segunda-feira, 31 de maio de 2010

Itália pede explicações a Israel sobre ataque contra frota

Frattini(imagem arquivo virtual)

Roma, 31 mai,Ansa - A Itália condenou e cobrou explicações sobre o ataque de militares israelenses contra uma frota que incluía navios turcos e gregos que tentavam levar ajudas humanitárias à Palestina, em uma ação que deixou pelo menos dez mortos.
"É um fato absolutamente grave", disse o ministro das Relações Exteriores, Franco Frattini, afirmando que lamentou "o assassinato de civis", e relatando ser "indispensável que uma investigação revele a verdade dos fatos" através de "um inquérito sério e detalhado".

As embarcações transportavam membros da organização Frota da Liberdade, além de outros ativistas -- entre os quais ao menos cinco italianos. Os navios procuravam chegar à Faixa de Gaza quando foram interceptados, ainda em águas internacionais.
A confirmação de que ao menos dez pessoas morreram na operação foi dada pelas Forças Armadas de Israel, enquanto que o grupo islâmico Hamas, que denunciou o ataque, cita um número mínimo de 20 vítimas fatais.

Porta-vozes de Telaviv argumentaram que os soldados atuaram em legítima defesa, pois os ativistas teriam reagido de forma violenta ao serem interceptados, usando armas de fogo e facas. De acordo com a Al Jazeera, pelo menos dez militares ficaram feridos na ação.

O comandante da Marinha israelense, Eliezer Marom, alegou que o ataque foi feito contra somente um dos seis navios da frota, o "Mavi Marmara", de bandeira turca, que levava 600 pessoas a bordo. Segundo ele, as demais embarcações não reagiram à tomada de controle.

À imprensa, Frattini relatou ter conversado na manhã de hoje com o embaixador do país judeu em Roma, Gideon Meir, pedindo-lhe justificativas sobre o assalto. "Israel deve dar explicações à comunidade internacional", assinalou o ministro.

O chanceler explicou que o assassinato de civis é "injustificável", além de "grave e inaceitável em todos os sentidos, independente das motivações da frota", e relatou que o governo italiano recebeu a notícia da ação militar com "desconcerto".

Apesar disso, Frattini disse acreditar que o acontecimento "não deve prejudicar o andamento das negociações de paz e da solução final para o Oriente Médio".
"Uma coisa que não se deve fazer é se deixar levar pela tentação de sair da mesa de negociações. É claro que isto seria uma tragédia igualmente grave em relação à morte de civis: o diálogo deve continuar, a paz no Oriente Médio deve ser feita", opinou.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Itália, os italianos a bordo das embarcações da Frota da Liberdade não se envolveram nos confrontos.

Brasileiro procura esposa italiana que estava em comboio atacado


Angela Lano(imagem do http://www.angelalano.com/)

Angela Lano é jornalista e casada com o brasileiro Fernando Lattarulo.   Família do brasileiro em Brasília já pediu ajuda ao Itamaraty.

Iara Lemos, Do G1, em Brasília - O chefe de cozinha brasileiro Fernando Lattarulo, 41 anos, que tem nacionalidade italiana, está à procura da esposa que estava no comboio de navios de ajuda humanitária atacado por tropas israelenses na madrugada desta segunda-feira (31). Angela Lano, 47 anos, é jornalista e mantém uma agência de informações sobre a palestina. A família de Fernando, que mora em Brasília, já pediu ajuda ao Itamaraty para localizar a jornalista.     

Na Itália, a última informação que Fernando recebeu do comitê de crise do governo italiano, que está acompanhando o caso, é de que três italianos teriam sido colocados em uma espécie de campo com outros integrantes do comboio. Não há informações sobre a identidade dos italianos, nem se estariam feridos. Fernando segue tentando falar com a esposa pelo telefone celular, que desde a madrugada está desligado. Por telefone, Fernando disse ao G1 na tarde desta segunda-feira que o comitê de crise italiano informou que, para serem libertados, os presos teriam de assinar um documento afirmando que cometeram um ato terrorista contra Israel.

 A informação que o comitê de crise do governo da Itália passou é que eles teriam de assinar um documento dizendo que cometeram um ato terrorista contra Israel. Minha mulher nunca vai assinar um documento desses pelo que conheço dela. Não foram eles que cometeram um terrorismo contra Israel, foi Israel que cometeu um ato terrorista contra o mundo, impedindo que a ajuda humanitária chegasse ao destino", afirmou Fernando.

Em Brasília, a sobrinha de Fernando, a jornalista Fernanda Lattarulo, pediu ajuda ao governo brasileiro para localizar a jornalista.

 
" Pediamos um respaldo ao Itamaraty para que eles conseguissem informações sobre a Angela. Eles falaram que iriam tentar, mas até agora, nada. Eles (Itamaraty) ainda nos ligaram no final da tarde dizendo que ainda não tinham notícias", disse a sobrinha de Fernando.

De acordo com os familiares, Angela tentou por três vezes embarcar nos navios que levavam ajuda humanitária para os palestinos na Faixa de Gaza, mas devido a problemas na documentação, não conseguia viajar. A última postagem de Angela no site que mantém foi às 22h50min, hora na Itália (3h em Brasília) dizendo que "neste momento, navios da marinha de Israel estão interceptando o Frota da Liberdade". Um pouco mais tarde, 7h no horário de Brasília, Angela teria feito o último contato com o marido brasileiro, que mora em Turim, na Itália. Angela e Fernando têm um filho de 11 anos, que tem nacionalidade brasileira.

"Ela falou que o navio estava cercado e desde então não sabemos mais notícias", conta Fernando.


Brasileira que estava no barco atacado está viva e bem, diz Israel
Do G1, com agências internacionais - As autoridade de Israel localizaram a brasileira Iara Lee, que estava a bordo do comboio humanitário atacado nesta segunda-feira (31) a caminho da Faixa de Gaza.     Ela estava na embarcação atacada. O ataque deixou pelo menos nove ativistas mortos e vários feridos.   Na lista de passageiros, constava como cidadã norte-americana.

A brasileira Iara Lee. (Foto: Reprodução)

Iara Lee está em boas condições de saúde, segundo a Embaixada de Israel no Brasil, e teria recusado a opção de deixar o país voluntariamente.    Neste momento, ela está detida pelas autoridades israelenses, aguardando ser deportada.   O Itamaraty, que já foi informado pelo Embaixador de Israel, Giora Becher, segundo a embaixada, também recebeu a confirmação da Embaixa do Brasil em Israel.   Iara Lee é uma brasileira com ascendência coreana. Ativista e cineasta, ela é fundadora da Caipirinha Foundation, que apoia projetos a favor da paz e da justiça pelo mundo.

Atualmente, ela participa de várias iniciativas sob a coordenação da rede "Cultures of resistance", segundo biografia publicada em seu perfil no Facebook.

Enquanto morava no Líbano em 2006, Iara presenciou o bombardeio de 34 dias ao país pelas tropas israelenses. Isso a instigou a militar pela paz no Oriente Médio.
Em 2008, Iara viveu no Irã. Atualmente, ela trabalha no apoio a civis da Faixa de Gaza.

O incidente
A ação aconteceu por volta das 5h locais (23h de domingo em Brasília).    O governo de Israel acusa os passageiros da "Frota da Libertade" de terem começado a violência, mas a versão contestada pelos ativistas.   As imagens, filmadas por um barco turco e publicadas na internet, mostram oficiais israelenses vestidos com roupas negras descendo de helicópteros e enfrentando os ativistas. Também são vistos vários feridos deitados no navio.

"Na escuridão da noite, os militares israelenses desceram de um helicóptero para o barco turco de passageiros 'Mavi Marmara' e começaram a atirar quando pisaram no convés", afirma o site do Movimento Gaza Livre. As imagens tremidas mostram cenas de caos, com sombras de navios com mísseis israelenses ao fundo.

O Exército de Israel insiste que suas tropas só abriram fogo depois que foram atacadas com facas, pedaços de pau e armas de fogo.

"Como consequência desta ameaça vital e das ações violentas, as forças navais empregaram meios para apaziguar os distúrbios, incluindo fogo real", afirma um comunicado do Exército.   
O texto completa que os passageiros davam a impressão de querer "linchar as forças israelenses".

"Israel optou por uma resposta contundente e culpa os ativistas pelo acontecido. Eles iniciaram a violência", afirmou à AFP o porta-voz de Netanyahu, Mark Regev. Segundo ele, foi feito o possível para tentar evitar o incidente.

Poeta Ferreira Gullar ganha Prêmio Camões de 2010

Ferreira Gullar, em evento sobre o seu livro mais famoso 'Poema sujo' (Foto: Divulgação / site oficial)

O poeta Ferreira Gullar foi o vencedor do Prêmio Camões da edição 2010, a maior honraria das letras lusófonas. O prêmio, no valor de 100 mil euros, foi criado em conjunto por Brasil e Portugal em 1989, e homenageia um escritor a cada ano por sua obra.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (31), em Lisboa, Portugal, pela ministra da Cultura daquele país, Gabriela Canavilhas.

Além de poeta, Gullar, que faz 80 anos em setembro, também é conhecido pela crítica de arte e dramaturgia. Ele ainda escreveu ensaios, crônicas, memórias e até ficções curtas. Sua obra “Poema sujo”, escrito no exílio em 1975 e publicado apenas em 1976, mistura lembranças da sua infância no Maranhão com questões políticas.

Em 2007, foi vencedor do Prêmio Jabuti. É também ganhador, pelo conjunto de sua obra, do Prêmio Machado de Assis, a maior honraria da Academia Brasileira de Letras.

No ano passado, Arménio Vieira, poeta de Cabo Verde, tinha levado o prêmio. Em 2008, tinha sido a vez do brasileiro João Ubaldo Ribeiro e, em 2007, do português Lobo Antunes.

Os brasileiros Lygia Fagundes Telles (2005), Rubem Fonseca (2003), Autran Dourado (2000), António Cândido de Mello e Sousa (1998), Jorge Amado (1995), Rachel de Queiroz (1993) e João Cabral de Melo Neto (1990) já tinham levado o prêmio também.

O júri deste ano era constituído por Helena Buescu (professora da Universidade de Lisboa), José Carlos Seabra Pereira (professor da Universidade de Coimbra), Inocência Mata (escritora santomense), Luís Carlos Patraquim (escritor moçambicano), António Carlos Secchin (escritor e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Edla van Steen (a escritora brasileira).

http://g1.globo.com/

Castello in Movimento - espaço para produção artística


Em 27 de maio teve  início a segunda edição do Castello in Movimento, in Fosdinovo.     Até o dia 30 de setembro, o Castelo de Malaspina de Fosdinovo, preciosidade do século XII e residência e jovens artistas desde o século XIV, ganha vida como lugar de produção e encontro de talentos das mais diversas disciplinas.

O projeto idealizado pelo casal Pietro Torrigiani Malaspina e Maddalena Fossombroni, que abita e dirige o castelo, engloba escrita, artes visivas e teatro. Junto aos artistas italianos, para quem a residência é dedicada, foram convidados também artistas internacionais.

Depois do período de residência, são organizados encontros, leituras e encenações originados no período de permanencia e abertos ao público. Nesses 5 meses, a antiga e maravilhosa propriedade transforma-se em palco de um interessantíssimo festival de artes.

Oportunidade incrível para todos os artistas que poderão usufruir dos espaços dessa antiga residência, cheia de história, inspiração e magia para produzir trabalhos ricos e criativos! Confira maiores informações no  site oficial do castelo quu também funciona como hospedagem turística (em inglês).

Com informações  do http://giropelatoscana.blogspot.com/

Ludi Motorii, la festa dei bambini allo Stadio dei Marmi


Si concludono con un grande evento allo Stadio dei Marmi, nelle giornate di oggi e domani 1 giugno, i "Ludi Motorii 2010 - La festa dei bambini della città di Roma", giunti alla loro seconda edizione e volti a favorire l'attività motoria degli alunni delle scuole elementari (III, IV e V classe) della Capitale.

Per due giorni gli alunni delle scuole coinvolte nel progetto si cimenteranno in giochi ed esercizi di attività motoria, "trasformandosi" in piccoli atleti. Una manifestazione all'insegna del gioco e della sana attività fisica, che vedrà anche la partecipazione, come testimonial, di grandi campioni dello sport.

Il progetto "Ludi Motorii" è promosso dall'assessorato alle Politiche educative, scolastiche, della famiglia e della gioventù del Comune di Roma e dall'Ufficio Sport, con il patrocinio del Ministero dell'Istruzione, dell'Università e della Ricerca, con la collaborazione del CONI Provinciale-Roma, dell'Ufficio Scolastico Regionale per il Lazio, assieme allo IUSM e al Cip provinciale-Roma.

L'attività motoria nell'ambito scolastico è fondamentale per la crescita dei bambini e per lo sviluppo sano degli stili di vita: avvicinare un numero sempre maggiore di bambini alla pratica pre-sportiva significa, infatti, sostenere i valori del confronto costruttivo, del gruppo, del gioco di squadra.

"Con Ludi Motorii si vuole incentivare l'attività motoria per promuovere tra i più piccoli stili di vita sani. Non solo, il progetto rientra tra le azioni che l'assessorato sta portando avanti per promuovere tra le giovani generazioni valori come la lealtà e il rispetto reciproco, al fine di contrastare fenomeni come il bullismo e più in generale del disagio e della devianza giovanile, anche attraverso la creazione di una grande rete tra le scuole, il coinvolgimento delle famiglie e la collaborazione con l'associazionismo sportivo", ha dichiarato l'assessore alle Politiche educative e scolastiche, Laura Marsilio.

Alle diverse fasi del progetto hanno partecipato con grande entusiasmo oltre 20mila bambini, circa 200 scuole elementari e 200 tutor. Le scuole coinvolte nell'iniziativa si sono avvalse, nel corso dell'anno scolastico, della consulenza di personale tecnico specializzato ISEF e IUSM che ha tenuto incontri e lezioni in palestra. Gli alunni hanno potuto così svolgere differenti attività sportive come la corsa veloce e diverse prove di abilità.

"Il grande successo dell'iniziativa riveste un valore ancora più grande in vista delle Olimpiadi del 2020. Promuovere l'attività motoria nella scuola primaria significa, infatti, investire nella crescita e nella formazione dei bambini. Proprio loro che con il grande entusiasmo e partecipazione hanno decretato il successo di questo progetto potranno così essere i campioni del domani", ha concluso l'assessore Laura Marsilio.



http://www.comune.roma.it/

Concorso fotografico Ferrovie e Integrazione. Identità e culture di una Europa multietnica



data inizio: 27/05/2010
data fine: 30/07/2010

Il 2010 è stato proclamato l’Anno europeo della lotta alla povertà e all'esclusione sociale. In questo contesto nasce l’iniziativa incentrata sul Concorso fotografico europeo Ferrovie e Integrazione. Identità e culture di una Europa multietnica da sviluppare in ambito Unione europea, attraverso una collaborazione tra Progetto ImmigrazioneOggi Onlus, Ferrovie dello Stato e le cinque reti ferroviarie europee si riconoscono nei principi della "Carta Europea della Solidarietà" (Francia, Spagna, Belgio, Lussemburgo e Polonia). E' possibile iscriversi al concorso e inviare le foto online entro il 30 luglio 2010.

L’obiettivo del concorso è coinvolgere e sensibilizzare i cittadini europei sui temi dell’inclusione sociale delle persone più deboli (immigrati, richiedenti asilo, senza fissa dimora, ecc) indipendentemente dall’origine comunitaria o extracomunitaria, caratterizzate da culture e identità diverse rispetto a quelle della società di arrivo, e a volte per questa diversità ingiustamente discriminate ed emarginate.

La finalità del concorso è pertanto di dare visibilità ai processi di integrazione messi in campo a livello europeo in particolare in Italia, Spagna, Francia, Belgio, Lussemburgo e Polonia, in luoghi simbolo, come le aree ferroviarie, punti di arrivo, di partenza e, ancora più spesso, di sosta e aggregazione e – talvolta – di pura sopravvivenza delle fasce più deboli della popolazione.

Le immagini dovranno testimoniare i temi dell’accoglienza, dell’inserimento e dell’integrazione, anche evidenziando le azioni specifiche avviate nelle aree ferroviarie e in specifici centri di accoglienza limitrofi da soggetti pubblici, privati, dall’associazionismo e dalle imprese ferroviarie a sostegno di queste persone.

Segreteria del Concorso
Progetto ImmigrazioneOggi ONLUS
Via del Giglio, 3
onlus@immigrazioneoggi.it   .
www.immigrazioneoggi.it/onlus/eurocontest/informazioni.html


http://www.romamultietnica.it/

Informativo del Circolo Italiano di San Paolo – Giugno 2010



SEDE SOCIAL - 64° Aniversário da República Italiana
Sábado, 12 de Junho - 20:30h
A Diretoria decidiu festejar o 64° Aniversário de Fundação da República Italiana com um jantar e baile no sábado, 12 de junho, às 20:30h. A música estará a cargo do Grupo "Sapore di Napoli" (orquestra com 12 componentes). Durante o jantar será entregue o prêmio “Circolo Italiano-San Paolo – Presença da Itália no Brasil” ao cidadão ou entidade que se destacou com trabalhos, atividades artísticas, culturais e assistenciais em prol de uma maior presença italiana no Brasil. Reservas : Sra. Silvana (tel. 2189-2916), a partir do dia 1° de junho, das 10:00h em diante.


SEDE SOCIALE - 64° Anniversario della Repubblica Italiana
Sabato 12 Giugno - Ore 20:30

La Direzione ha stabilito di festeggiare il 64° Anniversario della Fondazione della Repubblica Italiana con una cena, seguita da ballo, sabato 12 giugno p.v., alle ore 20:30. La serata sarà allietata dal Gruppo Sapore di Napoli (orchestra con 12 componenti). Durante la serata sarà effettuata la ormai tradizionale consegna del premio “Circolo Italiano San Paolo - Presenza d’Italia in Brasile” a cittadino o ente che si sia distinto in modo particolare con opere, attività artistiche, culturali e assistenziali, a favore di una maggiore presenza italiana in Brasile. Prenotazioni: Sig.ra Silvana (tel. 2189-2916), a partire dal giorno 1/6, dalle ore 10:00 in poi.

Sede Social- JANTARES DANÇANTES
Durante o mês de junho, nos dias 02, 09 , 16 , 23 e 30 continuam os jantares das quartas-feiras com música ao vivo.

Sede Sociale - CENE DEL MERCOLEDÌ
Durante il mese di giugno continuano le Cene del mercoledì con musica dal vivo. Vi aspettiamo, dunque, nei giorni 2, 9, 16, 23 e 30.

Sede Social - Quarta-feira 09/06 - 11:00h
BAZAR PARA A FESTA DOS NAMORADOS
A Presença Feminina, por ocasião da festa dos namorados, organiza um bazar no dia 09 de junho, das 11:00 às 21:00h. Venha e presenteia alguém que você ama!

Sede Sociale - Mercoledì 9/6 - Ore 11:00
BAZAR PER LA FESTA DEGLI INNAMORATI
La Presenza Femminile, per la festa degli innamorati, organizza un Bazar nel giorno 9 giugno, dalle 11 alle 21:00. Venga e troverà il regalo per la persona amata!

Sede Campestre - “FESTA JUNINA”
Domingo, 27/06 - 12:00h
Os diretores das Sedes Campestre e Social, em colaboração com a Presença Feminina e com a participação de todos os outros diretores, os convidam para a “Festa Junina”. Haverá comidas, brincadeiras e músicas típicas. Tragam seus familiares e amigos.

Sede Campestre - “FESTA JUNINA”
Domenica, 27/6 - Ore 12:00
I direttori delle Sedi Campestre e Sociale, in collaborazione con la “Presenza Femminile" e con la partecipazione di tutti gli altri direttori, vi invitano alla “Festa Junina”. Troverete giochi, musiche e piatti tipici. Portate i vostri familiari e amici.

Sede Social - Quarta, 16 de junho - 19:00h
Palestra do Prof. Frederico A. Hecker
O Prof. Frederico Alexandre Hecker, professor da História Contemporânea na Universidade Presbiteriana Mackenzie, falará sobre a "História da imprensa italiana em São Paulo".

Sede Sociale - Mercoledì 16 giugno - ore 19:00
Conferenza del Prof. Frederico A. Hecker
Il Prof. Frederico Alexandre Hecker, professore di Storia Contemporanea all'Università Presbiteriana Mackenzie, parlerà sulla "Storia della stampa italiana a San Paolo".

TEATRO DE DANÇA-TEATRO ITÁLIA
Sede Social - Quarta, 23 de junho - 18:00h - Teatro de Dança-Teatro Itália, em colaboração com o Circolo Italiano, continua uma programação mensal de "aula-baile de danças de salão", com professores especialmente contratados. Excepcionalmente, essa aula será realizada quarta-feira, dia 23 de junho, no horário das 18:00 às 21:00h

TEATRO DI DANZA - TEATRO ITALIA
Sede Sociale - Mercoledì, 23/6 - Ore 18:00 - Il Teatro di Danza-Teatro Italia, in collaborazione con il Circolo Italiano, continua una programmazione mensile di "aula-baile de danças de salão", con professori che saranno a disposizione degli interessati. Questa lezione, eccezionalmente, avverrà mercoledì 23 giugno, dalle 18:00 alle 21:00.

PRESENÇA FEMININA - ALMOÇO-JOGO - Quarta-feira 23/06 - 12:30h
As componentes da Presença Feminina convidam as senhoras associadas e amigas para um almoço na quarta -feira, 23 de junho p.f., na sede social. Após o almoço, as senhoras que quiserem poderão jogar cartas. Haverão sorteios e surpresas!

PRESENZA FEMMINILE - PRANZO-GIOCO - Mercoledì 23/6 - Ore 12:30
La Presenza Femminile invita le Signore Associate e loro amiche al pranzo che avrà luogo mercoledì 23 giugno p.v., nella Sede Sociale. Dopo il pranzo, le signore che lo vorranno potranno giocare a carte. Ci saranno sorteggi e sorprese!

TORNEIO DE TRANCA Sábado, 26/06 - 15:30h
O próximo torneio de tranca será realizado sábado, 26 de junho. Permanecem inalteradas as normas fixadas pelos torneios precedentes, modalidade em dupla: início as 15:30h e conclusão na noite do mesmo dia.

TORNEO DI TRANCA - Sabato 26/6 - Ore 15:30
Il prossimo torneo di tranca sarà realizzato sabato 26 giugno p.v. Rimangono inalterate le norme fissate per i tornei precedenti, modalità a coppie: inizio alle ore 15:30, conclusione nella serata dello stesso giorno.

CINEMA ITALIANO - Quarta 30/06 - 18:30h
Também neste mês de junho, no Salão de Festas, será projetado um filme italiano. No dia 30/06, poderão assistir a "Totò cerca casa", com a direção de Steno e Mario Monicelli.

CINEMA ITALIANO - Mercoledì 30/6 - Ore 18:30
Anche questo mese, verrà proiettato, nel Salone delle Feste, un film italiano.
Il giorno 30/6, alle ore 18:30, potrete assistere a Totò cerca casa, con regia di Steno e Mario Monicelli.

FESTA DA MARINHA ITALIANA - Domingo, 06 de junho
A Associação Nacional “Marinai d’Italia”, lembrando a memorável ação do Cap. de "Corvetta Luigi Rizzo", convida à festa que terá o seguinte programa: 11:00h, Santa Missa aos “caduti del mare”, Igreja Nossa Senhora da Paz (R.Glicério, 225); 12:30h - Almoço de confraternização no Circolo Italiano (Ed. Itália). Maiores informações:Sr. Luigi Sonzogno e Sra. Maria Cecilia (5579-6612).

FESTA DELLA MARINA ITALIANA - Domenica 6 giugno
L'Associazione Nazionale Marinai d’Italia, ricordando l’intrepida azione del Cap. di Corvetta Luigi Rizzo, vi invita alla festa che avrà il seguente programma: Ore 11:00, Santa Messa ai “caduti del mare”, nella Chiesa Nossa Senhora da Paz (R. Glicério, 225); Ore 12:30 - Pranzo di Fraternizzazione al Circolo Italiano (Ed. Itália). Ulteriori informazioni: Sig. Luigi Sonzogno e Sig.ra Maria Cecilia (5579-6612).

QUASE 100 ANOS... CONTANDO A HISTÓRIA...
Construção do Edifício Itália - Sede transferida na Rua Conselheiro Crispiniano (4ª parte!)
Depois de concluído que o melhor a fazer no momento seria construir um edifício no lugar da casa, a sede foi transferida temporariamente para a Rua Conselheiro Crispiniano. Em 1954, aconteceram intensas festas, atividades culturais e sociais, como a festa da Cidade de São Paulo e uma grandiosa Mostra de Pintura Italiana. Em 30 de abril do mesmo ano, conclua-se o contrato para a construção do Edifício Itália, no qual o Circolo Italiano é co-proprietário. As atividades do Circolo começam a se expandir. Com o falecimento do Presidente Comm. Emídio Falchi, assume a Presidência o Cav. Renzo Scalini. Em 1958, aconteceu o baile de Grande Gala oferecido pela direção do Circolo em homenagem ao Sr. Giovanni Gronchi, presidente da República Italiana, na ocasião.

Firmati gli accordi con ditte competenti il Circolo Italiano lascia la sede della Rua São Luiz e si trasferisce alla Rua Conselheiro Crispiniano. Dal 1954 vengono organizzate delle grandissime feste come quella in commemorazione dei 400 anni di fondazione della Città di San Paolo. Attività sociali e culturali si susseguono così come Mostre di Pittura. E nello stesso anno, il 30 aprile, si conclude e si definisce il contratto per la costruzione dell’Edificio Italia, del quale il Circolo Italiano è comproprietario. Con la scomparsa del Presidente Comm. Emidio Falchi assume la Presidenza il Cav. Renzo Scalini. Nel 1958, viene organizzato il ballo di Grande Gala offerto dalla direzione del Circolo in omaggio al Sig. Giovanni Gronchi, nell’occasione Presidente della Repubblica Italiana.

Postazione AIC alla “Festa del 2 giugno - Giornata Porte Aperte”





Cari soci e amici dell’AIC,

Mercoledì 2 giugno p.v."Giornata Porte Aperte" presso il Vice Consolato onorario di Fortaleza e l'ICIF-Istituto italiano di cultura ore 11-18. Avvisiamo tutti i soci AIC, e gli amici non ancora iscritti nonchè i frequentatori del Portale, che l'Associazione sarà presente alla manifestazione suddetta, organizzata presso l'ICIF, con una propria postazione presidiata da soci e dirigenti e provvederà a distribuire un proprio documento informativo a tutti coloro che ne faranno richiesta.

Naturalmente Vi aspettiamo numerosi!

Istituzione del "Settore Femminile AIC". Il Consiglio direttivo ha deliberato all'unanimità di istituire un "Settore Femminile AIC", che si occuperà di tutte le problematiche della "Donna, dei Giovani, della Famiglia", avviando discussioni, confronti, anche mediante l'utilizzo di Forum dedicati sul portale AIC, oltre ad elaborare proposte ed iniziative che saranno comunque sottoposte all'esame ed eventualmente rese operative dal Consiglio direttivo.

Abbiamo ritenuto di affidare la responsabilità del Coordinamento e dello Sviluppo del "Settore femminile AIC" alla Sig.na Mariana Ricevuti, studentessa universitaria ed interprete. Residente a Fortaleza, dopo molti anni trascorsi in Italia, Mariana Ricevuti parla correntemente sia l'italiano che il portoghese. sarà presente con noi mercoledì 2 giugno presso l'ICIF.

Per le amiche che volessero giá contattarla, i suoi recapiti telefonici sono: 085/32623073 (casa) e 085/96879833 (cell.). Aggiungiamo infine che Mariana sará presente insieme a noi mercoledí 2 giugno presso l'ICIF.
A nome di tutti i soci AIC, diamo il benvenuto a Mariana Ricevuti.

Un forte abbraccio a tutti.
Il Consiglio direttivo AIC




Il Console d’Italia Recife

INVITO UFFICIALE DEL CONSOLE D'ITALIA PER LE CELEBRAZIONI DELLA FESTA DELLA REPUBBLICA
2 GIUGNO 2010


Cari Connazionali di Fortaleza, carissimi Amici,

Ho piacere di far giungere a Voi, tramite il Vice Consolato, i Consiglieri eletti del COMITES e l’AIC (Associazione Italiani del Cearà) a cui siete iscritti o di cui siete simpatizzanti, l’invito ufficiale alle Celebrazioni della Festa della Repubblica di questo anno, 2 giugno 2010, che il Consolato di Recife, preposto alla Circoscrizione Consolare del Nord e Nord Est del Brasile, festeggerà per la prima volta in Fortaleza, insieme a Voi.

Le Celebrazioni sono realizzate in collaborazione con il COMITES di Recife ed in particolare questo anno, in vista del “Momento Italia Brasile 2011”, ha voluto coinvolgere la rete dei Consoli Onorari, le Associazioni Italiane, gli Istituti di Cultura e le “Dante Alighieri” in una grande ed unica Manifestazione “Giornata Porte Aperte” che avrà luogo contemporaneamente il 2 giugno 2010 nelle Capitali degli Stati della Circoscrizione Consolare: Aracajù, Maceiò, Recife, Joao Pessoa, Natal, Fortaleza, Sao Luis, Belem, Manaus, Boa Vista.
Il programma delle Celebrazioni Ufficiali in Fortaleza, che daranno il via alle Celebrazioni dell’intera Circoscrizione, inizia alle ore 11 del 2 giugno prossimo all’ICIF e prevede permanenza consolare per incontri e colloqui, eventi culturali e rinfresco continuato fino alle 18.

Sarà una buona e gradita occasione di incontro con Voi durante la giornata, per colloqui e dialogo sulle questioni consolari di Vostro interesse.

Poi in serata, a partire dalle 19, il Consolato organizza un ricevimento ufficiale, con relativo discorso programmatico, consegna onorificenze e inni nazionali, che si terrà nella cornice tutta italiana del Ristorante “Roma Antica”, alla presenza mia, del presidente COMITES, del Vice Console Onorario, del Presidente AIC, delle Autorità Locali, del Corpo Consolare accreditato, di notabili italiani e brasiliani, imprenditori, artisti e personalità della cultura, professionisti e benemeriti della Comunità, giornalisti, amici e simpatizzanti dell’Italia.

Vi aspetto cordialmente e con piacere alle Celebrazioni programmate e, in attesa di festeggiare con Voi, invio a Tutti un carissimo pensiero di saluto.

IL CONSOLE D'ITALIA
Francesco Piccione

Zico acerta retorno ao Fla como novo executivo de futebol

Portal Terra, Rio -  Principal ídolo da história do Flamengo, o ex-jogador Zico sacramentou neste domingo seu retorno para o clube da Gávea. Depois de uma reunião com a direção do clube rubro-negro, o Galinho de Quintino acertou com a alta cúpula do atual campeão nacional para ser executivo de futebol.
Em seu Twitter, o ex-meia divulgou o acordo com o Flamengo. "Sou o novo executivo do futebol do Flamengo. Conversei hoje (domingo) por cerca de três horas com a Patrícia (Amorim) e acertamos tudo", revelou Zico.
Acertado com a presidente do clube, o antigo jogador rubro-negro será apresentado na terça-feira, data em que iniciará os trabalhos com a equipe.

E, pela frente, Zico terá uma difícil missão. Sem Adriano, já negociado com a Roma, o novo executivo de futebol terá a missão de segurar Vagner Love para o restante da temporada. O Artilheiro do Amor despertou o interesse do futebol europeu após destacar-se neste primeiro semestre.

Campeão nacional na última temporada, o Flamengo realiza uma campanha aquém do esperado em 2010. Em cinco partidas de Brasileirão, o clube da Gávea somou apenas seis pontos e ocupa a segunda metade da tabela.

imagens Zico: arquivo virtual

Aprenda Italiano - Os Falsos Cognatos

Falsos Cognatos: Qual marcar?

Há quase dois meses, eu dei início a uma série de posts para aprender italiano, no total foram 14 posts de nível básico, mais quando chegou na sua última apostila, percebi que não podia deixar faltar um pequeno asssunto de suma importância: Os falsos cognatos. Mais afinal o que é isso? Faz alguma diferença? Pode crer que sim.

Leia mais

http://maravilhasdaitalia.blogspot.com/

Momento Italia/Brasil 2011-2012: Documento Provisorio




Veja o documento provisorio do "Momento Itália/Brasil 2011-2012, disponível no site da Embaixada Italiana.





http://dentrodabota.blogspot.com/

24º Festival Colonial Italiano


Nos próximos dias 05 e 06 de junho (sábado e domingo) acontece mais uma edição do Festival Colonial Italiano, nos Pavilhões da Fenachamp, em Garibaldi (RS), a 102 km de Porto Alegre. Repetindo a mudança de data adotada no ano anterior, a Festa agora é realizada nos meses frios, aproveitando o clima propício para as delícias que o evento oferece: massa, galeto, polenta, radicci, queijo, pão, salame, morcella, suco de uva e vinho a vontade. O ingresso custa R$ 20,00 e dá direito a talheres, copos de vidro e estacionamento gratuito.

A programação inicia no sábado, às 19 horas, com a abertura oficial e apresentação do Quarteto In "A" & Alexandre Trevisol. Em seguida, será servido o jantar e logo após, acontece o Baile, animado por Valmor Marasca & Os Polenteiros.

No domingo, a Festa reabre às 10 horas, com show de Rosangela & Deonisio Cereja & Alexandre Trevisol, seguido pelo almoço ao meio-dia, com animação do Grupo Sexta-feira Alegre e baile, com a música a cargo de Valmor Marasca & Os Polenteiros.

O 24º Festival Colonial Italiano é realizado pela Associação dos Veteranos de Garibaldi (AVG) e Prefeitura Municipal, através da Secretaria Turismo (SMT), com apoio do Evento Dia do Vinho e Santa Luiza Turismo. Mais informações no site http://www.garibaldi.rs.gov.br/  ou pelos telefones (54)3462-8235 (54)3462-8235.

Redação revista eletrônica Oriundi

Veja a programação de junho do Theatro Municipal do Rio



Reinaugurado no último dia 27 de maio, veja abaixo as programação até o dia 6 de junho, no Theatro Municipal:

“l trovatore” de Giuseppe Verdi
Orquestra Sinfônica e Coro do Theatro Municipal
Dias 1º, 3, 4 e 5 de junho, às 20h

Rio Folle Journée
Integral da obra para piano de Chopin
Abdel Rahman El Bacha, Anne Queffélec, Momo Kodama, Philippe Giusiano
1ª parte (de 1817 a 1827) - Dia 2, às 12h30
2ª parte (de 1827 a 1828) - Dia 2, às 15h
3ª parte (de 1828 a 1830) - Dia 2, às 17h30

Orquestra Petrobras Sinfônica - Dia 2, às 20h30
Integral da obra para piano de Chopin
Abdel Rahman El Bacha, Anne Queffélec, Iddo Bar-Shai, Momo Kodama, Philippe Giusiano
4ª parte (de 1830 a 1832) - Dia 3, às 10h
5ª parte (de 1832 a 1833) - Dia 3, às 12h30
6ª parte (de 1833 a 1835) - Dia 3 às 14h45
7ª parte (de 1835 a 1836) - Dia 3 às 17h
8ª parte (de 1836 a 1838) - Dia 4 às 10h
9ª parte (de 1837 a 1838) - Dia 4 às 12h30
10ª parte (de 1838 a 1839) - Dia 4, às 14h45
11ª parte (de 1840 a 1841) - Dia 4, às 17h

Orquestra Sinfônica Brasileira – Concertos Especiais

Programa: concurso Nelson Freire e OSB jovem solistas (final)
Dia 5, às 14h e 16h

Rio Folle Journée
Integral da obra para piano de Chopin
Abdel Rahman El Bacha , Anne Queffélec
12ª parte (de 1841 a 1842) - Dia 6, às 11h

Com informações do http://g1.globo.com/
imagem arquivo virtual

domingo, 30 de maio de 2010

Comemoração do Dia da Comunidade Italiana

O Dia da Comunidade Italiana será comemorado no próximo dia 31/5, segunda-feira, em sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Na ocasião será entregue a 18 personalidades o troféu Loba Romana.

O Dia da Comunidade Italiana foi instituído pela Lei 6.133, de 1º de junho de 1988, de autoria do deputado Vitor Sapienza (PPS). O troféu Loba Romana, também de iniciativa de Sapienza, foi criado em 1991.

A láurea é concedida a italianos e seus descendentes que, por sua atuação sócio-econômica e cultural, contribuem para estreitar ainda mais os laços entre o Brasil e a Itália. Ao justificar a homenagem, o deputado Vitor Sapienza destaca a importância dos italianos e seus descendentes no desenvolvimento do país e, principalmente, do estado de São Paulo. "São raízes profundas das quais nos orgulhamos, raízes fincadas na lavoura, na indústria, no comércio e nas artes", enfatizou Sapienza.

Desde que foi instituído, o troféu Loba Romana já foi entregue a 319 personalidades. No ano passado, foram 16 pessoas laureadas, entre representantes do clero, da política, do funcionalismo público, das artes e do empresariado. A Loba Romana é uma láurea em bronze, com pedestal em mármore, que retrata uma loba amamentando os órfãos Rômulo e Remo, que tem um significado muito importante para a comunidade italiana.



Da assessoria do deputado Vitor Sapienza
vsapienza@al.sp.gov.br
http://www.al.sp.gov.br/

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Os ônibus das seleções da Itália e do Brasil e as frases estampadas neles






vejam mais frases


extraído do www.meiroca.com/

Carioquinha começa nesta sexta-feira com mais de 100 atrações

Do Bom Dia Rio - Mais de cem pontos e atrações turísticas, hotéis e restaurantes já confirmaram participação na 12ª edição do projeto Carioquinha, que começa nesta sexta-feira (28), no Rio. A ação promocional oferece descontos e programações especiais para quem é nascido ou morador do Rio de Janeiro e Grande Rio. O Carioquinha se estenderá até o dia 30 de junho.

Veja a programação completa no site oficial do Carioquinha

Segundo os organizadores, o objetivo é democratizar o acesso da população às atrações turísticas do estado, além de fomentar o setor numa época de baixa temporada. Assim, durante todo o período de vigência do Carioquinha, quem apresentar comprovante de residência e/ou carteira de identidade nas bilheterias dos pontos conveniados passa a usufruir dos descontos e aproveita as programações montadas especialmente para o período.

"O Carioquinha estimula o carioca, da gema ou do coração, a conhecer melhor sua cidade, desfrutando-a. Só quem a conhece bem pode amá-la e respeitá-la para, assim, se tornar um agente divulgador de suas belezas", afirma a idealizadora do projeto, Martha Mendes.

Entre as atrações já confirmadas estão o navio Pink Fleet, oferecendo desconto de 50% no ingresso do passeio (preço normal R$ 80,00 / preço Carioquinha R$ 40,00), o Planetário também com desconto de 50% (preço normal R$ 16,00 inteira e R$ 8,00 meia / preço Carioquinha R$ 8,00 inteira e R$ 4,00 meia) e o Centro Cultural Banco do Brasil, oferecendo ingressos pela metade do preço no teatro, cinema e programações musicais.

A Orquestra Sinfônica Brasileira da Cidade do Rio de Janeiro (OSB) também realizará apresentações especiais, com descontos de 50% nos ingressos para o concerto da série Ônix (18/06) e da série Ametista (03/07), na Sala Cecília Meireles.

Guias
O carioca e o morador da cidade ainda poderão aproveitar o projeto para fazer mergulhos, passeios de lancha, rapel, rafting, voos livre de asa delta e parapente, e caminhadas ecológicas com descontos que vão de 10% a 50%. A ação ainda traz novidades como um passeio por Santa Teresa, com guias locais que contam histórias do bairro.

Além dos pontos e atrações turísticas e culturais, o Carioquinha 2010, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), disponibilizará um guia com alguns dos melhores hotéis e restaurantes do estado.

Napolitano conclui visita a Washington

O presidente da República italiana, Giorgio Napolitano, deixou dia 26 à noite Washington, após uma visita de três dias à capital norte-americana. Na terça-feira (25) se reuniu na Casa Branca com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Na quarta, teve uma série de encontros no Congresso e no Supremo Tribunal. Antes de embarcar de volta à Itália, Napolitano participou do jantar de gala dos Filhos da Itália na América, junto com o ex-presidente norte-americano Bill Clinton e a presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi.

Crise:  UE e Itália devem se esforçar mais
Barack Obama o cumprimentou como "líder europeu", Nancy Pelosi o beijou nas bochechas, a Mesa do Congresso questionou as perspectivas da União Europeia e o Supremo o convidou para partilhar uma refeição. Neste clima, Giorgio Napolitano ditou de Washington um tratamento impiedoso para a Itália e a Europa.

Para superar a crise, afirma ele, "a UE deve fazer muito mais e muito melhor, reforçando a sua unidade e trabalhando para uma maior integração". A Itália também deve fazer mais: em 2012, a dívida pública, que chegou a 118,2% do Produto Interno Bruto (PIB), deve cair.

A missão americana do chefe de Estado da Itália foi sem dúvida um sucesso. À pergunta dos jornalistas sobre o que ele achava de Silvio Berlusconi, Napolitano respondeu que "acredito que neste momento é possível propor várias soluções, mas não se pode negar a existência dos problemas", parecendo indicar que o premier finalmente reconhece a existência da crise e a necessidade de enfrentá-la.

Ações conjuntas Europa-EUA
As perturbações monetárias e financeiras na Europa, disse Napolitano no Congresso, requerem "que todos assumam suas responsabilidades" ao nível internacional e "o esforço conjunto, em todos os setores, da Europa e dos Estados Unidos", confirmando a importância estratégica do vínculo transatlântico.

A causa da crise que começou na Grécia, é a falta de coordenação das políticas de intervenção da UE, diz Napolitano, admitindo as divergências entre o ideal de integração e a realidade. A unidade, a maior integração, implica a transferência de soberania, disse ainda Napolitano a um colunista do Wahington Post, David Ignatius.

"A Europa deve fazer a sua parte, fazer mais e muito melhor. Alguém pode querer "que o euro desmorone", mas não é o que está acontecendo com o euro e nem com a Europa, que certamente pode entrar com colapso (...) se não se der um salto rumo à integração política que "muitos líderes nacionais" nestes anos não quiseram fazer. Tais passos são inevitáveis com a crise se a União Europeia quiser continuar a existir. Se prevalecerem os "egoísmos nacionais", isto seria "fatal" para a Europa e para as ambições de todos os seus Estados-membros.

A Europa está indefesa diante das especulações financeiras e hesitou em tomar as medidas necessárias para se defender. No sistema da moeda única ficaram "falhas graves" que devem ser reparadas, por exemplo com a criação de um Fundo Europeu e um mecanismo para a gestão da crise, disse ainda Napolitano.

Aos norte-americanos que o ouviam com interesse e admiração, Napolitano pediu mais uma vez que dessem a mão à velha Europa. "É importante - disse - que a Europa seja incentivada pelo outro lado do Atlântico, que seja estimulada pelo grande amigo e aliado norte-americano a se unir e integrar cada vez mais. Vocês têm razão de pedir que falemos com uma única voz e que assumamos nossas responsabilidades no cenário mundial".

'Convidado de honra' em jantar nos EUA
Giorgio Napolitano foi o convidado de honra do jantar anual de gala da Ordem dos Filhos da Itália na América (Osia, na sigla em inglês), a mais antiga associação de cidadãos do país em solo norte-americano.

Em seu discurso, o chefe de Estado agradeceu à comunidade local "por seu apoio moral e financeiro", oferecido por ocasião do terremoto que atingiu a região italiana do Abruzzo em abril de 2009.

Napolitano comentou que durante o encontro na Casa Branca, Barack Obama assinalou "a intensidade e a qualidade da cooperação entre os dois países e em muitos níveis". "Vocês podem se orgulhar do seu país e da contribuição da Itália à paz e à segurança no mundo", disse Obama, homenageando a memória de soldados da nação mortos recentemente no Afeganistão.

"Na minha visita a Washington recebi a confirmação de quanto a contribuição italiana é apreciada nos Estados Unidos", acrescentou ele.

Obama enviou uma mensagem ao jantar declarando que "os ítalo-americanos assumem funções de líderes em todos os aspectos da vida americana".

Compareceu ao evento a parlamentar democrata e presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, que recebeu o presidente durante sua visita de ontem (26) ao Congresso.

O ex-presidente norte-americano Bill Clinton também (1993-2001) foi considerado convidado de honra no evento de gala da Osia, entre outras personalidades.
 
www.ansa.it/www.italianos.it

Cidadania italiana trentinos: prazo expira em 17 de dezembro de 2010

Por Rommano Giordani*- Os ítalo-brasileiros, descendentes de trentinos imigrados entre 1867 e 1920, têm menos de sete meses para encaminhar o processo de reconhecimento da cidadania italiana.

A lei 379/2000 de 14 de dezembro de 2000, regulamentada em novembro de 2002, vigorou até 19 de dezembro de 2005 e foi prorrogada até 19 de dezembro de 2010; como 19 é domingo, a validade vai só até ao dia 17 de dezembro.

Motivos:
A unificação italiana não foi pacífica. O norte da Itália, de onde vieram a maioria dos imigrantes estava sob o domínio do grande Império Austro-Húngaro. Quando a Itália foi dada como unificada, a Província de Trento não estava incluída. O Império Austro-Húngaro foi desfeito e em 25 de dezembro de 1867 foi criado o Império Austríaco ao qual a Província de Trento foi anexada. A partir daí aconteceram vários movimentos para unir Trento à Itália, mas esta só aconteceu após à primeira guerra mundial.

A grande imigração aconteceu no período de 1875 a 1900 e estas famílias italianas emigraram como cidadãos austríacos. Por isso foi necessária uma lei específica. E como já haviam vários tratados de paz e, quando da passagem de Trento para a Itália após à primeira guerra mundial a Áustria que perdera aquele território exigiu que o povo optasse por qual cidadania queria ter, foi dado um prazo para que fizessem a opção, também por este motivo a Lei 379/2000 teve que ter prazo determinado, agora estendido aos descendentes daquelas pessoas emigradas no período de 25 de dezembro de 1867, data da constituição do Império Austríaco à 16 de julho de 1920, data da assinatura do Tratado de Paz de San Germain.

Os trentinos do mundo inteiro, organizados em associações chamadas “Circolo” acham uma lei injusta, porquanto descriminatória, na medida que os descendentes das outras regiões não têm prazo algum e podem requerer a sua cidadania italiana quando quizerem.

Há um movimento muito grande e forte no sentido de eliminar os prazos de validade da Lei, tornando-a com prazo indeterminado ou pelo menos prorrogá-la por mais tempo, mas há muita resistência da parte do governo italiano.

Por isso lembramos deste prazo aos descendentes de trentinos interessados, findo o qual e não havendo prorrogação, nunca mais será possível obter o reconhecimento da cidadania italiana.

Há só no Rio Grande do Sul cerca de 250.000 pessoas de origem trentina e destes somente em torno de 2% solicitou o reconhecimento da cidadania italiana.
Estima-se que exista em torno de 1,5 milhão de trentinos fora da Itália.

Pelos nossos cálculos, 750 mil vivem no Brasil, dos quais 250.000 no Rio Grande do Sul, 250.000 em Santa Catarina, 10.000 no Paraná e 150.000 nos demais estados com predominância para os estados do Espírito Santo e São Paulo.

No Rio Grande do Sul funcionam 20 Circolos e 6 Delegações Trentinas.

Quem está fazendo o alerta é José Rommano Conzatti Giordani, diretor de cidadania do Circolo Trentino di Porto Alegre e encarregado da Central de Cidadania dos trentinos do RS. Os interessados poderão obter informações pelo telefone 51.3273-4577, somente no horário das 9:30 as 12:00 horas, em que o Circolo e a Central mantêm atendimento.

Por Rommano Giordani
Circolo Trentino di Porto Alegre
portoalegre@trentininelmondo.it 

http://www.oriundi.net/

Festa do Tomate 2010


História da Festa do Tomate - Quando técnicos da Emater e da Ceasa-RJ resolveram promover uma Semana Técnica, no Mercado Produtor da Ceasa, em 1979, buscavam apenas o aprimoramento e entretenimento para os produtores rurais de Paty do Alferes sem saber porém, que haviam plantado a primeira semente da FESTA DO TOMATE.

Dois anos depois, inspirado na Festa da Uva de Caxias do Sul – R.S., o evento já passou a ser conhecido como FESTA DO TOMATE, ainda como uma pequena confraternização entre produtores e técnicos agrícolas, onde as grandes atrações eram mágicos e leilões de animais.
No ano da emancipação de Paty do Alferes, 1987, a FESTA DO TOMATE passou para a administração municipal tendo um novo impulso e começando se tornar conhecida pelo nível dos shows musicais apresentados a cada ano.

A inauguração do Parque de Exposição Amaury Monteiro Pullig, em Avelar, no ano de 1995, foi a alavanca fundamental para o crescimento que a FESTA DO TOMATE alcançou, sendo hoje considerada a maior do estado do Rio de Janeiro.

Sandy & Junior, Leonardo, Tim Maia, Paralamas do Sucesso, Chitãozinho & Xororó, Zezé de Camargo & Luciano, Fábio Junior, Daniel, Zeca Pagodinho, dentre muitos outros, já passaram por nossos palcos, nestes 24 anos em que a FESTA DO TOMATE se realiza.

Muitas outras atividades compõem a programação da FESTA DO TOMATE, como o Concurso Leiteiro e o de Qualidade do Tomate, na área agrícola. Eventos esportivos tais como os Torneios de Voley e Corrida Rústica. Serão realizados, também, os já tradicionais Concursos de Culinária do Tomate e da Rainha da Festa.
Em 2003, a Vivo patrocinou o evento onde foram realizadas diversas atividades culturais, esportivas e agrícolas além cinco grandes shows mantendo a qualidade na programação musical com artistas consagrados em todo o país.

Festa do Tomate
Endereço do local da festa:
Parque de Exposições Amaury Monteiro Pullig – Avelar – 2º Distrito de Paty do Alferes
Data da Festa: sempre no Feriado de Corpus Christi
Horário da festa: Diurno e Noturno
Número médio de público: 40 mil pessoas/dia
Realização: Prefeitura Municipal de Paty do Alferes

Soprano brasileira Isabel Barbosa canta no Teatro Signorelli de Cortona na Itália

crédito da foto: Azurra Piccardi

A soprano brasileira Isabel Barbosa, atualmente è radicada na Itália, participará do recital Nuances del Bel Canto em um dos mais importantes teatros da cultura italiana, o Signorelli de Cortona, que junto ao Tuscan Sun Festival receberam renomados cantores líricos como Anna Netrebko, Marcelo Alvarez, Dmitri Hvorostovsky entre outros. Isabel Barbosa será acompanhada pelo pianista Gianni Fabbrini destaque de crítica do Festival Rossiniano de Pesaro, na Itália. O recital será no dia 27 de maio, às 21h15.

No recital interpretarão belas árias do repertório italiano como: La regata veneziana de Gioachino Rossini, Oh!mio babbino caro, de Giacomo Puccini, Merce dilette amiche de Giuseppe Verdi.

Esse evento terá a Presença de Honra do barítono alemão Johannes Martin Kranzle, um grande intérprete que subirá ao palco e cantará ao lado de Isabel Barbosa. Em 2010, Kranzle foi Alberich na ópera Das Reihngold no Teatro Alla Scala de Milão. Em 2011 interpreterá Beckmesser in Meistersinger no Glyndebourne Festival e Musiklehrer de Ariadne auf Naxos no Teatro de Opera de Koln.

Isabel Barbosa virá ao Brasil em outubro de 2010 para realizar uma turnê pelo Nordeste e cantará pela primeira vez repertório operístico italiano e francês como solista em concertos com a Orquestra Sinfônica da Paraíba, a Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) e a Orquestra Filarmônica do Ceará.

A soprano brasileira é natural da cidade de Esperanca no sertão da Paraíba. De uma família de poucos recursos, precisou ser adotada e foi para João Pessoa. Sua nova família a ingressou nos estudos de piano aos 5 anos com Isabel Burity. No violino estudou como curso de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em 1995 graduou-se em Educação Artística e habilitou-se em música pela UFPB. Nos Estados Unidos estudou na Westminster Choir College com Marvin Keenze. Graduou-se e pós-graduou-se em Canto Lírico no Conservatório Luigi Cherubini de Florença entre 2007 e 2010. Site: http://www.isabelbarbosa.com.br/
Em 2000, em Joao Pessoa, participou do Concerto Paraiba, Gente Nostra da TV Cabo Branco da Rede Globo, onde toda a arrecadação foi para possibilitar patrocinar a sua viagem de Isabel Barbosa para estudar canto e idioma italiano na Itália. Superando as dificuldades iniciais de adaptacao, com muita dedicacao e determinacao foi conquistando o seu espaço.

Isabel Barbosa em 2009 tornou-se a primeira cantora lírica brasileira a participar da Accademia Festival Pucciniano, na Itália, importante instituição de aprofundamento da interpretação das obras do compositor Giacomo Puccini. A crítica brasileira Margarete Almeida do jornal A União na Paraíba a considerou uma Revelação do Canto Lírico após o seu debut sob a regência de Eleazar de Carvalho. Matéria: http://www.isabelbarbosa.com.br/media/dynamic/press/revelacao_no_canto_lirico.jpg

Gianni Fabbrini gravou em 2009 as óperas Il Turco in Italia, La Figlia del Regimento e Il Matrimonio Segreto pela NAXOS sob direção de M.Conti. Recentemente participou da produção Incoronazione di Poppea (diretor I.Bolton) no Teatro Opera Bastille em Paris, Tosca no Teatro Maggio Fiorentino (regência Zubin Metha, Il viaggio a Reims no Teatro La Monnais Bruxelles, (dir.C.Rizzi).
Mais informações com a assessoria de imprensa, a Bemelmans Comunicações, Miriam Bemelmans (MTB 26.374) pelos telefones (11) 3034-4997 e (11) 9969-0416, pelo e-mail miriam@bemelmans.com.br  ou pelo site http://www.bemelmans.com.br/

Miriam Bemelmans
(11) 3034-4997
(11) 9969-0416
miriam@bemelmans.com.br
http://www.bemelmans.com.br/

Berlusconi lamenta seus 'poucos poderes' e cita o ditador Mussolini

Reuters -  O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, citou nesta quinta-feira (27) o ditador fascista Benito Mussolini e lamentou não ter no governo tanto poder quanto gostaria.

"Como primeiro-ministro, nunca tive a sensação de que estivesse no poder", disse ele numa entrevista em Paris, na França.

"Às vezes, como empresário, com 56 mil empregados, eu tinha a sensação de poder decidir e estar no controle. Mas hoje, numa democracia, estou a serviço de todos e todos podem me criticar e talvez até me insultar."


O premiê da Itália, Silvio Berlusconi, nesta quinta-feira (27) em Paris. (Foto: AP)"

Ouso citar para vocês uma frase de alguém considerado um ditador, um grande, poderoso ditador: Benito Mussolini", prosseguiu ele.

"Em seu diário, li recentemente essa frase: 'Dizem que eu tenho poder. Não é verdade. Talvez os funcionários do meu partido tenham. Mas não sei. Tudo o que posso fazer é dizer para o meu cavalo ir para a direita ou a esquerda. E tenho de me contentar com isso'."

Em 2003, Berlusconi foi criticado por adversários de esquerda por declarar a uma revista britânica que Mussolini foi uma figura benigna, que "nunca matou ninguém."

Do Globo on line

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Musica: i “Ricchi e Poveri” a Fiume



Il Consolato Generale d’Italia a Fiume, in collaborazione con l’Unione Italiana e l’Università Popolare di Trieste, in occasione della Festa della Repubblica Italiana ha organizzato per il 4 giugno 2010 un concerto dei “Ricchi e Poveri” a Fiume con circa 3.500 invitati.

L’evento, al Palasport di Zamet, si svolgerà nell’ambito della sesta edizione del Festival della Canzone Italiana “Notti di Note Italiane”, creato dal Consolato Generale d’Italia a Fiume in collaborazione con l’Unione Italiana e l’Università Popolare di Trieste per promuovere la musica italiana a Fiume, nel Quarnero e in Istria. Il grandissimo successo di pubblico e di critica riscontrato nelle passate edizioni ha confermato ancora una volta come la musica parla un linguaggio universale e rappresenta un ponte tra i popoli.

Reunião das Comissões Eventos e Cultura

Na última sexta-feira, 21 de maio, foi realizada na Sede do COMITES São Paulo (Rua Rocha, 245 – Bela Vista) a Reunião da Comissão Eventos presidida pela Conselheira Sonia Galuchi, e da Comissão Cultura presidida pelo Conselheiro Sebastião Zoli Júnior, com as associações italianas e ítalo-brasileiras de São Paulo para a definição e preparação da Festa da República, a ser realizada dia 6 de junho próximo na Igreja Nossa Senhora da Paz iniciando às 10h30 com a execução dos Hinos Italiano e Brasileiro pela Banda da Polícia Militar com as bandeiras italiana e brasileira e os estandartes das associações presentes.

A seguir, será celebrada a Santa Missa em italiano pelo Padre Giorgio Cunial. Após a celebração da Santa Missa será realizada uma confraternização e a apresentação de vários Corais cantando lindíssimas canções italianas.

Participaram da reunião:

Do Comites: Rita Blasioli Costa, Natalina Berto, Daniela Dardi, Claudio Pezzilli, Ricardo Olivati, Vezio Nardini

e os representantes das associações:

Assoc. Piemontesi nel Mondo,
Assoc. Trevisani nel Mondo,
Assoc. Lucchesi nel Mondo,
Fecibesp,
Federazione Assoc. Piemontesi in Brasile,
Assoc. San Marco Veneto,
Assoc. Polesani nel Mondo,
Feabra - Federazione Assoc. Abruzzesi in Brasile,
Circolo Toscano,
Somib,
Soc. Cult. Brasilitalia,
Assoc. Veronesi nel Mondo,
Patronato Inas,
Patronato Epasa,
Patronato Sias.

http://www.comites.org.br/

Em Turim, mulher de quase 60 anos torna-se mãe pela primeira vez


Parto “fora do comum” hoje no hospital Sant’Anna de Turim. Uma mulher de 58 anos deu a luz a uma menina, Luisella, com parto cesàreo, ambas passam bem.

Para a senhora, que tem um marido de 70 anos (isso mesmo que você leu), se tratava da primeira gravidez. Para conseguir engravidar, a mulher residente em Alessandria, se submeteu, muito provavelmente fora da Itália, a um procedimento de doaçao de òvulos, pratica proibida na Italia.

De qualquer forma, não se trata de um parto recorde no país. A mulher mais velha a dar a luz foi Rosanna Della Corte, que em 1995 tornou-se mãe aos 64 anos. Nessa altura do campeonato me pergunto quantos anos deveria ter o pai!

http://www.blogbelavida.pop.com.br/

Ferrari comemora seu 800º GP na Fórmula 1 com logo na carenagem


Fernando Alonso, Stefano Domenicali e Felipe Massa posam com a pintura do carro da equipe italiana que será usada no GP da Turquia. A Ferrari comemora seu 800º GP na Fórmula 1 neste fim de semana e colocou a logomarca comemorativa na tampa do motor de seus modelos na corrida em Istambul (Foto: Reuters)

Infiorata 2010 (Scarperia - Firenze)

Todos os anos, no último domingo do mês de maio acontece na cidade de Scarperia, na Região de Mugello, Provincia de Firenze, um evento muito interessante e acima de tudo muito bonito, chamado "L'infiorata" que eu já comentei no post Scarperia Infiorata.

As ruas e as praças do Centro histórico de Scaperia ficam recobertas de quadros florais que representam um tema. Ano passado o tema foi as Regiões Italianas (depois eu posto as fotos) e esse ano o tema será esporte.

Os desenhos são feitos primeiramente numa folha de papel e depois são reproduzidos com pedaços de giz nas ruas da noite anterior do evento. Quem estiver nessa região, vale a pena passear pelo centro historico de Scarperia e assistir a execução dos eventos, que são feitos pelos alunos da escola local, comerciantes e cidadães de Scarperia.

Como por magia, as ruas de Scarperia se transformam num belo livro de contos de fadas!

O ingresso è gratuito!

Nessa ocasião será possivel também visitar o Rinascimentale Palazzo dei Vicari e o Museo dei Ferri Taglienti com preço reduzido de 2,00 euros.
 
http://www.noticiasdabota.com/

Ciclos de eventos para a Festa Nacional da República Italiana

O dia 2 de junho é o dia da festa nacional italiana.

Celebra-se a Festa da República lembrando o dia 2 de junho de 1946 quando, após 85 anos de monarquia, os italianos com um referendum escolheram a república.

Para celebrar a data o Instituto Italiano de Cultura, junto ao Consulado Geral da Italia, organiza desde 29 de maio até 18 de junho uma série de manifestações culturais.

Toda a coletividade italiana e os amigos brasileiros estão convidados a fazer parte desta manifestação para “curtir” cinema, música e arte contemporânea.

No Cinema Espaço Botafogo entra em cena o cinema italiano atual, com nomes já consolidados (Bellocchio, Giordana, Sorrentino, Molaioli) e outros emergentes e recentemente premiados (Diritti, Pellizzer, D’Angelo, Ferrara). A ressenha “Foco Italiano de cinema”, realizada pelo Batik Film Festival com a generosa contribuição da Região Umbria, terá seu momento culminante na noite de gala de 2 giugno no Cine Odeon, com um fantástico concerto de Guinga e Mirabassi que acompanhará com sua música um clássico Pinocchio mudo de 1914.

Programa Foco Italiano de Cinema
29 de Maio a 04 de junho de 2009
Espaço de Cinema – Sala 1
Rua Voluntários da Patria, 35
Botafogo  Telefone: 2226-1986

Cine Odeon Petrobras
Praça Floriano, 7
Centro   Telefone: 2240-1093

Progetto bATìk Windows. Il cinema come fattore di sviluppo e di cooperazione tra culture e popoli, realizzato con il contributo della Regione Umbria, L.R. n.26/99

Dia 29/05 – Sexta – Espaço de Cinema

19h30 - il vento fa il suo giro di giorgio diritti (italia 2005, 110’)
21h40 - la ragazza del lago di andrea molaioli (italia 2006, 95’)

Dia 30/05 – Sábado – Espaço de Cinema
19h30 - la ragazza del lago di andrea molaioli (italia 2006, 95’)
21h40 - quando sei nato non puoi più nasconderti di marco tullio giordana (italia 2005, 115’)

Dia 31/05 – Domingo – Espaço de Cinema
19h30 - quando sei nato non puoi più nasconderti di marco tullio giordana (italia 2005, 115’)
21h40 - tre lire primo giorno di andrea pellizzer (italia 2008, 90’)

Dia 01/06 – Segunda – Espaço de Cinema
19h30 - il regista di matrimoni di marco bellocchio (italia 2006, 107’)
21h30 - il vento fa il suo giro di giorgio diritti (italia 2005, 110’)
Dia 02/06 – Terça - Cine Odeon Petrobras
20h  - la partita di ursula ferrara (italia 2002, 4’)
cinque stanze di ursula ferrara (italia 1999, 4’23’’)
quasi niente di ursula ferrara (italia 1997, 2’20’’)
A seguir

Gabriele Mirabassi Musica Pinocchio
Pinocchio di Giulio Antamoro (Italia 1911, 24’, 35mm)

Concerto evento

Gabriele Mirabassi e Guinga

Dia 03/06 – Quarta – Espaço de Cinema
19h30 - tre lire primo giorno di andrea pellizzer (italia 2008, 90’)
21h30 - il divo di paolo sorrentino (italia 2008, 110’)

Dia 04/06 – Quinta – Espaço de Cinema
19h30 - il divo di paolo sorrentino (italia 2008, 110’)
21h30 - il regista di matrimoni di marco bellocchio (italia 2006, 107’)


Informações
Data: sexta-feira, 29 de maio de 2009 - quinta-feira, 4 de junho de 2009
Horários: Consultar o programa
Local: Espaço Cinema Botafogo e Cine Odeon
Organizado por: Istituto Italiano di Cultura, BAtik Windows e Regione Umbria
Entrada R$ 10, de graça com convite o cartão de sócio do IIC

Theatro Municipal do Rio de Janeiro



Um dos mais bonitos prédios do Rio de Janeiro, localizado na Praça Floriano, conhecida como Cinelândia, no centro da cidade, o Theatro Municipal é a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul. Desde a sua inauguração, em 14 de julho de 1909, o Theatro tem recebido os maiores artistas internacionais, assim como os principais nomes brasileiros, da dança, música e da ópera.
Inicialmente, o Theatro foi apenas uma casa de espetáculos, que recebia principalmente companhias estrangeiras, na maioria trazidas da Itália e da França. A partir da década de 30, o Municipal passou a ter seus próprios corpos artísticos: orquestra, coro e ballet (para a história de cada um deles veja Diretoria Artística). Os três continuam em plena atividade e realizam várias produções próprias a cada ano. Hoje, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro é a única instituição cultural brasileira a manter simultaneamente um coro, uma orquestra sinfônica e uma companhia de ballet.

Prefeito do Distrito Federal, entre os anos de 1902 e 1906, o engenheiro Pereira Passos o planejou como o toque final da reforma que realizou na cidade do Rio de Janeiro, sendo o Theatro construído com base na fusão do projeto arquitetônico de Francisco de Oliveira Passos, com o de Albert Guilbert, que haviam empatado no concurso organizado para o projeto do novo teatro. O desenho do prédio foi inspirado no da Ópera de Paris, construída por Charles Garnier.

Externo - Na fachada se destacam: a escadaria de acesso, a visão dos dois andares e as três cúpulas da cobertura. O sentido de verticalidade desta fachada é dado pelas grandes colunas no corpo central e nas colunas menores das rotundas laterais. O equilíbrio das linhas é clássico, mas a profusão da decoração nos remete ao barroco.

Na calçada, antes e nas laterais da escadaria, duas colunas de granito, sustentam lampadários, ornamentos de bronze e o emblema do município.

Na parte inferior da fachada e das laterais, as escadarias são de granito da Candelária, bem como os pedestais das colunatas e as guarnições das portas de acesso do público.        A coloração do granito faz destacar os bronzes, as seis colunas centrais de mármore italiano e as de mármore belga das rotundas laterais.

As três portas principais são de madeira, protegidas por portões de bronze. São em arco pleno, assim como as janelas das rotundas.

As quatorze colunas principais são em mármore de Carrara, estilo corintio. O emblema do município aparece nos capitéis . Sobre as seis colunas centrais da fachada, uma pequena cornija e um friso decorativo tem, ao centro, a inscrição “Theatro Municipal”.     Acima desta, em um pequeno frontão,há a inscrição “MCMV – MCMIX”, ladeado pelas esculturas de Rodolpho Bernardelli: a Poesia e a Música na fachada central; a Dança e o Canto na Avenida Rio Branco e a Tragédia e a Comédia na Avenida Treze de Maio.

No andar superior do corpo central, das rotundas e nas escadarias laterais, existem janelões com vitrais retangulares, sendo que os três centrais e os dois das escadas laterais, ostentam preciosos vitrais alemães, com as figuras das musas protetoras das artes. Nomes de mestres da musica e da dramaturgia estão gravados sobre os janelões das rotundas: Wagner, Carlos Gomes e Verdi; Goethe, Martins Pena e Molière.

Sobre as rotundas existem duas cúpulas, revestidas de cobre. Sobre o corpo central há três diferentes abóbadas. A primeira cobre o salão do foyer, a segunda o saguão da escada principal e a terceira é a grande cúpula, em forma da sala de espetáculos.

Todas elas em cobre. Há, ainda, uma quarta cobertura sobre o palco e uma quinta sobre a área dos fundos do teatro. Sobre as três primeiras cúpulas existem, em seu topo, esferas de vidro leitoso, iluminadas de seu interior. A esfera central, que tem um diâmetro de 1,80 metros, sustenta uma águia de cobre dourado, que tem 2,80 metros de comprimento e 6 metros de envergadura em suas asas.

Nas fachadas laterais figuras de atlantes, em bronze, como se fossem cariátides, representam as estações do ano e há uma profusão de elementos decorativos ao gosto da art-noveau. Chamam a atenção, em cada lado, as loggie dotadas de balaustradas, com seis colunas de mármore cada; sobre elas, janelas em arco garantem a iluminação do bar da galeria e do Centro de Documentação. Máscaras cômicas e do deus Pã indicam a fonte clássica da maioria dos elementos decorativos usados no teatro.

Interno - Nada mais simples do que a distribuição interna do Municipal. No corpo principal estão colocados o vestíbulo de entrada, o foyer e as escadas.

Do vestíbulo, pelas laterais, se passa diretamente à platéia e às frisas, e dele partem as duas escadas laterais que, com os elevadores à esquerda, levam aos andares superiores. Em sua entrada encontram-se duas estátuas de bronze do escultor francês de Raoul Verlet que representam, a da esquerda “A Dança”, e a da direita “A Poesia”. As duas rotundas laterais servem de descanso para o público. Toda a suntuosa decoração do vestíbulo é feita de mármores das mais variadas procedências, ônix, espelhos e bronzes dourados.

No lado oposto ao ingresso da platéia estão cinco bustos, de Carlos Gomes, João Caetano, Arthur Azevedo, Francisco Pereira Passos e Francisco de Souza Aguiar e dos corredores das frisas partem duas escadas que levam não só aos três andares superiores, bem como ao restaurante Assyrio, no andar inferior.

A escada principal dá acesso para o pavimento nobre onde se encontram o foyer, os camarotes, as poltronas do balcão nobre e as duas loggie laterais do teatro. Esta famosa escada, que quebra após o primeiro lance, abrindo-se em dois lances para os lados, é toda feita em dois tipos de ônix, bronzes dourados e cristais. Para ela se abrem as balaustradas dos pavimentos superiores sendo que as do primeiro são do mesmo material da escada,enquanto que as dos demais pavimentos são em ferro fundido e mármore. Em seu topo uma estátua de mármore de Jean Antoine Injalbert representando “A Verdade”.

Dela se passa ao foyer, todo decorado no estilo Luiz XVI, onde duas obras de arte chamam a atenção: os três preciosos vitrais que Fuerstein e Fugel criaram em Stutgart e a abóbada pintada por Eliseu Visconti de 1913 a 1916. Nas duas rotundas há que admirar os tetos, de autoria de Henrique Bernardelli, de 1908, e os painéis, com cenas de danças de diversos países, pintados em 1916 por Rodolpho Amoedo.

Nesta andar se abrem as duas belas loggie com magníficos tetos em cerâmica, pisos de mosaico veneziano e seus balcões de mármore debruçados sobre a rua. Na loja da Avenida Rio Branco um painel de cerâmica representa “A Dança Moderna”, feito em Paris. Seu equivalente, do lado da Avenida Treze de Maio, que representava “A Dança Antiga” perdeu-se após uma das reforma que o teatro sofreu. Para estas loggie abrem-se os cinco balcões existentes nos corredores do balcão simples.

A sala de espetáculos - O espectador colocando-se na direção da entrada da Sala verá, alem das 500 poltronas, da platéia – todas em madeira e couro – a cabine de luz e som e, a sua volta,as 24 frisas. Acima dela o balcão nobre com 400 poltronas e 12 camarotes. No andar superior estão os 500 lugares de balcão simples e acima destes as 723 cadeiras da galeria.

Voltando-se em direção do palco verá os dois grandes camarotes aos lados do friso da boca de cena, desenho de Elyseu Visconti, sendo o da esquerda do Governador do Estado e o da direita do Prefeito da cidade do Rio de Janeiro . Abaixo deles está o fosso da orquestra, situado em plano inferior ao da platéia, com seu piso assentado sobre um elevador hidráulico, que se movimenta verticalmente de acordo com as necessidades dos espetáculos. Em cima do friso do proscênio estão “A Poesia e o Amor afastando a Virtude do Vício” de Elyseu Visconti, flutuando contra um azulado fundo da Serra dos Órgãos.

Olhando para cima verá uma das maravilhas do teatro, o grande lustre central, todo em bronze dourado e com suas 118 lâmpadas com mangas e pingentes de cristal, circundado pela dança de “As Oreadas”, uma das obras-primas de Visconti.

O assyrio - Descendo-se as escadas laterais das chapelarias nos corredores das frisas, chega-se aos vestíbulos do restaurante Assyrio, com oito quadros de mosaico de Gian Domenico Facchina, que representam cenas de peças famosas da Dramaturgia universal. O restaurante é peça única em toda a América do Sul, todo revestido de cerâmica esmaltada, inspirado na antiga Babilônia. O local está dividido em dois planos, o teto é baixo sustentado por colunas que terminam com cabeças de touro, em estilo persa.

Em sua decoração encontramos a frisa dos leões e a rampa das escadas do palácio de Artaxerxes, a frisa dos arqueiros, da sala do trono de Dario I, os enormes Kerubs, que guarnecem as escadas. Ha ainda os Gilgamesch do palácio de Sargão e duas belíssimas fontes, com motivos persas e babilônicos. A notar ainda os espelhos engastados em bronze antigo e as originalíssimas lâmpadas.

Leia mais sobre a história do Theatro Municipal

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro será reinaugurado oficialmente na noite desta quinta-feira (27) com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva após dois anos e meio de obras. No evento de reestreia, que será aberto só para convidados, haverá a montagem da ópera Il Trovatore, de Verdi. Com direção de Bia Lessa, a obra em quatro atos será conduzida pela batuta de Silvio Viegas, à frente da Orquestra Sinfônica e do Coro do Theatro Municipal

http://www.theatromunicipal.rj.gov.br/