sábado, 30 de abril de 2011

Obra de mestres vidreiros em murano para missa em Veneza

Veneza - Os mestres vidreiros de Murano, sob a égide do Consórcio Promovetro de Murano, fizeram 60 cálices, 60 patenas (prato sagrado que serve para cobrir o cálice e receber a hóstia), dois pires, um jarro, um prato e duas ampolas, todos de vidro soprado e em folha de ouro, que serão usados na missa que o papa Bento XVI realizará em 8 de maio em Veneza.

É a primeira vez que a arte de Murano torna-se parte de uma celebração de tamanho prestígio, com a presença do Pontífice, e que comportou a transformação de objetos religiosos, que normalmente são feitos de metal, em obras de arte em vidro artístico.
 
www.ansa.it/www.italianos.it

Reedição histórica da corrida Turim-Asti-Turim

Roma - O ASI, o lendário Automotoclub italiano, vai reeditar a mais antiga corrida italiana de carros, a Turim-Asti-Turim, disputada em 18 de maio de 1895, que é a segunda ao nível da Europa por ordem cronológica, depois da de Paris-Rouen de 22 de julho de 1894 e antes da Paris-Bordeaux-Paris, cuja largada ocorreu um mês mais tarde, em 11 de junho de 1895.

O evento será reservado para carros fabricados a partir de suas origens até 1918, não haverá medição de tempo e serão permitidas 35 equipes.

Para a organização desta reedição, colabora o Registro Ancetres Club Italia, com o patrocínio do Comitê Esperienza Italia 150°, do município e província de Turim, da Região do Piemonte, daprovíncia de Asti e dos municípios de Asti, Santena e Chieri.

O programa começa na sexta-feira de 24 de junho às 14h30 no Castello del Valentino e termina no dia 26 com a premiação. Todas as transferências terão lugar a bordo de ônibus históricos. Desta forma, se pretende evocar a corrida que surgiu por iniciativa de uma comissão de cidadãos liderados pelo engenheiro Sacher, que desejavam realizar - por ocasião da exposição do Ciclo agendado no Valentino em meados de maio, uma 'corrida-piloto para automóveis', uma forma curiosa para definir a disputa.

Na época, o público não era muito numeroso: só alguns apaixonados pelo novo meio de locomoção e os habituais grupos de curiosos e de ciclistas.

Foram cinco os participantes: Simone Federmann, Cleto Brena, Giovanni Battista Ceirano, Sclaverani e Wolfmüller.

A "largada" ocorreu às 7h30 de 18 de maio de 1895 no Corso Moncalieri. Federmann foi o primeiro a largar, seguido com um intervalo de cinco minutos pelos demais concorrentes.

A largada teve a presença, entre outros, de Gottlieb Daimler, que também participou da corrida de Paris-Rouen. Ele estava em Turim para fazer contatos sobre suas patentes e torcia por Federmann, que era o representante na Itália dos carros alemães.
 
www.ansa.it/www.italianos.it

Italia Nostra adere ao 2º Dia Nacional da Bike

Roma - Novamente, em 2011, o Ministério do Ambiente dedicará o segundo domingo de maio para a bicicleta. Em 8 de maio, em colaboração com a Anci (da sigla italiana de Associação Nacional dos Municípios Italianos ) e a Federação Italiana de Ciclismo, ocorrerá a segunda edição do Dia Nacional da Bike, uma ocasião de festa e participação popular, mas também uma maneira de enfatizar a viabilidade de uma locomoção alternativa e ecológica.      A iniciativa está aberta a todos os cidadãos, autarquias, associações e grupos que querem aderir e organizar atividades relacionadas ao uso da bicicleta como meio de transporte alternativo.

O entusiasmo que acompanhou a primeira edição, mostra como a bicicleta, antes de representar um meio de locomoção, é para todos uma expressão de liberdade, de saúde e de contato direto com a natureza, um símbolo de respeito ao ambiente, em oposição ao frenesi da vida urbana.

Quem se desloca de bicicleta não o faz só por esporte e para manter o corpo em forma, mas também e principalmente por um respeito ao ambiente que o rodeia, para ver o mundo com outro olhar, mais atento à natureza, na redescoberta do território e, por que não, de olho no futuro do nosso planeta.

Por isso, o Dia da Bicicleta é uma oportunidade para os cidadãos se reapropriarem de suas cidades, é uma forma de "reconquistar" praças, parques e ruas, cada vez mais tomadas pelo tráfego caótico e a poluição. Em resumo, é uma forma para mudar "o ar de nossas cidades".

Também este ano se realizará o Concurso Bicity, dirigido aos municípios que, por ocasião deste evento, desejam oferecer à população residente um percurso exclusivo mais longo, permitindo que os ciclistas trafeguem em parte do centro histórico ou áreas geralmente destinadas ao tráfego de veículos. Serão também organizadas em todas as cidades italianas que se somarem à manifestação muitos eventos e atividades para todas as famílias.

Para mais informações, acesse o site do Ministério do Meio Ambiente e da Tutela do Território e do Mar. Também é possível se inscrever no grupo do citado Ministério no facebook.it para que, com a ajuda de todos, se espalhe a ideia de que a bike dá mobilidade ao homem.

www.ansa.it/www.italianos.it

Will e Kate partiti in elicottero

Londra - Il principe William e la moglie Kate sono partiti per la luna di miele lasciando Buckingham Palace in elicottero. La coppia reale e' uscita in giardino tenendosi per mano. Secondo i media britannici potrebbero fermarsi una notte o due in Gran Bretagna prima di partire per un viaggio all'estero: destinazione ancora segreta con gli allibratori che puntano su Kenya o Giordania. Kate indossava un vestito azzurro con giacca scura e le scarpe con la zeppa che aveva la sera prima delle nozze

Curso de Cultura Italiana - Cinema Italiano

clique para ampliar


Newsletter Istituto Italiano di Cultura San Paolo

Caixão de João Paulo II é retirado do túmulo para beatificação

Da EFE - O caixão com os restos mortais de João Paulo II foi retirado nesta sexta-feira (29) do túmulo que ocupava na cripta da Basílica de São Pedro e colocado sobre um palanque coberto com uma tela branca diante da monumental tumba de São Pedro.

O ataúde permanecerá no local até sábado, quando será levado ao Altar da Confissão da Basílica de São Pedro, para que os fiéis possam venerá-lo uma vez beatificado pelo papa Bento XVI.

O caixão foi retirado poucos minutos depois das 9h da hora local (4h de Brasília).

Kadhafi: 'Onde está meu amigo Berlusconi?'

Kadhafi durante o discurso transmitido pela TV estatal líbia neste sábado (30)
(Foto: Reprodução / AFP)

Da EFE - Além de se negar a abandonar a Líbia, Muammar Kadhafi advertiu os países da Otan que atacam o país de que a guerra pode chegar a seu território. “Os líbios são livres para estender a guerra até o território do inimigo, têm a razão e não posso impor um veto se esta for sua decisão”, disse o ditador em discurso televisionado.

No discurso, pronunciado por ocasião do centenário de uma batalha travada contra as forças italianas, Kadhafi reprovou a decisão da Itália de voltar a lançar uma agressão contra a Líbia e empregar seu poderio militar para “matar líbios”, segundo o texto divulgado pela agência oficial de notícias “Jana”.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Casamento Real



Governo de SP faz 1ª reunião de preparação do Ano da Itália no Brasil

A comemoração será realizada no período de outubro de 2011 a junho de 2012

O Governo do Estado de São Paulo se reuniu, nesta quinta-feira, 28, para discutir ações e projetos do Ano da Itália no Brasil, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. A comemoração será realizada no período de outubro de 2011 a junho de 2012.

O Ano da Itália será composto por centenas de eventos em todo o País. Em São Paulo, onde residem entre 10 a 13 milhões de italianos, o governador Geraldo Alckmin irá assinar um decreto que institui um grupo de trabalho que tomará as providências necessárias para a comemoração do evento intitulado "Momento Itália - Brasil".

As secretarias da Casa Civil, da Agricultura e Abastecimento, da Cultura, do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Educação, do Emprego e Relações do Trabalho, do Esporte, Lazer e Juventude, do Meio Ambiente, da Saúde, da Segurança Pública e do Turismo já estão empenhadas na organização da programação da festa. A Curadoria do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo, por exemplo, já possui um projeto que visa evidenciar a arte italiana.


http://www.oriundi.net/

Rinasce storica Torino-Asti-Torino

Auto d'Epoca, Asi fa rinascere la storica Torino-Asti-Torino


Roma - L'Asi, Automotoclub storico italiano, fara' rivivere la piu' antica corsa automobilistica italiana, la Torino - Asti - Torino, disputata il 18 maggio 1895, che risulta essere la seconda gara europea in ordine di tempo dopo la Parigi Rouen del 22 luglio 1894 e precede la Parigi - Bordeaux - Parigi partita circa un mese dopo l'11 giugno sempre del 1895. La manifestazione sara' riservata alle auto costruite dalle origini fino al 1918, non ci saranno rilevamenti cronometrici e saranno ammessi 35 equipaggi. All'organizzazione della Rievocazione collabora il Registro Ancetres Club Italia ed e' patrocinata dal Comitato Esperienza Italia 150°, Comune di Torino, Provincia di Torino, Regione Piemonte, Provincia di Asti, Comune di Asti, Comune di Santena, Comune di Chieri.

Il programma avra' inizio venerdi' 24 giugno alle 14,30 presso il Castello del Valentino per poi concludersi il 26 con le premiazioni. Tutti i trasferimenti avranno luogo a bordo di autobus storici. In questo modo si rievochera' la gara che nacque su iniziativa di un comitato cittadino, capeggiato dall'ingegnere Sacheri, che intendeva indire, in occasione della esposizione del Ciclo prevista al Valentino per la seconda meta' del mese di maggio, un 'esperimento di corsa per veicoli automotori' un modo curioso per definire una gara. Il pubblico non era troppo numeroso: qualche appassionato del nuovo mezzo di locomozione, i soliti curiosi e gruppetti di ciclisti. Alla gara cinque partecipanti: Simone Federmann, Cleto Brena, Giovanni Battista Ceirano, Sclaverani e Wolfmuller. Il 'via' venne dato alle sete e mezza del 18 maggio 1895 in Corso Moncalieri, primo a partire Federmann e a seguire, distanziati di cinque minuti, gli altri concorrenti. Alla partenza presenziava, tra gli altri, Gottlieb Daimler, gia' presente alla partenza della Parigi Rouen - che si trovava a Torino per contattare alcuni personaggi in relazione ai suoi brevetti e che tifava per Federmann, che era il rappresentante in Italia della Casa tedesca.

http://www.ansa.it/

Câmera filma homens levando moedas da Fontana di Trevi com a cobertura da polícia

Atração turística em Roma acumula cerca de 14 mil euros por semana (R$ 32,5 mil), que seriam destinados a instituições de caridades

Por Época NEGÓCIOS Online


Uma das principais atrações turísticas de Roma, a Fontana di Trevi vem sendo alvo de ladrões das moedinhas que são depositadas por turistas todos os dias no monumento. Faz parte da tradição jogar uma moeda de costas e realizar um pedido na fonte mais famosa da Itália. Milhares de pessoas passam por ali deixando suas moedas de euro: o dinheiro acumulado semanalmente chega a 14 mil euros (R$ 32,5 mil), que seriam destinados a instituições de caridade, não fosse a ação dos bandidos.

O vídeo mostra um homem, que diz se chamar D'Artagnan, varrendo as moedas do fundo da fonte. É proibida a entrada de qualquer pessoa no monumento, que é vigiado 24 horas por dia por policiais.

Moedas acumuladas durante uma semana na Fontana di Trevi chegam a R$ 32,5 mil
O programa de televisão "Le iene" (as hienas), versão italiana do CQC, mostrou nesta semana uma reportagem em que o grupo que age na fonte é flagrado - um dos homens chega a empurrar o repórter para dentro da fonte. Câmeras também registraram que os vigias da atração turística acobertaram o roubo e um deles ainda recebeu o que parece ser uma recompensa.

O prefeito de Roma, Gianni Alemanno, pediu desculpas à população e disse que os vigias já foram suspensos: "Estou envergonhado. Escrevi uma carta a todos os componentes do corpo da polícia municipal, que na sua grande maioria não tem nada a ver com comportamentos desse tipo". Não há informações sobre os ladrões de moedinhas.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Da Diana a Kate, amori reali in carrozza


La carrozza reale davanti all'abbazia di Westminster durante le prove generali del matrimonio di William e Kate


http://www.ansa.it/

Investigações sobre Monalisa

Florença - Emissoras de televisão e jornais de todo o mundo acompanharão a partir de hoje as investigações pelos restos mortais de Lisa Gherardini Del Giocondo, mulher que teria sido a modelo do quadro Mona Lisa, de Leonardo da Vinci.

As pesquisas serão realizadas no convento de Santa Úrsula, em Florença, e, segundo um informe da Província de Florença, serão seguidas por dezenas de veículos, da árabe Al Jazzera à norte-americana CNN, passando pelas revistas National Geographic e Voyager.

Durante três dias, até 29 de abril, serão examinados, com a ajuda do geo-radar, o porão de duas igrejas e dois claustros do convento onde ainda podem estar seu túmulo e seus restos mortais. Caso a pesquisa tenha êxito, a partir de 9 de maio serão iniciadas as escavações para desenterrar seus restos mortais.
 
www.ansa.it/www.ansalatina.com.br

terça-feira, 26 de abril de 2011

Itália e França pedem revisão de tratado de circulação na Europa

BBC - Os líderes da França e da Itália pediram, nesta terça-feira, uma reforma do Tratado de Schengen, que permite a livre circulação de pessoas entre a maioria dos países da União Europeia (UE).

Líderes se encontraram para discutir questão migratória


O presidente Nicolas Sarkozy e o premiê Silvio Berlusconi se encontraram para discutir a recente onda migratória do norte da África rumo à Europa, em meio à onda de revoltas populares contra o governo nos países norte-africanos.

A Itália desagradou os franceses ao dar vistos a milhares de imigrantes, permitindo que eles se dirijam a outros países europeus graças ao Tratado de Schengen. O destino final de muitos desses imigrantes – em especial dos tunisianos - é a França, onde têm parentes e conhecidos.

Só a Itália já recebeu 25 mil imigrantes até agora em 2011.

Tanto Berlusconi quanto Sarkozy enfrentam pressão política interna para restringir a entrada de estrangeiros, principalmente por parte de partidos de extrema direita que se opõem à imigração.

Em coletiva em Roma nesta terça, os líderes disseram que nem a Itália nem a França pretendem pôr fim ao Tratado de Schengen. “Mas, em circunstâncias excepcionais, acreditamos que deveria haver variações ao tratado. E decidimos trabalhar juntos nisso”, declarou Berlusconi.

O premiê italiano disse também que ele e Sarkozy escreveram uma carta conjunta ao Conselho Europeu pedindo uma revisão do tratado.

Os dois países também pretendem pedir ao governo tunisiano que colabore tentando dissuadir imigrantes da viagem à Europa, disse Berlusconi.

Para Sarkozy, uma reforma no Tratado de Schengen é necessária para a sobrevivência do acordo. “Temos o euro, reformamos a economia europeia. Gostaria de ver a mesma coisa feita pelo Schengen.”

O Tratado, criado em 1985 e colocado em prática uma década depois, permite que residentes legais da maioria dos países da União Europeia, além de Suíça, Noruega e Islândia, viajem pelo continente com mínimas checagens nas fronteiras.

Patrulhas

O correspondente da BBC em Roma Duncan Kennedy diz que iniciativa pela revisão do tratado partiu da tensão entre países europeus por conta da imigração.

Nem França nem Itália querem assumir responsabilidade pelos imigrantes, por isso pedem a intervenção das autoridades da UE em Bruxelas.

Os protestos nos países árabes deram início a uma grande onda migratória, e a Itália se queixa de ter ficado com o maior fardo. Muitos dos imigrantes norte-africanos chegam à Europa pela ilha italiana de Lampedusa, a cerca de 120 km da costa da Tunísia.

No início deste mês, Paris e Roma fizeram um acordo para promover patrulhas aéreas e marítimas em conjunto, de forma a evitar a chegada dos estrangeiros ao continente europeu, enquanto grupos de direitos humanos se queixam de atos de xenofobia e racismo contra os imigrantes.

A França prometeu honrar vistos temporários que a Itália concedeu a parte dos imigrantes, mas disse que pretende expulsar os que não puderem se sustentar financeiramente.  Na semana passada, a polícia impediu temporariamente a entrada em solo francês de um trem italiano que levava imigrantes tunisianos.

Festa da Colônia Italiana de Quiririm

Entre os dias 26 de abril e 1º de maio, a cidade de Taubaté realiza a Festa da Colônia Italiana de Quiririm. O evento é marcado pela gastronomia, uma vez que as próprias famílias se encarregam de produzir artesanalmente os pratos típicos, criados a partir de receitas originais. A festa comemora a chegada e a saga dos italianos na região e é regada a muito vinho, música, shows e danças típicas italianas.

Entre as atrações estão: o desfile cultural das famílias italianas, ilhas culturais, feira de negócios, apresentações de grupos folclóricos de tarantela e shows típicos, sempre com entrada franca.

Festival Giovani di Música Italiana

São Paulo - A Comissão Jovem do Comites de São Paulo, com o patrocínio do Circolo Italiano di San Paolo e apoio do Consulado Geral da Itália e do Istituto Italiano di Cultura estará promovendo nos dias 10 e 11 de setembro de 2011, no Circolo Italiano de São Paulo (Sede Central - Sala delle Colonne), o 1º Festival Giovane di Musica Italiana a San Paolo, com o objetivo de incentivar a criatividade poético-musical de compositores, intérpretes, arranjadores e instrumentistas, voltadas à temática e aos ritmos italianos, tradicionais ou modernos, promovendo um resgate e a divulgação dos valores históricos e culturais italianos em território brasileiro.

Inscrições abertas até o dia 1º de agosto de 2011, data de expedição do material à Comissão Organizadora do Festival, devendo ser remetido ou entregue pessoalmente, exclusivamente, ao COMITES (Rua Rocha, 245 - Bloco B - 2º andar - Bela Vista - CEP 01300-000 - São Paulo), ou via e-mail para jovens@comites.org.br.

Não serão aceitas inscrições enviadas através de jurados.

O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.comites.org.br/jovens/festivaldemusica . (Fonte Comites SP)

http://www.italianos.it/

Em busca das pinturas perdidas do Quirinale

Roma - Especialistas restauradores esperam recuperar as maravilhosas pinturas de Pietro da Cortona e seus assistentes de 1656, no Palácio romano do Quirinale (sede atual da presidência da Itália), escondidas pelos trabalhos de reparo do século XIX.

As pinturas foram perdidas há quase dois séculos, quando, à espera de uma visita de Napoleão Bonaparte, que nunca ocorreu, o Palácio do Quirinal foi renovado.

Trata-se de uma justiça histórica: aquilo que os franceses encobriram na grande sala de Augusto, será agora descoberto por outro francês, Louis Godart, que chefia a equipe de restauradores.

Os trabalhos devem ser concluídos até o fim deste ano, com um investimento de € 2,5 milhões.

Na verdade, Godart tem um emprego fixo no Palácio do Quirinale - atual sede da presidência da República, que já foi a dos Papas e reis da Itália, posto que atua como consultor para a conservação do patrimônio artístico da residência oficial de Giorgio Napolitano.

A galeria, de 67 metros de comprimento, tem o nome do Papa Alexandre VII, que reformou no século XVII o antigo palácio dos papas na colina mais alta, entre as sete de Roma, para escapar do mau cheiro de São Pedro que, pela proximidade com o rio Tibre, estava sujeito à umidade e inundações.

Foi o próprio Pontífice, da família nobre dos Chigi, que em 1656 encarregou Pietro da Cortona, famoso pelos seus afrescos gigantescos elogiosos à família Barberini no palácio de mesmo nome, de pintar os afrescos dessa grande galeria.

Pietro convocou os melhores artesãos da época (Carlo Maratta, Gaspar Dughet, Pier Francesco Mola, Guglielmo Courtois e Filippo Lauri) para ajudá-lo na obra titânica que, por mais de um século e meio, encantou cardeais e diplomatas que visitaram o palácio.

Em 1812, quando Napoleão ocupou grande parte da Itália, os arquitetos que precederam o imperador para garantir-lhe uma residência digna nos palácios patrícios durante suas viagens frequentes (quando não para inventariar e expatriar obras de arte para levá-las ao Museu do Louvre), chegaram a Roma para preparar o futuro palácio real. E com o papa Pio VII, prisioneiro de Napoleão em Fontainebleau, nada melhor do que a residência do Quirinal.

No entanto, surgiu um problema, o do celibato do sacerdote, com a consequente falta de quartos familiares.

Diante disso, a solução foi dividir o grande salão da hospedagem do Quirinal em três ambientes: um para o imperador, outro para sua esposa Maria Luigia da Áustria e o terceiro para seu filho, herdeiro do trono imperial com o título de rei de Roma.

Para isso foram fechadas 12 janelas da galeria, que encobriram com uma camada de gesso os afrescos, salvando algumas cenas bíblicas, mas escondendo uma floresta inteira de árvores, pássaros e animais que Pietro e seus assistentes pintaram, para o deleite dos Papas.

Os trabalhos começaram em 2001 e falta restaurar a terceira sala, chamada dos Embaixadores, que ficará pronta ainda este ano. As outras duas salas, a Amarela e a de Augusto, já recuperaram seu aspecto original, no limite do possível. Desta forma, um dos desastres da era napoleônica será sanado quase dois séculos mais tarde.

www.ansa.it/www.ansalatina.com.br

Em fato inédito, mulher regerá ópera em Milão

Milão - A finlandesa Susanna Malkki foi convidada a dirigir uma ópera contemporânea no Teatro alla Scala de Milão, que, pela primeira vez em sua história, terá uma mulher à frente da batuta.

"Trata-se de uma grande conquista. Isso nunca aconteceu antes. Cai outro reduto masculino, que até ontem parecia intransponível", destacou uma das poucas diretoras de orquestra da Itália, Nicoletta Conti, de Bolonha.

Malkki, finlandesa de 42 anos, se disse "orgulhosa e honrada" de entrar em um espaço até agora predominantemente masculino e considerou "altamente simbólica" sua estréia no La Scala.

A este respeito, Conti disse à ANSA que, embora as mulheres tenham pisado só recentemente no palco como diretoras (citando Carmen Maria Carneci e Claire Gibault), "nunca foi, como no caso de Malkki, para dirigir uma ópera. Todavia, se contam nos dedos de uma mão o número de mulheres chamadas para ficar à frente de orquestra. Ainda há muito preconceito".

A diretora considerou que isso ocorre na Itália, mas também na Espanha, França, Portugal, Bélgica e em países sul-americanos. "A Alemanha, pátria da música, tampouco é a exceção", disse ela.

Conti viveu na própia pele muitas histórias de discriminação vinculadas à sua profissão. Para conseguir ter em suas mãos uma batuta, ela teve que viajar para o Japão, onde assumiu o comando da Filarmônica de Tóquio, na capital japonesa.

É uma história feita de discriminações, mas também de sucessos. Por exemplo, o grande pianista, compositor e maestro da orquestra norte-americana Leonard Bernstein, a convidou para estar ao seu lado em Roma, em 1989, para dirigir a Orquestra de Santa Cecília. E acaba de retornar de Pittsburgh, onde superou um teste difícil: um concurso para diretora de orquestra.
 
www.ansa.it/www.italianos.it

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Napolitano apre il 25 Aprile delle tensioni

MILANO - Sarà il presidente della Repubblica, Giorgio Napolitano, ad aprire ufficialmente le celebrazioni per il 25 Aprile con la posa, alle 10,30, della corona d'alloro davanti al sacello del milite ignoto, sull'Altare della Patria. Ma il corteo celebrativo principale si svolgerà nel pomeriggio a Milano: partirà da porta Venezia e si snoderà fino a piazza Duomo. Vi prenderanno parte il leader del Pd, Pier Luigi Bersani, e il segretario generale della Cgil, Susanna Camusso. Ci saranno anche il candidato sindaco del centrosinistra Giuliano Pisapia e quello del terzo polo Manfredi Palmieri; non sfilerà invece il sindaco Letizia Moratti, che parteciperà solo al momento conclusivo in piazza. In ogni caso sul palco i politici non prenderanno la parola.

TENSIONI E E POLEMICHE - Le celebrazioni della Liberazione dall'occupazione nazifascista arrivano quest'anno in un tema particolarmente teso. Nei giorni scorsi atti vandalici e provocazioni hanno avvelenato la vigilia e da alcuni esponenti del centrodestra sono arrivate prese di posizione contro una celebrazione considerata non rapresentativa di tutti gli italiani. E' toccato al ministro per l'Attuazione del programma, Gianfranco Rotondi, richiamare tutti all'ordine invitando anche gli esponenti del centrodestra a riconoscere il valore della ricorrenza.
FINI AD HERAT - Intanto oggi il presidente della Camera, Gianfranco Fini, si è recato ad Herat per una visita ai militari italiani impegnati in Afghanistan. Fini, che indossava il giubbetto mimetico dell'esercito, è stato accompagnato dal deputato di Fli Gianfranco Paglia, ex parà della Folgore impegnato nella missione in Somalia e ha incontrato i membri del locale Provincial reconstruction team (Prt) e i soldati del contingente italiano nella base di Camp Arena. «Oggi è la festa della Liberazione - ha detto parlando ai militari -. Credo che ognuno di voi sia la dimostrazione di come la lotta per la libertà non conosce confini geografici e di come in nome della libertà occorre continuare il massimo dell'impegno»

http://www.corriere.it/

25 aprile: La celebrazione con Napolitano

Roma - Il Presidente della Repubblica, Giorgio Napolitano, in occasione del 66 anniversario del 25 aprile, festa della Liberazione, deporrà una corona d'alloro al Monumento del Milite Ignoto. Sempre all'Altare della Patria, successivamente, avrà luogo la cerimonia di consegna della Medaglia d'Oro al Merito Civile alla memoria di Mario Pucci, un giovane di venti anni barbaramente ucciso a Firenze il 13 giugno 1938, alla presenza dei Ministri dell'Interno e della Difesa e delle massime autorità civili e militari. Il giorno seguente, il Presidente Napolitano incontrerà all'Auditorium Casa Madre dell'Associazione Nazionale fra i Mutilati e Invalidi di Guerra gli esponenti delle Associazioni Combattentistiche e d'Arma.

ROTONDI, FESTA TUTTI ITALIANI LIBERATI DA FASCISMO - "Pregherei alcuni amici del centro-destra di godersi la Santa Pasqua e di rispettare domani il 25 aprile, che è la festa di tutti gli italiani liberati dall'oppressione fascista". Così il ministro per l'Attuazione del Programma di Governo, Gianfranco Rotondi, in merito alle polemiche sollevate da alcuni esponenti del centrodestra sulla festa del 25 aprile.

PRODI, COSTITUZIONE NON SI CAMBIA A CONVENIENZA - "Per avere un nuovo 25 Aprile dobbiamo riacquistare il senso di un destino comune. Il che significa rispettare lo spirito dell'Assemblea Costituente e ritrovare il valore delle regole, come esse sono scritte nella nostra Costituzione". Lo afferma l'ex presidente del Consiglio Romano Prodi in un intervento pubblicato dal Messaggero. "Regole - spiega Prodi - che non possono divenire uno strumento di sopraffazione e che non possono essere mutate a seconda della nostra convenienza. Non avere paura significa avere fiducia nella nostra capacità di trovare in questo momento di gravissima crisi la solidarietà necessaria per convincere tutti gli italiani che la ricostruzione civile ed economica dell'Italia sarà portata avanti dai sacrifici di tutti ma dagli sforzi proporzionati alle spalle di chi li deve compiere. Proprio come apparve possibile il 25 Aprile del 1945, in un'Italia pur ancora dilaniata dagli odii e dalle divisioni".

DIVELTA LAPIDE PARTIGIANO A POGGIO BUSTONE - La lapide del monumento intitolato al tenente dei partigiani Emo Battisti è stata divelta la scorsa notte a Poggio Bustone, in provincia di Rieti, paese dove è nato il cantante Lucio Battisti. "E' un fatto strano - ha commentato il vicesegretario dell'Associazione nazionale partigiani cristiani Ottavio Battisti - che fa pensare ad un'azione premeditata, visto che è successo proprio a ridosso della ricorrenza del 25 aprile. Pensiamo possa essere un atto legato alla nostra attività per la memoria che svolgiamo come gruppo antifascista". Sull'accaduto stanno investigando i carabinieri del posto. Tra le ipotesi si pensa che la lapide sia stata staccata con una corda legata ad una macchina.


http://www.ansa.it/
imagem arquivo virtual Google

sábado, 23 de abril de 2011

Felice Pasqua

Gruppo Ale'Italia



Giornata Mondiale del Libro e Festa del Primo Maggio del 150° dell'Unità

Conferenze, Proiezioni e Letture Pubbliche
organizzate dal Consolato d'Italia di Recife

Giornata Mondiale del Libro e Festa del Primo Maggio
del 150° dell'Unità
nella Circoscrizione del Consolato d'Italia di Recife

RECIFE - In occasione della Festa del Primo Maggio di quest'anno, per celebrare il 150° dell'Unità d'Italia, il Consolato d'Italia di Recife, in collaborazione con il COMITES e la rete delle Associazioni Dante Alighieri e degli Enti Culturali attivi nella circoscrizione ha organizzato una serie di conferenze, proiezioni e letture pubbliche dedicate al tema del Lavoro negli scritti dei Padri dell'Unità, Mazzini, Cavour e Garibaldi, con particolare riguardo alla continuità del concetto di Valore del Lavoro dal Risorgimento alla Costituzione della Repubblica, ed agli aspetti riguardanti Lavoro - Emigrazione.

Alla manifestazione in Recife, presso la Dante Alighieri, sarà presente il Console d'Italia, Francesco Piccione, ideatore e organizzatore, che illustrerà gli aspetti culturali della manifestazione e nell'occasione darà pubblico elogio, insieme al Presidente del COMITES, ing. Salvador Scalia, di alcuni esempi di italiani ed italo-brasiliani che si sono distinti per meriti lavorativi.

Gli eventi nella circoscrizione, che avranno anche carattere conviviale, si svolgeranno lungo la settimana tra il 23 ed il 30 di aprile e si apriranno in concomitanza della Giornata Mondiale del Libro proclamata dall'Unesco. Essi prevedono un nutrito programma culturale di sicuro successo di pubblico, destinato particolarmente a studenti, accademici, connazionali, oriundi e simpatizzanti.

Salvador Scalia
Comites Recife

lRebocador italiano retido na Líbia é liberado

Roma, 23 abr (EFE).- O rebocador italiano "Asso 22", retido na Líbia desde o dia 17 de março, foi liberado e já se encontra em águas internacionais, confirmaram neste sábado fontes da companhia armadora, a Augusta Offshore, de Nápoles, sul da Itália.

O navio deixou o porto de Trípoli na noite de sexta-feira, com os 11 marinheiros que compõem a tripulação - oito italianos, dois indianos e um ucraniano - e no início da madrugada de hoje foi alcançado por um patrulheiro italiano, o "Bettica", que navegava pela região.

Médicos do patrulheiro italiano submeteram a um primeiro controle médico os marinheiros, que estão bem, disseram as fontes.

O "Asso 22", que se dedica a operações de reboque em mar aberto, foi retido no porto de Trípoli no dia 17 de março por homens armados que disseram pertencer às autoridades militares e portuárias, enquanto desembarcava trabalhadores líbios de uma petrolífera.

O rebocador voltou a zarpar no dia 20 de março, mas voltou a atracar no porto de Trípoli após navegar durante mais de 24 horas sem um rumo fixo conhecido.

Segundo os meios de imprensa italianos, não se descarta que o rebocador fosse utilizado para vigiar o litoral líbio.

Papa Bento XVI preside Via Sacra no Coliseu de Roma

O Papa Bento XVI preside a Via Sacra nesta sexta-feira (22) em Roma (Foto: AP)

Da AFP - O Papa Bento XVI presidiu nesta sexta-feira (22), no Coliseu de Roma, a tradicional Via Sacra, que lembra o calvário de Cristo até sua crucificação, e que este ano foi dedicada à crise do homem moderno.

Como ocorreu no ano passado, o Papa, que fez 84 anos no dia 16 de abril, acompanhou da colina do Palatino boa parte da Via Sacra, sem percorrer a pé as 14 estações.

No final, Bento XVI se uniu à cerimônia, mas não carregou a cruz.

A Via Sacra teve início às 21h15 locais (17h15 de Brasília) e este ano durou menos de duas horas.

O Papa encarregou a redação das meditações lidas durante as 14 estações à religiosa Maria Rita Piccione, presidente da Fundação das Freiras Augustinas.

Esta foi a primeira vez que Bento XVI entregou a redação das meditações da Via Sacra a uma mulher.

As meditações foram inspiradas no pensamento de Santo Agostinho (354-430), uma das referências de Bento XVI, que se graduou como teólogo, em 1953, com uma tese sobre a doutrina da Igreja segundo este santo.

O texto denuncia "a perseguição contra a Igreja de ontem e de hoje", que "mata cristãos em nome de um Deus estranho ao amor, e que ataca a dignidade com mentiras e palavras arrogantes".

"É a hora das trevas (...) as várias máscaras da mentira enganam a verdade e as ilusões do sucesso afogam o apelo íntimo à honestidade", destaca.

Este ano, a cruz foi carregada nas 14 estações do calvário por uma família romana, de cinco filhos, incluindo gêmeos, outra família, etíope, e uma menina egípcia.

A maior parte da cerimônia foi oficiada pelo cardeal italiano Agostino Vallini, vigário de Roma.

A Via Sacra foi acompanhada por numerosos peregrinos, que carregavam tochas, e transmitida pela TV para vários países do planeta.

Mais cedo nesta sexta-feira, Bento XVI deu uma inédita entrevista à TV, na qual fez um apelo às autoridades iraquianas a ajudar os cristãos, ao mesmo tempo em que exortou os marfinenses a renunciar à violência.

Do seu escritório no Vaticano, o Papa respondeu na TV estatal italiana RAI a sete questões formuladas por pessoas de países e meios diversos, sob a forma de um talk-show, que contou com intervenções de teólogos e fiéis, ouvidos nas ruas de Roma.

Num dos momentos mais emocionantes, Bento XVI respondeu a uma menina japonesa de sete anos, que sentiu "a casa tremer muito" durante o terremoto de 11 de março no Japão e que perguntou a ele por que as crianças tinham de sofrer.

"Querida Elena, cumprimento-a de todo o coração. Também eu me pergunto: por que isso aconteceu? Por que vocês têm de sofrer tanto, enquanto outros vivem comodamente?", respondeu o Papa.

"Não temos resposta, mas sabemos que Jesus sofreu como vocês, inocentes. Isso me parece muito importante, apesar de não termos respostas, mas Deus está ao seu lado", disse o Pontífice à menina.

Em resposta a sete estudantes iraquianos - quatro mulheres e três homens, Bento XVI disse que "as instituições" no Iraque e "todos aqueles" que tenham realmente possibilidade" devem "fazer alguma coisa" para ajudar os cristãos, ameaçados por islamitas a emigrar - evocando a série de atentados, como os de 31 de outubro passado, assumido pela Al-Qaeda, que fez 46 mortos, na catedral siríaca católica de Bagdá.

Bento XVI também pediu "a todas as partes" envolvidas no conflito na Costa do Marfim "a renunciar à violência e buscar o caminho da paz".

Ele respondeu, assim, a uma pergunta feita por uma mulher muçulmana da Costa do Marfim, Bintu, que se lamentava do conflito existente há anos nesse país africano.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Líbia ameaça Europa após anúncio de ajuda militar a rebeldes

Beirute - O governo da Líbia ameaçou hoje, em uma mensagem televisiva, a Itália, a Grã Bretanha e a França por anunciarem o envio de treinadores militares para auxiliarem os rebeldes contra as forças leais ao ditador Muammar Kadafi.

Um apresentador da TV estatal Al Jamahiriya leu no ar uma nota do Ministério das Relações Exteriores do país africano que dizia que estes países "devem estar atentos ás consequências de uma decisão similar".

Pouco tempo após o anúncio, um xeque religioso muçulmano comparou a intervenção militar na Líbia às Cruzadas empreendidas na Idade Média pela Igreja Católica.

Trípoli já anunciou que o regime de Kadafi está armando civis pró-governo para resistir a um eventual ataque terrestre das forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

"Se a OTAN vier a Misrata ou em qualquer outra cidade líbia, provocaremos o inferno contra a OTAN. Seremos uma bola de fogo", disse o porta-voz do governo Mussa Ibrahim, assegurando que fuzis e armas estão sendo distribuídos "a toda a população". "Faremos coisas dez vezes piores do que o que aconteceu no Iraque", acrescentou.

O serviço de inteligência da Itália teme que, após a ameaça, Kadafi force uma nova e maior onda de êxodo migratório para se dirigir ao país europeu. Na última terça-feira, uma embarcação saída do porto de Zwara, no território líbio, chegou à ilha de Lampedusa com 760 imigrantes. As autoridades italianas suspeitam que o ditador do país africano esteja organizando tráfico de seres humanos como retaliação à intervenção internacional.

Ontem, a Itália e a França anunciaram que enviarão militares para treinar os rebeldes líbios, assim como a Grã Bretanha já havia prometido. As potências europeias, porém, ainda não entraram em consenso sobre o envio direto de armamento aos insurgentes e de tropas terrestres ao país.

www.ansa.it/www.ansalatina.com.br

Oggi la 41/a Giornata della Terra

41/a Giornata della Terra. Mobilitazione in 114 paesi


Compie 41 anni la Giornata della Terra, Earth Day, che si celebra ogni 22 aprile. La mobilitazione coinvolge 114 paesi, con Usa e India in prima fila. Il 22 aprile del 1970, 20 milioni di cittadini americani avevano risposto ad un appello del senatore democratico Gaylord Nelson, partecipando ad una storica manifestazione a difesa del Pianeta. A gestire l'evento mondiale e' l'Earth Day Network, che per l'edizione 2011 ha fissato un obiettivo ambizioso: raccogliere un miliardo di ''azioni verdi'' prima del summit Onu sollo sviluppo sostenibile previsto a Rio de Janeiro nel 2012. C'e' chi ha deciso di fare a meno dell'acqua in bottiglia e chi ha abbandonato l'auto per la bicicletta, mentre altri hanno cambiato le vecchie lampadine e deciso di fare la spesa portando una capiente borsa di tela da casa. Per tutti la parola d'ordine e' compiere un gesto a vantaggio della salute del Pianeta.

A partecipare al tam tam via internet sono singoli cittadini, aziende, organizzazioni non governative e amministrazioni locali: il contatore ha gia' superato quota 85 milioni e continua ad avanzare. Fra le novita' dell'edizione 2011, che l'Onu ha voluto dedicare alle foreste, c'e' il ''Canopy project'', che punta ricostruire i polmoni verdi andati perduti ai quattro angoli del globo. Altra iniziativa e' quella che cerca di coinvolgere le donne leader di governi, imprese, ong, in una campagna che aggreghi il potere al femminile per promuovere la nuova economia verde a livello nazionale, ma anche mondiale, in occasione del vertice di Rio del 2012. L'iniziativa ha gia' ''arruolato'' donne del calibro della stilista Donna Karan, della presidente della Fondazione della Virgin, Jean Oelwang e della presidente della BP per le energie alternative, Katrina Landis.

Tanti gli eventi organizzati in tutto il mondo per celebrare la Terra, da Taiwan a San Francisco, passando da Roma, Taiwan e Nuova Dehli. La capitale italiana ha dato il via ai festeggiamenti il 20 aprile con il concertone romano gratuito a Villa Borghese, con Ennio Morricone come padrino, Patti Smith, Carmen Consoli e Samuele Bersani. Negli Stati Uniti, il 23 aprile ci sara' il San Francisco Earth Day Festival, all'insegna della musica e dell'intrattenimento, ma anche dell'informazione legate ad uno stile di vita eco-sostenibile, con testimonial il divo della saga di Twilight, Chaske Spencer. A Sofia invece dal 28 aprile al 1 maggio sara' di scena il festival delle giornate verdi, mentre Berlino, con il progetto ''Let's get planting'', il 21 e 22 aprile, incentivera' a piantare alberi, puntando sul ripristino, la conservazione e la riforestazione delle foreste pluviali in Costarica. A Taiwan invece gran parte del lavoro e' gia' stato fatto: la Taiwan Environmental Information Association ha gia' piantato 2,3 milioni di alberi, 1 ogni 10 cittadini dell'isola, mentre a Nuova Dehli alcuni eco-tour partiranno alla scoperta degli angoli nascosti di natura. Non mancano i consigli 'anti-sprechi' del Wwf ad aziende e consumatori, e la Disney che da' il suo contributo con un numero di 'Topolino' a impatto zero, mentre il cantante Peter Gabriel, nel suo videomessaggio preparato per il concertone romano, avverte: ''Cio' che abbiamo fatto all'atmosfera, al clima, al nostro pianeta e' drammatico. Dobbiamo impegnarci tutti''.

http://www.ansa.it/

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Itália vai enviar dez instrutores militares para treinar rebeldes da Líbia

Rebeldes rumam para frente de batalha próximo a Ajdabiyah nesta quarta-feira (20)
(Foto: Reuters)

Do G1, com agências internacionais - A Itália vai colocar dez instrutores militares à disposição do Conselho Nacional de Transição (CNT), órgão dirigente da rebelião líbia, anunciou nesta quarta-feira (20) o ministro italiano da Defesa, Ignazio La Russa.

A decisão foi tomada após uma conversa telefônica entre o chefe do governo italiano, Silvio Berlusconi, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron.

"Itália e Inglaterra têm consciência de que é preciso treinar os rebeldes, que são jovens com vontade de combater pela causa, mas sem capacidade de fazê-lo", explicou La Russa.

"Vamos oferecer a eles nossos conhecimentos para que possam combater em um exército, que ao contrário do que fazem hoje é profissional", acrescentou.

A França também enviará um "pequeno número" de oficiais para assessorar os rebeldes líbios do Conselho Nacional de Transição, indicou nesta quarta-feira o governo francês.

Na terça, o Reino Unido havia anunciado o envio de conselheiros militares para ajudar a resistência líbia.

"Ao todo, haverá menos de 20 militares britânicos", indicou um porta-voz do ministério das Relações Exteriores, sem especificar, "por razões de segurança", a data precisa de sua viagem a Benghazi, bastião dos rebeldes no leste da Líbia.

Lojas romanas vendem souvenirs para beatificação de João Paulo II

Da Reuters

Nas ruas de Roma, na Itália, os comerciantes se preparam para o grande evento que será a beatificação do papa João Paulo II, a ser realizada no dia 1º de maio na Praça de São Pedro, no Vaticano. Nesta quarta-feira (20), até isqueiros com a figura do papa podiam ser vistos nas prateleiras (Foto: Reuters)


Diversos modelos de chaveiros também podem ser comprados nas ruas da capital italiana. Mais de 1 milhão de fiéis são esperados para a cerimônia do dia 1º (Foto: Reuters)

Foto de João Paulo II ao lado de uma frase adornada é vendida por 3 euros. Em polonês, a frase diz: "Não tenha medo! Abra a porta para Cristo! Deixe minha benção estar sempre com você" (Foto: Reuters)

França e Itália enviam conselheiros militares à Líbia

Da France Presse - A França e a Itália anunciaram nesta quarta-feira, após a Grã-Bretanha, que vão enviar conselheiros militares para ajudar a rebelião líbia, agora que os insurgentes da cidade de Misrata, onde vários produtos estão em falta, estão pedindo a presença de tropas.

Na tarde desta quarta-feira, o fotógrafo e documentarista Tim Hetherington, 41 anos, que trabalhava para a revista americana Vanity Fair, foi morto em Misrata (oeste) e outros três jornalistas ficaram feridos, um gravemente, vítimas de um tiro de morteiro, segundo um jornalista da AFP que estava no hospital da cidade.

O repórter gravemente ferido é o americano Chris Hondros, 41 anos, da agência fotográfica Getty.

Um tiro de morteiro também atingiu à tarde dois médicos ucranianos, matando o homem e ferindo gravemente sua colega, segundo fontes médicas em Misrata, ocupada há quase dois meses pelas forças fiéis a Muamar Kadhafi.

O presidente do CNT (Conselho Nacional de Transição), Moustapha Abdeljalil, recebido em Paris, defendeu uma "intensificação" dos ataques, sobretudo em Misrata, "onde a situação é muito grave", segundo ele.

Navi Pillay, alta comissária da ONU para Direitos Humanos, condenou a utilização de bombas de fragmentação nesta cidade, mencionando "crimes internacionais".

Alimentos, medicamentos e serviços começam a faltar em Misrata: filas se formam nos postos de gasolina e nas padarias, onde o pão é cada vez mais difícil de encontrar, segundo um jornalista da AFP.

Nouri Abdallah Abdullati, um dos chefes da rebelião na cidade, havia pedido na terça-feira à noite o envio de soldados franceses e britânicos com base em princípios "humanitários". "Trata-se de uma situação de vida ou morte", afirmou.

Mas o ministro francês das Relações Exteriores, Alain Juppé, declarou ser "totalmente contra" uma eventual intervenção.

Roma também anunciou nesta quarta-feira o envio de dez instrutores militares para Benghazi, seguindo o exemplo de Londres.

"É preciso treinar os rebeldes: são jovens desejosos de lutar pela causa, mas não têm a capacidade necessária e nós iremos, então, fornecer nosso 'know-how' e permitir a eles enfrentar um exército profissional", explicou o ministro italiano da Defesa, Ignazio La Russa.

O ministro líbio das Relações Exteriores, Abdelati Laabidi, havia lamentado na terça-feira o envio de conselheiros militares, afirmando que tal iniciativa apenas "prolongaria" o conflito.

O presidente americano, Barack Obama, por sua vez, apoiou a decisão dos aliados de enviar os conselheiros o "que vai ajudar a oposição", informou a Casa Branca, precisando que Washington não planeja posicionar tropas em solo líbio.

Em uma carta enviada ao Congresso, Obama disse querer fornecer 25 milhões de dólares em equipamentos "não letais" aos rebeldes, sob a forma, por exemplo, de medicamentos, coletes a prova de balas ou rádios.

imagem arquivo virtual Google

Chocolate quente tipo Italiano


  • 350 ml de água

  • 5 colheres de chá de chocolate em pó

  • 5 colheres de chá de amido de milho

  • Açúcar a gosto

  • Leite condensado

  • Chantili spray

  • Misturar todos os ingredientes, menos o leite condensado e o chantili
    Levar ao fogo mexendo até engrossar
    Em um copo colocar no fundo mais ou menos 1 cm de leite condensado, acrescentar o chocolate quente e completar com chantili

    Obs: Se desejar pode servir como sobremesa quente ou fria

    imagem arquivo virtual Google

    colaboração Marina Bergotti

    Brasília

    Em 1883, na cidade italiana de Turim, o padre salesiano João Bosco teve um sonho profético: a capital do Brasil seria construída entre os paralelos 15 e 20. E em 21 de abril de 1960 seu sonho foi concretizado com a inauguração de Brasília no chamado Planalto Central. O Planalto Central que, como disse o compositor Antônio Carlos Jobim - o Tom Jobim, seria o "herdeiro" de todas as culturas, de todas as raças, com um sabor todo próprio".

    O nome Brasília já vem de longa data. Foi sugerido em 1823 por José Bonifácio, em memorial encaminhado à Assembléia Geral Constituinte do Império. 150 anos depois do chanceler Veloso de Oliveira ter apresentado a idéia ao príncipe-regente. Desde 1987, a Unesco reconhece Brasília como Patrimônio Histórico e Universal da Humanidade.

    No dia 21 de abril de 1960 foi inaugurada a nova capital do Brasil ,sede do Governo Brasileiro.



    Roma


    Arrivederci Roma - Dean Martin

    Roma teria sido fundada em 21 de abril de  753 A.C. por Rômulo e Remo.. No começo foi governada por reis mas tornou-se uma República em 509A.C.    A cidade de Roma cresceu e, no final da República, tornou-se um vasto império em volta do Mar Mediterrâneo.

    Do Ale'Itália com informações da Wikipédia.
    Vídeo Youtube

    Coliseu recupera suas cores originais

    Roma - O Coliseu romano começou a recuperar suas cores originais graças a um projeto de restauração de dois anos e meio, o que já lhe permite ostentar 14 pilares internos do primeiro andar, com seus mármores em belos tons de cinza e ocre, sem a camada de poeira e poluição.

    O monumento mais antigo e mais visitado da Itália será recuperado graças aos € 25 milhões doados pelo empresário do calçado Diego Della Valle.

    Os primeiros € 400 mil da doação começaram a ser usados na limpeza de 14 pilares internos do primeiro andar do monumento, que revelou as belíssimas tonalidades de cinza e ocre do mármore romano e até alguns veios vermelhos.

    As causas principais do escurecimento das pedras do Coliseu são a fumaça dos escapamentos dos 2.300 veículos que circulam no local nos horários de pico e as instalações de aquecimento urbano.

    A sujeira começou a se acumular no monumento na década de 30 do século passado, quando se decidiu demolir parte do Fórum Romano, para dar lugar à chamada Avenida do Império, que dividiu em dois o antigo centro político, comercial e religioso da Roma antiga.

    Manchas pretas e marrons cobriam o Coliseu quase em sua totalidade, uma sujeira que até agora resistiu a toda e qualquer tentativa de limpeza.

    Hoje, graças aos novos métodos que permitem limpar com nebulizadores de água pressurizada - associados a uma boa raspagem com escovas de nylon, é possível recuperar a cor original do edifício em uma média de seis horas por pilar e com um gasto previsto de € 400 mil.

    Os restauradores negam que em dois anos se verá o Coliseu branco como as catedrais restauradas na França há meio século, por ordem do então ministro da Cultura do governo de Charles de Gaulle, André Malraux. Em Roma a operação se limitará a retirar a fuligem, mantendo a pátina do tempo, conforme declarou a responsável pela obra, Giovanna Bandini.

    Após esta primeira etapa de limpeza no primeiro andar, onde se realizam exposições temporárias (a atual é dedicada até setembro ao imperador Nero), se restaurarão e consolidarão os corredores e hipogeus, os monumentos funerários subterrâneos do período pré-cristão, ao custo estimado em € 11,5 milhões.

    Em seguida, se restaurará a fachada norte (€ 5,165 milhões), a mais exposta à poluição do ar e, na sequência, a fachada sul (€ 1,936 milhão).

    Proceder-se-á então à substituição das grades que cobrem todos os portões do Coliseu (€ 1,680 milhão) e à modernização da iluminação interna e externa (€ 900 mil).

    Até 2013, ou o mais tardar 2014, o Coliseu, o grande anfiteatro do período do Império Romano, construído no século I no centro da cidade, voltará a brilhar com suas cores antigas, mas sem abandonar a bonita pátina deixada pelo tempo, que atualmente está escondida sob a camada de poluição.

    www.ansa.it/www.italianos.it
    imagem arquivo virtual Google

    Itália 150 anos : A maratona non stop

    Turim - De Turim a Roma a pé para celebrar o 150º aniversário da Unificação da Itália, relembrando a lendária corrida de Pheidippides de Maratona até Atenas para trazer notícias da vitória dos gregos sobre os persas.

    A mega maratona de 700 km vai começar em 2 de junho da praça Castello, em Turim, até o centro de Roma. O prazo máximo para percorrer esta distância é de sete dias e 10 horas (cerca de 100 quilômetros diários). Os atletas passarão por quatro regiões italianas e 12 províncias.

    Serão aceitas até 50 inscrições, entre atletas inscritos por uma Federação Internacional, com um mínimo de 21 anos.

    Até agora há 10 adesões, entre os quais três Guinness World Record (Enzo Caporaso e Marinella Satta), dois irmãos (Luca e Paolo Aiudi) e o especialista de longa distância Antonio Tallarita.

    A corrida foi apresentada dia 19 em Turim, na sede da Região do Piemonte, e faz parte do calendário de eventos desportivos de Experiência Itália.

    www.ansa.it/www.italianos.it

    Água: inacessível para um bilhão de pessoas

    Mais de um bilhão de pessoas não têm acesso suficiente à água: uma em cada seis pessoas dispõem de menos de 20 litros de água por dia, indicados pela ONU como o mínimo para suprir as necessidades básicas per capita vinculadas à alimentação e às condições higiênico-sanitárias. O alerta é do Centro Barilla para Alimentação e Nutrição (BCFN), que enfatiza que a economia de água está entre as prioridades do mundo.

    Em um futuro próximo, diz BCFN, um dos maiores desafios em escala global será gerenciar a escassez do recurso mais precioso, a água potável: estima-se que somente 9 a 14 mil km³ de água, equivalentes a cerca de 0,001% do total, estejam efetivamente disponíveis para o uso humano.

    Os dados da ONU indicam ainda que o consumo mundial per capita por dia varia consideravelmente entre países, especialmente entre os desenvolvidos e em desenvolvimento: se passa dos 575-385 litros nos Estados Unidos para os 385 da Itália, dos 285 da França para os 180 do Brasil, 135 da Índia e 85 da China.

    Os mesmos dados apontam que quase um bilhão de pessoas não têm acesso aos recursos hídricos suficientes e adequados.

    O desenvolvimento econômico nos países emergentes, com a expansão da indústria e do turismo, aliado à melhoria das condições de vida das pessoas nesses países, também gera um aumento da demanda de recursos hídricos.

    A "economia da água" foi tema das primeiras conversações do BCFN, organizadas pelo Centro Barilla de Alimentos e Nutrição e transmitido ao vivo pela internet, com a presença de Barbara Buchner, diretora do Climate Policy Initiative de Veneza e membro do Conselho Consultivo do Centro Barilla para a Alimentação e Nutrição; Ashok Chapagain, assessor sênior de água da WWF-UK; e Stella Thomas, fundadora e diretora executiva do Fundo Global da Água.
     
    www.ansa.it/www.italianos.it

    Bottura entre os melhores chefs do mundo

    Massimo Bottura, da Osteria Francescana di Modena, está entre os 10 melhores chefs do mundo, de acordo com os juízes do Prêmio San Pellegrino, que listaram os 50 melhores restaurantes do planeta.

    O cozinheiro de Modena se classificou em quarto lugar em Londres, no World's 50 Best Restaurants Guide 2011, o anuário dos restaurantes escolhidos pelo guia, com a colaboração de mais de 800 protagonistas internacionais do setor.

    Bottura é o primeiro italiano da classificação liderada pelo dinamarquês Noma de Copenhague, que no ano passado já arrebatou o prêmio de melhor restaurante, também conhecido pelos seus pratos à base de algas e pelo aperfeiçoamento de técnicas de defumação nas propostas do chef René Redzepi (33 anos). No segundo e terceiro lugares dois espanhóis: El Celler de Can Roca e Mugaritz.

    Entre os italianos na disputa, Davide Scabin do Combal Zero de Rivoli (Piemonte) se posicionou em 28º lugar. No 32º lugar ficou Le Calandre de Sarmeola di Rubano, na província de Pádua, logo à frente do milanês Cracco. Outro restaurante italiano, Dal Pescatore de Canneto sull'Oglio se classificou em 38º, diante de Il Canto di Siena. Bottura venceu por uma posição Heston Blumenthal, chef do Fat Duck em Bray, na Inglaterra, considerado o melhor chef do Reino Unido.

    Após o título de "melhor chef do mundo", que recebeu da Academia Internacional de Gastronomia de Paris em fins de janeiro, Bottura, 49 anos, foi um dos mais aclamados no Guildhall, um reconhecimento que cresce em prestígio em se considerando que são chefs os que julgam o trabalho dos colegas. ''Ser considerado tão positivamente por aqueles que partilham esta profissão é extraordinário - disse Bottura - assim e como é extraordinário o que realizam os membros de minha equipe. Os muitos sacrifícios diários passam a valer a pena. O nosso é um esforço e trabalho de equipe''.

    A Academia Internacional de Cozinha, nos últimos meses premiou Bottura como "expressão perfeita da síntese de tradição, ciência e arte''. Entre os muitos reconhecimentos já obtidos em 2010, estão as duas estrelas Michelin e o primeiro lugar no ranking do Guia dos restaurantes Espresso 2011.

    Recentemente, Bottura também foi premiado com a medalha de ouro da cidade de Modena pelo prefeito Giorgio Pighi como ''intérprete extraordinário do espírito de Modena, pesquisador apaixonado, uma mistura de tradição e inovação, mas principalmente um criador inspirado de novas ideias e emoções''.

    Em sua taberna franciscana, a poucos passos da Ghirlandina, que combina tradição e modernidade, Bottura oferece várias especialidades únicas.

    Alain Ducasse, que em 1992 o convidou a passar alguns meses em seu "Le Louis XV" em Mônaco, é um dos maiores mestres e referências que inspiraram seu trabalho. Sua paixão e cuidadosa pesquisa o levaram ao topo dos guias gastronômicos.
     
    www.ansa.it/www.italianos.it

    quarta-feira, 20 de abril de 2011

    Crédito da imagem: GialloZafferano

    “Nepitelle”  é um doce tradicional da região da Calábria, da província de Catanzaro e de Crotone. Típico das festas de Páscoa é recheado com nozes, amêndoas, figo, vinho, chocolate amargo e especiarias. O nome origina do termo latino nepitedum que significa a “bainha” e a pálpebra do olho: a forma desse doce, de fato, lembra a pálpebra de um olho fechado.

    O Nepitelle no dialeto local é também chamado de nepiteddhi, nepite, nepitejie e é um doce que pode ser conservado por muito tempo. Os Nepitelles são doces de origem árabe e geralmente são produzidos na Páscoa, porém agora também são feitos em diferentes períodos do ano, e não é raro encontrar variantes no recheio. Muitas vezes, ao vinho cozido é acrescentanda compota de cereja preta e figos secos. A bebida mais utilizada é o licor Strega, mas outros também são usados. As cascas cítricas podem ser de tangerina ou limão.

     GialloZafferano  tem a receita na íntegra em italiano e também imagens explicativas. . A receita pode ser encontrada no seguinte link: Nepitelle


    Extraído do http://temperomental.wordpress.com/

    Colaboração Marina Bergotti