FELIZ ANO NOVO PARA VOCÊ E TODA A FAMÍLIA. UM MILHÃO DE SUCESSOS EM 2008!!!
Do Gruppo e Blog Alè'Italia
segunda-feira, 31 de dezembro de 2007
Vídeo do dia
Ilha Kiritimati abre 2008 pelo mundo
Veja fotos dos últimos dias do ano no mundo
Kiritimati faz parte da República de Kiribati, uma nação que compreende 33 ilhas. É uma região de grande potencial turístico, com águas claras boas para o mergulho e uma diversidade marinha enorme.
A ilha que inaugura o Ano Novo ocupa 70% de Kiribati e tem um perímetro de 150 quilômetros.
Ao todo, vivem em Kiritimati pouco mais de 5 mil pessoas. A ilha foi descoberta pelos europeus em dezembro de 1777 -exatamente na véspera do Natal, fato que lhe deu o nome.
O Brasil só verá os fogos do réveillon 16 horas depois de Kirimati -quando os moradores dessa ilhota do Pacífico já estiverem indo trabalhar, ou ainda curando a ressaca das festas.
Ano Novo na Nova Zelândia
Corrida de São Silvestre
- Estou feliz mais uma vez por participar. Vencer é conseqüência do trabalho. Tive essa glória no ano passado e gosto demais de correr a São Silvestre por sua importância. Temos grandes adversários este ano, mas eu sempre disputo com o objetivo de superar os meus limites, e não os dos outros - explica Franck.
Cheruiyot estava sorridente. E tem motivos de sobra para isso. Conhece bem a prova e diz que se sente em casa correndo no Brasil. O único episódio que ele lamenta em terras brasileiras ocorreu em 2001, quando passou mal e terminou em 21º lugar. Mas depois foi campeão duas vezes e chega novamente como favorito.
- Gosto muito do Brasil, de correr aqui, as pessoas me reconhecem na rua, é muito bom - acrescenta o queniano.
Além de Franck e Cheruiyot, outros competidores podem chegar em primeiro lugar nesta São Silvestre. São eles os brasileiros Giomar Pereira da Silva e João da Bota, e os quenianos Patrick Ivuti e James Rotich. Se os dois principais nomes não conseguirem levar a disputa até o fim, não faltam competidores para que a rivalidade seja mantida até o último segundo de prova.
31 de dezembro, dia de São Silvestre, papa e santo romano
Embora o seu idealizar, o jornalista e empreendedor Cásper Líbero, tenha se inspirado em uma competição que ocorria na França, o nome do acontecimento surgiu pelo fato de que, no dia 31 de dezembro, a igreja católica reverencia a morte de Silvestre, e posteriormente o dia oficial de sua canonização, de um romano que foi papa entre 314 e 335. Na verdade, biografia desse homem que se tornou santo não é muito pródiga em informações.
No entanto, o que se sabe é o suficiente para indicar que sua atuação, especialmente no campo político, foi fundamental para a sustentação da Igreja em um dos momentos mais importantes de sua história. São Silvestre viveu a transição de um cristianismo perseguido para um cristianismo de Estado, que se tornou a religião oficial do Império Romano. Pertencente ao clero romano, ele ocupou cargos de importância dentro da hierarquia eclesial, mas precisava se ocultar para escapar da morte nos últimos tempos de perseguição aos cristãos. Só saiu da clandestinidade em 313, com o Edito de Milão, quando o imperador Constantino concedeu liberdade de culto aos cristãos. São Silvestre, então, assumiu o seu pontificado, sucedendo ao papa Melquíades. Com habilidade e a criação de várias leis, introduziu a religião cristã na vida de diferentes povos, dandolhes uma formação definitiva.
Não por acaso, São Silvestre foi um dos primeiros santos não mártires da Igreja. Não faleceu vítima de perseguições ou martírio, mas de causas naturais, em 335. A vitória do cristianismo sobre seus perseguidores teve um preço: a divisão do poder da Igreja entre o papa e o imperador. São Silvestre era papa de direito, não de fato. Os poderes absolutos da Igreja estavam nas mãos do imperador Constantino, autoridade máxima de todo Estado. Foi Constantino, o chamado Pontifex maximus, e não o papa São Silvestre, quem convocou, em 314, o primeiro Concílio Ecumênico da história da Igreja, que aconteceu em Nicéia. O Estado mantinha a sua mão pesada nos assuntos da Igreja, mas, como compensação, essa se fortaleceu materialmente com a ajuda financeira do Império.
Grandes obras presentes até hoje em Roma marcaram o pontificado de Silvestre e lançaram o seu nome na História. Algumas delas são a Basílica de São Pedro e duas outras importantes basílicas romanas, uma em honra a São Paulo, na via Ostiense, e outra em honra a São João. O Palácio Lateranense, residência dos papas durante séculos, foi um presente de Constantino ao papa. A habilidade e prudência de Silvestre ainda garantiram à Igreja unidade e paz interna. O papa soube agir a tempo para sufocar pelo menos duas heresias que ameaçavam rachar a instituição. Uma delas foi o donatismo, que surgiu na África e pregava uma Igreja só feita para os justos. Outra heresia foi o arianismo, que reduzia Jesus Cristo a uma simples criatura de Deus, inferior ao Pai.
Existem apenas três paróquias dedicadas a São Silvestre no Brasil. A maior delas está localizada no distrito de São Silvestre, que faz parte de Jacareí, no Vale do Paraíba (SP); as outras ficam em Viçosa (MG) e Maringá (PR).
Ferrari pronta para 2008
domingo, 30 de dezembro de 2007
Líbia e Itália firmam acordo sobre imigração clandestina
Transatlânticos trazem 10.400 turistas ao Rio
O Rio recebeu neste domingo (30) 10.400 turistas, que desembarcaram em três transatlânticos que atracaram pela manhã no Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio. Os visitantes, que estão apenas de passagem pela cidade, irão conhecer nesta tarde alguns pontos turísticos da cidade, e devem zarpar ainda neste domingo.
No último dia do ano (31), o píer espera receber mais 8.940 turistas, que chegarão ao Rio em quatro transatlânticos para passar o réveillon em alto mar, em frente à Praia de Copacabana, onde será realizada a tradicional queima de fogos. Para receber os turistas, o Píer Mauá investiu R$ 6 milhões em infra-estrutura, como a restauração do Armazém 1, ampliação da área de bagagens e dos balcões de check-in e compra de novos equipamentos de segurança.
Papa diz que sociedade depende de uma boa formação familiar
Il Papa: "Difendere la famigliane discende il bene della società" Nell'ultimo Angelus del 2007 Benedetto XVI si è collegato in diretta tv con i manifestanti che a Madrid protestano contro le leggi del governo Zapatero
Cavalieri Crociati desenvolverá projetos em Pernambuco
A Confederazione Internazionale dei Cavalieri Crociati nasceu em 1988, com o objetivo de reunir os cavaleiros de todas as ordens cruzadas existentes. A entidade realiza trabalhos culturais e sociais para jovens, especificamente o projeto “Uniglobus”, uma rede de universidades e escolas em vários países. É Através da entidade italiana “Assisi-Pax”, coordenada pelo frade franciscano Gianmaria Polidoro, o grupo pretende estabelecer projetos de cooperação com Pernambuco.
Fox e Apple lançam serviço para aluguel de filmes on-line
A Twentieth Century Fox -que tem em seu cardápio filmes como "Guerra nas estrelas" e "Os Simpsons"- é um dos primeiros estúdios a concordarem em colocar seus filmes disponíveis para o aluguel digital pelo iTunes, de acordo com reportagem do jornal “Financial Times”. A Apple também concordou em licenciar, pela primeira vez, sua plataforma de proteção de cópias chamada FairPlay, assim a tecnologia será colocada nos novos lançamentos da Fox em DVD, permitindo aos usuários facilmente transferir os filmes do disco para um computador ou iPod, para assistir.
Judiciário italiano pode investigar repressão a descendentes no Brasil
Italiana desbanca favoritas do esqui
A italiana Chiara Costazza, de 23 anos, desbancou as principais favoritas e venceu a Copa do Mundo de Slalom, em Lienz, na Áustria. A esquiadora que ocupava a 30ª colocação no ranking mundial completou o percurso com média de 54s97.A austríaca Nicole Hosp chegou 0s68 atrás, levando a Segunda colocação e assegurando a liderança do ranking. A americana Lindsey Vonn, que liderava a lista, terminou em 25º.
Festa para Iemanjá
“Durante todo o mês de dezembro os barcos ficaram no Mercadão de Madureira recolhendo pedidos, oferendas e presentes das pessoas. É o maior presente a céu aberto do Rio, que abre as festividades do Ano Novo de 2008”, explicou Marcelo Fritz, um dos responsáveis pela organização do evento.
No fim da tarde, os barcos trazidos pela carreata foram jogados ao mar, carregados de pedidos e oferendas. Ao entardecer, as areias de Copacabana, na altura do Posto 4, eram tomadas por velas e presentes para a rainha das águas, como champanhe, espelhos e comida. Centenas de pessoas se ajoelhavam para fazer seus pedidos e jogavam flores ao mar.
Do Globo on line
sábado, 29 de dezembro de 2007
Morto envia mensagem de Natal
Parentes e amigos de um vovô esperto, falecido aos 88 anos, ficaram chocados ao receber mensagens natalinas expedidas "do Paraíso". Nos cartões, escreveu: "Desejo-lhes em Bom Natal: perguntei ao Grande Chefe se poderia viver mais um pouco para expedir os cartões".
Os cartões póstumos não são um milagre, mas uma brincadeira que o velhinho (Chet Firch, que vivia no Oregon, EUA) havia orquestrado com uma amiga. Chet, que morreu em outubro passado, escreveu "Paraíso" como endereço do remetente. Na verdade, ele havia escrito e entregue os cartões à amiga Patty Dean, cabeleireira que cuidava de seus cabelos. Patty contou ao jornal "Ashland Daily Tidings" que Chet tivera a idéia em 1987 (sem saber que Deus lhe concederia mais 20 anos de vida), mas que uma semana antes de morrer lhe dissera: "Acho que podes enviar aqueles cartões neste Natal..."
Nos cartões, vê-se Chet dançando com a mulher Jessie, falecida em 1995. "Provavelmente nos reveremos (alguns de vocês reverei antes do que pensam). Desejo-lhes um Bom Natal: indaguei ao Grande Chefe se poderia viver mais um pouco para expedir os cartões", e Ele respondeu: 'de acordo, mas te apressa'. E eu obedeci".
Paolo Fioravanti
Chipre e Malta adotam o euro
A partir de 1° de janeiro de 2008, Chipre e Malta passarão a fazer parte da "Eurolândia", aumentando para 15 o número de países que adotaram o euro. Ambos países ingressaram na União Européia (UE) em 1° de maio de 2004, e depois receberam o "Ok" da Comissão Européia para a adoção da moeda única, vez que satisfizeram todos os critérios econômicos e financeiros requeridos. Chipre ingressará na zona do euro às 23 horas do dia 31 de dezembro e Malta uma hora mais tarde. A Eurolândia abrirá as portas, assim, a 1,2 milhão de novos cidadãos (800 mil cipriotas e 400 mil malteses).
Da Redação
A virada do ano dos italianos
Contagem regressiva para o LoVe 2008
Da Ansa
Os arquivos da ditadura no Brasil
Ministro brasileiro critica Itália
Prodi destaca diálogo como arma de Bhutto
Da EFE
Itália vai expedir mandato de prisão contra brasileiros
Capaldo assegurou ter provas que incriminam os 11 brasileiros envolvidos no desaparecimento dos italianos durante o regime militar. O procurador espera que o governo brasileiro apure as denúncias, o que para ele já seria uma vitória. O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou na quarta-feira que a Constituição Federal impede a extradição de brasileiros que vivem no Brasil para serem julgados em outros países.
Já os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello e Carlos Ayres Britto disseram que os brasileiros que tiveram a extradição pedida pela Justiça italiana não podem ser julgados porque os crimes realizados na Operação Condor, durante as décadas de 70 e 80, já prescreveram por terem sido cometidos antes da promulgação da Constituição vigente, em 1988.
Do Portal Terra
sexta-feira, 28 de dezembro de 2007
Declaração de amor no asfalto
Foram 30 metros de asfalto para uma declaração de amor, para desculpar-se e pedir perdão. Na noite de 24 de dezembro, em Cussignacco (Província de Udine), na Rua Vêneto, em frente à nova praça da cidade, valendo-se de um tubo de spray preto e de versos da canção de Antonello Venditti, “Dalla pelle al cuore” (veja o vídeo), uma das mais tocadas no momento, “Ste” dedicou as palavras do artista romano a seu grande amor “Ika”.
"Il sesso fa partire/ l'amore fa tornare da te/ e della pelle al cuore/ che adesso sto davanti a te. So che mi perdonerai/ mi devi perdonare/ so che tu lo farai. E dalla pelle al cuore/ che devo ritornare/ senza più parole/ senza farti male/ e dalla pelle al cuore/ e tu lo capirai/ solo da uno sguardo/ tu lo scoprirai. Non cerco comprensione/ e lacrime che tu non hai/ è stata un'emozione/ che mi ha rubato l'anima. Dolcissimo mio amore/ e non mi ha fatto vivere/ si apre il tuo portone/ e adesso sei davanti a me".
Todos indagam quem serão “Ste” e “Ika”. Em Cussignacco, ninguém sabe. Mas muitos torcem para que "Ika" perdoe o apaixonado "Ste".
Paolo Fioravanti, com informações do La Repubblica
Prodi enfrenta pedidos de renúncia dentro da coalisão
"Governos são derrubados por votos de não-confiança. Não há outros instrumentos, nem entrevistas, nem declarações", disse Prodi. "Fomos eleitos com um mandato, com uma coalizão, com um trabalho a fazer e é isso que o governo está fazendo", disse o premiê em uma coletiva de imprensa na qual divulgou uma otimista avaliação da economia e prometeu aumentar o poder aquisitivo de famílias mais pobres.
Mas muitos analistas políticos acreditam que esta será a última vez que Prodi celebra o Ano Novo no poder, em meio ao aumento de tensões em sua coalizão de nove partidos, que vão desde católicos até comunistas. O ataque mais recente veio de Lamberto Dini, um ex-primeiro-ministro de centro que pode acabar com a maioria de Prodi no Senado se retirar seu pequeno Partido Liberal da coalizão.
"Não é apenas a oposição que gostaria de ver este governo acabar o povo italiano está pedindo por isso", afirmou Dini em entrevista a um jornal, na qual pediu um novo governo de coalizão que incluiria partidos atualmente na oposição e excluiria a extrema esquerda.
Quando questionado se abandonaria a coalizão de Prodi, ele respondeu: "É o governo que perdeu o consenso dos cidadãos que deveria renunciar". Prodi chegou a deixar o cargo em fevereiro quando políticos de esquerda se recusaram a apoiar sua política externa, mas voltou ao cargo após ganhar um voto de confiança quando dissidentes retomaram posições iniciais por medo de que o líder da oposição Silvio Berlusconi voltasse ao poder.
Da Reuters
Festa de Capodanno em Nápoles
O mar Mediterrâneo será o tema dominante das festas de Capodanno (primeiro dia do ano, que no mundo moderno é o dia primeiro de janeiro em todos os países que seguem o calendário gregoriano) em Nápoles. A partir da escultura de Michelangelo Pistoletto, “We love difference”, decidiu-se mudar o formato da festa na Praça do Plebiscito: não ocorrerá mais a apresentação de um único artista no palco, mas de muitos cantores que se alternarão em dois palcos montados nos dois lados das colunas de São Francisco. Um diálogo ideal entre artistas napolitanos e estrangeiros, a exemplo do argelino Khaled e do bósnio Bregovic.
Local: Piazza del Plebiscito
Hora: 22
Artistas: Enzo Avitabile, Goran Bregovic, Sal Da Vinci, Tullio De Piscopo, Gigi Finizio, Khaled, Marco Zurzolo
Paolo Fioravanti, com informações do Comune di Napoli
La cucina di Solano & Marina
Ingredientes
Modo de preparar
Colaboração: M. Solano/M. Bergotti
Benazir Bhutto: fim de uma era, início de novo caos
Leia aqui um perfil de Benazir Bhutto
O presidente paquistanês, Pervez Musharraf, convocou uma reunião de emergência e fez um apelo público à paz, horas após o assassinato da ex-premiê Benazir Bhutto.
Do Globo on line
Monarquistas brasileiros perdem seu futuro rei
As reivindicações de Dom Pedro Gastão pelo trono ganharam atenção em 1993, quando foi realizado no país o plebiscito para decidir o sistema de governo. Entre monarquia, parlamentarismo e república, o Brasil decidiu permanecer republicano. Ele era neto da Princesa Isabel, que teve três filhos: Dom Pedro de Orleans e Bragança, Príncipe do Grão Pará (1875-1940), Dom Luis de Orleans e Bragança (1878-1920) e Dom Antonio de Orleans e Bragança (1881-1919).
Dom Pedro Gastão, será enterrado na sexta-feira (28), no palácio de Villamanrique, na região de Sevilha, Espanha. Era filho de Dom Pedro de Orleans e Bragança, Príncipe do Grão Pará, que, por sua vez, enquanto filho mais velho da Princesa Isabel, seria o sucessor ao trono. A polêmica em torno da sucessão na monarquia brasileira surgiu com a decisão de Dom Pedro de Orleans e Bragança, Príncipe do Grão Pará, de se casar com Elizabeth Dobrezenicz, que não possuía título de nobreza. Contrariando a família, o príncipe preferiu o casamento e assinou um documento optando por abdicar ao trono. Assim, o próximo na linha sucessória seria o segundo filho mais velho da Princesa Isabel: Dom Luis de Orleans e Bragança.
Os descendentes de Dom Pedro de Orleans e Bragança, Príncipe do Grão Pará, que formam o ramo da família fixado em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, entre os quais está Dom Pedro Gastão, alegam, no entanto, que o documento não tem valor legal e que eles são os legítimos herdeiros do trono. Com esse argumento, Dom Pedro Gastão, como filho mais velho, se declarava herdeiro legítimo da coroa.
Enquanto isso, os descendentes de Dom Luis de Orleans e Bragança defendem que Dom Pedro de Orleans e Bragança, Príncipe do Grão Pará, decidiu pela abdicação, tirando o direito de seus descendentes. Dessa forma, Dom Pedro Henrique, o filho mais velho de Dom Luis, seria o sucessor de direito.
Segundo Maria Elizabeth de Orleans e Bragança, neta de Dom Pedro Henrique, se houvesse monarquia atualmente no Brasil, o trono seria dado ao filho mais velho dos doze filhos de Dom Pedro Henrique, que faleceu em 1982. Maria Elizabeth explicou que, na época da instauração da república no Brasil, os descendentes de Dom Luis, por serem considerados os herdeiros legítimos, foram exilados e acabaram se fixando posteriormente em Vassouras, na Região Centro-Sul Fluminense, enquanto os descendentes de Dom Pedro de Orleans e Bragança, Príncipe do Grão Pará, não precisaram sofrer o exílio.
Do Globo on line/Da Redação do AI
quinta-feira, 27 de dezembro de 2007
Prodi anuncia redução de impostos
O premier italiano Romano Prodi anunciou hoje uma “redução substancial dos impostos aos trabalhadores com renda médio-baixa e às famílias com filhos”. Prodi, ao cabo de seu discurso de fim de ano transmitido pela TV, especificou que “os valores se fixarão quando se definirem as medidas necessárias, porque o crescimento dos salários é inferior à porcentagem da inflação”, que na Itália foi de 1,6%, contra os 2,1% da União Européia. “O custo de vida na Itália é um problema gravíssimo. Para solucioná-lo é necessária a cooperação entre trabalhadores, empresários e Governo, para retomar o desenvolvimento”, acrescentou.
“Em 2008, o governo colocará em marcha um grande pacto em favor de salários maiores, maior produtividade e queda dos impostos para os assalariados com renda médio-baixa. (...) No entanto, de um ponto de vista econômico a Itália deixou de ser um doente na Europa e se tornou um convalescente. Para isso, o governo esteve ao lado das empresas, que receberam ‘muito’, porque era preciso empurrar a recuperação”, afirmou. Prodi disse esperar que, com o reinício das sessões parlamentares após as festas de fim de ano, o Senado finalmente aprove um último pacote de liberações de serviços preparado pelo Executivo. O premier italiano também falou da necessidade de continuar com as privatizações ainda não concretizadas pelo primeiro governo de centro-esquerda (1996-2001), desde que os demais sócios europeus pratiquem a “reciprocidade” e a Itália não seja somente “objeto passivo de compras por parte de ‘utility’ estrangeiras”.
Com referência às finanças estatais, o premier disse que “este ano fechará com um déficit de aproximadamente 2%”, depois da realização (após muito tempo) de “uma redução significativa do gasto corrente e um aumento do gasto em investimentos”. Segundo cálculos de alguns meses atrás, o déficit de 2007 deveria ter sido de 2,4%. Recentemente na Itália se registrou uma série de acidentes laborais fatais. Prodi disse que a segurança no trabalho é uma emergência nacional, mas, ao apontar o papel fundamental dos "instrumentos de controle" para enfrentar o problema, citou também as responsabilidades que empresas e sindicatos devem assumir. Depois de indicar que “a porcentagem de desemprego na Itália é de 5,6%” e que “nunca foi tão baixa nos últimos 25 anos” e que “esta cifra é inferior à média européia”, Prodi afirmou que medidas recentes sobre bem-estar social aprovadas pelo Parlamento “permitem frear a precariedade difusa e apontar para uma flexibilidade equilibrada e necessária". Há algumas semanas, alguns partidos da maioria do governo, pediram “uma verificação política” sobre o estado da coalizão para janeiro próximo. “Não há verificação. O programa continua sendo o que nos deu a vitória nas eleições. Discutirei com as forças da maioria a partir desse programa”, explicou Prodi.
Outro problema da vida política italiana é o conflito de interesses que pode surgir entre os que, como o líder do maior partido da oposição Silvio Berlusconi, é empresário de setores “sensíveis” como a televisão e, ao mesmo tempo, exerce atividade política. "Repetidas vezes apresentamos medidas ao Parlamento sobre o conflito de interesses, mas não conseguimos a sua aprovação. Insistirei, posto que o conflito de interesses é um fundamento da democracia, assim como a reforma do sistema rádio-televisivo é condição fundamental para um Estado de democracia”, opinou o premier italiano.
Da Ansa
Italianos gastaram 2.7 bi de euros à mesa no Natal
Italianos dispensam telefone fixo
Essa preferência determinou, por exemplo, que entre 2001 e 2006, enquanto as conexões para celular cresceram 58%, as ligações de fixo decresceram 8%. Não é por acaso que uma entidade que defende os direitos dos consumidores no país, a Codacons, chegou a fazer campanha para que, nas festas de Natal e de Ano Novo, os italianos utilizassem mais o telefone fixo para enviar suas mensagens. A previsão indicava que, entre o último sábado e quarta-feira (26), 600 milhões de mensagens SMS e MMS tenham sido trocadas entre os italianos.
Cidadania italiana: Legalizações de documentos sem boas perspectivas em 2008
Os responsáveis pelo setor nos Consulados fizeram o que devia ser feito, mudando a forma de agendamento já que a anterior era escandalosa e não podia continuar. A corrupção grassava fora e dentro dos Consulados! A fila “profissional” existente colocava em risco a integridade física dos bem intencionados, que se sujeitavam a enfrentá-la já nas primeiras horas da madrugada. Porém, a forma adotada foi ingênua, colocando à disposição dos interessados um formulário no site do Consulado, onde a pessoa, digamos de passagem, de modo civilizado, informava seus dados pessoais, a fim de receber como retorno a data e hora agendada para a entrega dos documentos. A partir daí, valeu a força física dos espertalhões, criando endereços de e-mail falsos, informando nome fictícios e recebendo as mensagens confirmatórias para colocá-las em hasta pública.
É impensável admitir que os Consulados venham a aceitar a substituição dos nomes agendados, através de autorizações e ou procurações verbosas e empoladas.Conhecendo a natureza dos funcionários consulares italianos no Brasil, é de se imaginar a festa que estejam fazendo, diante da confusão provocada. Deu no que eles queriam! As vagas para o ano 2008 foram todas preenchidas e quem quiser vir à Itália deverá esperar 2009 ou fazer não sei o que!
Os funcionários dos Consulados informam sem meias palavras que os processos de reconhecimento da cidadania italiana não são uma prioridade do Ministero Degli Affari Esteri. É difícil imaginar que eles, voluntariosamente, retomem a situação em mãos, chamando os prenotadores, cancelando os irregulares e advertindo que as vagas são pessoais e intransferíveis para que os bem intencionados não sejam prejudicados. É mais fácil prever que os agendamentos fajutos não sejam atendidos e que o setor de legalizações por dias e dias, no decorrer do ano próximo, fique às moscas por falta de trabalho. Segundo fontes bem informadas e conhecedoras do sistema, se depender da ação de quem quer que seja no Brasil, nada será feito para mudar esta situação.
A única possibilidade seria de alguma ordem superior, pedindo a revisão do que foi feito. Porém, isto também é muito improvável, já que nenhuma autoridade se envolveria com uma questão meramente burocrática, de competência unicamente dos funcionários da representação consular. Qualquer superior sensato diria que seu pessoal tem a capacidade necessária para gerir uma questão tão simples, como é uma escala de prenotações de atendimento. No final de tudo, sempre vem a resposta debochada de quem não tem nada de ver com isto! - Criaram a confusão…, que se arranjem! Pois bem! Para quem pensa que sempre pode levar vantagem em tudo, vejam a situação que foi criada! Pode se comparar com uma luta de artes marciais, onde o lutador mais frágil, porém inteligente, utiliza a força do próprio adversário para golpeá-lo. Não tão frágeis, mas astutos, os funcionários dos Consulados agora estão livres de ataques externos, protegidos pela carapaça criada pelos seus “inteligentes” adversários.
Estes são os fatos de São Paulo e Curitiba. Já nos outros Consulados, onde a população ítalo-brasileira não é tão pequena como se supõe, a situação não é tão complicada. Nos Consulados de Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro existe uma fila grande, mas superável em tempo razoável. Em Porto Alegre, é qualquer coisa em torno de 3 meses. Rio de Janeiro e Belo Horizonte, menos ainda. É bom frisar que o atendimento nos Consulados é feito somente aos habitantes da jurisdição consular.
Aos que sempre querem levar vantagem, saibam que os Consulados exigem tantas provas de residência que ainda é mais fácil superar as barreiras impostas pelas representações paulista e paranaense.
Voltando ao assunto de bom atendimento e bom relacionamento com o público, é importante destacar que nos Consulados, onde existe um melhor tratamento aos interessados no reconhecimento da cidadania, é justamente onde menos se houve falar de corrupção. Nas representações de Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, dentro das limitações que todos proclamam, as pessoas são mais bem atendidas, recebem as informações solicitadas e até aceitam a intermediação de agentes através de procurações. Não se houve noticias de propinodutos, facilitações ilegais, etc.É a velha historia, de que quanto mais se nega a informação, mais ela será procurada…, e custará mais caro! A antiga lei da oferta e da procura! Onde o agente público faz o bloqueio, o usuário fará o buraco!
O problema sério é que para fazer o buraco, muitas vezes, precisa fechar os olhos de quem teria que fiscalizar, e ou, até comprar a ajuda dos agentes fiscalizadores!
Em síntese, por mais pura que seja a intenção dos funcionários consulares de Curitiba e São Paulo, saibam que estão agindo de forma errada, valorizando o trabalho dos atravessadores desonestos!O protesto anterior em São Paulo era contra as legalizações feitas pelos Vice-Consulados, onde corriam notícias se pagava para intermediários R$ 300,00 ou R$ 400,00 por documento, e que funcionários contratados a baixo salário, andavam para cima e para baixo, montados em carrões importados!Pode até ser verdade e a culpa deve existir! Porém, a causa era o bloqueio imposto pelo Consulado Geral de São Paulo, onde ontem e hoje, é impossível obter a legalização de um documento em tempo razoável. Como se acaba com o ilícito? Eliminando as barreiras que dão razão à sua existência. Não é matando o infrator! Não adianta eliminar um…, surgirão outros! Da mesma forma, devem pensar os encarregados desta área nos Consulados!
Criem tarifas razoáveis para financiar o próprio trabalho, possibilitando a contratação de pessoal para executar os serviços.
Hoje se paga aproximadamente R$ 60,00 para a legalização de uma certidão. Por que os Consulados não cobram mais 100% pela taxa de urgência? Porém, de forma limpa, com recibo autenticado pelo responsável. Em pouco tempo, desapareceria o atravessador! A verdade é que se não forem tomadas medidas sérias e sensatas para resolver a questão, teremos um ano péssimo pela frente. Surgirão os milagrosos com as soluções oportunistas, falsificações etc. Isto só complicará, ainda mais, a situação, dando razão a quem não tem! Propor ações de protesto diante dos Consulados, como sugerem alguns, é muito difícil. Só mesmo se oferecer churrasco e bônus aos participantes! Não que não exista quorum para estas manifestações! O problema é a desinformação a respeito do assunto, o que torna o próprio interessado temeroso de perder qualquer direito e complicar mais ainda a sua situação. Assim, muitos preferem procurar algum “jeitinho” para que se atinjam os seus objetivos individuais, ficando de bem com todo mundo!
Isto não é uma exclusividade do brasileiro! Tem muito de italiano nisto. A soma dos dois potencializa a questão!
China prepara suas lanternas de Ano Novo
Oscar 2008
Os nomes dos indicados ao Oscar serão conhecidos em 22 de janeiro, em um anúncio feito em Beverly Hills. As estatuetas douradas serão entregues na cerimônia que acontece dia 24 de fevereiro de 2008, no Teatro Kodak de Hollywood. Uma segunda rodada de cédulas para determinar os ganhadores será enviada depois do anúncio das indicações.
Megalomania russa
México - possível visita papal em 2009
Brasileiros acusados na Itália não podem ser extraditados
quarta-feira, 26 de dezembro de 2007
Incêndio mata cavalos de corrida na 'bota'
Da Folha Online/France Presse