segunda-feira, 31 de março de 2014

Canonização de João Paulo II será com cerimônia 'sóbria', diz Vaticano

Evento do dia 27 vai canonizar também o Papa João XXIII.
Canonização será em um dia e sem os exageros da beatificação de 2011.

Do G1, em São Paulo

Vaticano deu detalhes sobre a canonização dos papas João Paulo II e João XXIII (Foto: Domenico Stinellis/AP) 
Vaticano deu detalhes sobre a canonização dos
papas João Paulo II e João XXIII 
(Foto: Domenico Stinellis/AP)

O Vaticano anunciou nesta segunda-feira (31) que vai fazer uma cerimônia mais sóbria e sem extravagâncias para a canonização dos papas João Paulo II e João XXIII. A cerimônia será no dia 27.

Segundo o Vacinato, será bem mais simples que a cerimônia de beatificação de João Paulo II, ocorrida em 2011, que durou três dias e custou cerca de US$ 1,65 milhão.

Desta vez, não haverá vigília dos fiéis. O cardeal Agostino Vallini, vigário de Roma, disse que as igrejas do centro de Roma permanecerão abertas durante a noite antes da canonização para proporcionar um retiro espiritual para os peregrinos.

São esperadas entre 5 milhões e 7 milhões de pessoas em Roma para os dias prévios e posteriores à canonização, que incluem a semana da Páscoa e o dia 1º de maio.

Peregrinos poloneses devem chegar em grande número para a canonização que vai fazer João Paulo II ser considerado santo.

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse que a Praça São Pedro comporta somente 250 mil pessoas. Em 2011, a missa de beatificação reuniu 1,5 milhão de fieis na praça e arredores, segundo a polícia de Roma.

Lombardi não confirmou se o papa emérito Bento XVI vai participar da canonização. "Ele foi convidado", afirmou.


Site lançado pelo Vaticano pubicará a cobertura da canonização dos dois papas, no dia 27 de abril (Foto: Reprodução) 
Site lançado pelo Vaticano pubicará a cobertura
da canonização dos dois papas,
no dia 27 de abril (Foto: Reprodução)
 
Site oficial
O Vaticano anunciou nesta segunda-feira (31) a criação de uma ampla e articulada plataforma digital para informar a todos os fiéis e peregrinos sobre o grande evento das canonizações dos papas João Paulo II e João XXIII no dia 27 de abril.

O Vaticano adotou há alguns anos as novas tecnologias e as redes sociais como uma das melhores maneiras de comunicar e, portanto, não pouparam em mídia para a cerimônia, que deve atrair a Roma centenas de milhares de fiéis.

O Vaticano informou hoje que criou um site e um aplicativo para celulares e tablets só para essa ocasião, com o objetivo de "oferecer a peregrinos e fiéis a possibilidade de acessar notícias e informações úteis sobre as celebrações, mas também às reflexões espirituais relativas à vida e o magistério de ambos os papas".

O portal oficial do evento já está no ar no endereço 2papisanti.org, e está disponível em cinco idiomas (italiano, inglês, francês, espanhol e polonês).

Nele, o público encontrará notícias, eventos e outras informações, além de material biográfico, vídeos e fotografias dos dois pontífices.

O projeto digital foi criado por um grupo de estudantes de Ciências da Comunicação da universidade católica LUMSA de Roma, informou o Vaticano.

Além do site, os alunos lançaram uma página no Facebook (2popesaints), uma conta no Twitter e no Instagram (@2popesaitns e 2popesaints, respectivamente) e também um canal de vídeo no YouTube.

O papa Francisco convidou o pontífice emérito Bento XVI às canonizações de João Paulo II e de João XXIII, que acontecerão no dia 27 de abril na Praça de São Pedro, mas a presença de Bento XVI ainda não foi confirmada.

Avós italianos são processados por 'intromissão' na vida dos netos

Se condenado, casal de idosos pode ser obrigado a se afastar das crianças.

Da BBC

 

Avó e neto em parque na Itália: processo põe conflito de gerações à mostra (Foto: Marcelo Crescenti) 
Avó e neto em parque na Itália: processo põe conflito de gerações à mostra
 (Foto: Marcelo Crescenti)
 
 
Um casal de avós italianos foi processado pela própria filha, acusado de tentar influenciar demais a educação dos netos. Se condenados, eles podem ser obrigados a se afastar das crianças.

A mãe das crianças, de três e dez anos de idade, respectivamente, acusa os próprios pais de se intrometerem em demasia na vida de seus filhos.

Patrizia, de 42 anos (o sobrenome não é divulgado para proteger a família), diz que seus pais se comportam de maneira 'invasiva'.

Segundo a mulher, eles queriam influenciar a educação das crianças e ter acesso permanente aos netos.

Quando reclamou da insistência, conta, seus pais passaram a perseguir obstinadamente a família, tocando a campainha, ligando e mandando inúmeros torpedos.

O conflito culminou em um processo penal contra os avós, que tem quase 70 anos de idade. O tribunal de Modena deverá julgar se o comportamento do casal se enquadra na lei italiana contra 'stalking' ou perseguição persistente.

Trata-se de um caso inédito na Itália: na maioria das vezes, a lei é aplicada em circunstâncias diferentes, por exemplo, quando um ex-marido persegue a ex-mulher, ou quando um fã tem obsessão por um artista e fere sua privacidade.

O advogado de Patrizia, Duccio Cerfogli, declarou ao jornal italiano Corriere della Sera que os avós também teriam buscado a neta no jardim-de-infância sem o conhecimento prévio da filha e ligado para o pediatra da menina para falar mal da mãe.

Já o advogado dos avós diz que eles ficaram estupefatos com o fato de estarem sendo processados e não entendem a acusação da filha. Eles negam que tenham perseguido a família e dizem que queriam apenas ver os netos.

O serviço social local tentou uma mediação do conflito e propôs que os avós visitassem os netos por um certo período de horas, o que foi negado pela mãe. Agora, o tribunal deverá julgar o caso.

Se condenados, eles poderiam ser obrigados a permanecer afastados das crianças e evitar qualquer contato com elas.

Acibra MG :: Associação Cultural Ítalo-Brasileira de Minas Gerais - I Festa Italiana Itabirito

clique para ampliar

I FESTA TRADICIONAL ITALIANA DE ITABIRITO

A ACIBRA-MG, Associação de Cultura Ítalo-Brasileira do Estado de Minas Gerais, realiza a primeira edição da Festa Tradicional Italiana de Itabirito. A festa, que será realizada em parceria com a Prefeitura, está marcada para 5 de abril de 2014 - sábado, de 16h às 23h30min, na Praça da Estação.

A 1ª Festa Tradicional Italiana de Itabirito é um evento que reúne arte, música, teatro, dança e gastronomia em um só espaço. A Festa é realizada pela Associação de Cultura Ítalo-Brasileira de Minas Gerais – ACIBRA-MG, desde o ano de 2007, em Belo Horizonte. O evento na capital mineira é considerado, hoje, a maior festividade do gênero no mundo fora da Itália, por ocasião das comemorações do Dia da República montadas barracas para a venda de comidas e bebidas típicas. No palco, atrações variadas: música italiana Italiana. A festa é realizada seguindo as tradições italianas. No dia do evento a Praça da Estação de Itabirito será transformada em um pedacinho da Itália, onde serão para todas as idades, danças folclóricas e uma apresentação do Coral Canarinho (da própria cidade). Na Praça da Estação, também são montadas barracas de associações culturais, ONG´s e entidades italianas legalmente registradas em Minas Gerais, onde os visitantes têm acesso a publicações, vídeos e informativos diversos, tendo a oportunidade de ampliar horizontes e estreitar contatos, conhecer pessoas e projetos de intercâmbio cultural, de cooperação e de responsabilidade social que envolvem os dois países. 

Sete restaurantes tradicionais italianos, além da cervejaria Backer, já confirmaram presença no evento e estarão servindo os melhores pratos e bebidas típicas.

SERVIÇO:
1ª Festa Tradicional Italiana de Itabirito 
Realização: ACIBRA-MG/ Prefeitura de Itabirito
Data: 01/04/2014
Horário: 16h ás 23h30min
Local: Praça da Estação
Informações: 
(31) 3273 7402
twitter: @acibramg
Página no facebook: https://www.facebook.com/AcibraMG
Site da ACIBRA: www.acibramg.com.br

Italiana de 86 anos vence Campeonato de Pesto

Italiana de 86 anos vence Campeonato de Pesto (foto: Ansa) 
 
 
Genova - A italiana Alfonsina Trucco, 86 anos, venceu o 5º Campeonato Internacional de Pesto genovês realizado com pilão em Genova, norte da Itália.

    A rainha do pesto foi premiada com o "Pilão de Ouro" após chegar entre os dez finalistas nas três ultimas edições da competição que aconteceu no Salão do Conselho Maior no Palazzo Ducale de Gênova, no último sábado (29). A senhora, a mais velha do concurso, competiu com um pilão de madeira de 150 anos que teria sido de sua avó na qual ela teria feito o famoso molho italiano para o Garibaldi.
 
    Em segundo lugar ficou o italiano Angelo Vanagoli e em terceiro a italiana Candida Grisso.
 
    Participaram do concurso 100 pessoas, entre elas, 23 estrangeiros.(ANSA)

 www.ansabrasil.com.br

Bairro italiano de NY corre risco de extinção



Little Italy já não é reduto de italianos

Little Italy, bairro de Nova York, corre risco de extinção (foto: ANSA)
Little Italy, bairro de Nova York, corre risco de extinção (foto: ANSA)
 
 
Nova York - O Little Italy, famoso bairro de Nova York que já foi reduto da comunidade italiana na cidade norte-americana, corre risco de extinção.

    Um pedaço da história de Nova York está para desaparecer. O alto custo dos aluguéis e as mudanças demográficas levaram o Little Italy à beira da extinção.
 
    O bairro de Manhattan já teve 50 quadras, hoje conta com apenas 3. A informação é do jornal norte-americano New York Post que descreve a situação do histórico bairro, citando donos de restaurantes obrigados a fechar as portas devido aos aluguéis altíssimos.(ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Fiat faz última assembleia de acionistas em Turim

Sede legal da empresa será transferida para a Holanda

Sergio Marchionne e John Elkann, CEO e presidente da Fiat, respectivamente, comandaram a última assembleia ordinária da empresa na Itália (foto: ANSA)
Sergio Marchionne e John Elkann, CEO e presidente da Fiat, respectivamente, comandaram a última assembleia ordinária da empresa na Itália (foto: ANSA)
 
 
Turim  - A Fiat realizou nesta segunda-feira (31) sua última assembleia ordinária de acionistas em Turim, na Itália, antes de transferir sua sede legal para a Holanda, medida que é resultado da fusão com a montadora norte-americana Chrysler. A reunião deliberou sobre o balanço da empresa em 2013.

    "Temos boas notícias desse ano. 2013 foi rico em satisfações para a Fiat. As perdas na Europa se reduziram e o desenvolvimento das marcas premium está dando resultados positivos muito concretos. Basta pensar na Maserati, que produz na Itália em uma fábrica que era morta e hoje dá trabalho a 2,2 mil pessoas", afirmou o presidente do grupo, John Elkann, ao abrir o encontro.
 
    O executivo também mencionou a América do Sul, onde a companhia vende mais automóveis do que no próprio continente europeu. "Apesar das dificuldades, alcançamos grandes sucessos, como demonstram os nossos lançamentos, entre os quais o do Novo Uno", acrescentou. Até o próximo mês de junho, a Fiat ainda deverá promover mais uma assembleia na Itália, mas desta vez extraordinária, para deliberar sobre o negócio com a Chrysler.
 
    Em janeiro deste ano, o grupo italiano concluiu a aquisição de 100% do capital da montadora dos Estados Unidos, dando origem à Fiat Chrysler Automobiles (FCA). Com isso, decidiu-se levar a sede legal da empresa da Itália para a Holanda, enquanto a base fiscal foi transferida para Londres (Reino Unido). Em 6 de maio de 2014 deverá ser apresentado em Detroit (antiga sede da Chrysler), nos EUA, o plano industrial da FCA para os próximos anos.
 
    Segundo o CEO da Fiat, Sergio Marchionne, a integração entre as duas companhias será concluída até o final de dezembro. "Eu seria um ingênuo se não soubesse que existem aspectos emotivos não apenas aqui na Itália, mas também do lado de lá do oceano. Em 2014 a Fiat completará 115 anos, a Chrysler fará 90 no próximo. Pode nascer a sensação de que se perde alguma coisa, mas a nossa força vem da união dessas duas realidades, e cada uma conservará a própria identidade", completou. (ANSA)
 
 
www.ansabrasil.com.br

Stop alle riforme? Tutti a casa



Conferma che andrebbe a casa se le riforme non passeranno? "Confermo tutto, ma deve essere chiaro che anche chi frena andrebbe a casa". E' un passaggio dell'intervista concessa da Matteo Renzi a Sky Tg24 poco dopo la fine della conferenza stampa a Palazzo Chigi in cui il premier ha illustrato ai giornalisti il contenuto del disegno di legge di riforma costituzionale.

Andare al voto? "Non ci voglio nemmeno pensare, nel senso che non voglio stare a fare la minaccia "sennò vi porto a votare", intanto perché non spetta a me ma al presidente della Repubblica".

Quindi i numeri. "Se si tiene insieme il ddl costituzionale e il superamento delle province abbiamo un risparmio di 1 miliardo di euro per il quale ci eravamo impegnati nel confronto delle primarie". Quindi una 'bordata' a Beppe Grillo. "Non è un caso se in questo momento quello che più di tutti, come si dice a Roma, sta a rosicà è Beppe Grillo: è naturale che uno che ha avuto grandissimo successo parlando di rinnovamento ma ora che vede che si va verso il rinnovamento si sente franare la terra sotto i piedi".

''Berlusconi ha detto che manterrà l'impegno sulle riforme e io credo che lo farà perché vuole dare l'immagine al paese di una persona che rispetta gli impegni'', conclude il Premier

Il governo approva il ddl costituzionaleIl Consiglio dei ministri ha dato il via libera al ddl costituzionale che riforma il Senato e il titolo V, riduce il numero dei parlamentari, sopprime il Cnel e le Province.

"L'abolizione del Cnel è l'antipasto della semplificazione che arriverà per la P. A." nelle prossime settimane, assicura Matteo Renzi. "Vorrei sapere, se c'è oggi in Italia qualcuno che pensa che questa istituzione ha risposto all'obiettivo avuto dai costituenti?''.

Il ddl di riforma costituzionale del Senato e del Titolo V è stato approvato all'unanimità dal Consiglio dei ministri, dice il premier Renzi in conferenza stampa. "E' una grandissima svolta per la politica e le istituzioni", ha aggiunto a proposito del via libera all'unanimità al ddl costituzionale sul Senato.

Poi aggiunge. "Immaginiamo di presentare il Def tra martedì e mercoledì della settimana prossima". Ma non è tutto. Nella "settimana di Pasqua" - sottolinea il Premier - saranno varati i decreti per gli sgravi di 80 euro in busta paga per i meno abbienti.

Con la riforma del Titolo V, non ci saranno "mai più conflitti tra Regioni e Stato, avremo un Paese più semplice, in cui chi ha a che fare con la Pubblica Amministrazione deve sapere chi è responsabile", ha detto Renzi al termine del Consiglio dei ministri. Il ddl, ha specificato, "riprende molto il lavoro della commissione dei 35 e dal punto di vista scientifico è apprezzato e significativo".

Renzi conferma poi gli elementi forti della riforma. "Intendiamo superare il bicameralismo perfetto" con "quattro paletti" per il Senato: no a fiducia, no a voto su bilancio, no elezione diretta per i senatori, no indennità. "Non so se ci sarà il lieto fine, ma questo è un buon inizio. Basta con i rinvii", taglia corto. "E' fondamentale" che si arrivi all'approvazione della prima lettura del ddl riforme al Senato "entro il 25 maggio, entro le elezioni europee".

"Sono certo - dice - che non ci saranno tra i senatori persone che non colgano la straordinaria opportunità che stiamo vivendo. In Italia sta tornando la speranza che le cose cambino davvero: sono sicuro che non ci sia alternativa al futuro ed è impensabile continuare a fingere" che non sia così. "Non sono preoccupato" da spaccature nel Pd sulle riforme, ribadisce Renzi. "Credo ci sarà una posizione di grande condivisione del progetto". "Poi se qualcuno - aggiunge - vorrà assumersi la responsabilità di far fallire questo percorso, lo farà. Noi più che dire che ci giochiamo tutto, non possiamo".

Mais 


www.ansa.it

Ciclo de Cinema Italiano - Notte prima degli esami

clique para ampliar
IIC San Paolo Newsletter

domingo, 30 de março de 2014

Legambiente promove turismo alternativo na Itália

Legambiente promove turismo alternativo - praia Cala Bianca na Itália (foto: Ansa)
Legambiente promove turismo alternativo - praia Cala Bianca na Itália (foto: Ansa)
 
 
Roma  - A associação ecológica italiana Legambiente promove um tipo de turismo alternativo, no qual é possível contribuir com a preservação do território e do meio ambiente.

    Legambiante promove os espaços de voluntariado para quem gosta de se dedicar a trabalhos de manutenção do território, com projetos para cuidar do meio-ambiente.

    As pessoas escolhem uma das cidades onde está sendo desenvolvido um dos projetos da associação e se inscreve. Neste ano os projetos serão desenvolvidos em locais de praia como na Ilha de Favignana, na região da Sicília, Finale Ligure, na região da Ligúria, e Posada, na Sardenha.

    Em Finale Ligure, por exemplo, o projeto é dedicado ao turismo responsável, os participantes deverão preparar um trecho do percurso ciclo-turístico que será usado em um evento esportivo.(ANSA)


www.ansabrasil.com.br

Pompéia é 2º ponto turístico mais visitado da Itália

   Pompéia é segunda atração mais visitada na Itália (foto: Ansa)
Pompéia é segunda atração mais visitada na Itália (foto: Ansa)
 
 
Roma  - As ruínas de Pompéia são as atrações turísticas da Itália mais visitadas depois do Coliseu, informou no último dia 27 à ANSA o ministro italiano da Cultura, Dario Franceschini, que anunciou a reabertura para visitação de novas casas no local.

    Em 2013, o local recebeu 2,5 milhões de visitantes, mais que no ano anterior, informou o ministro. Franceschini garante que as restaurações e requalificações de Pompéia serão aceleradas para desenvolver o "Grande Projeto Pompéia", em conjunto com a União Europeia (UE), na qual serão investidos 105 milhões de euros.

    "Estamos trabalhando, em conjunto com todas as partes envolvidas, para superar as emergências e respeitar os prazos impostos pela UE", explicou o ministro.

    Na Páscoa serão reabertas ao público três residências famosas de Pompéia, a Domus de Marco Lucrezio Frontone, a de Rômulo e Remo e a de Trittolemo. Os visitantes poderão apreciar suas construções, pinturas e mosaicos, informou Franceschini.(ANSA)

Com  informação da Ansa Brasil

Berlusconi faz campanha de adoção de animais para melhorar sua imagem

Da France Presse

 

Berlusconi em evento do seu partido neste sábado (23) na Itália (Foto: Mauro Scrobogna/Reuters) 
Berlusconi em imagem de arquivo, na Itália
(Foto: Mauro Scrobogna/Reuters)
 
 
Sempre à procura de maneiras de melhorar a sua imagem, o ex- primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi endossou uma campanha para a adoção de centenas de milhares de cães e gatos de rua no país, informou a imprensa local neste domingo (30).

"Temos de encontrar um pai ou uma mãe para milhares de cães e gatos abandonados", declarou o bilionário em um telefonema a um de seus fã-clubes "Forza Silvio" de Roma, que passou a apoiar o seu partido de centro-direita Forza Italia, duramente atingido pela sua queda política do ano passado.

Uma pesquisa realizada pelo instituto Ixe ao canal Rai 3, aponta o terceiro lugar para o Forza Italia, atrás do Partido Democrata (PD, centro-esquerda) e do movimento anti-partido Cinco Estrelas (M5S), nas intenções de voto dos italianos.

O magnata da mídia de 77 anos - que foi expulso do Senado após uma condenação por evasão fiscal e que espera saber onde cumprirá sua sentença de um ano de serviços à comunidade - citou Madre Teresa sobre a proteção dos animais: 'Se amarmos eles como se deve, estaremos muito perto de Deus'.

Com essas adoções em massa, Berlusconi espera que 'mais de 10 milhões de italianos que (já) têm um cão ou gato olhem para nós com ternura, o que ajudará os moderados a se tornar uma força política, uma maioria'.

Além disso, isso permitiria economizar 260 milhões de euros por ano em abrigos, assegurou.

A campanha do antigo Cavaliere recebeu uma resposta morna de grupos de defesa dos animais. A Associação Italiana para a Defesa dos Animais e do Meio Ambiente (AIDAA) ressaltou que Berlusconi subestima seriamente o número de cães e gatos errantes na Itália, que ela estima em 750.000.

'Precisamos de medidas concretas', declarou a organização ao jornal La Stampa, renovando o seu convite para que Berlusconi trabalhe com eles.

Esta não é a primeira vez que o ex-primeiro-ministro usa cães para melhorar a sua imagem. "Dudu", um branco maltês terrier dado por sua jovem namorada Francesca Pascale, de 28 anos, tem a sua própria página no Facebook, onde promove o Forza Italia.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Prédios residenciais de Milão terão floresta vertical

Árvores e plantas serão colocadas nos terraços dos apartamentos

Prédios de Milão terão floresta vertical (foto: Ansa)
Prédios de Milão terão floresta vertical (foto: Ansa)
 
 
Milão  - Em Milão tecnologia e meio ambiente convivem de forma virtuosa, em ocasião de um projeto baseado nas mais avançadas tecnologias eco-sustentáveis, o Bosque Vertical.

    Duas torres de prédios residenciais que terão a presença de mais de 900 espécies de árvores nos terraços. O projeto desenvolvido por Boeri Studio (Stefano Boeri, Gianandrea Barreca e Giovanni La Varra) prevê que as plantas do prédio servirão para absorver pó, poluição e por sua vez, elas produzirão oxigênio. O projeto foi desenvolvido com a preocupação de respeitar o meio-ambiente e usou fontes renováveis, utilizou painéis de luz solar, isolamento térmico, escolha de materiais biodegradáveis e não poluentes, armazenamento de água da chuva para irrigar áreas públicas. A floresta vertical incluirá cerca de 10 mil metros quadrados, da qual 480 árvores altas, 250 de pequenas dimensões, 11 mil plantas trepadeiras e 5 mil arbustos.(ANSA)


www.ansabrasil.com.br

Presidente do Senado pede mudanças na lei para imigrantes

Para Piero Grasso, atual legislação está entre as mais severas

Piero Grasso disse que lei italiano tira o direito de milhares de imigrantes (foto: ANSA)
Piero Grasso disse que lei italiano tira o direito de milhares de imigrantes (foto: ANSA)
 
 
Roma  - O presidente do Senado italiano, Piero Grasso, afirmou nesta quarta-feira (26) que chegou o momento de o país pensar em mudanças na sua lei sobre a concessão de cidadania aos estrangeiros que já estão integrados à sociedade e aos seus descendentes.

    Segundo o parlamentar, que pertence ao centro-esquerdista Partido Democrático (PD), do premier Matteo Renzi, as normas da Itália na área de imigração estão entre as mais severas da Europa e excluem os direitos de milhares de pessoas que, "com o seu trabalho honesto, contribuem para o bem-estar e o progresso" da nação. "Penso também nos jovens nascidos no nosso país, que estudam aqui, falam a nossa língua e nossos dialetos, que torcem ou jogam nos nossos times de futebol. Frequentemente me encontro entre muitos deles nas iniciativas a favor da legalidade, e sempre me pergunto amargamente porque esses jovem lutam pela justiça e pelo futuro de um país onde não serão nunca cidadãos, ao menos até que a lei não seja alterada", declarou Grasso.

    O presidente do Senado disse ainda estar convencido de que a construção de uma nova sociedade multiétnica deve começar a partir das escolas, que hoje estão "enriquecidas em toda a Itália com os belos rostos que chegam de lugares geograficamente e culturalmente distantes".
 
    O tratamento dado aos estrangeiros é um dos temas mais sensíveis na Itália atualmente, principalmente por conta dos constantes naufrágios de embarcações ilegais no mar Mediterrâneo. Dois acidentes no segundo semestre do ano passado deixaram 400 mortos e iniciaram um debate sobre a necessidade de alterar a legislação do país e eliminar o crime de imigração clandestina do código penal. (ANSA)


www.ansabrasil.com.br

sábado, 22 de março de 2014

Filhos de Berlusconi não disputarão eleição europeia

Silvio Berlusconi está impedido de concorrer a cargos públicos por conta de condenação por fraude fiscal (foto: ANSA)
Silvio Berlusconi está impedido de concorrer a cargos públicos por conta de condenação por fraude fiscal (foto: ANSA)
 
Roma  - Após semanas de rumores, o ex-premier da Itália Silvio Berlusconi negou que seus filhos vão se candidatar em seu nome nas próximas eleições para o Parlamento Europeu, marcadas para 25 de maio de 2014. Condenado definitivamente por fraude fiscal em agosto do ano passado e cassado pelo Senado italiano, o ex-primeiro-ministro está impedido de concorrer a cargos públicos, seja em seu país, seja na Europa. Por isso, começaram a surgir boatos de que seus herdeiros poderiam disputar o pleito para manter seu sobrenome nas urnas.

    "É tudo invenção. Os meus filhos não serão candidatos nas eleições europeias", disse Berlusconi, após sair de um encontro com a base do seu partido, o centro-direitista Forza Italia (FI).

    No entanto, isso não quer dizer que o ex-premier não irá concentrar forças no pleito. Seu objetivo é evitar o avanço no Parlamento da União Europeia dos seus dois grandes rivais na política italiana, o centro-esquerdista Partido Democrático (PD), do primeiro-ministro Matteo Renzi, e o Movimento 5 Estrelas (M5S), do comediante Beppe Grillo. (ANSA)

www.ansa.it/www.ansabrasil.com.br

Adolescente é 1ª juíza de futebol na Itália a usar véu muçulmano em campo

A adolescente italiana de origem marroquina Chahida Sekkafi realizou um sonho e se tornou a primeira juíza de futebol da Itália a apitar jogos com o tradicional véu muçulmano, conhecido como hijab.

A menina de 16 anos foi autorizada pela Associação Italiana de Árbitros (AIA) a apitar jogos de futebol portando o tradicional "hijab", o véu usado por adeptos da religião muçulmana, e também calças compridas para cobrir as pernas.

Chahida mora na cidade de Sesto e Uniti, na província de Cremona, norte da Itália. Segundo sua mãe, que emigrou do Marrocos, ela sempre sonhou em apitar partidas de futebol. O fato de ela ter que se vestir de acordo com as normas religiosas não teria sido um grande problema.

Gian Mario Marinoni, presidente da seção de Cremona da AIA, diz que a garota "passou brilhantemente por todas as provas necessárias para a obter a licença de árbitro" e agora está apta a apitar jogos das categorias amadoras juvenis. "Ela tem talento", disse Marinoni, tutor de Chahida nos primeiros jogos.
 
Aproximar culturas
A aparição de uma árbitra com véu nos gramados italianos foi festejada pela mídia italiana como uma prova de que o futebol ajuda a aproximar as culturas. "Chahida combina as regras do mundo do esporte com o respeito pela cultura islâmica", comentou o respeitado jornal italiano La Repubblica.

Para poder apitar com o véu a juíza teve que obter uma permissão especial, que foi concedida pela AIA sem maiores problemas. Em seus primeiros jogos no campeonato amador juvenil de Cremona a adolescente mostrou que pode impor respeito aos jogadores masculinos.

Chahida Sekkafi conta com o apoio da família: a mãe, que a acompanha a todos as partidas, jogou futebol no Marrocos quando era jovem e se declara apaixonada pelo esporte.

No dia internacional da mulher, no começo deste mês, Chahida foi homenageada pela prefeitura de Cremona por ser um exemplo positivo para outras jovens.

www.esporte.uol.com.br
imagem Google

Itália marca eleições municipais para 25 de maio



Na mesma data acontece a votação para o Parlamento Europeu.

Roma - Acolhendo uma proposta do ministro do Interior Angelino Alfano, o governo da Itália marcou para 25 de maio de 2014 as eleições municipais de 4.102 das 8.057 cidades do país. Foram convocados às urnas aproximadamente 17,6 milhões de eleitores, que vão escolher os prefeitos de lugares como Florença, Bergamo, Pádua, Ferrara, Modena, Livorno, Perugia e Bari.

No mesmo dia serão votados os presidentes e conselheiros -- que correspondem aos governadores e deputados estaduais brasileiros -- das regiões do Piemonte e de Abruzzos. Um eventual segundo turno foi agendado para 8 de junho.

Em meio a um processo de contenção das despesas públicas para financiar a redução de impostos, o governo selecionou essa data a dedo. Em 25 de maio também acontecem as eleições para o Parlamento Europeu, quando 51 milhões de italianos poderão eleger seus 73 representantes no órgão legislativo da União Europeia, o que diminuirá os gastos necessários para organizar as duas votações.

Fonte: ANSA
www.jornalbrasil.com.br

Cittadino italiano rapito in Libia

Tripoli - Un cittadino italiano, un tecnico del settore dell'edilizia è stato rapito a Tobruk in Cirenaica nella parte orientale della Libia. Lavora per una ditta di costruzioni presente da anni nella regione. Secondo le prime informazioni della polizia locale l'uomo potrebbe essere sequestrato a scopo di estorsione: è stata ritrovata la sua auto con le chiavi inserite nel cruscotto, non ci sono segni che lascino pensare ad un'azione di integralismi islamici, molto presenti nella regione orientale della Libia. Secondo fonti giornalistiche libiche l'italiano, la cui identità è nota alla Farnesina avrebbe problemi diu salute per cui necessita di cure mediche quotidiane.

A metà del mese di gennaio siano stati rapiti a Motouba, sulla strada tra Derna e Tobruk, altri due italiani, gli operai edili Francesco Scalise e Luciano Gallo, che sono stati poi rilasciati il 7 febbraio scorso.

www.repubblica.it

Neve in Trentino da 800 metri di quota

Trento - Torna la neve in Trentino da stasera, dagli 800-1.000 metri di quota nelle zone a nord, dai 1.200 metri di altitudine nelle zone a sud. Le previsioni sono di MeteoTrentino, il Centro polifunzionale della protezione civile locale. Insieme un abbassamento delle temperature, con minime verso zero anche in fondovalle, dove piove. In montagna quindi è previsto l'aumento del pericolo di valanghe, che ieri era debole, oggi moderato e domani sarà marcato, cioè di grado 3 in una scala di 5.


www.ansa.it

Le farfalle dell'aria ai mondiali di ritmica

La competizionale internazionale, al Porsche Arena di Stoccarda


Le farfalle dell'aria ai mondiali di ritmica  
Le farfalle dell'aria ai mondiali di ritmica
 
 
www.ansa.it 

sexta-feira, 21 de março de 2014

Curso: Compondo com os Mestres da Fotografia Italiana


Informações:

Secretaria de Cursos - Tel.: (11) 3285-6933
Rua Frei Caneca, 1071 – Cerqueira César – São Paulo
(próximo ao metrô Consolação)
www.icib.com.br / cursos@icib.org.br

Bocelli casa com companheira em santuário na Itália

Casal se casa no dia do aniversário da filha de dois anos

Andrea Bocelli casa com Veronica Berti (foto: EPA)
Andrea Bocelli casa com Veronica Berti (foto: EPA)
 
 
Livorno - O tenor italiano Andrea Bocelli se casa nesta sexta-feira (21) com a sua companheira Veronica Berti no santuário de Montenero em Livorno, Itália.

    O casamento, restrito a poucos convidados, está marcado para acontecer às 18hs (14hs horário de Brasília).
 
    A data teria sido escolhida porque hoje o casal comemora também o aniversário da filha Virginia, nascida há dois anos.
 
    Depois da cerimônia religiosa, Andrea e Veronica, comemorarão a união na casa do tenor de Vittoria Apuana, em Versilia, onde Bocelli se retira quando não tem compromissos profissionais.
 
    Além de Virginia, Bocelli tem mais dois filhos, Matteo e Amos, frutos de seu primeiro casamento com Enrica Cenzatti que acabou em 2002.



www.ansa.it/www.ansabrasil.com.br

quinta-feira, 20 de março de 2014

Empresa japonesa digitalizará 15 mil manuscritos da Biblioteca do Vaticano

Acordo válido até 2018 constitui a primeira fase da colaboração.
Biblioteca do Vaticano é única por sua variedade geográfica e antiguidade.

Biblioteca do Vaticano (imagem Google)


Da France Presse

A empresa japonesa NTT DATA irá digitalizar cerca de 3 mil manuscritos da Biblioteca do Vaticano num período de quatro anos, e 15 mil no total até 2018, no âmbito de um acordo inédito assinado nesta quinta-feira (20).

Durante uma coletiva de imprensa, o arquivista e bibliotecário do Vaticano, o francês Jean-Louis Bruguès, o prefeito da Biblioteca, o italiano Cesare Pasini, e o presidente e CEO da NTT DATA Corporation, Toshio Iwamoto, apresentaram o acordo no valor de 18 milhões de euros (US$ 22,6 milhões) e válido até 2018, que constitui apenas "a primeira fase da colaboração" entre as duas partes.

O bispo Casini explicou que o grande projeto para digitalizar todos os livros da Biblioteca começou há alguns anos e que o contrato com a NTT DATA vai possibilitar a digitalização de um total de 15 mil manuscritos até 2018.

"A NTT DATA e a Biblioteca Apostólica do Vaticano (BAV) assinaram um contrato inicial para a operação que digitalizará e preservará cerca de 80.000 volumes e 41 milhões de páginas, que podem ser consideradas patrimônio histórico da humanidade, escritas entre o II e o XX séculos", informou Iwamoto.

A Biblioteca do Vaticano é única em razão de sua variedade geográfica e antiguidade dos documentos. Dez manuscritos de valor histórico e artístico estão entre os 3.000 que serão digitalizados pela NTT DATA, segundo o Vaticano.

O bispo Bruguès ressaltou a vontade da Santa Sé "em disponibilizar este imenso tesouro que lhe foi confiado, oferecendo-o para livre consulta na web".

"Os manuscritos que serão digitalizadas vão da América pré-colombiana ao Extremo Oriente chinês e japonês, passando por todas as línguas e culturas que alimentaram a Europa", observou o prelado francês.

A missão da Biblioteca é "levar à periferia as mais diversas culturas", acrescentou, repetindo uma fórmula do Papa Francisco.

A NTT DATA Corporation, que fornece serviços em mais de 40 países, foi selecionada por ser especializada na preservação a longo prazo de manuscritos digitalizados.

Freira faz sucesso ao se apresentar no The Voice da Itália




Irmã Cristina cantou música de Alicia Keys ( Youtube/Reprodução)
Irmã Cristina cantou música de Alicia Keys

Uma freira chamou a atenção de público e jurados ao se apresentar na edição italiana do The Voice, na noite desta quarta-feira (20/3). A irmã Cristina, de 25 anos, cantou No one, de Alicia Keys.

Todos os jurados ( J-Ax, Noemi, Piero Pelù e Raffaella Carrà) viraram a cadeira para a candidata e ficaram surpresos ao se deparar com uma religiosa. Cristina escolheou J-Ax como técnico.

Rafaella questionou a participante sobre a posição do Vaticano sobre a apresentação. “Olha, não sei, espero um telefonema do Papa Francisco. Ele nos convida a sair, evangelizar, a dizer que Deus não nos tira nada, pelo contrário, nos dá ainda mais. Eu estou aqui por isso”, respondeu Cristina.


Confira a apresentação


www.correiobrasiliense.com.br

Consumo de drogas entre jovens aumenta na Itália

Aumenta consumo de drogas entre jovens italianos (foto: ANSA)
Aumenta consumo de drogas entre jovens italianos (foto: ANSA)
 
 
Roma  - O consumo de drogas entre os jovens italianos volta a crescer no país, não apenas o uso ocasional mas também o frequente, alerta uma pesquisa realizada pelo Espad-Italia 2013, do Instituto de fisiologia clínica do Conselho Nacional de Pesquisa (CNR, sigla em italiano) em Pisa.

    O alerta maior se refere ao aumento do uso de heroína, substância que acreditava-se estar em declínio entre as novas gerações, mas como mostra o estudo, o uso desta substância está no auge e o seu consumo acontece pela primeira vez por volta dos 14 anos, antes do uso da maconha.

    Os especialistas acreditam que o aumento do uso desta substância entre os mais jovens se deve a forma do uso, anteriormente era injetada e agora é fumada.

    Depois de uma queda no consumo da maconha até 2006, a pesquisa revela uma retomada do consumo desta substância entre 2012 e 2013.

    Os jovens que a experimentaram maconha pelo menos uma vez na vida são 3 em cada 10. A maior parte dos jovens italianos fuma esta droga ocasionalmente, não mais de 10 vezes durante o ano.

    Em relação à cocaína, 4,1% dos jovens italianos experimentou esta droga no último ano e 2,8% a consumiram com mais frequência durante o ano. A pesquisa mostra que cerca de 1,5% dos estudantes já experimentara heroína ou outro tipo de opiáceo.(ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Viaggio dentro le carceri italiane

Renato Corsini 
 Renato Corsini
 
“Wavegallery corsini” inaugura il  29 Marzo la mostra collettiva “Dentro”, riflessione sulla condizione delle carceri italiane. Renato Corsini, Gianni Berengo Gardin, Mauro D'Agati, Davide Ferrario, Rosi Giua e Uliano Lucas: sei fotografi e sei parallele ricerche fotografiche indagano la vita all'interno delle case circondariali italiane, ma soprattutto, con occhio attento e cuore aperto.

In un preciso momento nel quale l’argomento carceri con gli annessi problemi di sovraffollamento, reinserimento e ricerca di soluzioni necessita di un’approfondita riflessione che coinvolge l’intera società civile, i  fotografi hanno lavorato in diversi istituti di pena indagando dal di “dentro”.

Il loro approccio è stato quello di entrare fisicamente nelle celle per stabilire con i detenuti un rapporto che doveva necessariamente essere di reciproca fiducia, di unanime comprensione dei problemi e di autentico rispetto per le singole personalità. Ne è scaturita una mostra ricca di umanità, lontana dal quel “sbatti il mostro in prima pagina” che l’argomento potrebbe suggerire; una serie di immagini nelle quali traspare l’autenticità di quello che i carcerati vogliono venga visto “fuori”.


www.ansa.it

Uma nova República de Veneza independente de Itália?

Inspirados pelas iniciativas independentistas em curso na Escócia e na Catalunha, alguns habitantes de Veneza decidiram ouvir os eleitores da região sobre o seu futuro.
 
O novo país inspirar-se-ia na antiga República de Veneza, dizem os promotores  
Gabriel Bouys/AFP






O voto não terá consequências jurídicas nem legais, mas não é por isso que não está a ser participado. 

Domingo, primeiro dia de um escrutínio sobre a independência de Veneza, foram quase 500 mil os eleitores que votaram, online, por telefone ou nos centros de voto abertos nas principais cidades da região. 

Organizado por um comité de cidadãos, o Plebescito.eu, o voto acontece depois de uma campanha financiada pela associação de empresários Veneto Business, um grupo pró-União Europeia e pró-euro.

“Quer que Veneto se torne uma República Soberana Federal?”, é a principal pergunta colocada nesta votação. Não é a única: quem votar “sim” terá ainda de dizer se quer que essa futura república adira à UE e à NATO e se deseja que use o euro. Para além destas perguntas de “sim” ou “não”, é ainda pedido aos eleitores para elegerem dez delegados para um comité que terá a cargo a gestão dos resultados. E, em caso de vitória do “sim”, a proclamação da independência.

A ideia dos promotores é sondar a população e, ao mesmo tempo, retirar legitimidade aos actuais líderes políticos, como se explica no site da iniciativa. O novo país inspirar-se-ia na antiga República de Veneza, a grande potência económica e política que existiu durante mais de um milénio, até à derrota face a Napoleão Bonaparte, em 1797.

Segundo a BBC, há sondagens que indicam que até dois terços dos quatro milhões de eleitores da região do Veneto favorecem uma separação do resto de Itália.

O Partido Independência de Veneza não integra o comité organizador desta votação mas não deixará de estar atento aos resultados – tal como o governador da região, Luca Zaia, da Liga Norte, defende a realização de um referendo futuro e acompanha os actuais processos em curso na Escócia e na Catalunha.

“Já não queremos fazer parte de um país que caminha para o desastre. Nada funciona”, disse à AFP Nicola Gardin, responsável do Partido da Independência. “A Itália cede debaixo de uma dívida pública enorme, há milhares de empresas que fecham, deixámos de contar o número de pessoas que se suicidam no Veneto.”

Segundo Gardin, a região paga 71 mil milhões de impostos a Roma, 21 mil milhões a mais do que recebe em serviços e investimentos. Mas o desejo de independência não tem “só razões económicas”, garante, também se trata de “proteger e fazer reviver" a cultura da região. “Já nem a história da República de Veneza nem a língua veneziana se ensinam na escola. O Estado apagou a nossa identidade”, queixa-se.

Tal como acontece em Espanha, a declaração de independência de uma qualquer região seria inconstitucional. Mas há precedentes, como a independência do Kosovo, ou os referendos do Quebeque, e o governador garante que uma eventual secessão respeitaria o direito internacional.

Luca Zaia quer esperar pelo referendo marcado para a Escócia, em Setembro, e perceber ainda o que se vai passar com a iniciativa da Catalunha, que quer votar a independência de Espanha a 9 de Novembro, uma consulta que Madrid considera ilegal e tenciona impedir. “Se Barcelona obtiver a independência, a região do Veneto poderá adoptar o mesmo método”, defende Zaia.

Quase ignorada pelos media italianos, o arranque desta iniciativa não escapou a alguns media russos, que compararam a votação no Norte de Itália com o que estava a acontecer domingo na Crimeia, a região de maioria russófona da Ucrânia que votou para integrar a Rússia.

http://www.publico.pt
 

quarta-feira, 19 de março de 2014

Silvio Berlusconi perde título de Cavaliere

Decisão foi tomada por conta de sua condenação por fraude fiscal

  Condenação por fraude fiscal continua causando problemas para Berlusconi (foto: ANSA)
Condenação por fraude fiscal continua causando problemas para Berlusconi (foto: ANSA)
 
Roma  - Durante muito tempo, o ex-premier da Itália Silvio Berlusconi foi tratado como "Cavaliere". A palavra vem de uma condecoração recebida por ele em 1977, quando o presidente da República Giovanni Leone o nomeou como Cavalheiro do Trabalho, honraria dada aos italianos que se destacam em áreas como agricultura, indústria e comércio. Mas a partir de agora o ex-primeiro-ministro não pode mais ser chamado assim.
 
A Federação Nacional dos Cavalheiros do Trabalho decidiu nesta quarta-feira (19) cassar o título, após o político e empresário ter sido condenado definitivamente em agosto do ano passado por fraude fiscal. Um pouco antes de ser anunciada a decisão, o próprio Berlusconi já havia enviado uma carta para a entidade abdicando da condecoração.

Logo depois da confirmação da sentença, que levou também à cassação do seu mandato de senador no final de 2013, alguns partidos, como o Movimento 5 Estrelas (M5S), do comediante Beppe Grillo, cobraram a suspensão do título. Contudo, segundo a federação, a análise do caso do agora ex-Cavaliere começou "muito antes das primeiras solicitações e polêmicas levantadas pela imprensa".

No processo Mediaset, nome do seu conglomerado de mídia, o ex-premier foi condenado por fraude fiscal na compra e venda de direitos televisivos a quatro anos e prisão e dois anos de afastamento de cargos públicos. Posteriormente, o período de detenção foi reduzido a apenas um ano, e a Corte Suprema ainda vai decidir se a pena será transformada em serviços sociais.

Além dessa sentença, Berlusconi ainda responde a processos por corrupção, compra e venda de votos no Parlamento, prostituição de menores e abuso de poder. (ANSA)


www.ansabrasil.com.br

Sorvete italiano cai no gosto dos brasileiros

São Paulo  -  Os sorvetes estilo italiano estão conquistando cada vez mais os brasileiros, seja por sua textura diferenciada ou por serem artesanais.

    Mas, antes de desembarcarem no Brasil, os sorvetes artesanais já fizeram muita história na Itália. "Eu nunca vi em nenhum outro país do mundo tantas sorveterias artesanais como na Itália", afirma o maestro gelatiere Sergio Dondoli, da premiada Gelateria Dondoli, localizada na cidade de San Gimignano, na Itália.

Apesar da forte tradição italiana na fabricação de sorvetes, acredita-se que a iguaria tenha surgido no oriente e a mistura de gelo, fruta e mel tenha sido levada para a Itália durante o Império Romano. Acabado o Império, a tradição de sorvetes se dissipou.

A retomada veio com o italiano Procopio dei Coltelli, considerado o pai do sorvete moderno, que em 1686 começou a servir sorvetes de frutas aos paladares aristocráticos do histórico Caffe, em Paris. O sucesso foi tamanho que o rei Luís XIV concedeu a Coltelli a patente real exclusiva para a fabricação de sorvetes.

 Fabricação
 Se você já ouviu o sorvete italiano ser chamado de "gelato" e "sorbetto" saiba que as duas terminações estão corretas. A diferença é que em italiano gelato é utilizado para denominar os sorvetes que levam em suas receitas leite e/ou creme de leite. Já o sorbetto é aquele cuja base é água e não leva leite em sua receita, como boa parte dos de fruta, por exemplo.

"Um bom sorbetto de fruta é composto com 50% de frutas (exceto as ácidas, que levam 30%) e uma mescla de açucares, espessantes, que servem para dar textura, e água", explica o maestro gelatiere Sergio Dondoli. "Já o gelato leva leite, creme de leite, ovo e os demais ingredientes que dão o sabor, como chocolate, pistache, etc", completa.

Mas não basta apenas misturar os ingredientes, é preciso saber dosá-los."O sorvete é uma criatura, é vivo e é preciso conhecê-lo e respeitá-lo", explica Marco Radicioni, proprietário e gelaterie da sorveteria Otaleg, em Roma, na Itália.

Os sorvetes em geral são compostos de partes sólidas, de líquidos e ar. Sim, ar. Ele faz parte da receita, ajudando a dar textura e sua porcentagem acaba diferenciando os sorvetes artesanais - que costumam ter cerca de 30% - dos industriais, que muitas vezes possuem quase 100% de ar. "Você já deixou um sorvete industrial derreter completamente? Se sim, deve ter percebido que embaixo fica uma camada de água e em cima uma camada com a cor do sorvete. Isso acontece por causa do excesso de ar, o que não ocorreria em um sorvete artesanal", explica a italiana Carla Reggiani, chef e uma das cinco proprietárias da sorveteria PuroGusto, localizada na luxuosa Rua Oscar Freire, em São Paulo.

Nas sorveterias italianas a artesanalidade é o carro-chefe. Na PuroGusto a sala de produção é toda em vidro, possibilitando que o cliente veja o sorvete ser preparado. Os sorvetes de fruta são todos naturais e somente aqueles com frutas mais difíceis de serem encontradas em São Paulo, como o cajá, por exemplo, utilizam polpas. "Uso uma fornecedora de alta qualidade, que me traz as poupas somente com a fruta, sem adição de água", explica Carla. Frutas muito trabalhosas de serem manipuladas, como a jabuticaba, também chegam à sorveteria em polpa. As outras frutas menos "temperamentais" são descascadas e cortadas lá mesmo. "Recebemos carregamentos de 30 quilos de limão siciliano e uma funcionária os espreme e depois coloca o suco em saquinhos para fazermos os sorvetes", explica a chef.

Todas as etapas do sorvete são preparadas na sorveteria. Primeiramente é necessário "pasteurizar o sorvete para baixar a carga material e misturar os ingredientes", explica Carla. Este processo é feito em uma máquina industrial e dura cerca de 1h30.

Depois, o "sorvete cru", como a chef costuma dizer, descansa por 12 horas e, por isso, este processo é feito um dia antes de o sorvete ser colocado a venda. Depois, é colocado em uma máquina por mais seis minutos para resfriar e já sai de lá direto para as vitrines. Assim que um sabor começa a acabar, já começa a ser preparado para a reposição.

Sabores
 As sorveterias italianas aqui no Brasil costumam oferecer sabores tradicionais da Itália, como o stracciatella, que seria equivalente ao nosso flocos, e introduzir sabores que só a gente tem, como açaí e paçoca, por exemplo. Apesar das receitas clássicas terem seu espaço, os chefs estão sempre experimentando novas combinações que podem ou não ter bons resultados. O italiano Edoardo Tonolli, um dos proprietários da rede de sorveterias Bacio di Latte, em São Paulo, achava que fabricar sorvete de framboesa com chocolate seria uma "loucura", mas acabou se tornando um dos campeões de venda na rede. Por outro lado, chocolate com laranja parecia bastante promissor, mas nem chegou às vitrines.
 
    O gosto brasileiro não está tão distante do italiano. Carla diz que o campeão de vendas da PuroGusto é o pistache. O mesmo acontece na sorveteria Otaleg, em Roma, que também tem o pistache como o mais vendido e o zabaione, aquele creme colocado no doce tiramisù, em segundo lugar. Mas Marco Radicioni também não para de inventar novos sabores. "Faço um sabor novo todos os dias e também realizo sugestões dos clientes, mesmo as mais bizarras", afirma.
 
    Tanto a Bacio di Latte quanto a PuroGusto cobram R$9 pela casquinha ou copinho pequeno, que pode levar dois sabores e acham que não custa muito. "É um luxo acessível", diz Tonolli, da Bacio di Latte. "A pessoa não está comendo só um potinho de sorvete, há muita coisa atrás. Os ingredientes de qualidade, as pesquisas...", diz Carla, da PuroGusto. Acessível ou não, vale a pena experimentar nem que seja só uma vez. (ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Marcada missa para canonização de José de Anchieta

Jesuíta espanhol vai virar santo no próximo dia 2 de abril

Assim como José de Anchieta, Francisco vem da Companhia de Jesus (foto: ANSA)
Assim como José de Anchieta, Francisco vem da Companhia de Jesus (foto: ANSA)
Cidade do Vaticano  - No próximo dia 24 de abril, o papa Francisco rezará na igreja de Santo Inácio de Loyola, em Roma, uma missa de agradecimento pela canonização do padre José de Anchieta, religioso fortemente ligado à evangelização no Brasil e que será transformado em santo no dia 2 do mês que vem, por meio de um decreto papal. As informações são do blog vaticano Il Sismografo.

    Nascido em Tenerife, nas Ilhas Canárias (Espanha), o jesuíta desembarcou em solo brasileiro no século XVI, onde fundou ao lado do padre Manoel da Nóbrega um colégio em Piratininga, que deu origem à cidade de São Paulo. Assim como Anchieta, o atual Pontífice também é proveniente da Companhia de Jesus, ordem fundada por Inácio de Loyola, não por acaso o nome da igreja onde a canonização será solenizada.
    A beatificação do jesuíta espanhol ocorreu em 1980, por ordem de João Paulo II. Francisco também confirmou a alguns bispos espanhóis que vai assinar decretos para transformar em santos dois beatos franceses que promoveram a evangelização no Canadá: François de Montmorency-Laval e Maria da Encarnação Guyart. (ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Il Veronese a Londra, i fasti del Rinascimento

50 opere del maestro italiano alla National Gallery


Alla National Gallery i capolavori del Veronese: 'Cristo e il centurione' (1570) 
 Alla National Gallery i capolavori del Veronese: 'Cristo e il centurione' (1570)
 
(di Alessandro Carlini)

La sua maestria ha permesso di definire lo sfarzo del Rinascimento italiano, che diventa addirittura 'monumentale' grazie all'ampio respiro degli sfondi architettonici scelti nei suoi dipinti. Questo e altro ancora è la straordinaria creazione di Paolo Caliari (1528-1588), in arte 'il Veronese', che la National Gallery di Londra, 'tempio' della pittura mondiale, ha scelto di esaltare raccogliendo 50 opere da tutto il mondo, in una mostra fino al 15 giugno dal titolo 'Il Veronese: splendore nella Venezia del Rinascimento'.

E' un 'viaggio' nel genio del pittore che meglio ha rappresentato il fasto nella Venezia del XVI secolo. I suoi dipinti decoravano chiese, palazzi patrizi, ville ed edifici pubblici in tutto il Veneto, ricchissimo centro di arte e cultura. Nella mostra sono esposte alcune delle opere più rinomate dell'artista, dai ritratti alle pale d'altare, fino alle allegorie, molte in prestito dall'Italia, fra cui il 'Martirio di San Giorgio' (1565, dalla chiesa di San Giorgio in Braida, Verona) e il 'Matrimonio mistico di Santa Caterina' (1565-70, Gallerie dell'Accademia, Venezia).

Nessuna di queste pale d'altare è stata mai esposta nel Regno Unito prima d'ora e la mostra permetterà ai visitatori di confrontarle con il dipinto dello stesso periodo di carattere profano più acclamato del Veronese, 'La famiglia di Dario ai piedi di Alessandro' (1565-67), una delle prime grande opere acquisite dalla National Gallery provenienti dall'Europa continentale. Altro fatto eclatante dell'evento è che i dipinti saranno riuniti nell'esposizione dopo centinaia di anni. Fra questi, 'Venere e Marte uniti da Amore' (1570-75 circa, The Metropolitan Museum of Art, New York), che in occasione di questa mostra lascia gli Stati Uniti per la prima volta dal 1910 e sarà riunito, per la prima volta dal XVIII secolo, con le 'Quattro allegorie dell'amore' (1575 circa) della National Gallery.

''Dall'abilità nel ritrarre il brillio di una perla, fino alla portata e allo splendore dei suoi sfondi architettonici: la maestria di Veronese nell'uso dei colori, dello spazio, della luce e la sua sensibilità per la bellezza, il fasto e l'eleganza catturano da sempre l'immaginario di una miriade di artisti e amanti dell'arte'', ha dichiarato Nicholas Penny, direttore della National Gallery. Il Veronese, nato a Verona nel 1528, trascorse gran parte della sua vita a Venezia. Ma le sue opere arrivarono molto più lontano, influenzando pittori come Van Dyck, Rubens, Watteau, Tiepolo e Delacroix.

www.ansa.it