foi "um modelo para os homens políticos que se reconhecem nos valores da democracia e da liberdade". "Peço que estenda estes sentimentos à família do senador", solicitou Berlusconi na mesma mensagem.

Com informações da Ansa